Backup em nuvem: O que é e como funciona esse serviço para empresas!

backup em nuvem

No ambiente corporativo há várias ferramentas que auxiliam nas atividades do dia a dia, sendo uma delas é o serviço de backup em nuvem. Contudo, a funcionalidade desse serviço oferecido por outras empresas vai além da facilidade em armazenar documentos, sendo muito útil para a segurança da informação de uma corporação.

A verdade é que os tempos mudaram e uma dessas mudanças, que é tão significativa para as empresas, é a utilização do backup em nuvem. Hoje em dia contar com esse tipo de backup é essencial para muitos negócios, pois possibilita preservar informações importantes da empresa em um ambiente seguro, sem o risco de serem perdidas por acidentes, como pode ocorrer no armazenamento em papel, por exemplo.

Há muitos benefícios que fazem desse modelo de backup a melhor escolha para empresas e é isso que mostraremos a seguir. Confira porque sua empresa precisa do backup em nuvem e como esse serviço pode ser benéfico para sua gestão!

Backup em nuvem: o que é?

Backup em nuvem é uma cópia de segurança de dados digitais como arquivos e sistemas armazenados em um servidor remoto, também conhecido como nuvem. Esse método de backup é amplamente utilizado por empresas para o armazenamento seguro de informações importantes.

Armazenar dados em um backup é uma prática que muitos já conhecem, mas dependendo de onde esses dados são armazenados, podem haver riscos de perder as informações ou até de que os dados sejam roubados.

Por exemplo, backup em HD’s externos podem ser comprometidos pela funcionalidade deste equipamento, caso ele apresente algum defeito. O backup em papel é a pior das opções nesse caso, pois além de poder ser comprometido facilmente, esse backup ocupa um espaço físico enorme dentro da corporação.

Também é válido lembrar que ferramentas simples de armazenamento em nuvem, como o Google Drive e outros, não são tão seguras quanto o serviço de backup em nuvem oferecido por empresas de TI, como a UPGrade TI. Ferramentas menos seguras podem ser facilmente invadidas por hackers, trazendo riscos de enormes prejuízos para sua empresa.

Portanto, o backup realizado na nuvem é o serviço oferecido por uma empresa de TI que consiste em armazenar dados de uma empresa em estruturas na nuvem, que garantem uma maior segurança, confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados.

Como funciona o backup em nuvem?

Basicamente, os dados que devem ser armazenados são coletados e é feito o upload em um servidor remoto, sendo que a empresa possui login e senha para acessá-los sempre que precisar.

Os dados mais comuns que são armazenados na nuvem são: documentos, vídeos, fotos, aplicativos, sistemas, softwares, entre outros.

O armazenamento em nuvem possibilita fácil acesso aos dados armazenados, além de maior segurança de que todas essas informações da empresa possuem uma cópia em local seguro.

Por que os backups são tão importantes?

Você provavelmente já ouviu em algum momento que backups são importantes. Para empresas, os backups são indispensáveis, pois muitos arquivos gerados no dia a dia das corporações precisam ser guardados por anos. Se esses documentos são perdidos, a empresa pode passar por diversos problemas.

Portanto, ter uma cópia de segurança armazenada em um local seguro, confiável e que seja de fácil acesso, é muito importante para uma empresa. Também é importante pensar no cenário provocado pela pandemia de covid-19, que fez com que muitas empresas implementassem o teletrabalho.

Mesmo antes da pandemia, 3,8 milhões de brasileiros já trabalhavam em home office em 2018. Diversas estatísticas mostram que esse modelo de trabalho deixa os colaboradores mais felizes, por isso e outros motivos, muitas empresas já aderiram ao modelo de trabalho como definitivo.

Mas o que o backup em nuvem tem a ver com o assunto? Muito simples, com mais colaboradores trabalhando em casa, o tráfego de dados é muito maior. Portanto, o risco de que alguma informação importante seja perdida também é maior. Contudo, com o armazenamento em nuvem esse risco é zero.

Armazenamento de dados em nuvem é seguro?

Uma das maiores dúvidas sobre backup em nuvem, quando as empresas passam a conhecer esse serviço, é se ele é realmente seguro. Afinal, temos que considerar que os ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais comuns e ter dados armazenados na internet, pode trazer uma certa insegurança.

Mas podemos garantir que é seguro realizar um backup na nuvem. Na verdade, armazenar dados da sua empresa em servidores remotos, de empresas especializadas em TI, é muito mais seguro do que manter esses arquivos em computadores da empresa, por exemplo.

backup-em-nuvem-segurança

Isso porque o serviço de backup em nuvem possui diversos sistemas de segurança que garantem a privacidade desses dados. A comprovação de que esses serviços funcionam são os números cada vez maiores da utilização da computação em nuvem no Brasil e no mundo. Se esse serviço não fosse realmente seguro, não haveria tantas empresas migrando para essa modalidade de backup.

Quais são os benefícios do backup em nuvem?

Além de todas as facilidades e da segurança maior em armazenar os dados da sua empresa em um backup em nuvem, há outros benefícios que destacam esse serviço, sendo eles:

  • Dispensa a aquisição de hardware;
  • Possui baixo custo (se comparado a aquisição de hardware);
  • Maior controle dos dados armazenados;
  • Fácil configuração do backup;
  • Automação do backup para evitar o esquecimento dessa tarefa;
  • Armazenamento em local seguro;
  • Zero risco contra catástrofes naturais;
  • Risco muito menor em ameaças digitais;
  • Dados armazenados em data centers certificados pelo desempenho e segurança;
  • Facilidade em acessar aos dados a qualquer momento.

Por que usar o backup em nuvem?

Com todos esses benefícios, você provavelmente já está convencido de que o backup em nuvem é muito importante e que trará diversas facilidades para sua empresa. Mas trouxemos mais algumas informações que te ajudarão a entender que essa é a escolha certa para o armazenamento de dados da sua empresa. Confira:

Proteção de dados e aplicativos: armazenar dados e aplicativos fora do local da empresa torna o backup mais seguro contra interrupções e alterações climáticas.

Recuperação confiável: se houver qualquer perda de dados na empresa, o backup na nuvem possibilita uma recuperação confiável e rápida.

Fácil acesso aos dados: a facilidade em acessar os dados armazenados na nuvem é sem igual. Os arquivos e sistemas podem ser acessados facilmente pela empresa.

Armazenamento flexível: diferente dos métodos tradicionais, o armazenamento em nuvem é flexível, podendo ser expandido ou reduzido.

Acesso intuitivo: as empresas conseguem acessar, gerenciar, agendar e recuperar dados por meio de um painel de controle intuitivo.

Criptografia corporativa: dados seguros de verdade, com criptografia corporativa que garante a segurança dos servidores onde os dados estão hospedados.

Opções de backup: a empresa pode escolher a opção que preferir para realizar o backup, podendo ser do sistema completo ou de pastas e arquivos específicos.

Quando começar a utilizar esse tipo de backup?

Há dois momentos em que as empresas costumam procurar o serviço de backup em nuvem, sendo eles: quando houve a perda de dados importantes e não havia um backup em nuvem e quando a empresa entende que isso irá acontecer se não aderir a esse serviço.

A verdade é que sem um backup em nuvem a sua empresa pode perder dados importantes a qualquer momento. Portanto, o momento certo para implementar esse modelo de backup é antes de perder esses dados, afinal você não vai querer “pagar para ver”, não é?

Mas temos que admitir, as empresas procrastinam à implementação do armazenamento em nuvem e recorrem ao serviço apenas depois de sofrer todos os problemas que a perda de dados pode causar para um negócio.

Sendo assim, a nossa orientação quanto ao momento certo para implementar o backup em nuvem é: se a sua empresa ainda não utiliza esse modelo de backup, implemente agora mesmo essa solução.

Na UPGrade TI você encontra o serviço de backup em nuvem para empresas, além de diversos serviços voltados para a Tecnologia da Informação, como Wireless Corporativo, Suporte Técnico de TI, Consultoria de TI e outros.

Quais são os requisitos técnicos para aderir?

Após tomar a decisão de aderir ao backup em nuvem na sua empresa é importante conferir todos os requisitos técnicos para implementar esse modelo de armazenamento. Há algumas características e até dúvidas que devem ser levadas em conta. Por isso, trouxemos algumas informações para você entender como funciona a implementação desse armazenamento.

 backup em nuvem importância

É possível fazer backup em nuvem com internet lenta?

Quanto maior a velocidade da internet, mais rápido é o backup. Mas se a internet na empresa não é tão veloz, saiba que ainda é possível realizar o backup em nuvem. A única diferença é que o backup irá demorar mais se comparado a uma conexão de internet mais rápida.

Como é feito o backup em um ambiente com vários computadores?

O armazenamento em nuvem é feito através de um software que pode ser instalado em diferentes computadores utilizados pela empresa, sendo que todos eles possuem chave criptográfica, agendamento de backups individuais e configurações que transferem os dados do PC ao servidor remoto.

Aliás, essa é uma grande facilidade para os trabalhadores em home office. Basta que os colaboradores instalem o software para que o backup seja realizado automaticamente.

Qual é a versão de sistema operacional necessária?

Os softwares de backup em nuvem quase sempre são compatíveis com todos os principais sistemas operacionais que existem, incluindo o Windows, MacOS e Linux. Nosso software, por exemplo, é compatível com esses sistemas mais utilizados no mundo.

Como é feita a recuperação dos dados?

Há várias configurações que você pode escolher para realizar a recuperação de dados. Em todo caso, a recuperação é feita através do mesmo software que realiza o armazenamento. Acessando o software com os dados cadastrais da empresa, é possível recuperar os arquivos a qualquer momento.

Lembrando que se a internet for lenta, a recuperação dos dados ocorrerá lentamente. Mesmo assim, os dados serão recuperados sem nenhum problema.

Quanto custa o serviço de backup na nuvem?

O serviço de backup possui valor variado entre as empresas de TI. Entenda que essa variação ocorre por causa das configurações que cada software pode oferecer, dos certificados de segurança, do gerenciamento e monitoramento feito pela empresa de TI e também pela quantidade de espaço em nuvem contratado.

Mais importante do que o custo desse serviço é a confiabilidade da empresa contratada, afinal, todos os dados corporativos serão armazenados em data center dessa empresa, por isso, garanta que ela possui certificações e alto nível de segurança.

Como funciona o serviço de backup em nuvem?

O serviço de backup em nuvem funciona a partir de softwares instalados em computadores da empresa que realiza o backup automático das informações desejadas. Trata-se de um serviço especializado oferecido por empresas de TI, onde a empresa pode consultar suas necessidades e escolher a melhor opção de armazenamento e planos para seu backup na nuvem.

Portanto, esse é um serviço que deve ser contratado em uma empresa especializada como é o caso da UPGrade TI. Nós oferecemos o serviço de backup em nuvem para empresas, temos a solução ideal para a segurança dos arquivos da sua empresa. O serviço oferecido pela UPGrade TI conta com:

  • Flexibilidade para todos os tipos e tamanhos de negócios;
  • Redução de custos com hardware e estruturas físicas para armazenamento;
  • Agendamento de backup personalizado e automático;
  • Relatório dos backups realizados;
  • Suporte centralizado e rápido;
  • Gerenciamento integral de todos os serviços de TI.

Como contratar backup em nuvem para empresas?

Contratar backup em nuvem para sua empresa é algo simples e fácil. Mas saiba que é fundamental contar com uma empresa de TI confiável e de credibilidade. Afinal, todos os dados da sua empresa ficarão armazenados em data centers dessa empresa.

Por isso, escolha uma empresa confiável, que possui data centers certificados, que ofereça credibilidade e segurança para os dados da sua empresa. Escolha a UPGrade TI para reduzir custos com armazenamento de dados na sua empresa, guardar seus dados com segurança e facilitar o acesso ao backup.

Agora que você já sabe o que é backup em nuvem e a importância desse serviço, entre em contato com a UPGrade TI, nós temos a solução ideal para sua empresa.

Se gostou de todas essas informações, deixe seu comentário.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.