Saiba o que é Trabalho Híbrido e sua importância para as empresas

trabalho híbrido

O trabalho híbrido é uma forma flexível e moderna no vínculo de trabalho entre funcionário e empresa. Neste modelo, o colaborador define o horário e o local de onde irá prestar o serviço, tudo com autonomia.

Dessa forma, um profissional pode escolher se deseja trabalhar em home office, se é mais viável optar por trabalhar nas instalações da empresa ou em um escritório flexível, também conhecido como coworking.

Neste ínterim de opções para o funcionário e para a empresa, existem detalhes importantes que você precisa saber antes de optar pelo trabalho híbrido em sua empresa. Em vista disso, vamos nos aprofundar neste assunto e mostrar vantagens e desvantagens do trabalho híbrido para as empresas. Acompanhe!

Este artigo contém:

O que é Trabalho Híbrido?

O trabalho híbrido é uma categoria organizacional moderna, robusta e dinâmica cada vez mais explorada por empresas de diversos setores, inclusive há profissionais envolvidos com o trabalho híbrido na saúde e também em outros setores públicos.

Neste modelo de trabalho, o colaborador pode trabalhar a distância por meio da internet. O local de trabalho pode ser a casa onde o colaborador reside, pode ser um escritório ou em qualquer outro lugar, inclusive nas dependências da empresa.

A regra principal no modelo híbrido de trabalho é que a possibilidade de trabalhar em home office ou na empresa seja acordada para que a produtividade se mantenha. Os resultados devem ser positivos e todos os projetos devem receber o amparo do profissional com total atenção.

É a empresa que decide ou não se vai adotar esse modelo e em quais setores é possível oferecer a possibilidade de trabalhar em home office. Além disso, é muito importante que o colaborador receba o mínimo de treinamento para o trabalho híbrido. Isso é fundamental devido às vantagens e desvantagens que existem neste modelo de trabalho.

Vantagens e desvantagens do trabalho híbrido para as Empresas?

As empresas estão percebendo cada vez mais que há muitas vantagens em apostar no trabalho híbrido. O trabalho híbrido na pandemia deixou ainda mais claro a necessidade de investir cada vez mais no trabalho remoto, uma tendência para essa década.

Neste modelo de trabalho, tanto as empresas quanto os funcionários precisam se adaptar, e existem vantagens e desvantagens do trabalho híbrido que precisam ser esclarecidas. Veja a seguir quais são essas vantagens e desvantagens para as empresas:

Vantagens do trabalho híbrido para Empresas

  • Redução de custo com água, energia elétrica, alimentação, limpeza, transporte, além de outros cortes;
  • Menor rotatividade;
  • Praticidade;
  • Comodidade;
  • Permite convivência profissional sem privação da convivência com a família;
  • Elevação da produtividade do colaborador;
  • Melhora nos processos organizacionais da empresa;
  • Funcionários mais animados e dispostos a colaborar com ideias inovadoras;
  • Otimização da carga horária prevista para a entrega das tarefas agendadas.

Desvantagens do trabalho híbrido para Empresas

  • A empresa necessitará de uma gestão de controle de comunicação interna excepcional, nunca menos que isso;
  • Falta de interação humana, socialização e comunicação direta entre colaboradores e gestores;
  • Ainda é um modelo limitado que está sendo regulamentado para alguns setores;
  • É fundamental que os gestores de cada setor híbrido saibam acompanhar e designar as atividades certas para os colaboradores via remoto;
  • É essencial que a segurança dos dados que vinculam entre a empresa e o colaborador em home office seja reforçada, algo que pode elevar os custos com trabalhadores especialistas em Tecnologia da Informação.

Trabalho remoto x trabalho híbrido

O trabalho realizado por um funcionário via remoto ou nas dependências da empresa tem características diferentes. Do ponto de vista do funcionário, o deslocamento até a empresa e o retorno para a casa, é um dos maiores motivos para se optar por trabalhar em home office ou coworking. Do ponto de vista da empresa, não arcar com o transporte e nem com a acomodação do colaborador nas dependências da empresa é uma ótima vantagem.

Quando mergulhamos em um comparativo entre o trabalho em home office e o modelo híbrido, é notório a necessidade de profissionais qualificados para atuar nos dois modelos. Tanto os colaboradores que vão prestar serviço fora da empresa quanto a equipe responsável por eles devem estar alinhadas com protocolos e com plataformas de comunicação.

Neste caso, o trabalho híbrido vantagens e desvantagens em relação ao funcionário 100% remoto é o contato com as instalações da empresa. Esse contato permite um maior alinhamento das atividades e facilita a vida do gestor. No período em que o colaborador está presente na empresa é mais fácil de transparecer a realidade do gestor, o que precisa melhorar e o que deve ser mantido.

Já uma grande vantagem do trabalho 100% home office em relação ao modelo tradicional e híbrido, é que a captação de trabalhadores e a execução das tarefas podem ser totalmente online. Existem colaboradores CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que participam da folha de pagamento com um contrato de trabalho híbrido. Dessa forma também está em alta os CLTs 100% home office.

Para a empresa, o mais vantajoso é avaliar suas necessidades reais e sempre que possível abrir espaço para o trabalho remoto, híbrido ou 100% online. A crise de saúde mundial desencadeada em 2020 deixou claro que os empresários devem buscar alternativas e soluções com uma cota de trabalhadores via remoto.

E como garantir a segurança das informações no trabalho híbrido?

segurança da informação no trabalho híbrido

A segurança dos dados vinculados entre os terminais em home office, o servidor da empresa ou a nuvem, devem ter uma conexão segura. O gerenciamento de arquivos de suma importância deve ser estruturado em um projeto sólido, que segue normas técnicas e exigência de proteção de dados mediante a Lei Geral de Proteção de Dados.

Segundo a pesquisa Segurança de Trabalho Remoto e Híbrido 2021, que entrevistou 450 especialistas em TI, fica claro a insegurança do trabalho remoto mediante a ataques cibernéticos. Os dados levantados pela pesquisa apontam que o setor de finanças de uma empresa sofre 54% mais ataques no modelo remoto, seguido de 52% de elevação nos setores público e 47% na manufatura.

Dessa forma, para garantir que o alto volume de dados possa fluir de forma segura e sustentável, a qualificação dos colaboradores dentro e fora da empresa é fundamental. Contar com parceiros especialistas no assunto, como a UPGrade TI, é viável para garantir soluções de curto e longo prazo para a segurança dos dados no trabalho híbrido.

A importância da proteção de dados

Diante de um cenário de coleta massiva de dados de pessoas pela internet, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi criada para garantir a seriedade das empresas na coleta, armazenamento e transparência nos processos que envolvem esses dados.

Considerando que empresas que optam pelo modelo home office devem intensificar o grau de proteção por aumento no número de ataques cibernéticos, o empregador deve fazer uma análise individual sobre cada cargo exercido em home office e quais os dados de clientes estão sendo trabalhados por este funcionário.

Desta forma, a empresa consegue mitigar riscos, proteger os dados de seus clientes e se manter condizente com o trabalho híbrido legislação vigente. Mas, a preocupação com a proteção de dados não para por aí, pois todo o acesso ao sistema e dados intrínsecos da empresa deve ser mediante a protocolos de segurança para evitar ataques cibernéticos.

A equipe remota deve ser educada digitalmente para evitar atitudes vulneráveis e abrir brechas para os cibercriminosos atacarem. Segundo um estudo da Kaspersky, houve um crescimento de 23% de ciberataques no Brasil entre janeiro e agosto de 2021. O estudo constatou que houve 1.400 ataques cibernéticos a cada minuto neste período.

A segurança dos dados que vinculam entre os funcionários à distância e os servidores da empresa, deve ser intensificada e seguir protocolos rígidos, como o acesso limitado ao sistema, cuidado com o uso de pen drive ou outro dispositivo de armazenamento sem o devido escaneamento no terminal acessado pelo usuário, não fazer login nos diretórios da empresa de um terminal de terceiros, além de seguir outras orientações lançadas por especialistas do setor.

7 Dicas para que empresas mantenham a segurança no Trabalho Híbrido

O trabalho híbrido exige uma atenção maior nos dados vinculados entre o colaborador à distância e a empresa. Por conta disso, é fundamental seguir algumas regras básicas que podem fazer a diferença e evitar ataques de cibercriminosos, como o phishing e o ransomware:

1 – Gerenciador de senhas

Um gerenciador de senha armazena de forma segura um banco de dados de senhas importantíssimo. Armazenar logins e senhas de suma importância em um local protegido é fundamental. Dessa forma, esse é um passo que deve ser instituído com seriedade aos funcionários, seja em home office ou presencial.

2 – Gestão de acessos – VPN

Uma VPN (Virtual Private Network), permite uma conexão privada entre o terminal em home office e o servidor da empresa. Dessa forma, é possível que o trabalhador consiga acessar a rede da empresa, ainda que o acesso seja de qualquer outro lugar.

Neste caso, o uso da VPN eleva a segurança contra a espionagem online, permite um acesso mais seguro ao sistema da empresa e garante o sigilo da localização do colaborador online em home office.

3 – Solução com foco na prevenção a perda de dados – DLP

Uma solução DLP (Data Loss Prevention) permite que a empresa consiga mitigar a perda de informações com o monitoramento de dados em trânsito, além da restrição do acesso indevido destes dados a todo instante.

4 – Armazenamento em “nuvem”

O armazenamento em nuvem é uma prática segura e permite que os dados sejam armazenados em servidores rigorosamente protegidos. É indicado que o servidor da empresa seja alocado nas dependências de terceiros especialistas no assunto, como no modelo de cloud computing.

Os profissionais envolvidos com os serviços de armazenamento em nuvem são os mais bem treinados do mundo. O Google, a Amazon e a UPGrade TI são empresas que oferecem armazenamento em nuvem com total segurança para sua empresa.

5 – Computador

A segurança do computador de um colaborador home office deve ser redobrada, no que diz respeito à segurança dos dados quanto à segurança do próprio equipamento. O acesso a dispositivos periféricos de armazenamento e o uso do computador para fins pessoais, deve ser cuidadoso.

Além disso, para garantir a segurança dos dados vinculados, o colaborador pode fazer um seguro dos equipamentos utilizados para o trabalho híbrido (quando estiver em home office). Essa também é uma vantagem para o empregador no trabalho híbrido home office, já que os equipamentos de seu colaborador remoto estão aptos e protegidos, pois enfatiza protocolos de proteção de dados e segue protegido contra furtos, roubos e danos.

6 – Antivírus

O uso de um bom antivírus garante proteção contra malwares e outros programas maliciosos. O computador do colaborador em home office e todos os terminais que possuem acesso ao sistema da empresa devem possuir um antivírus ativo.

Esse é o software mais importante na proteção dos dados vinculados entre um terminal à distância e o servidor da empresa. O uso de programas, downloads, dispositivos conectados em portas USB, além de emails, tudo será analisado pelo antivírus instalado no computador do colaborador.

7 – Conscientização e educação de funcionários

Por fim, uma das medidas de segurança indispensáveis no trabalho híbrido é a conscientização e educação dos colaboradores que vão atuar neste modelo. Uma análise de risco elaborada pela gestão de tecnologia da empresa deve ser enfática quanto a educação dos funcionários com acesso remoto ao servidor da empresa.

Uma política de inserção de segurança deve ser instituída na empresa, visando mitigar riscos e educar toda a nova classe de trabalhadores além das instalações da empresa. Prezar por medidas de segurança e cobrar isso do funcionário em home office é fundamental para garantir que o protocolo esteja sendo seguido.

Conclusão

Em vista de tudo que foi visto até aqui, podemos concluir que o trabalho híbrido é algo positivo para a realidade tecnológica atual dentro e fora do Brasil. Além disso, esse modelo de trabalho condiz com as perspectivas de crescimento e expansão dos negócios, mas ainda é limitada a alguns setores.

Para saber mais sobre soluções que vão viabilizar o trabalho híbrido em sua empresa, entre em contato com um especialista da UPGrade TI para saber mais!

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.