TI Verde: Saiba tudo sobre a tecnologia mais sustentável

TI VERDE FOLHA

Uma das maiores mudanças que tem ocorrido no mundo corporativo é a adoção de práticas sustentáveis. Essa mudança motivada por todos os problemas ambientais que estamos vivendo e pelos alertas sobre como pode ser o nosso futuro se medidas não forem tomadas, fez com que novos conceitos surgissem, como é o caso da TI Verde 

Dessa forma, a TI Verde se tornou uma tendência mundial no setor de tecnologia e tem sido cada vez mais procurada por empresas preocupadas com a sustentabilidade. 

Esse conceito ainda é novidade para você? Então acompanhe esse artigo até o final para entender o que é TI Verdecomo é aplicada e quais são as práticas de TI Verde. Confira! 

O que é TI Verde?

TI Verde é um conceito dentro da Tecnologia da Informação que visa utilizar práticas ecológicas como soluções mais sustentáveis. O termo vem da expressão em inglês “Green IT”, que significa Tecnologia da Informação Verde, sendo um movimento global que tem ganhado cada vez mais notoriedade entre as empresas que prezam pelo conceito de sustentabilidade.TI VERDE - FOLHA

Este conceito engloba diversas práticas consideradas ecológicas dentro da TI, como a utilização de equipamentos de menor consumo de energia, aumento da vida útil de equipamentos, armazenamento em nuvem, adoção de política de descarte eficiente, entre outras.

Portanto, podemos dizer que a TI Verde é um movimento de conscientização sobre a sustentabilidade, principalmente no ambiente corporativo. É um conceito que demonstra a necessidade de mudança e oferece soluções ecológicas para a utilização de tecnologias mais ecológicas, indo desde a extração da matéria-prima até o correto descarte de materiais.

Como a tecnologia verde surgiu?

A tecnologia verde é um movimento bastante recente. Ela surgiu nas últimas décadas do século 20 quando surgiram os primeiros movimentos sobre conscientização ambiental.

Isso porque até a década de 70, a Terra possuía uma biocapacidade suficiente para a demanda de recursos e decomposição dos materiais descartados no mundo todo. Contudo, após esse período houve um grande incentivo ao consumismo, o que levou à aceleração dos processos prejudiciais ao meio ambiente, resultando na extinção de animais, plantas e no aumento do gás carbônico.

Sabemos que há diversos fatores que contribuem para a poluição do planeta, como o CO2 emitido pelos combustíveis fósseis, a poluição gerada pela indústria da carne, o descarte incorreto de rejeitos e a grande exploração de recursos naturais. Embora o setor de tecnologia tenha uma pequena contribuição para a poluição, é sempre importante pensar em práticas que sejam mais sustentáveis.

TI Verde no Brasil

O movimento de tecnologia verde começou no exterior, mas já é uma prática adotada por muitas empresas no Brasil. Temos que concordar que ainda há poucos incentivos em nosso país para a utilização dessas tecnologias, mas podemos observar que esse cenário está mudando à medida que mais empresas passam a aderir ao conceito de TI Verde. Veja alguns exemplos de empresas que já aderiram à TI Verde no Brasil:

Banco Real

O Banco Real conseguiu reduzir em 62% o consumo de energia elétrica ao criar um projeto que visa substituir os computadores, o Blade PC. A instituição também passou a utilizar sistema de workflow com assinatura eletrônica para reduzir o consumo de papel. Isso gerou uma economia equivalente a 400 mil folhas de papel a cada ano.

Unilever

A multinacional Unilever já atua em prol da sustentabilidade há mais de dez anos. Dentre suas ações está a redução de impressoras nos escritórios, para que haja um menor consumo de papéis.

Cemig

Na área de geração e distribuição de energia elétrica, a Cemig é uma das empresas que investem em ações sustentáveis, como a utilização de placas de energia solar. Além disso, cada diretor da empresa, em suas diversas unidades, fica encarregado de identificar problemas e aplicar soluções sustentáveis.

Um exemplo disso foi a substituição das lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de sódio (consomem menos energia e possuem um descarte menos poluente), que segundo a Cemig, resultou em uma economia de energia capaz de garantir o consumo de até 14 mil residências.

Por que nem toda tecnologia pode ser verde?

Nem toda tecnologia pode ser verde porque algumas tecnologias não possuem opções de materiais que sejam sustentáveis ou fontes renováveis para sua produção. Os materiais utilizados para a produção de tecnologias, assim como as fontes energéticas utilizadas, ainda dependem de recursos naturais específicos para que essas tecnologias existam.

Portanto, infelizmente nem toda tecnologia pode ser verde, assim como existem vários produtos e serviços que são essenciais, mas que ainda não possuem soluções sustentáveis.

Um exemplo disso são os componentes eletrônicos que ainda possuem substâncias prejudiciais ao meio ambiente, mas que ainda precisam de diversos estudos até alcançar uma solução mais ecológica. Enquanto nem todas as tecnologias podem ser verdes, é fundamental que as tecnologias sustentáveis sejam utilizadas para que todos contribuam com essa mudança.

Tecnologia verde e tecnologia sustentável são a mesma coisa?

Tecnologia verde e tecnologia sustentável são a mesma coisa, pois englobam práticas mais ecológicas para a utilização de tecnologias. Mas é importante dizer que a TI Verde é um movimento que se aplica essencialmente à Tecnologia da Informação, uma das diversas áreas dentro do segmento de tecnologia.

Em todo caso, a TI Verde é conceito de tecnologia verde ou sustentável, mas suas práticas são adotadas na área de Tecnologia da Informação. Segundo estudiosos, há três níveis de profundidade na utilização da TI Verde, sendo eles:

Incrementação tática

É o nível mais superficial utilizado como ponto de partida. As ações realizadas nesse nível correspondem a diminuição do consumo de recursos, como a energia elétrica, por exemplo.

Estratégia de gestão

Após passar pelo primeiro nível, as ações de TI Verde são aplicadas na gestão. Um exemplo disso é a redução da impressão em papel, armazenamento em nuvem, entre outras ações.

Máximo desempenho

O último nível é a utilização de estruturas, instalações e métodos que possibilitem ter o máximo desempenho com o menor gasto possível. São ações como a troca de sistemas de iluminação, por exemplo.

Quais as certificações de TI Verde?

A certificação em TI Verde foi criada pela Exin, uma empresa holandesa responsável por certificar profissionais de TI no mundo todo. Chamada de certificação Green IT Citizen, esse certificado é dado ao profissional que concluiu o curso de TI Verde da empresa e é considerado ecologicamente responsável.

Esse é um certificado importante para os profissionais que atuam na área de TI e desejam ser reconhecidos por suas práticas ecológicas no setor de Tecnologia da Informação.

É importante mencionar que essa é a certificação mais conhecida na área, por isso, é muito comum encontrar orientações e guias sobre o certificado Green IT Citizen.

Quais são os benefícios para as empresas que adotam a TI Verde?

A responsabilidade social e ambiental são cada vez mais vistas pelos consumidores como boas práticas. Segundo uma pesquisa realizada pela Union + Webster, que foi divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná, 87% dos brasileiros preferem adquirir produtos e contratar serviços de empresas comprometidas com a sustentabilidade. Além disso, 70% da população nãovantagens-empresa-sustentável TI VERDE se importa em pagar mais caro, desde que a empresa seja sustentável.

A pesquisa também identificou que empresas responsáveis com o meio ambiente também são bem vistas por fornecedores e funcionários. Portanto, só há vantagens em adotar práticas sustentáveis em uma empresa.

Além da vantagem de ser bem-vista por consumidores, fornecedores e funcionários, há outros benefícios em adotar a TI Verde na empresa, tais como:

Economia de recursos

Utilizar soluções sustentáveis na área da Tecnologia da Informação possibilita economizar recursos financeiros, humanos e materiais. É uma economia que vai desde a redução do gasto com energia elétrica até a redução do gasto com a compra de equipamentos menos duráveis.

Embora as soluções mais sustentáveis em alguns casos sejam mais caras, elas oferecem maior economia a longo prazo.

Conservação da natureza

Outro grande benefício é que a TI Verde contribui para a conservação da natureza. Portanto, empresas realmente preocupadas com a preservação ambiental contam com esse grande benefício, que é saber que suas pequenas ações de sustentabilidade na TI geram impacto na natureza.

Dessa forma há uma menor poluição de rios, água e solos, maior preservação da fauna e flora e menor emissão de carbono.

Maior competitividade

Sabendo que a questão ambiental é um fator de credibilidade na escolha dos consumidores, é possível afirmar que a TI Verde contribui para uma maior competitividade para as empresas. Ao utilizar práticas sustentáveis, os consumidores, fornecedores e funcionários começam a ver a empresa com outros olhos.

Diminuição da dependência de combustíveis fósseis

Ao utilizar fontes de energia sustentáveis, a empresa passa a depender muito menos de combustíveis fósseis em seus processos. Sabemos que os combustíveis fósseis são um dos grandes vilões da poluição gerada em nosso planeta. Mas com práticas de TI sustentáveis, é possível diminuir essa dependência.

Quais são as práticas de sustentabilidade na TI?

As práticas sustentáveis visam garantir a redução da emissão de gases nocivos na atmosfera, o correto descarte de materiais poluentes, fabricação com matéria-prima extraída sem prejuízos ao meio ambiente, consumo de energia consciente, utilização de fontes de energias renováveis, entre outros resultados.

Para alcançar esses resultados, é preciso que as práticas de TI Verde tragam soluções viáveis, como essas que você pode conferir aqui embaixo:

  • Backup em nuvem;
  • Equipamentos livres de chumbo;
  • Racionalização de energia;
  • Lâmpadas de LED (menos poluentes);
  • Monitores LED(mais eficientes);
  • Computadores com menor consumo de energia;
  • Redimensionamento de ar condicionado e utilização de ar condicionado com a tecnologia dual inverter;
  • Consolidação de data centers;
  • Certificação Digital.

Como transformar minha TI em uma TI Verde?

Agora que você já sabe de todos os benefícios de aderir à TI Verde e a importância de adotar práticas sustentáveis para contribuir com o meio ambiente, nós da UPGrade TI trouxemos 4 passos simples para transformar a TI da sua empresa com práticas sustentáveis. Confira!

1. Reduza o consumo de energia elétrica

O primeiro passo para ter uma TI Verde é reduzir o consumo de energia elétrica. Empresas que possuem servidor físico próprio precisam planejar a infraestrutura de TI considerando um local adequado para sua instalação, que permite economizar espaço físico e energia elétrica, que é um gasto recorrente por causECONOMIA DE ENERGIA - TI VERDEa do ar condicionado.

A verdade é que um dos maiores vilões do consumo de energia é o ar condicionado. Quando utilizados para refrigerar servidores e data centers, eles ficam sobrecarregados e consomem ainda mais energia.

Portanto, pense na infraestrutura de TI para que o consumo de energia seja o mínimo possível, assim como as demais necessidades elétricas da empresa. Tudo que puder ser economizado em energia elétrica será bem-vindo.

2. Faça o descarte adequadamente

O segundo passo para ter uma TI Verde é saber realizar o descarte adequadamente. Você sabia que 60% do lixo comum  poDESCARTE-CORRETO-DE-ELETRONICO- TI VERDEssui resíduos eletrônicos? Isso é extremamente prejudicial ao meio ambiente.

É fundamental que os equipamentos eletrônicos sejam descartados em postos de coleta especializados em lixo eletrônico. Isso inclui equipamentos, periféricos e todos os demais componentes eletrônicos que precisam ser descartados.

Também é importante avaliar as condições gerais de cada equipamento para reaproveitar tudo que ainda possui condições de uso. Lembre-se, não é porque surgiu um equipamento mais moderno que você precisa substituir o antigo que funciona muito bem.

3. Digitalize documentos e elimine materiais

Sem dúvidas algo que faz muita diferença para o meio ambiente é digitalizar documentos comsem papel ti verde a finalidade de eliminar armazenamentos físicos ou papéis. 

Isso vale para todos os tipos de documentos. Ao armazená-los na nuvem, é possível reduzir drasticamente a quantidade de papel e liberar muito espaço físico no escritório que era usado para guardar arquivos.

Além disso, a empresa não precisa utilizar mídias físicas como HD externo, Pen Drives, ou outros itens para armazenamento de dados. O backup em nuvem é uma grande inovação na TI Verde.

4. Dê preferência por parceiros sustentáveis

Outra forma de implementar as práticas de TI Verde na empresa é optando por parceiros que também carregam o conceito de TI Verde. Empresas sustentáveis crescem juntas, por isso, busque apoio de empresas que também se preocupam com o meio ambiente.

parceria sustentavel - ti verde

Exemplos de tecnologia verde

Com a questão ambiental cada vez mais em pauta, as tecnologias verdes surgem a todo momento como soluções mais eficazes. Como exemplos de tecnologias verdes atuais podemos citar:

  • Arquitetura verde ou sustentável que reduz o desperdício de energia elétrica, aproveita os recursos naturais da melhor forma possível e reutiliza resíduos;
  • Carros elétricos, que eliminam completamente a utilização de combustíveis fósseis, ou híbridos, que contribuem para a redução de CO2;
  • Energia solar e eólica que elimina a dependência de combustíveis fósseis para gerar energia e se caracterizam como fontes de energia renováveis.

Esses são alguns exemplos de tecnologias que contribuem para o meio ambiente e são consideradas sustentáveis.

Viu só quantas novidades ecológicas há na área de tecnologia? Aqui na UPGrade TI também utilizamos tecnologias sustentáveis, como o backup em nuvem e redução da quantidade de impressão.

Conheça mais sobre os nossos serviços de TI! Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?