Home Office: Dicas para trabalhar de forma segura e eficiente

home office

Nesse artigo vamos conferir dicas para trabalhar home office de forma segura e eficiente. Será que dá para manter a mesma produtividade ou até aumentá-la trabalhando em casa?

Home office, também chamado de trabalho remoto, é uma forte tendência de trabalho, pois cada vez mais as empresas perceberam que sua equipe acaba se desgastando muito com trânsitos e outros problemas ligados ao deslocamento do seu profissional até a empresa e vice-versa.

Essa realidade de trabalho em casa está cada vez mais comum nas organizações e muitas hoje até incentivam que seus colaboradores tenham alguns dias para atividades em casa.

O home office também proporciona benefícios para as empresas, onde essas conseguem reduzir custos com equipamentos e infraestrutura, possibilitando assim crescer a mão de obra sem investir em tanta infraestrutura.

Apesar de vários benefícios, caso o trabalho em casa não seja realizado da maneira correta, pode ser um desastre produtivo para as organizações e para os seus colaboradores. Visando ajudar as pessoas a terem um home office mais produtivo, listamos algumas dicas para trabalhar home office e aplicar agora.

Veja também 7 ferramentas para aumentar a produtividade e colaboração no Home Office

Como ser mais produtivo trabalhando em casa

O sonho de muitas pessoas é ter um trabalho que proporcione não só o salário no final do mês, mas também a liberdade de poder trabalhar de qualquer lugar, seja de casa ou de qualquer lugar que tenha internet.

Essa realidade esta cada vez mais próxima dos trabalhadores do Brasil.

Na área educacional já temos a realidade do EAD (Educação a distância) bem estabelecida, onde o estudante de qualquer lugar com internet e um computador/smartphone pode assistir aulas interagir com outros alunos numa sala de aula virtual.

Para ser mais eficiente no seu estudo ou home office veja nossas dicas.

Mantenha a rotina de trabalho em casa

Uma das coisas mais importantes quando se fala de trabalhar ou estudar em casa é certamente criar uma rotina. A criação de uma rotina de estudos ou de trabalho, certamente fará com que sua experiência seja mais produtiva. Imagine uma pessoa que não tem horários e uma lista de atividades ara realizar, fica muito fácil se perder no meio das distrações que o trabalho em casa pode proporcionar.

Para não cair nessa armadilha, defina horários para acordar, fazer as refeições, descansar etc.

Na dica de número 3 listaremos alguns aplicativos para que possa ganhar mais produtividade e gerenciar suas atividades durante o home office.

Uma coisa importante em se trabalhar em casa é ter um ambiente que seja organizado e silencioso para que possa ganhar mais produtividade. Para isso escolha com antecedência o ambiente para que possa deixá-lo organizado e preparado para o trabalho/estudos.

Use a tecnologia no home office

É claro que para trabalhar de casa é necessário possuir alguma tecnologia que permita o trabalho ou estudo de casa. Para isso o computador/notebook é a melhor opção, por outros itens complementares podem ajudar nesse quesito.

Geralmente a maioria das pessoas utiliza somente uma tela de monitor durante o trabalho, porém trabalhar com duas telas pode ser interessante, principalmente para aqueles que trabalham com telas de sistemas, pois pode ter informações de um lado e a tela do sistema de outro, ganhando mais agilidade.

tecnologia no home office
tecnologia no home office

Não se pode esquecer da internet de alta velocidade. Sem internet é praticamente impossível trabalhar home office. Só não digo impossível pois pode-se levar dados do escritório para casa, manipulá-los e após ir até o escritório devolvê-lo, mas essa não é a melhor forma para um home office eficiente.

Dicas de aplicativos para melhorar a produtividade do trabalho remoto

Estamos na era dos aplicativos, onde existe aplicativo para quase tudo e é claro existem muitos aplicativos que podem ajudar a ter mais produtividade trabalhando em casa. Aqui vamos listar os melhores aplicativos para aumentar a sua produtividade.

Dicas para um home office eficiente
Dicas para um home office eficiente

Todoist: usado por mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo o Todoist é um poderoso aplicativo para gestão de demandas e tarefas, onde basta você cadastra as atividades e escolher o dia e hora que irá solucioná-las;

Todoist
Todoist

Any.do: Assim como o primeiro da nossa lista o Any.do é uma excelente opção para controlar as atividades do dia a dia, podendo agenda-las e criar lembretes;

Any.do
Any.do

Trello: Uma opção para trabalhar utilizando Kanban, que é uma metodologia que utiliza cards para facilitar o gerenciamento de tarefas, onde esse cards ficam em colunas como: A fazer, Fazendo e feitos. Dessa forma é possível saber exatamente as demandas que estão pendentes, que estão sendo realizadas e as que já foram feitas. O Trello permite trabalhar com times, então aproveite para criar demandas e compartilhar com sua equipe;

trello
trello

Kanbanflow: Assim como o Trello o Kanbanflow também proporciona o trabalho em equipe e como o nome já diz, ele permite criar um fluxo Kanban para facilitar a gestão das tarefas o que vai permitir um home office muito mais produtivo.

kanbanflow
kanbanflow

Forest: Na linha de aplicativos de pomodoro, o Forest é uma das melhores opções disponíveis nas lojas de aplicativos, principalmente devido ao seu gamification. Ele traz elementos de jogos e cada vez que você fica focado em uma demanda, por um certo tempo, pode ganhar um dinheiro virtual para comprar arvores e montar sua própria floresta que é apresentada para outros usuários do aplicativo.

forest
forest

Agora basta escolher qual aplicativo mais se adapta e começar os trabalhos cada vez mais produtivos.

Segurança no home office

Quando não estamos mais no ambiente formal de trabalho, onde existem regras de segurança da informação (ou deveria existir), é fácil esquecermos da segurança da informação, ainda mais se estivermos utilizando nossos próprios equipamentos para a realização das atividades.

Nesse sentido é extremamente importante utilizar um antivírus de boa qualidade, pois assim reduziremos a chance de ser infectado com algum vírus.

segurança da informação

Existem hoje muitos antivírus no mercado que possuem extrema qualidade e a preços super acessíveis como caso do Kaspersky, Bitdefender e Malwarebytes. Então recomendados que compre um bom antivírus para manter-se seguro durante a quarentena.

Ainda que esteja protegido dos vírus, não podemos esquecer que incidentes podem ocorrer e fazer com que perca muitas horas de trabalho ou até mais. Imagine depois de escrever 10 páginas de um relatório apagar o arquivo “sem querer”.

Nesse sentido recomendamos fortemente que utilize alguma nuvem de arquivos como Dropbox, Google Drive e Onedrive, que são as mais famosas e são gratuitas.

Com uma conta nessas ferramentas é possível fazer backup dos seus dados diretamente na nuvem, de forma rápida e segura. Assim em caso de exclusão acidental pode facilmente recuperar uma versão do arquivo que foi editada alguns poucos minutos antes da exclusão.

Comunique-se com seu gestor e colegas de trabalho

A comunicação, que já é importantíssima em ambiente formal de trabalho se torna mais ainda em ambientes de home office, pois as equipes não estão fisicamente conectadas em uma sala para trocas rápidas de informação.

Recomendamos fortemente que utilize grupos no Whatsapp para comunicação com a equipe, porém com regras claras para que não seja disseminado conteúdo sem cunho profissional e assim evitar distrações.

Mantenha uma certa frequência de comunicação com sua equipe para se atualizar dos status de cada demanda a ser feita, ainda mais se a empresa não possui sistemas que possibilite o acompanhamento das demandas em tempo real.

Conferências e vídeos chamadas também são bem vindas para um rápido alinhamento da equipe com as demandas e até mesmo para matar aquela saudade dos amigos de trabalho.

Seja realista com suas tarefas

Nada pior para minar sua produtividade do que metas inalcançáveis, imagine que você queira fazer 10 atividades e no final do dia não acumule nem 4 atividades realizadas.

Então para evitar frustrações o ideal é que faça uma lista das atividades que você precisa resolver e coloca-las em ordem de prioridade, assim garantirá que estará trabalho em atividades que realmente tem uma urgência para serem resolvidas.

Lembre-se que o que é urgente, também deve ser importante, pois caso não seja importante pode ser delegado ou até mesmo esperar para ser resolvido depois de uma atividade que é urgente e importante.

Tome muito cuidado para evitar que tudo se torne urgente, por isso é importante controlar suas demandas e assim ir resolvendo as prioridades primeiro.

Atenção com as crianças e familiares em casa

Trabalhar em casa certamente é uma oportunidade incrível, porém muitas pessoas da sua casa, podem não estar trabalhando e possivelmente, não entenderão que você está lá trabalhando e precisa de foco e concentração.

Para quem tem filhos, o trabalho remoto de casa, pode virar uma verdadeira loucura, pois os filhos certamente não entenderão que você está ali para trabalhar e requisitarão atenção. Então temos algumas dicas para cuidar das crianças e trabalhar melhor

  • Crie rotinas para as crianças;
  • Converse que sobre o que está fazendo e a importância de estar concentrado para que não tenha falhas;
  • Tire pequenas pausas para brincar e dar atenção para elas, afinal está em casa;
  • Crie desafios para as crianças, tais como resolver problemas educacionais etc.

Aproveite o melhor do home office

O melhor do home office certamente é a liberdade de poder trabalhar de qualquer lugar, então aproveite essa possibilidade e se precisar resolver alguma coisa em outro lugar, que não seja sua casa, basta levar o notebook e utilizá-lo para resolver questões importantes.

Claro, para que possa fazer isso é necessário ter todas as atividades sob controle, então utilize todas as dicas que passamos para conseguir gerenciar suas atividades e conseguir desfrutar da liberdade do trabalho remoto.

O melhor do home office

Conclusão

O home office é uma tendências nos dias de hoje, por isso é necessário estar preparado para ser produtivo trabalhando em casa também.

Dominar a tecnologia e contar com ferramentas que facilitam o trabalho remoto é fundamental para conseguir gerenciar suas atividades e conseguir entregar qualidade no trabalho, assim como faz também no escritório.

Apesar de ser uma forte possibilidade, o home office traz também diversos riscos, não só a segurança da informação, onde hackers podem invadir seu computador e roubar seus dados, incidentes onde pode apagar um arquivo importante sem intenção. Para isso veja nossa dica número 4.

Recomendamos fortemente, depois da leitura desses artigos que leia nossos artigos sobre:

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?