Técnico de Informática: O “menino da informática” sendo peça-chave na organização

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Esse artigo aborda uma das profissões mais importantes dentro de uma organização, no que se diz respeito a tecnologia da informação, o técnico de informática.

Cada vez mais as organizações estão dependentes de tecnologia no seu dia a dia, porém manter uma infraestrutura de tecnologia da informação (TI) funcionando sem problemas é um grande desafio.

Assim surge nosso herói, conhecido por vários nomes dentro das organizações, seja por menino da informática, cara da TI, hacker, ou até mesmo quando é chamado pelo seu próprio nome, esse profissional é uma peça-chave na organização, seja ele terceirizado por uma empresa especializada nesse tipo de suporte de informática ou sendo contratado através da CLT pela empresa.

Se você quer saber mais sobre o “menino da informática” acompanhe com a gente esse artigo.

O que realmente é um técnico de informática?

Muita gente já ouviu falar sobre esse profissional, porém poucos sabem a fundo o que realmente é um técnico de informática. Então como já atuamos mais de uma década nessa área, passando por vários níveis de responsabilidade, nos sentimos bem em falar sobre essa profissão que admiramos muito.

Muito mais do que um profissional que vai fazer o conserto do computador, o técnico de informática é o profissional com os conhecimentos necessário para implantar as principais tecnologias do mercado, acompanhar o funcionamento da infraestrutura computacional da empresa, consertar computadores, notebook e outros equipamentos de informática, etc.

Em muitas empresas o técnico de informática pode ser um especialista em uma determinada função ou tecnologia, como por exemplo um especialista em redes, em reparo e manutenção de notebooks, ou até mesmo, um especialista em suporte de informática para usuários.

Em empresas onde o setor de informática é estruturado e existe uma equipe de técnicos de informática e uma área de consultoria de TI, como é o caso da UPGrade TI, o técnico de informática precisa ter uma habilidade fundamental para se sair bem no seu dia a dia de trabalho. Essa habilidade não tem nada a ver com conhecimentos técnicos, pois acreditamos que se ele foi contratado é porque já demonstrou ter essa capacidade técnica e sim a capacidade de entender, diagnosticar e resolver problemas.

Aqui na Upgrade TI, já temos mais de 10 mil atendimentos realizados e muitos desses atendimentos os usuários não sabem explicar muito bem o que está acontecendo.

Veja esse exemplo clássico: “Meu computador não funciona”. O computador não funcionar a primeira coisa que vem à mente é “não liga”, certo?

Na prática vemos que muitas das vezes a falha na verdade era, computador sem acesso à internet, um software com problemas, monitor não estava ligando, etc.

Por esses e outros motivos o profissional de TI deve ter essa habilidade de entender o que o usuário realmente precisa e não o que ele quer. Pois as vezes ele quer uma coisa, quando na verdade precisa de outra.

Não pense que é uma tarefa fácil, pois no dia a dia, um técnico de informática, pode chegar a realizar mais de 20-30 atendimentos e saber lidar com todos esses “problemas” é um grande desafio, pois nem sempre o usuário estará disponível para explicar detalhadamente o que está acontecendo.

Outro ponto que vale lembrar é que o “menino da informática” tem sentimentos. Vou explicar.

Muitas das vezes os usuários fazem a solicitação para o técnico, porém, esses usuários já estão (só um pouquinho, rs) estressados, e passam todo esse estresse para o técnico que muitas das vezes é colocado uma situação de “psicólogo”, precisando, antes de resolver o problema acalmar o usuário. Rs.

Esse cenário é bem comum de acontecer, então se você pensa em ser técnico de informática ou contratar um, saiba que inteligência emocional será um requisito básico. Falaremos dessas e outras habilidades em uma seção específica nesse artigo.

O que faz um Técnico de Informática e quais as suas funções?

Como já falamos na seção anterior, o técnico de informática pode desempenhar diversas funções e atividades dentro de um setor de TI, vou listar abaixo as principais e mais importantes no ponto de vista do suporte de TI.

  • Suporte técnico aos usuários:

Esse é o técnico de informática raiz, uma verdadeira “máquina de resolver problemas”. Esse profissional, geralmente possui/deveria possuir um sistema ou um processo para a abertura das ordens de serviço e a partir de uma solicitação do usuário ele pode acessar remotamente ou ir até o solicitante realizar o atendimento técnico.

O famoso técnico de nível 1, é a linha de frente da TI, então acaba conhecendo e resolvendo diversos problemas de informática dos mais variados sistemas, softwares, hardwares, etc. Além disso, esse profissional ajuda a melhorar a produtividade dos usuários através de atividades, como por exemplo, melhorar o desempenho do computador.

Apesar de ser a linha de frente do setor de TI, esse profissional é a chave para o sucesso do setor, pois é através dele que são identificadas falhas que podem ser resolvidas de forma preventiva, incidentes que podem ser automatizados para que algum sistema possa resolver, sem a intervenção de um técnico, criar a base de conhecimento, etc.

  • Suporte técnico avançado:

O técnico de informática avançado, também conhecido como técnico de nível 2, é o responsável por acompanhar se os serviços de TI, tais como internet, rede e cabeamento estruturado, gerenciamento de servidores, segurança da informação, backup em nuvem, wireless corporativo, sistemas, etc. se estão funcionando corretamente.

Por ser mais experiente e ter um conhecimento mais avançado do que o técnico de nível 1, esse profissional é uma espécie de “técnico dos técnicos”. Quando o técnico de informática de nível 1 não consegue resolver o problema do usuário ele recorre aos técnicos de suporte informática avançado ou técnicos de nível 2.

Uma vez acionados precisam tirar um “coelho da cartola” e dar uma solução para o problema que o técnico de nível 1 não resolveu.

Assim, é comum que empresas tenham ao menos 1 profissional de TI avançado para que possam ajudar os técnicos de nível 1 e também atuar em tarefas mais complexas e de maior responsabilidade, como gerenciar servidores, fazer implantação de ferramentas, sistemas, etc.

É comum encontrar profissionais avançados com especialização em alguma tecnologia ou ferramenta específica, como por exemplo, especialistas em sistemas Linux, Windows Server, etc.

  • Técnico de monitoramento NOC:

Antes de falarmos do profissional é preciso entender o que é um NOC.

NOC vem do inglês Network Operations Center em português conhecido como o Centro de Operações de Rede.

O NOC é onde são acompanhadas as informações sobre o funcionamento da rede, internet, dispositivos e outras funções vitais no ambiente computacional do cliente. É um verdadeiro painel de gerenciamento, onde os alertas sobre os riscos e problemas são vistos pelo técnico de monitoramento NOC.

Não é muito comum encontrar esse profissional em pequenas empresas, porém quando a operação cresce e é necessário garantir a disponibilidade dos serviços de TI esse profissional se torna peça chave.

Ele literalmente acompanha tudo que acontece com os sistemas, rede, internet, etc. E quando percebe ou é alertado por um problema rapidamente já aciona os técnicos de nível 1 ou nível 2 para tomarem uma ação e resolver o problema.

Aqui na UPGrade TI contamos com esse tipo de serviço e ferramenta de monitoramento e muitos alertas são gerados durante o dia, como por exemplo, um dispositivo de rede que ficou off-line, um serviço ou processo que parou de funcionar em um determinado equipamento, um antivírus que não funcionou e até mesmo se softwares não permitidos foram instalados no computador do usuário.

Dessa forma a TI vai para um novo nível, onde tudo pode e deve ser gerenciado pelo suporte de TI NOC.

  • Técnico de segurança da Informação:

Esse profissional ganhou bastante destaque nos últimos tempos, onde diversas empresas sofreram com problemas relacionados a incidentes de segurança.

Se você quer saber como melhorar a segurança da informação da sua empresa temos um artigo especializado no assunto.

O profissional de segurança também é uma profissional chave dentro do setor de TI. Através desse profissional que são realizadas auditorias para avaliar o nível de segurança da informação da empresa, realização de pentest, acompanhar as principais notícias sobre segurança da informação, como por exemplo, a descoberta de uma nova vulnerabilidade dos sistemas utilizados na empresa, etc.

Como vimos cada profissional de TI sem sua importância dentro do processo de gestão de TI da empresa, visando garantir que os problemas sejam resolvidos, evitados, monitorados e que não ocorram incidentes de segurança que comprometam os dados, sistemas, etc.

Nesse sentido para uma pequena, e muitas vezes uma média empresa, é complicado contar com todos esses profissionais assim é necessário avaliar quais as vantagens e desvantagens do outsourcing de TI.

Por que fazer um curso técnico em informática?

Se você chegou até aqui talvez esteja interessado em se tornar um técnico de informática, ou conhecer mais sobre essa profissão, e talvez esteja na dúvida sobre fazer ou não um curso para se tornar um verdadeiro técnico de informática.

Antes de sair fazendo um curso é necessário entender o porquê você quer se tornar um técnico de informática, pois a vida desse profissional não é fácil.

Muitas vezes injustiçado nas organizações esse profissional não inicia a carreira ganhando “uma grana preta” como veremos a seguir.

Outra questão para levar em conta é que como o profissional de TI atua diretamente com tecnologia e sabemos que a tecnologia muda o tempo todo, faz-se necessário que haja uma constante atualização dos conhecimentos e habilidades desse profissional. Claro, caso ele queira ser um bom técnico e se destacar no mercado.

Além de cursos e habilidades também existem certificações que são importantes e será abordado com mais profundidade nas próximas seções.

Outro ponto que vale refletir são as habilidades para lidar com o público, pois muitas vezes terá que resolver problemas dos equipamentos e sistemas utilizados pelo usuário e como já vimos esses podem estar bem estressados e irritados com os problemas.

Formação do Técnico de Informática

Quanto a formação do técnico de informática ela pode ser bem variada, pois existem muitas áreas do conhecimento que podem ajudar esse profissional a se destacar no mercado.

Começando pela formação do ensino médio técnico, temos o próprio curso de técnico em informática que abrange vários conhecimentos fundamentais para que esse profissional consiga se posicionar no mercado.

Outra formação seria na área de eletrônica que fornecerá conhecimentos importantes sobre hardware e software que são bases da tecnologia da informação.

Já na graduação ou ensino superior esse leque de opções aumenta consideravelmente, podendo até mesmo sair da área de tecnologia e indo para áreas de engenharia e administração.

A maior questão na formação do profissional é que ele possa buscar conhecimento o tempo todo e não ficar preso ao que é passado a ele durante as aulas do ensino médio/técnico e ensino superior, pois as tecnologias mudam o tempo todo. Então ter uma boa “base” é fundamental para o sucesso, mas se aprimorar o tempo todo também é.

Salário do Técnico em TI

Claro que uma das coisas que são levadas em consideração pelos profissionais ao escolherem sua profissão é o salário e bons salários costumam atrair cada vez mais pessoas para uma determinada área ou não.

No caso do técnico de informática o salário pode variar bastante de uma região para outra ou até mesmo de uma empresa para outras.

Um ponto importante nisso tudo é como a empresa em questão enxerga a área de TI. Se a empresa entende que a área de TI é uma área importante para o planejamento estratégico dela, então ela tende a valorizar mais aquele profissional.

Então nossa dica é: Sempre que for fazer uma entrevista de emprego ou buscar alguma vaga, entenda se a área de TI é uma área estratégica no negócio e assim saberá qual a valorização desse profissional na empresa.

Para termos uma base salarial podemos dizer que segundo sites como Vagas.com e Glassdor o salário desse profissional pode variar de acordo com o nível de experiência e exigência do cargo, gerando a tabela abaixo:

Nível de experiênciaSalário médio
Pouca experiênciaR$ 1298,00 – R$ 1.665,00
Média ExperiênciaR$ 1.665,00 – R$ 2.164,00
Muita ExperiênciaR$ 2.164,00 – R$ 2.500,00

Esses valores podem variar de acordo com a região e a empresa, são apenas médias de mercado.

Cursos de Tecnologia da Informação

Se preparar para o mercado profissional não é uma tarefa fácil e, ao optar por fazer um curso de Tecnologia da Informação, é importante o aluno pesquisar e saber as diferenças entre as diversas opções de cursos disponíveis. Veja abaixo algumas alternativas.

Bacharelado:

Com conteúdos mais abrangentes sobre a área da tecnologia, esses cursos duram em média de quatro a cinco anos. Atualmente, existem três graduações relacionadas a esta área, como o curso de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação.

O estudante que se matricula no curso de Ciência da Computação está se preparando para se tornar um desenvolvedor de programas e sistemas. Na prática, o profissional pode ser contratado para ser analista de TI ou programador de softwares.

E aqueles que optarem por cursar Sistemas de Informação, receberão conteúdos relacionados às técnicas de informática, estrutura de dados e planejamento nos sistemas. Este profissional é capaz de projetar e desenvolver projetos para empresas.

Já os engenheiros de computação, devem ter boas habilidades com números, além de estudar hardware e software, o aluno estará imerso no universo de automação e robótica.

Tecnólogo:

Diferente da graduação, os cursos tecnólogos são focados em uma área específica de estudo. Com isso, o aluno investe nesta modalidade de dois a três anos, sendo direcionado de forma mais rápida para o mercado de trabalho.

Entre as opções em alta estão: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão em Tecnologia da Informação e Tecnologia em Rede de computadores. É importante ressaltar que os cursos tecnólogos possuem uma ampla capacitação e são considerados diferenciais quando falamos de empregabilidade.

Certificações

Assim como em qualquer atividade profissional, as empresas exigem dos profissionais de tecnologia da informação algum tipo de formação acadêmica. Diante disso, ter uma certificação que garante que o candidato obteve os conhecimentos necessários para ocupar aquela função, ajuda muito na hora de conseguir um emprego.

No mercado, existem inúmeras Certificações de TI, por isso, saiba escolher aquela que agregue valor para o seu objetivo profissional. Atualmente, as que mais se destacam são a de Governança de TI,  Profissional de Gerência de Projetos (PMP), Biblioteca de Infraestrutura da Tecnologia da Informação, entre outras.

Perfil do Profissional

Como já mencionamos neste artigo, qualquer pessoa que busque oferecer um bom trabalho e queira apresentar resultados, precisa estar em constante evolução. No caso de um profissional de TI, é preciso estudar, ser comunicativo para lidar com clientes, adquirir conhecimentos sobre o mundo dos negócios e ser criativo ao desenvolver soluções.

Portanto, o perfil do profissional deve ser dinâmico, pois a função exigirá que ele alinhe as demandas da empresa com as soluções tecnológicas.  Além disso, é preciso ter conhecimento técnico e habilidade para lidar com frequentes novidades do mercado.

Como se destacar na carreira de técnico em informática?

Um bom profissional não é apenas aquele que executa uma solução, mas sim o que identifica as necessidades e estuda diferentes opções para tomar a melhor decisão. Para se destacar nesta carreira, o técnico de TI deverá aperfeiçoar o seu conhecimento na área, como estabelecer referências de especialistas, acompanhar os cases de sucesso e pensar fora da “caixinha”, ao construir projetos disruptivos.

Além do mais, métodos inovadores são diferenciais na hora de chamar a atenção em um mercado de trabalho altamente competitivo. Lembre-se de definir a sua identidade profissional, até onde quer chegar e o porquê deveriam contratá-lo. Assim, será mais fácil de alcançar o seu objetivo e também de se especializar na área desejada.

Ferramentas do Técnico em TI

E para que o Técnico de Informática preste um serviço de qualidade e eficiente é necessário conhecer e ter ferramentas para que apresentem soluções para atender as necessidades da empresa ou cliente em questão. Portanto fizemos esta lista de quais ferramentas um técnico em informática precisa para trabalhar e atender corretamente suas demandas de serviços.

Ferramentas de mão

  • Chaves de fenda: este item é bem básico. Tenha variadas chaves com variados tamanhos e comprimento de cabo.‍
  • Chaves philips: Assim como a chave de fenda, a Philips também é muito necessária em diversas situações.
  • Chaves de precisão: De extrema importância, principalmente, na manutenção de notebooks.
  • Chaves tipo canhão: Podem ser úteis para alguns componentes.
  • Chave pentalobe: Esta é uma chave de cinco pontas
  • Alicates: Alicates com corte, alicate de bico, alicate de crimpar e de inserção são alguns dos alicates muito úteis para você.
  • Desencapador de fios: Para rapidamente cortar e preparar pequenos fios.
  • Pincéis: Vão te ajudar a realizar uma limpeza básica em gabinete e notebooks.
  • Tesoura e estilete: itens básicos e sempre úteis.

Ferramentas de organização

  • Braçadeiras e presilhas: Úteis para prender e organizar os fios.
  • Maleta: Uma maleta para você levar suas ferramentas para trabalhos externos.
  • Pulseira anti-estática: Carregamos em nosso corpo energia estática e o contato com componentes eletrônicos pode causar a queima dos mesmos. A chance de causar uma falha passando nossa energia para ele é grande e para isso o uso de uma pulseira anti-estática é essencial e imprescindível.

Ferramentas acessórias de manutenção

  • Arruelas isolante: Nunca deixe de usá-las na montagem de placa-mãe.
  • Jumpers: Úteis em placa-mãe mais antigas e alguns componentes.
  • Fita isolante: Item básico que pode ser necessário.
  • Pasta térmica: Sempre que for fazer a retirada do cooler do processador é preciso aplicar novamente a pasta térmica no local. Além disso, a troca da pasta térmica faz parte da manutenção preventiva de um computador.
  • Limpa contato: Ótimo para limpeza de componentes e manutenção preventiva.
  • Rosca de base: Úteis para reposição de roscas de base perdidas, na instalação de placa mãe.
  • Álcool isopropílico: Melhor forma de retirar pastas térmica sem deixar resíduos no processador.
  • Multímetro digital: Vai ser útil para testar a tensão de entrada e saídas de componentes como por exemplo a Fonte.
  • Testador de cabo de rede: Esse equipamento testa o funcionamento dos cabos de rede.

E no caso de softwares que auxiliam o técnico de informática na produtividade, colaboração e otimização de computadores, reunimos em um artigo 25 melhores ferramentas para auxiliar profissionais na área de TI.

Rotina do Técnico de Informática

Com a premissa de garantir um serviço de  assistência técnica de informática de qualidade para as empresas, o Técnico de Informática monta uma infraestrutura adequada ao ambiente de trabalho. O profissional tem como rotina atender as demandas tecnológicas, configurar as máquinas, verificar os sistemas operacionais e prestar a manutenção de software e hardware.

Durante a sua jornada de trabalho, o profissional realiza visitas para atender diretamente o usuário, mas também pode promover melhorias remotamente, basta abrir um chamado. Logo, podemos falar que o técnico de TI precisa ser ágil para conseguir cumprir todas as demandas de seus clientes.

Falando nisso, a instalação e manutenção dos equipamentos fazem parte da rotina deste profissional, uma vez que é preciso otimizar frequentemente o trabalho interno e externo.

No caso da Upgrade TI, estabelecemos a rotina em nosso escritório, lugar onde realizamos o planejamento, conversamos com os clientes, participamos de reuniões e colocamos em pauta melhorias em todos os serviços prestados.

Qual a importância do Técnico de TI nas empresas?

 Responsável por desenvolver soluções inovadoras, a equipe de TI nas empresas propõe melhorias em âmbitos estratégicos, táticos e operacionais. Seu principal objetivo é oferecer um serviço de qualidade, aumentando a segurança e produtividade nas organizações.

Desta forma, a empresa fica mais comunicativa e evita estresse com processos tecnológicos, já que ter um suporte de TI disponível facilita toda a dinâmica do trabalho. Além disso, há uma padronização nos sistemas, o que acaba favorecendo este cenário de transformação digital.

Contratar um técnico em informática ou terceirizar?

Esta é uma dúvida cada vez mais frequente, pois existem vantagens em ambas as contratações. O técnico de informática é uma boa opção por motivos de assegurar de forma efetiva as atividades tecnológicas, mas quando falamos em terceirizar o serviço devemos esclarecer alguns pontos.

Vamos lá, primeiro devemos entender qual a sua necessidade e por quê deseja contratar um profissional de TI. Caso decida não terceirizar o serviço, o técnico, além de ser contratado pela CLT, vai gerar mais custos para a organização, pois o funcionário cumprirá as demandas durante oito horas trabalhadas por dia.

Antes de tomar uma decisão, avalie cuidadosamente os gastos e as suas intenções. Quando falamos em terceirizar o setor de TI, entenda que é possível contratar uma equipe com anos de experiência e gerar um bom desempenho em diversas áreas da empresa.

Sendo assim, caso esteja procurando profissionais de TI para serviços pontuais, o mais indicado é firmar acordo com uma equipe terceirizada. Diferente de contratar um técnico pela CLT, que precisará cumprir horário fixo, bater ponto e cumprir as leis trabalhistas, este profissional poderá trabalhar de home office e responder a todas as demandas solicitadas pela empresa.

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