Consultoria de TI: Conheça as vantagens que esse serviço oferece!

Consultoria de TI

Manter a empresa atualizada diante das novas tecnologias é algo fundamental para qualquer negócio. Isso permite expandir os negócios, ter resultados mais positivos com a equipe de trabalho e até manter a empresa competitiva no mercado. Nesse contexto, a consultoria de TI tem um papel muito importante.

Embora esse tipo de serviço seja bastante associado ao suporte técnico, a consultoria de TI vai muito além disso, sendo uma importante ferramenta para a gestão de TI de uma empresa. É através desse serviço que a empresa consegue se manter atualizada diante das novidades tecnológicas e obtém soluções adequadas para os principais problemas enfrentados no cotidiano.

São muitas as vantagens que essa consultoria pode oferecer para seu negócio. Por isso, toda empresa precisa conhecer o que é e como funciona esse serviço para tirar o máximo de proveito das vantagens oferecidas pela consultoria de TI. Sendo assim, continue lendo este artigo para entender tudo sobre esse serviço.

O que é consultoria de TI?

tipos de consultoria

Consultoria de TI é um serviço realizado por uma empresa especializada que auxilia organizações em diferentes aspectos, como análise das necessidades e compreensão dos problemas relacionados a TI, aconselhamento sobre serviços e melhores soluções e gerenciamento, organização e supervisão de processos como a implementação de sistemas.

Basicamente, é a terceirização dos serviços relacionados à tecnologia da informação, o que inclui orientar sobre reestruturação de governança dentro do setor interno, implementação de softwares adequados para gestão, assessoria para sites, ambientes na nuvem e infraestrutura de rede, segurança de dados armazenados pela empresa, soluções de problemas vivenciados no cotidiano, além de outras soluções dentro da área de TI.

Como funciona esse serviço?

O serviço de consultoria de TI, também chamado de assessoria em TI, é algo bem prático para as empresas, pois é uma equipe externa, ligada a empresa especializada em tecnologia da informação, que cuidará de toda organização e gerenciamento dessa área.

Por isso, tudo que a empresa precisa fazer é procurar por empresas de consultoria de TI confiáveis, como a UPGRADE TI, para contratar esse serviço. Após a contratação, o profissional de TI fará a análise do seu negócio e dará todas as orientações necessárias para solucionar problemas existentes na gestão de TI da sua empresa.

Quais são os tipos de consultoria de TI?

Os serviços de assessoria e consultoria em tecnologia da informação são divididos em três tipos, sendo eles offshore, onshore e nearshore. Cada tipo se diferencia pela localização da empresa ou profissional que presta o serviço de TI, além de outras características como o idioma, fuso horário, entre outras. Veja a seguir quais são as características de cada modalidade:

Consultoria em TI offshore

Nesta modalidade, a empresa opta por contratar profissionais de outros países, principalmente onde há menor desenvolvimento e mão de obra com baixo custo. É por isso que países como a Índia já se tornaram destaque no setor tecnológico voltado para consultoria em empresas, com muitos profissionais especializados na área que trabalham à distância para empresas do mundo todo.

Consultoria em TI onshore

Neste outro modelo, a contratação ocorre no próprio país, sendo que o principal objetivo desta modalidade é facilitar a comunicação. Embora países pouco desenvolvidos ofereçam mão de obra barata, é importante considerar que há uma maior dificuldade em relação a comunicação, proximidade entre cliente e consultor, entre outros problemas relacionados à distância dessa contratação no exterior.

Contudo, uma empresa de TI que atua no mesmo país que a sua empresa pode oferecer uma comunicação muito mais fácil, além de maior proximidade com os problemas de segurança e tecnologia da informação da sua empresa. Isso facilita principalmente as visitas presenciais, que são tão importantes para compreender a gestão de TI com base nas necessidades de cada empresa.

Consultoria em TI nearshore

Esse é o tipo de consultoria em TI que oferece baixo custo, por contar com mão de obra de países menos desenvolvidos, e profissionais que realizam serviços relacionados à TI no mesmo idioma. Mas é importante considerar que mesmo sendo no mesmo idioma, o profissional de TI que atua no exterior não terá disponibilidade para visitar a sua empresa e ver de perto quais são as reais necessidades tecnológicas do seu negócio.

Quais são as vantagens desse serviço?

A terceirização dos processos que envolvem a gestão de TI de uma empresa traz inúmeros benefícios para quem contrata. Veja a seguir quais são as vantagens de contar com essa assessoria na gestão tecnológica da sua empresa:

1. Foco no core business

Independentemente do tipo de negócio ou setor, os profissionais precisam estar focados nas principais funções do negócio para ter um bom desempenho em suas atividades de trabalho.

Isso se chama foco no core business, e é uma das principais preocupações de empresas que querem ter cada vez mais funcionários dedicados, com alto desempenho e com ótimos resultados na empresa, como por exemplo, trabalhar home office de forma segura e eficiente.

Quando os funcionários precisam lidar com atividades que fogem de suas competências, há um desvio de concentração e maior desgaste do colaborador que não consegue realizar seu trabalho como deveria.

É por isso que terceirizar a gestão de TI da sua empresa fará com que seus colaboradores possam manter o foco no core business e entregar resultados cada vez melhores.

2. Especialistas em TI

Contratar o serviço de consultoria em tecnologia de informação é o mesmo que contar com especialistas em TI na sua empresa. Dessa forma, você terá pessoal qualificado para resolver problemas que exigem determinado conhecimento, experiência e habilidades.

3. Novas perspectivas sobre suas operações

Outro benefício de contratar esse serviço é o de obter novas perspectivas sobre suas operações na empresa. Os Técnicos de Informática e consultores terceirizados poderão trazer perspectivas diferentes sobre suas operações, resultando em novas soluções e até metodologias para tornar os processos da sua empresa muito mais eficazes e com baixo custo.

4. Baixo custo

Uma vantagem bastante perceptível na contratação desse serviço é a redução de custos se comparado à contratação de funcionários para montar uma equipe de TI dentro da sua empresa.

Os custos com salários, benefícios e todos os demais direitos trabalhistas podem inviabilizar a contratação de profissionais em TI dentro da sua empresa. Mas com a terceirização, os custos são menores.

Além disso, é importante considerar que para contratar esses funcionários é preciso ter processo seletivo, equipe para fazer entrevistas e todo cuidado que uma contratação CLT exige. No caso da contratação do serviço de uma empresa especializada em TI, a sua empresa paga apenas pelo serviço e não precisa se preocupar com todas essas questões.

5. Mais segurança para a empresa

Os ataques cibernéticos se tornaram cada vez mais comuns e muitas empresas estão procurando como melhorar a segurança da informação da sua empresa e soluções mais seguras para guardar suas informações. Saiba que com a consultoria de TI sua empresa fica muito mais segura, pois os profissionais da área realizam análises da rede periodicamente para identificar vulnerabilidades, desenvolvem soluções de backup em nuvem para recuperar dados, caso ocorra algum vazamento, e até mesmo estabelecem protocolos que tornam todos os dados armazenados na empresa muito mais seguros.

6. Mais produtividade e eficiência

Outra função da consultoria de TI é tornar os processos que envolvem a tecnologia dentro da empresa muito mais eficientes, para que os colaboradores façam seus trabalhos com maior produtividade. É por isso que esse serviço oferece como vantagem a possibilidade de melhorar a produtividade dentro da sua empresa, como por exemplo, melhorar o desempenho do computador.

7. Gerenciamento de TI

Por fim, outra vantagem que merece destaque é a de gerenciamento de TI, que inclui processos e também a equipe designada para atuar nessa área. O gerenciamento de TI é uma das vantagens de ter uma consultoria especializada no assunto. Saiba que a empresa contratada ficará responsável por analisar métricas, gerenciar os processos, fazer o gerenciamento dos servidores, cuidar da equipe de TI, instruir outros funcionários, entre outras tarefas.

Quais são os serviços de consultoria de TI?

Os serviços de consultoria de TI podem variar de acordo com cada empresa prestadora de serviço. Geralmente, as empresas dividem os serviços em três categorias principais, sendo elas: sistemas e equipamentos, segurança e infraestrutura e consultoria completa. Veja um resumo de cada uma dessas modalidades:

Sistemas e equipamentos – é uma consultoria voltada para sistemas e equipamentos, onde os profissionais de TI orientam sobre a compra e implementação dos melhores programas para auxiliar nos processos da empresa. Para chegar a essas soluções, os profissionais precisam planejar, analisar e propor soluções para minimizar erros, agilizar processos e reduzir custos.

Segurança e infraestrutura – é uma consultoria voltada para segurança da informação e toda infraestrutura relacionada a TI, onde os profissionais com know how dão as orientações necessárias quanto à legislação e todas demais possibilidades em melhorar a infraestrutura para trazer mais segurança de dados.

Consultoria completa – é uma consultoria que auxiliará a empresa em tudo que esteja relacionado à TI, incluindo legislação, infraestrutura, segurança de dados, sistemas e equipamentos. É a consultoria mais completa na área de TI.

Veja como melhorar a segurança da informação da sua empresa

Outsourcing é consultoria de TI?

Uma dúvida muito comum sobre o tema é se, outsourcing é consultoria de TI. Na prática, outsourcing é o mesmo que consultoria de TI, pois trata-se do conceito de terceirizar responsabilidades. Dentro da área de TI, essa terceirização também é chamada de serviço de consultoria de TI. Por isso, outsourcing de TI é o mesmo que consultoria de tecnologia da informação.

Independentemente do nome utilizado, agora você já sabe que trata-se do mesmo serviço, que é definido como assessoria dentro do departamento de TI de uma empresa. Sendo assim, outsourcing é caracterizado como atividades de análise, organização e gerenciamento de processos de TI dentro de uma empresa.

Outsourcing

Qual a importância da consultoria de TI para pequenas empresas?

Todas as empresas podem desfrutar das vantagens de contratar a consultoria de TI para terceirizar processos relacionados à tecnologia da informação na empresa. Mas no caso das pequenas empresas, é válido destacar que as vantagens são imensas, principalmente se as atividades da empresa exigem utilização de tecnologias, mesmo esse não sendo o foco principal do trabalho.

Em casos assim, é muito mais válido contar com uma equipe externa para realizar serviços de TI. Isso porque a empresa não precisará contratar profissionais e nem criar um departamento de TI na empresa, o que possibilita reduzir os custos e direcionar todo esse trabalho para as atividades principais da empresa.

São muitas as vantagens que essa assessoria oferece para as pequenas empresas, sendo que a principal delas é a otimização de todo esse departamento.

Vale a pena contratar esse serviço?

Há muitas vantagens em contratar o serviço de consultoria em TI, mas será que vale a pena contratar para a sua empresa? Sabemos que cada negócio possui necessidades diferentes, mas nos mais variados nichos de mercado e ramos de atividade, a tecnologia já se tornou uma ferramenta muito importante e saber lidar com essa ferramenta é parte das práticas que envolvem a tecnologia de informação.

Por isso, sempre vale a pena ter profissionais competentes, preparados e especializados para te ajudar a gerenciar as tecnologias dentro da sua empresa. Mesmo empresas pequenas podem ter inúmeros benefícios ao contratar esse serviço.

Vimos neste artigo que a consultoria de TI é muito mais que um suporte técnico e sim um serviço que oferece orientação, planejamento, direcionamento, análise, instrução e implementação de soluções para problemas vivenciados dentro de cada empresa. É por isso que esse serviço é algo bastante personalizado e único para cada empresa, pois cada uma possui necessidades diferentes.

Conclusão

Embora seja mais conhecida por práticas como a de suporte técnico, a consultoria de TI é um serviço muito importante, pois possibilita manter as empresas atualizadas no mercado, competitivas, mais seguras e preparadas para lidar com as tecnologias mais modernas.

Também é uma importante ferramenta para identificar problemas existentes e solucionar esses problemas com processos mais eficientes, que possibilitem otimizar o tempo e que torne o trabalho dos colaboradores muito mais fácil.

Como resultado, os colaboradores passam a ter maior desempenho dentro da empresa, o que garante uma maior competitividade no mercado e crescimento dos negócios. Por isso, só há benefícios em contratar o serviço de consultoria de TI em sua empresa.

Ficou alguma dúvida sobre consultoria de TI? Se sim, deixe seu comentário. Aproveite para compartilhar o post nas redes sociais.

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