Tudo sobre o servidor de backup – backup server!

servidor-de-backup

Para que todos os dados gerados por uma empresa estejam nos critérios de segurança da informação, é necessária uma estrutura segura de backup. Além de segura, essa estrutura precisa ser sólida, capaz de se manter operante 24×7. Já no plano de negócios, a estrutura tecnológica responsável pelo backup deve ser pensada e atualizada ao longo do caminho. Não importa se o armazenamento será local ou em um servidor de backup – backup server externo, ele deve ser robusto e seguro.

Muitas empresas, mesmo com uma excelente infraestrutura interna para manter o armazenamento no local, estão optando por servidores descentralizados e até migrando a opção de salvamento fora das instalações em sua totalidade. Neste conteúdo vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre o servidor de backup e sua importância. Veja os principais benefícios de optar por um backup descentralizado e como montar um backup server robusto.

Este artigo contém:

O que é um servidor de backup (backup server)?

É muito importante saber o que é um servidor de backup (backup server) já na hora de lançar um plano de negócios. Um servidor de backup é uma forma de armazenamento que mantém alinhado todo o poder do hardware e do software. Essa forma de manter os dados armazenados é segura, possibilitando manter arquivos, sistemas, aplicativos, storage, computadores e outros dispositivos armazenados.

O backup server é uma ótima solução para ampliar os canais de armazenamento e gestão de dispositivos. A automatização oferecida pelo servidor de backup faz uma grande diferença na empresa. Além de um backup server poder ser remoto e facilitar o trabalho híbrido, também há a opção de ser no local (servidor físico). São copiados para este servidor os dados corporativos, de aplicativos e dados gerados em sua totalidade na empresa.

Qual a importância do servidor de backup?

Um servidor de backup é muito importante para armazenar com segurança todas as informações importantes geradas pela organização. Essa é uma base de dados importantíssima que contém os documentos, aplicativos e todo tipo de arquivo de suma importância armazenados. Esses arquivos estarão sempre disponíveis, em segurança e atualizados em um backup server.

Mas, para manter esses dados em segurança e acessíveis para colaboradores autorizados, é fundamental que o armazenamento de dados tenha medidas contra falhas. Para que um sistema de armazenamento desses funcione em perfeitas condições, a equipe de TI da empresa deve manter todos os cuidados com o servidor. Já fora da empresa (servidor virtual), é fundamental que os dados sejam mantidos por uma empresa responsável e especializada no assunto.

Quais são os principais benefícios de montar um servidor de backup?

benefícios servidor-de-backup

O acesso a dados remotos de forma rápida e segura em um servidor de backup é uma das maiores vantagens!

Poder contar com um armazenamento seguro, sofisticado e que atende a demanda de aplicações tecnológicas existentes, são alguns dos maiores motivos para recorrer ao servidor de backup. Já entre as principais vantagens estão:

  • Poder organizar o ambiente onde os arquivos estão contidos de forma centralizada ou descentralizada;
  • Todos os processos de cópias, atualização e recuperação de um dado armazenado são acelerados por meio da automação de um backup server;
  • O gerenciamento de todas as cópias e recuperação de dados permite um maior controle e estratégias específicas;
  • As janelas para backups se tornam mais específicas, evitando déficit de atividade e elevando a produtividade dos profissionais quanto ao salvamento de dados;
  • Aumenta a confiança na integridade dos dados arquivados e na recuperação destas informações em médio e longo prazo;
  • Cumprir as normas de governança corporativa se torna também mais recorrente quando a empresa utiliza um servidor de backup;
  • Devido ao fato de haver um servidor dedicado somente ao backup, os servidores de aplicações elevam seu desempenho e isso reflete de forma positiva na produtividade e nos lucros;
  • Também há uma otimização dos recursos em rede local e uma grande liberação de espaço em disco, além de uma redução dos custos nas operações e em toda a infraestrutura;
  • Há uma maior capacidade de agregar as informações provindas de atividades remotas e centralizá-las no backup server.

Tipos de servidores de backup

Há a possibilidade de configurar o servidor de backup conforme as necessidades da empresa e estratégia de operações. São algumas possibilidades de salvamento de dados que possibilitam um maior desempenho ou menor performance, mas armazenamento completo, por exemplo. Optar pela forma correta de backup é um assunto importante quando se trata de um servidor de backup dedicado, seja ele centralizado ou descentralizado.

Assim, veja a seguir algumas das opções disponíveis para esse tipo de armazenamento:

Completo

O backup completo é uma forma de salvar os dados de um servidor de operações para um local específico. Neste processo de salvamento, todos os dados gerados são salvos sem uma seleção do que deve ou não deve ser salvo. Essa forma de backup exige muito mais poder de armazenamento e as restaurações exigem mais tempo.

Uma grande vantagem de optar pelo backup completo é poder ter acesso a todas as atividades dos negócios gerados, tudo em um só local. Essa é uma estratégia muito utilizada por empresas do mercado financeiro e todos os dados de operações realizadas estão armazenados em segurança, apesar de o volume de dados ser grande. Do contrário, geralmente quem opta pelo armazenamento completo são empresas que geram quantidades mínimas de dados.

Última modificação (incremental)

O backup incremental se concentra em salvar dados alterados após a última modificação. Ou seja, é um sistema de armazenamento que seleciona as últimas modificações com data e hora de todas as modificações, fazendo com que a data e hora da última modificação seja salva. Desta forma, a última modificação de documentos específicos pode ser acessada no futuro.

Todas as modificações (diferencial)

Um backup diferencial pode parecer como um incremental na forma de salvar os arquivos, mas a diferença é que ele salva todas as alterações realizadas nos arquivos. Isso também exige mais poder de armazenamento em relação ao backup incremental, mas oferece mais opção de dados.

Espelhado

Um backup server espelhado permite que a origem de todos os arquivos sejam espelhados. Ou seja, todas as cópias poderão ser espelhadas nos arquivos originais. Neste caso, sempre que um arquivo é deletado na origem, ele também é excluído automaticamente no armazenamento. Esse tipo de armazenamento deve ser utilizado com muito cuidado, pois, um arquivo excluído acidentalmente na origem também será excluído do backup.

Servidor local

O backup em servidor local é feito a partir da origem para o armazenamento físico no local com um pen drive, por exemplo. Conteúdos digitais podem ser armazenados desta forma em segurança quando a centralização dos arquivos é feita em um servidor de backup com infraestrutura suficiente para atender a demanda da empresa.

Servidor externo e backup remoto (backup em nuvem)

backup remoto (backup em nuvem)

Os dados redirecionados de um servidor de backup externo na recuperação são de altíssima qualidade!

Em um servidor externo, os arquivos de origem e o backup não estão no mesmo ambiente físico. Armazenamento em nuvem é uma opção para manter os arquivos gerados por uma empresa em segurança em outro lugar. Uma outra forma de fazer o backup de arquivos externos é por meio de salvamento em dispositivos de armazenamento portáteis, que depois são descarregados em um local com mais segurança fora da empresa.

Há diversas empresas consagradas e que oferecem backup remoto, como o Google Drive no ambiente Google Workspace, a Amazon Web Services, o Azure da Microsoft, além de outras empresas especializadas em suporte tecnológico e armazenamento seguro, como a UPGrade TI.

Tipos de softwares de backup para servidores

Por conta de ameaças recorrentes às empresas, toda a forma de backup possui um nível de segurança elevado. Arquivos de clientes, colaboradores e estratégia de mercado, além de outras informações sigilosas, devem estar contidas em um backup seguro, confiável e robusto quanto a demanda de salvamento de dados da empresa. Mas, além da infraestrutura de armazenamento, o tipo de software que permite as operações de arquivamento, também é um assunto de suma importância.

Veja algumas das melhores opções de softwares de backup disponíveis no mercado divididos em softwares gratuitos para backup server, tradicionais e algumas soluções de backup em nuvem:

Dentre os gratuitos, o WSB (Windows Server Backup) é uma das opções mais exploradas por empresas que utilizam o Windows Server. Também há a opção do Bacula, um backup Open Source renomado no mercado. O Cobian Backup também é um ótimo software gratuito pronto para realizar o ponto de salvamento de arquivos. Outra opção é o Veeam Backup Free Edition, já há alguns anos disponível no mercado.

Para os backups locais (softwares tradicionais) há a opção do Arcserve, um software que se baseia em abordagens antigas de armazenamento. Mais uma opção tradicional é o Veeam, também tradicional e que se baseia em métodos antigos de arquivamento.

Já em relação aos softwares que são utilizados como serviços (armazenamento em nuvem), temos o Acronis e o Azure. Estude em detalhes as opções de backup server e softwares dedicados para que os dados gerados por sua empresa sejam todos salvos com segurança contra acidentes e ciber ataques orquestrados.

Como montar um servidor de backup?

As tecnologias mais modernas e sofisticadas de backup estão aí! Saiba como obtê-las em parceria com a UPGrade TI.

Bom, há especificações técnicas sobre como montar um servidor de backup que podem ser encontradas junto a manuais e especialistas. Na internet você encontra esse material de apoio. O mais recomendado é recorrer a uma empresa especializada em dimensionamento de infraestrutura de armazenamento local ou remoto.

A UPGrade TI é essa empresa e oferece todo o suporte tecnológico que sua empresa necessita para possuir um servidor de backup – backup server de altíssimo desempenho e infraestrutura. Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas e agende uma análise completa mediante as necessidades de seu negócio!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?