Conheça as 25 melhores ferramentas para o Profissional de TI

Conheça as 25 melhores ferramentas para profissional de TI - V2

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais o profissional de TI vem sendo procurado por clientes e empresas. Para conseguir ter resultados mais eficientes, corporações passaram a contratar especialistas para lidar com problemas em suas máquinas. No entanto, o profissional de TI deve prezar pela qualidade do serviço e ter, principalmente, conhecimento nas ferramentas de trabalho.

Atualmente, existem diversas ferramentas pagas e gratuitas no mercado. O ideal é procurar aquelas que apresentam as melhores soluções para atender às necessidades de algum cliente. Portanto, antes de colocar em prática as ações, o primeiro passo é identificar o ponto de partida, levantar questões, pesquisar o mercado e verificar quais são as ferramentas de qualidade.

Mas para facilitar esse processo, reunimos as 25 melhores ferramentas para auxiliar profissionais da área de TI. Cada recurso desta lista possui o seu diferencial, seja na produtividade, colaboração ou otimização do PC.

Melhores ferramentas para auxiliar o profissional de TI.

1. Hiren’s BootCD

Para fazer a manutenção no computador, não é mais necessário ter inúmeros aplicativos. O Hiren’s BootCD disponibiliza gratuitamente uma coleção de ferramentas para realizar o diagnóstico e a otimização de sistemas. Neste software, são agrupados diferentes recursos como, por exemplo, testar memória RAM, recuperar dados, verificar disco rígido, explorar arquivos (realizando backups),  melhorar a segurança com antivírus, entre diversos outros.

Ou seja, para uso profissional é um dos mais procurados devido a sua eficiência e simplicidade. É importante destacar que todos os programas agrupados são legais e podem ser utilizados tranquilamente nas empresas. Os recursos estão disponíveis para o Windows e Linux. Portanto, cabe a cada técnico desfrutar, ao máximo, de todos os diferenciais desta ferramenta.

2. Ccleaner

Existem inúmeras ferramentas que fazem o serviço de limpeza no PC, um dos favoritos do profissional de TI é o Ccleaner. O programa, além de proteger a privacidade do usuário, torna o computador mais rápido e seguro de arquivos indesejáveis. Com mais de 17 anos de experiência no mercado, esta ferramenta é a mais utilizada no mundo para simplificar o trabalho de otimização do computador.

Entre os benefícios estão: menos erros no PC, inicialização mais rápida e navegação mais segura. A confidencialidade de seus dados é uma preocupação e, por isso, ao realizar a limpeza no sistema o próprio programa elimina o histórico de pesquisas e cookies do navegador. Hoje, existem três versões do Ccleaner: a versão gratuita (básica), profissional (popular) e a profissional plus (melhor valor).

Na versão mais básica, é possível proteger a privacidade e deixar o computador mais rápido. Já nas outras, além dessas possibilidades, também atualiza os softwares automaticamente, realiza a limpeza agendada, monitora em tempo real e possui suporte premium.

3. Defraggler

Ao desfragmentar discos do computador, o sistema é otimizado com o objetivo de organizar os arquivos melhorando o desempenho da máquina. Com base nessa solução, o Defraggler realiza uma varredura nos dados de HD e oferece um upgrade nos espaços livres do PC. Produzida pela Piriform, mesma empresa da Ccleaner, esta ferramenta é capaz de detectar fragmentos existentes e promete aperfeiçoar o funcionamento de drivers.

O Defraggler tem como finalidade facilitar o trabalho do Windows ao procurar determinado arquivo no computador. A partir da desfragmentação de discos do SSD ou de HD, os documentos são alocados de forma simples no PC. Logo, ao invés de existirem inúmeros arquivos separados, este programa propõe agrupá-los em sequência. Esta solução evita perda de tempo na hora do sistema operacional realizar a leitura buscando determinado item.

4. CPU-Z

Este freeware chamado CPU-Z exibe os detalhes da máquina, apresentando quais são as características dos dispositivos e as informações principais do PC. Sua função é  diagnosticar o modelo da placa-mãe, o processador, a capacidade da memória RAM, o fabricante, entre outros itens. Com a disponibilidade dessas informações, é possível aumentar a velocidade do sistema e verificar a compatibilidade com outros dispositivos.

Divididas em abas, as informações para os usuários comuns podem parecer complexas, por isso, o apoio de um profissional é importante para identificar todos os parâmetros do sistema. Contudo, o CPU-Z é fácil de instalar e apresenta ótima performance ao verificar dados do Windows e de sistemas Android.

5. GPU-Z

O GPU-Z é um programa capaz de verificar as configurações do processamento gráfico e das placas de vídeo. Para um profissional de TI, é uma ferramenta essencial, pois possui características técnicas que são capazes de ratificar a autenticidade do dispositivo. Portanto, aparelhos falsos ou que não possuem o desempenho necessário são revelados durante a análise no sistema.

Além da ferramenta melhorar a performance do PC, é possível analisar os componentes gráficos do computador e visualizar as configurações da placa de vídeo. Em síntese, este software torna-se um excelente aliado para usuários que usam suas máquinas para jogos, edição de vídeos ou aplicativos 3D. O diagnóstico pode ser feito apenas no sistema operacional Windows.

6. 3DP Net

Bem avaliado por técnicos de TI, este software permite que o usuário se desfaça de drivers corrompidos, instalando apenas aqueles adequados ao computador. O 3DP Net é um freewares, que proporciona a instalação de driver de rede (Wireless ou cabeada) em máquinas com sistema operacional Windows. Com tamanho de 115 MB, o programa funciona corretamente em computadores e notebooks.

Ao fazer uso do 3DP Net, é possível verificar rapidamente se o computador está online com as redes, caso contrário, use o programa para se conectar com os drivers necessários. Após o computador ser formatado, geralmente, o Windows precisa desta ferramenta como solução, pois detecta se há problemas de conectividade.

7. Combofix

 Nessa lista não pode faltar um grande aliado dos técnicos de TI: o Combofix. Esta ferramenta é poderosa para proteger máquinas de todos os tipos de ameaças, pois proporciona uma varredura no sistema eliminando diversos tipos de malwares e spywares. Além de excluir arquivos maliciosos, este software exibe um relatório com todos os erros que foram diagnosticados durante a análise no sistema.

Embora a ferramenta tenha a versão gratuita, o mais indicado é procurar um profissional para realizar essa tarefa. Uma vez que é necessário possuir conhecimentos técnicos para criar pontos de restauração do sistema e também executar corretamente a limpeza de seu PC.

8. Tweaking.com – Windows Repair

Conhecida por ser uma poderosa ferramenta, este site disponibiliza diversos programas  que recuperam o Windows propondo soluções de reparo e otimização do PC. No Tweaking.com, todos os recursos têm como funcionalidade manter um bom desempenho do sistema operacional, evitando falhas e lentidão no computador.

Neste programa é corrigido as configurações inadequadas do sistema, os erros de registros de arquivos, problemas relacionados ao  Windows Update, Firewall do Windows e muitos outros. Por ser uma ferramenta completa, cada ação executada deve ter cuidados técnicos, portanto, crie um ponto de restauração do Windows para não perder dados dos seus clientes em caso de algum bug.

9. Checkdisk

 Presente em todas as versões do Windows, o Checkdisk realiza o diagnóstico completo do disco rígido (HD ou SSD) com o propósito de reparar erros e corrigir possíveis problemas. Conhecido também como “CHKDSK”, a tradicional ferramenta é nativa do sistema e possibilita otimizar o desempenho do computador através da verificação das unidades. Entretanto, problemas com bad block não são corrigidos.

Ao analisar arquivos defeituosos, o Checkdisk tenta corrigi-los com o intuito de fazer com que aplicativos, anexos ou qualquer outro item abra corretamente. Diferente dos outros programas, esse comando não precisa ser instalado, basta executar a ferramenta entrando no “Disco Local”, em “Este Computador”. Em nenhuma hipótese, desligue a máquina ou interrompa a verificação, mesmo que demore um longo período, pois problemas poderão ser ocasionados.

10. SFC/Scannow profissional de TI

SFC/Scannow é um outro comando de reparação de arquivos no sistema, que examina se está ausente ou corrompido determinado item. A ferramenta ainda trabalha a proteção da máquina contra vírus, que podem prejudicar o desempenho do PC. O Windows, por sua vez, faz um procedimento de varredura para que a funcionalidade da máquina funcione com a versão adequada.

Por ser uma ferramenta também nativa do Windows, essa execução tem como finalidade não permitir que o computador fique lento. Com facilidade, esta ação pode ser realizada utilizando o “Prompt de Comando” ou através do “Modo de Segurança” do sistema. Para fazer este procedimento, veja o passo a passo clicando aqui.

11. Dism /Online /Cleanup-Image /Restorehealth

O Dism (Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação) é um comando avançado que pode ser usado para verificar e reparar possíveis erros no sistema operacional. Por exemplo, problemas com armazenamento afetam arquivos de vários formatos e interferem no desempenho do computador. Sabendo disso, esta ferramenta tem como solução corrigir informações que estão no Windows (.win) e no disco rígido virtual (.VHD e .vhdx.).

Conhecido também como Verificador de Arquivos do Sistema, o Dism coloca em prática a manutenção do Windows visando analisar as melhores soluções. Para manter o sistema operacional rápido e seguro, essa ferramenta costuma ser a terceira utilizada para executar funções de melhoria, visto que o “CHKDSK” e o “SFC” são primeiramente procurados.

Após concluir essas etapas, execute a linha de comandos como administrador, e verifique se os ficheiros estão corrompidos. Se estiverem, utilize o comando Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth e realize o diagnóstico para avaliar se há necessidade de substituir arquivos defeituosos.

12. ILovePDF

“Qualquer problema que você tenha com seu PDF poderá ser nosso próximo desafio”, é com essa frase que o site ILovePDF é apresentado ao público. Com o objetivo de descomplicar problemas relacionados a PDF, este site viabiliza editar e converter diferentes tipos de arquivos gratuitamente. Isto é, documentos em  Excel, Power Point, Word e JPG podem ser facilmente convertidos.

Ainda é possível usar arquivos em nuvem do Google Drive e Dropbox para realizar a conversão. Além do mais, o site permite  comprimir documentos, dividir PDF, colocar números nas laudas e até mesmo remover páginas.  Com diversas funções, o usuário pode ainda ser um assinante premium, entre as vantagens estão: inserir marca d’água, criar uma equipe e desfrutar de todos os recursos de forma ilimitada.

13.  HP Print and Scan Doctor

 Enfrentar problemas com impressão é um estresse no dia a dia de qualquer um. Portanto, evite perda de tempo e faça o download da ferramenta HP Print and Scan Doctor para corrigir qualquer erro relacionado às impressoras HP. O programa identifica diversas falhas que podem ser solucionadas, tais como: status de impressora off-line, falta de conectividade, níveis de tintas, erros de digitalização e drivers corrompidos.

Ainda é possível corrigir erros de comunicação entre o dispositivo e o computador, visto que, em alguns casos, é examinado uma indisponibilidade que pode ser corrigida. Ao realizar o diagnóstico, instruções são exibidas para solucionar reparos e possíveis falhas. Disponível para o sistema Windows, este programa é gratuito e possui facilidade em suas operações.

14. Seagate DiscWizard

 Seagate DiscWizard é um software poderoso quando se fala sobre instalar um novo disco rígido no computador. A ferramenta trabalha a formatação de partições no disco, transferência e backup de dados oferecendo suporte técnico. Durante esse processo, existe a possibilidade de armazenar as informações e enviar um relatório do sistema a Seagate.

A transição copia as informações de um disco rígido antigo para um novo, incluindo aplicativos, arquivos e configurações do sistema operacional. Além de proteger os dados contidos no computador, a ferramenta verifica quais são as ameaças, que podem ser excluídas com segurança. Ou seja, é um software necessário para ter conhecimento, uma vez que explora ao máximo o armazenamento e a capacidade de discos.

15. Macrium Reflect

 Com recursos avançados, o Macrium Reflect realiza backups de arquivos e torna viável clonar informações de um disco rígido para outro. Para  evitar que dados sejam perdidos, o software cria cópias de segurança com a finalidade de ser rapidamente recuperável. Ainda é possível atualizar o disco rígido e gerar uma imagem de partição do sistema com todos os conteúdos, em caso de algum grande erro no computador.

Para executar essa função, é necessário gravar as informações em um HD externo, pen drive ou DVD. Outro diferencial da ferramenta é realizar backups agendados, diariamente, semanalmente ou mensalmente. Licenciado para uso doméstico e empresarial, o Macrium Reflect é uma alternativa somente para usuários do sistema Windows.

16. Google Drive

Com a premissa de guardar tudo e compartilhar o que quiser, o Google Drive é uma excelente alternativa para criar documentos, planilhas ou qualquer outro tipo de apresentação. Em âmbito corporativo e acadêmico, é frequentemente utilizado em formato colaborativo, ou seja, serve para alterar documentos em tempo real e até mesmo receber links de arquivos grandes.

O Google Drive ainda tem a capacidade de abrir mais de 30 tipos de arquivos no navegador, incluindo aqueles que são salvos em formato Photoshop e Illustrator (Adobe). Outro recurso importante para citar, é que a ferramenta possui uma pesquisa aprimorada. Ao utilizar palavras-chaves, é possível encontrar determinado arquivo, tudo de forma rápida e simples.

Na versão gratuita, é liberado 15GB de espaço de armazenamento. Entretanto, para empresas que querem dar um upgrade neste serviço, existem ofertas pagas a partir de 100 GB de espaço.

17. Google Meet

Ao realizar videochamadas de alta qualidade, o Google Meet tornou-se um grande aliado do trabalho remoto durante o período de pandemia. As reuniões de negócios e as aulas virtuais passaram a ser transmitidas nessa ferramenta. Devido a alta demanda, houve uma reformulação deste serviço, como uma maior segurança nas reuniões e acesso a todos, o que antes era exclusivo de videochamadas premium.

Além disso, é possível agendar reuniões e programar no Google Agendas convites para serem enviados aos participantes. Caso prefira, o usuário também pode compartilhar um link aos envolvidos para ter acesso a transmissão. É importante destacar que, somente poderão participar, aqueles que forem convidados ou permitidos pelo organizador.

18. Microsoft Teams

Diante da pandemia, devido ao trabalho Home Office, diferentes empresas passaram a realizar chats, reuniões e videochamadas de forma integrada no Microsoft Teams. Em 2020, o aplicativo de comunicação corporativa atingiu mais de 75 milhões de usuários, segundo a empresa. Por conta da alta demanda, o profissional de TI é procurado para orientar a gestão e os colaboradores a utilizarem a ferramenta corretamente.

Além dos profissionais promoverem dicas, comandos e atalhos, é possível também falar sobre a criação de anúncios que chamam a atenção da equipe. Logo, esta ferramenta é uma das melhores opções para organizar tarefas, aliar equipes e desenvolver projetos. Conheça 7 ferramentas para aumentar a produtividade e colaboração no Home Office.

19. OneDrive

 O OneDrive, ferramenta do Microsoft 365, promove através de recursos a produtividade, a praticidade e a tecnologia. Ao armazenar documentos em nuvem, o usuário consegue realizar backups de forma segura em qualquer dispositivo. Além de poupar espaço no computador, este programa compartilha anexos grandes de forma simples, podendo ser enviados até mesmo por link em SMS.

Logo, esta ferramenta tem como diferencial a mobilidade e a facilidade em administrar tarefas. Segundo a lista da Fortune 500, mais de 85% das empresas utilizam o OneDrive for Business. E diante dessa alta demanda, é essencial o profissional de TI ter o domínio desta ferramenta e, principalmente, acompanhar as novidades da Microsoft.

O software oferece 5GB de espaço em nuvem gratuitamente. Nos planos pagos, existe oferta de US$ 29 por ano com 50GB.

20. Dropbox

Mais do que trabalhar a produtividade e a colaboração em equipe, o Dropbox traz como princípios a organização, o foco e a sincronia nos projetos desenvolvidos. A ferramenta possibilita que o gestor acompanhe as atividades dos colaboradores, entre os benefícios estão: compartilhar arquivos, armazenar qualquer tipo de documento e colaborar com conteúdos.

Ou seja, é uma alternativa que está em alta no mercado, pois explora diversas ferramentas que proporcionam resultados para as empresas. Dessa forma, o Dropbox viabiliza insights e praticidade ao armazenar arquivos em nuvem. Ao enviar uma pasta, é possível deixá-la editável para a sua equipe ou apenas permitir que os clientes visualizem.

Hoje, existe a versão gratuita, a versão plus e a versão Business. No plano básico, é liberado a partir de 2GB de armazenamento, já para assinar é necessário investir, pelo menos, US$ 100 por 1TB de espaço em nuvem.

21. Jira

Uma das soluções para gerenciar times na empresa é o Jira, o software é conhecido por trabalhar equipes ágeis proporcionando uma navegação que executa várias tarefas ao mesmo tempo. A plataforma permite escolher duas opções para os projetos serem apresentados, uma em formato Kanban e outra Scrum.

Além de criar um planejamento, é possível ainda distribuir atividades para a equipe, acompanhar a evolução do trabalho e desenvolver um relatório individual a fim de expor melhorias. Por ser uma ferramenta utilizada em negócios, o Jira se preocupa fortemente com as informações confidenciais, melhorando a segurança e a privacidade do consumidor.

Dois pontos despertam o diferencial da ferramenta: a flexibilidade em ser ágil em tempo real, e também a evolução em trabalhar com diferentes tipos de equipes apresentando soluções e melhorias.

22. Speedtest

 Desde 2006, o Speedtest avalia a velocidade da internet com o objetivo de oferecer através de análises um melhor desempenho de conectividade. A ferramenta, que está disponível na Microsoft Store, é uma das mais indicadas para realizar essa função, visto que todos os dias são ativados inúmeros testes exclusivos para os usuários.

Após iniciar a verificação, o programa mostra a quantidade de megas da internet e também a capacidade de upload em menos de 30 segundos. Para o mercado, essa ferramenta é uma solução, pois as redes empresariais necessitam apresentar uma boa conectividade para realizar suas tarefas.

23. Ping tool

 Conhecido popularmente por jogadores online, o ‘ping’ é frequentemente lembrado durante partidas gamer. No entanto, sua função não serve apenas para jogos, mas para diversas atividades relacionadas a internet. Isso porque, o Packet Internet Network Groper (PING) é responsável por medir a velocidade da internet e entender como o servidor está passando as informações para o computador. Contudo, a qualidade do sinal e o tempo de espera dessa ação são avaliados pelo sistema.

Pensando nisso, foi desenvolvido o Ping Tool, ferramenta que verifica a conectividade do usuário, o endereço de IP e as configurações adequadas para a rede. Devido a sua praticidade, o software passou a não ser utilizado somente por especialistas, visto que pessoas comuns podem instalar e medir a sua conexão gratuitamente a qualquer momento.

24. WiFi Analyzer

Em poucos segundos, este aplicativo para Android é capaz de analisar e otimizar as redes Wireless de sua residência. Ao instalar, será possível identificar onde a rede sem fio funciona melhor e também receber dicas de como impedir interferências de sinais. Para facilitar o entendimento, o WiFi Analyzer monta um gráfico divulgando a qualidade das redes próximas.

 Em tempo real, os recursos desta ferramenta podem ser visualizados em dispositivos móveis. As informações são agrupadas no próprio sistema e através do resultados é possível compreender o desempenho da rede. Vale destacar que não precisa apagar outros aplicativos, pois este ocupa apenas 55,6 MB. 

25. Brasil Banda Larga

Desde 2011, a Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) oferece um serviço que testa a sua conectividade com apenas um clique. Estamos falando do site Brasil Banda Larga, que é responsável por medir a qualidade da internet do celular e do computador facilmente. Em um relatório exibido, são apresentados resultados sobre o Download e Upload, além dos parâmetros de Latência (PING), Jitter, Perda, IP, Região Servidor e Região Teste.

O serviço foi desenvolvido pela ANATEL para verificar se as operadoras estavam entregando 80% da internet para seus clientes, conforme é determinado em lei. Hoje, gratuitamente, este recurso está disponível na web ou em aplicativos do Android e iPhone (IOS). Para o consumidor, o Brasil Banda Larga é uma solução simples e eficiente, pois apresenta a medição de cada item verificado sem qualquer tipo de anúncio.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?