Manutenção preventiva, corretiva e preditiva em ambientes de TI

Manutenção preventiva e corretiva

Existem vários tipos de manutenções dentro da TI e cada uma delas ocorre em um momento diferente. É por isso que muitas pessoas procuram por informações sobre o que é manutenção preventiva, corretiva e preditiva e como elas podem ajudar a empresa a ter mais produtividade.

Se essa também é a sua dúvida, acompanhe este artigo até o final para entender cada um desses tipos de manutenções, a importância da manutenção na área de TI e a diferença entre os diferentes métodos de manutenção. Confira!

O que é manutenção preventiva?

Manutenção preventiva é toda ação realizada em intervalos predeterminados com o objetivo de reduzir a probabilidade de problemas de funcionamento. É a manutenção realizada com o objetivo de prevenir a degradação, falha no funcionamento e possíveis erros de algum item ou equipamento.

Com este tipo de manutenção, é possível elevar a durabilidade de um equipamento e ter uma maior previsibilidade de problemas que possam surgir antes que eles aconteçam.

Na área da TI a manutenção preventiva é realizada em diferentes situações, sendo que o objetivo principal é fazer com que todos os equipamentos, hardwares e softwares apresentem um bom funcionamento e tenham uma maior durabilidade.

Qual a importância da manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é uma das mais importantes, pois permite aumentar a durabilidade dos equipamentos, reduz a probabilidade de problemas de funcionamento e melhora o desempenho e ainda pode aumentar a produtividade da equipe reduzindo paradas técnicas.

Algo que deve ser destacado sobre a manutenção preventiva é que essa possibilita reduzir gastos com manutenções. Embora seja realizada periodicamente, os custos são menores do que a maioria das manutenções corretivas, que ocorrem quando um problema é apresentado.

Por exemplo, vamos supor que a manutenção preventiva de um computador seja equivalente a R$ 200,00 por ano. Mas o proprietário decide não realizar a manutenção preventiva e acaba precisando trocar um componente de valor elevado, como o SSD. Uma manutenção como essa pode passar de R$ 1.000,00, caso tenha a necessidade de comprar um novo SSD. Isso sem levar em conta o tempo que o usuário perde aguardando a resolução de um problema que poderia ser evitado.

Já deu para perceber que a manutenção preventiva é mais econômica do que corrigir problemas que possam surgir posteriormente!

Exemplos de manutenção preventiva

Considerando que a manutenção preventiva é toda ação que possibilita prevenir problemas de funcionamento, aumentar a durabilidade e melhorar o desempenho, na área de TI os serviços de informática mais realizados com esses objetivos são:

  • Limpeza de equipamentos e computadores;
  • Verificação do funcionamento da infraestrutura de TI;
  • Limpeza de arquivos desnecessários e temporários;
  • Backup de dados corporativos ou backup em nuvem;
  • Verificação e proteção contra vírus e spywares;
  • Atualização de softwares e sistemas operacionais.

Perceba que a manutenção preventiva na área da Tecnologia da Informação é baseada na análise e verificação dos sistemas, limpeza e proteção de dados, proteção e eliminação de vírus e atualização de softwares e sistemas. Quando realizadas periodicamente, essas ações possibilitam impedir os problemas mais comuns em computadores, redes, segurança da informação, entre outras áreas de TI.

O que é manutenção corretiva?

Manutenção corretiva é toda ação realizada para corrigir problemas de funcionamento ou desempenho. Ela ocorre apenas após o surgimento de um problema relacionado ao funcionamento ou degradação de algum serviço. Por isso, seu objetivo é restaurar o bom funcionamento através da substituição de peças ou utilização de métodos que possibilitam corrigir os erros apresentados.

Não precisamos nem dizer que entre a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, a manutenção corretiva costuma ser mais cara. Além disso, ela possui outras desvantagens, como perda de tempo para corrigir o problema e perda de produtividade.

Qual a importância da manutenção corretiva?

A principal função desse modelo de manutenção é corrigir problemas, por isso, ela é muito importante quando algum problema de funcionamento ou desempenho ocorre. Mesmo com a manutenção preventiva, pode acontecer algum problema inesperado que leve ao mau funcionamento dos equipamentos.

Por exemplo, se um notebook cair no chão, mesmo com a manutenção preventiva ele pode apresentar problemas físicos por causa da queda. Nesse caso a manutenção corretiva entra em ação para corrigir os problemas apresentados.

Mas a grande maioria das manutenções corretivas que acontecem são porque as manutenções preventivas não são realizadas como deveriam, respeitando a periodicidade correta e os métodos mais eficazes.

Exemplos de manutenção corretiva

A manutenção corretiva na área de TI possui as seguintes atividades, sendo as mais procuradas para os diversos tipos de problemas apresentados:

  • Conserto de notebook e computador;
  • Reparo em redes de computadores, cabeamento e internet;
  • Remoção de vírus e malwares;
  • Desinstalação de programas prejudiciais ao computador;
  • Restauração de sistemas após problemas de funcionamento;
  • Formatação de computadores;
  • Conserto de data centers e servidores da empresa;
  • Recuperação de dados perdidos em computadores ou backups.

Esses são alguns exemplos de manutenção corretiva. Ou seja, ações realizadas para corrigir problemas apresentados na área de TI.

O que é manutenção preditiva?

Manutenção preditiva é toda ação que visa coletar dados e acompanhar medições com determinada periodicidade sobre as condições reais de equipamentos e funcionamento dos mesmos. Portanto, sua principal finalidade é ter um acompanhamento de dados que possibilite executar ações preventivas antes que seja necessário implementar ações corretivas.

A manutenção preventiva e corretiva na informática são ações realizadas antes ou depois de problemas de funcionamento. Já a manutenção preditiva ocorre justamente entre esses dois momentos, permitindo um acompanhamento por meio de dados que possibilitam prevenir problemas com maior precisão.

Qual a importância da manutenção preditiva?

Assim como os outros métodos que mencionamos até aqui, a manutenção preditiva é muito importante para garantir o bom funcionamento de equipamentos, rede e maquinários. Na área da TI, esse modelo de manutenção é mais econômico, pois dispensa ações preventivas sem necessidade e evita ações corretivas sempre que possível.

Ou seja, são os dados analisados que dirão o melhor momento para fazer a manutenção com base no dia a dia da empresa, nas tarefas realizadas com determinados equipamentos e em diferentes situações presentes no ambiente de TI.

Esse modelo de manutenção é importante para prevenir falhas e problemas que levam a paralisação das atividades da empresa, assim como possibilita realizar apenas manutenções necessárias para a prevenção, com a periodicidade adequada para cada situação.

Outra vantagem da manutenção preditiva é a implantação de sistemas que possam automatizar ações e alertar sempre que uma falha for detectada.

Um exemplo dessa funcionalidade na UPGrade TI é o nosso monitoramento proativo dos equipamentos. Sempre que um serviço importante do Windows para de funcionar, a nossa ferramenta tenta corrigir e gera um alerta para que nossa equipe avalie se há necessidade de ação ou apenas acompanhamento. Nossos sistemas conseguem também identificar instabilidades no uso dos equipamentos em tempo real.

Um exemplo disso é quando há um aumento repentino do uso da CPU (processador), memória, HD cheio e até se a temperatura do equipamento está acima do recomendado. Dessa forma, identificamos por exemplo a necessidade de uma manutenção preventiva em um determinado equipamento.

Outro exemplo é o monitoramento de links de internet dos nossos clientes. A UPGrade TI monitora de forma proativa os links de internet através de ferramentas que possuem automação e scripts para resolver problemas frequentes.

aumento de temperatura CPU

A imagem abaixo apresenta uma parte da tela do nosso sistema de monitoramento de links, onde esses identificam falhas e as corrigem, porém, algumas não foram capazes de corrigir e sendo necessário a abertura de um ticket de serviço, onde um profissional da nossa equipe fará a verificação mais detalhada.

Esse é apenas um dos exemplos de como a UPGrade TI consegue resolver cerca de 35%-50% dos problemas antes mesmo que o usuário perceba.

Exemplos de manutenção preditiva

Os serviços que consistem em prever possíveis falhas, quebra de equipamentos e mau funcionamento, ocorre através das seguintes atividades:

  • Análise e diagnóstico de computadores;
  • Análise e diagnóstico de redes e bancos de dados;
  • Acompanhamento de dados sobre funcionamento;
  • Previsão com base em dados sobre a troca ou manutenção de equipamentos;
  • Programação de reparo com base nos dados coletados.

Basicamente, a manutenção preditiva será realizada a partir da análise e coleta de dados, podendo assim prever uma possível necessidade de manutenção.

Diferenças entre manutenção preventiva, corretiva e preditiva

Agora que viu o que é manutenção corretiva, preventiva e preditiva, exemplos e a importância de cada uma delas, é fundamental definir a diferença entre esses três modelos de manutenção.

limpeza-de-computador

A principal diferença entre manutenção preventiva, corretiva e preditiva está no momento de realizar a manutenção. Enquanto a manutenção preventiva é feita periodicamente para evitar problemas, a corretiva acontece apenas quando o problema se manifesta. Já a preditiva é a análise da real necessidade da manutenção preventiva, programação da manutenção corretiva e automação das manutenções, sempre que é detectado um possível problema.

Qual melhor custo-benefício para o seu negócio?

Todos os modelos de manutenções que apresentamos neste artigo são importantes em diferentes situações. Mas é fundamental esclarecer que toda ação preventiva traz mais benefícios, do que a manutenção realizada para corrigir um problema.

Já dizia o velho ditado: “é melhor prevenir do que remediar”. Portanto, a manutenção preventiva e a preditiva apresentam um melhor custo-benefício. Veja a seguir alguns prós e contras de cada modalidade.

TIPOSPRÓSCONTRAS
Manutenção preventivaReduz custos com manutenção; Evita problemas graves e garante a produtividade; Aumenta a durabilidade dos equipamentos; Redução de riscos e incidentes.Precisa ser realizada periodicamente; São necessários conhecimentos e processos para garantir o sucesso das manutenções.
Manutenção corretivaPode ser realizada apenas quando há um problema.Aumenta os gastos com manutenção; Reduz a durabilidade dos equipamentos; Causa perda de tempo; Perda de produtividade; Pode levar a problemas mais graves.
Manutenção preditivaPossibilita prever gastos com manutenção; Programa manutenções com base em dados; Reduz intervenções corretivas; Determina as causas dos problemas; Elimina a necessidade de inspeções físicas.Necessário investimentos em ferramentas para análise; Necessário equipe especializada para acompanhamento e análise dos dados; Necessário processos para gestão dos equipamentos.

Qual a importância da manutenção preventiva de TI nas empresas?

Considerando que a manutenção preventiva é a modalidade com melhor custo-benefício para qualquer empresa, trouxemos algumas razões que tornam tão importante realizar a manutenção preventiva de TI na sua empresa. Confira:

1. Mantém a produtividade dos colaboradores

Quando um equipamento apresenta defeito não é apenas o orçamento da empresa que é comprometido por causa dos custos com manutenção, mas também a produtividade dos colaboradores. Afinal de contas, todo o funcionamento da empresa pode ser paralisado se houver problemas de rede, cabeamento ou computadores, por exemplo.

Com a manutenção preventiva é possível evitar a perda de produtividade, já que as manutenções corretivas ocorrerão raramente.

2. Redução dos custos com manutenção

O primeiro efeito da manutenção preventiva é a redução dos custos com manutenções corretivas, que são quase sempre mais caras. Ao realizar a manutenção antes que os equipamentos apresentem problemas, os custos se tornam muito menores.

3. Diminuição de perdas consideráveis

Outro ponto importante sobre a prevenção de problemas é que ela possibilita diminuir perdas consideráveis. Isso porque um equipamento que apresenta defeito pode simplesmente perder dados importantes antes do backup ser realizado.

Com a realização de manutenções preventivas os riscos de perder dados importantes reduzem drasticamente.

4. Aumenta o desempenho

Por fim, essa é outra razão importante que todo empreendedor precisa considerar. A manutenção preventiva não apenas previne problemas, como também melhora o desempenho da equipe e dos equipamentos. Com esse tipo de manutenção é possível melhorar o desempenho dos equipamentos, tornando o trabalho do dia a dia muito mais fácil e ágil.

Como adotar a manutenção preventiva e preditiva no ambiente de TI?

O mais importante nesse tipo de manutenção é que seja realizado um planejamento sobre a periodicidade ideal para cada ação preventiva. Nesse caso, é fundamental ter como base alguns dados que possibilitem prever ações periódicas para evitar problemas de funcionamento e prolongar a vida útil dos equipamentos.

Dentre as atividades que você pode implementar agora mesmo na sua empresa estão:

  • Atualizar softwares regularmente;
  • Estabelecer um calendário para limpeza de equipamentos;
  • Instalar software de inventário em tempo real e monitoramento de rede;
  • Verificar condições como umidade e temperatura do ambiente e dos equipamentos;
  • Utilizar antivírus para evitar a infecção por vírus e malwares.

Essas são ações simples que qualquer pessoa pode fazer para prevenir alguns problemas de TI. Contudo, recomendamos que você contrate o serviço terceirizado de uma empresa de TI para realizar a manutenção preventiva e preditiva.

Só uma empresa especializada em suporte técnico de TI como a UPGrade TI pode realizar uma consultoria completa com análise, diagnóstico e previsão de correções necessárias.

Portanto, se você quer contar com todos os benefícios que a manutenção preventiva e preditiva oferecem para a empresa, é necessário contratar uma equipe especializada, com profissionais de TI capacitados e preparados para te ajudar com as melhores soluções em manutenção.

Checklist de manutenção preventiva em computadores/PC

Separamos um checklist básico para que você possa fazer de forma fácil e segura essa manutenção nos seus computadores.

  • Limpeza física;
  • Limpeza de arquivos temporários;
  • Melhorar a ventilação e resfriamento;
  • Verificação e remoção de vírus;
  • Manutenção no Windows;
  • Manutenção no HD;
  • Atualização de drivers de dispositivos;
  • Atualização de softwares;
  • Realização de backup periódicos.

Limpeza e organização física do computador, notebook e ambiente de trabalho

Começaremos nossa lista falando da limpeza e organização do ambiente e equipamentos, pois é um item fundamental para reduzir a quantidade de problemas técnicos em TI.

O equipamento está limpo e com toda a fiação organizada ele funcionará muito melhor e evitará problemas como aquecimento e mau contato, então mantenha sempre seus equipamentos e ambiente de trabalho limpo e organizado.

Para realizar a limpeza do computador e notebook você pode utilizar um pincel seco e um aspirador de pó e com muito cuidado ir passando o pincel nos componentes para soltar a poeira e ir puxando com o aspirador de pó.

Essa limpeza e organização é base para o sucesso na redução de problemas. A UPGrade TI realiza esse tipo de manutenção com periodicidade em seus clientes para garantir a redução de problemas técnicos e aumentar a vida útil dos equipamentos.

Abaixo separamos um vídeo para que você veja como é realizado esse tipo de manutenção aqui na UPGrade TI.

Limpeza de arquivos temporários

A limpeza lógica também é muito importante para redução dos incidentes, como por exemplo softwares que param de funcionar devido ao acúmulo de arquivos temporários ou até cache de navegadores.

Essa manutenção pode ser realizada de forma simples utilizando o programa Ccleaner portable. Essa versão do software pode ser baixada e utilizada gratuitamente sem a necessidade de instalar qualquer tipo de programa no computador, bastando apenas executar o software.

Após realizar o download no site da Ccleaner, basta executá-lo e fechar todos os navegadores e programas abertos no computador para evitar alertas por parte da ferramenta.

Basta ir em Custom clean e depois escolher a opção analyze (não é necessário mudar a configuração padrão do programa).

analyze

Após a análise o programa apontará quantos arquivos temporários a máquina possui e o espaço que será liberado com a exclusão desses arquivos.

tela-clean-free

Lembre-se que na configuração padrão o Ccleaner apagará informações como histórico do navegador e arquivos da lixeira, por isso se tiver alguma coisa que precise salvar, faça antes de utilizar a ferramenta.

Melhorar a ventilação e resfriamento do computador

Todo equipamento eletrônico trabalha melhor se estiver na temperatura especificada pelo fabricante. Os computadores e notebooks são prova disso, basta ter um computador com aquecimento e verá que ele ficará mais lento, travando e ainda terá sua vida útil reduzida.

Para melhorar o resfriamento do computador e notebook é necessário fazer periodicamente limpezas físicas no equipamento, como já falamos e ainda identificar o motivo do aquecimento.

Muitas das vezes esse equipamento está aquecendo, por alguns motivos. Assim apresentamos a seguis uma lista dos mais frequentes:

  • Hardware com defeito;
  • Vírus;
  • Software com falha;
  • Problemas em drivers;
  • Equipamento mal dimensionado para o usuário (não atende ao que o usuário precisa).

Verificação e remoção de vírus

Os vírus estão cada vez mais perigosos, como por exemplo, o vírus ransomware que faz um “sequestro de dados” criptografando os arquivos da máquina e só liberando através de pagamento ao hacker.

Para evitar esse e outros tipos de incidentes de segurança da informação tenha um antivírus de qualidade e sempre atualizado. Os antivírus recomendados pela Upgrade TI são:

  • Kaspersky Total Security;
  • Bitdefender Total Security;
  • Norton 360;
  • Avira Internet Security;
  • Panda Dome;
  • McAfee Total Protection;
  •  

Manutenção no Windows

O sistema operacional é responsável por integrar os softwares e hardwares para que você usuário possa fazer seu trabalho no dia a dia. Por isso é muito importante cuidar para que ele esteja funcionando da melhor forma possível.

Muitos problemas com Windows estão relacionados com a pirataria, pois os ativadores (cracks) utilizados para modificar o sistema operacional acabam realizando mudanças nos registros e serviços do sistema fazendo que ele saia da sua normalidade.

Para esse artigo falaremos de manutenções pensando que você já conta com um sistema operacional ativado de forma legal e legitima.

A primeira manutenção que você fizer no sistema operacional é avaliar se ele está atualizado e com todas as correções do Windows e softwares.

Periodicamente a Microsoft lança atualização do Windows, drivers e Softwares de parceiros que além de corrigir problemas também traz atualizações de segurança que ajudam a evitar incidentes de segurança da informação.

Após realizar todas as atualizações do Windows você pode verificar se há erros no sistema operacional utilizando comandos que farão uma análise no sistema buscando erros e possivelmente corrigi-los.

O primeiro comando é o sfc /scannow. Esse comando fará uma verificação no sistema e buscará por falhas, caso encontre, fará as correções automaticamente.

prompt de comando

Para utilizar esse comando, basta abrir o prompt de comando do Windows como administrador (clicando com o botão direito do mouse e abrir como administrador) e digitar o comando e apertar ENTER.

tela prompt-de-comando-do-Windows-administrador

Outro comando que fará uma verificação da imagem do Windows e buscará problemas e os corrigirá é o comando DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth. O comando fará uma verificação completa da imagem do Windows e fará as correções necessárias para que esse volte a funcionar 100%.

DISM-Online-Cleanup-Image-RestoreHealth

Outro comando que já salvou muita gente é o checkdisk. Esse comando tem o parâmetro chkdsk /r e também utiliza o prompt de comando como administrador. Esse comando fará uma avaliação da integridade do sistema de arquivos do HD, SSD ou HD externo e fará as correções necessárias para que volte a funcionar da melhor forma possível.

Muitas vezes o equipamento está apresentando certa lentidão e esse comando pode ajudar bastante.

prompt de comando lentidao PC

É extremamente importante que após iniciar os comandos indicados aqui nesse artigo você o faça em um momento em que não seja necessária a utilização do equipamento, pois após iniciado não é recomendado que continue utilizando o sistema enquanto o comando estiver em execução.

Atualização de drivers de dispositivos

Os drivers atualizados são muito importantes para o correto funcionamento dos computadores. Por isso, é fundamental você atualizá-los com certa frequência.

Nesse sentido, busque sempre ficar atento no site do fabricante e nas atualizações opcionais do Windows update, pois muitas vezes os fabricantes disponibilizam os drivers através da própria atualização do sistema operacional.

windows update

Atualização de softwares

Não podemos esquecer que existem uma infinidade de softwares e sistemas que por sua vez são utilizados com uma grande variedade de hardwares diferentes. Assim, os fabricantes acabam trazendo atualizações que otimizam os seus softwares, além de trazer novas funcionalidade e corrigir bugs como falhas de segurança.

Para realizar esse tipo de atualização basta entrar no site do fabricante do software e verificar se há atualização disponível para download ou verificar se o programa possui um botão de atualização automática que acaba por facilitar todo esse processo.

Realização de backup periódicos

Tenho certeza de que uma das coisas mais importantes no seu computador ou servidor são seus dados, certo?

Agora imagine que não terá mais acesso aos seus dados, seja por um vírus que sequestrou os dados do seu computador ou até mesmo por um defeito no seu HD e agora eles não estão mais acessíveis.

Essa cena é e já foi o terror de muitas empresas, por isso ter um serviço de backup é fundamental para que não tenha surpresas no momento que mais precisar.

Caso queira saber mais sobre backup em nuvem, temos um artigo completo sobre o tema.

Manutenção preventiva e corretiva: qual a melhor para o seu negócio?

Depois de tudo que explicamos até aqui, é provável que você já tenha em mente que a manutenção preventiva é a melhor opção para o seu negócio. Claro que imprevistos podem acontecer e, mesmo com a manutenção preventiva, sua empresa pode ainda precisar de consertos não programados.

Mas a verdade é que a manutenção preventiva traz inúmeros benefícios, que vão desde a redução de custos até o prolongamento da vida útil dos equipamentos. Sabemos que não há nada mais importante para a rotina de trabalho do que ter equipamentos funcionais, com alto desempenho e que auxiliam em tarefas diárias. Portanto, a manutenção preventiva é a opção mais interessante para quem deseja garantir a produtividade e evitar problemas em seus equipamentos de TI.

Aqui na UPGrade TI realizamos vários serviços de TI para empresas, inclusive manutenções preventivas, preditivas e corretivas. Contamos com suporte técnico de TI especializado, que possibilita corrigir e evitar problemas comuns de informática na empresa.

Caso você queira uma empresa parceira para te ajudar a aumentar a durabilidade dos equipamentos da sua empresa, evitar problemas de informática, garantir a produtividade dos colaboradores e reduzir gastos com manutenção, entre em contato. Nós podemos te ajudar.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?