Conserto de notebook: Saiba e entenda sobre esse tipo manutenção!

Conserto de notebook

O conserto de notebook é um serviço realizado por profissionais capacitados que consiste em identificar os problemas e solucioná-los para que o equipamento tenha uma boa usabilidade novamente.

Esse serviço tem crescido muito em todo o país, principalmente agora que mais pessoas trabalham em home office e o teletrabalho se tornou algo comum entre as empresas.

De acordo com uma pesquisa do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – 7,3 milhões de pessoas trabalhavam em home office em novembro de 2020. Essa prática foi adotada por 46% das empresas brasileiras ao longo da pandemia, segundo os dados da FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em conjunto a alta demanda de pessoas que trabalham utilizando notebook é importante destacar que os equipamentos disponíveis no mercado atualmente são mais frágeis do que em outrora, portanto, precisam de assistência técnica de TI em dado momento.

Sendo assim, se você trabalha em home office ou é dono de uma empresa onde os colaboradores utilizam notebooks, é sempre importante saber mais informações de como funciona o suporte técnico para esses equipamentos, como contratar uma empresa confiável e outras informações sobre esse serviço. Confira a seguir todas essas informações!

Como funciona o conserto de notebook?

Esse serviço deve ser realizado apenas por empresas especializadas, pois exige um conhecimento específico sobre hardware e software de notebooks. Geralmente, quando um equipamento deste apresenta defeitos, o proprietário pode entrar em contato com a assistência técnica e solicitar o conserto através da garantia.

Mas quando a garantia expira, o proprietário tem a opção de consertar o notebook com a assistência técnica, porém, pagando pelo conserto, ou levar em uma empresa especializada em TI.

Em ambos os casos, a empresa irá analisar o que pode estar causando o problema relatado pelo proprietário para realizar o conserto ou passar o orçamento ao cliente. A análise é uma etapa importante, pois só assim é possível descobrir o verdadeiro problema do equipamento, que pode ser desde um problema físico (hardware) até um problema com o sistema operacional ou algum outro programa de computador (software).

Quais são os principais problemas que acometem os notebooks?

O notebook se diferencia de um desktop por utilizar uma bateria e por ter uma estrutura muito mais compacta o que acaba sendo mais frágil. Logo, os principais problemas estão relacionados a defeito de hardware como a bateria, placa mãe, memória e HD.

No entanto, trouxemos uma lista com os principais problemas que podem comprometer o funcionamento ou desempenho do notebook e que são as principais reclamações em assistências técnicas.

1. Problemas na placa-mãe

Esse é um dos principais problemas observados em notebooks. A placa-mãe é basicamente o coração do notebook. Por isso qualquer falha, mesmo que mínima, pode comprometer o desempenho e o funcionamento do equipamento.

Existem vários fatores que podem levar a problemas na placa-mãe, mas o principal deles é a variação de energia, sendo essa uma grande vilã para a placa-mãe. Na maioria dos casos a placa-mãe fica com os componentes internos queimados, o que impossibilita a utilização do notebook.

Outro fator que causa problema na placa mãe é a falta de manutenção preventiva no equipamento, tais como a limpeza interna. Essa limpeza quando não realizada faz com que haja acúmulo de sujeira dentro do notebook o que pode causar falhas e aquecimento do hardware levando a danos graves no equipamento.

2. Problemas na bateria

Outra reclamação comum no conserto de notebooks são os problemas na bateria. Isso porque as baterias podem ficar “viciadas” com o passar do tempo. Além disso, elas podem apresentar outros defeitos que precisam de reparo. Há casos em que a bateria queima, outros em que ela para de carregar, entre outras situações.

Outro grande problema na bateria dos notebooks é quando ela estraga e começa a entrar em curto, fazendo com que o computador pare de funcionar ou até mesmo funcione com algum problema.

O recomendado é trocar a bateria do computador, a partir do momento que ela não segura mais a carga ou retirá-la para que não ocorram problemas, como curto de bateria.

Muitos usuários, quando a bateria para de funcionar compram baterias de baixa qualidade na internet. Essas baterias apesar de funcionarem nos equipamentos não são de qualidade e podem estragar o notebook com o passar do tempo, como por exemplo, entregando uma tensão mais baixa ou mais alta do que o recomendado pelo fabricante.

3. Sistema operacional desatualizado

Os sistemas operacionais disponíveis se inovam a todo momento e há uma razão para isso: empresas como a Microsoft, Apple, Google e outras, estão sempre em busca de soluções para os principais problemas de seus sistemas anteriores, além de proteções contra ataques cibernéticos.

Portanto, ficar com o sistema operacional desatualizado é um grande erro que deixa o equipamento desprotegido. Isso pode levar a problemas na segurança da informação da sua empresa.

A atualização de sistema é um tipo de conserto preventivo, que na verdade, evita problemas futuros como vírus. Além disso, possibilita melhorar a performance de acordo com as atualizações lançadas pelas empresas.

As atualizações do sistema operacional, principalmente o Windows 10 já trazem atualizações do hardware e alguns outros softwares do computador de forma automática e com isso corrigindo falhas de segurança, assim como, melhorando a performance e funcionamento do equipamento.

4. Sistema lento e com péssimo desempenho

A lentidão e o péssimo desempenho também são queixas comuns na assistência técnica de notebooks. Esses problemas podem ser causados pela quantidade de arquivos armazenados no HD do equipamento.

Além disso, o próprio HD é uma tecnologia ultrapassada que pode trazer lentidão para o sistema com o passar do tempo de utilização do notebook. Por isso, hoje em dia a solução mais adotada é a troca do HD por SSD (Unidade de Estado Sólido, em português), para aumentar o desempenho do equipamento e tornar a usabilidade muito mais rápida.

Também é válido destacar que o SSD é uma peça com durabilidade muito maior, se comparada ao HD e com isso acaba trazendo uma maior longevidade ao equipamento.

5. Tela quebrada

A fragilidade da estrutura do notebook pode levar a problemas na carcaça, como é o caso da tela quebrada. Notebooks com tela quebrada são tão comuns quanto smartphones que precisam trocar a tela pelo mesmo motivo.

A tela pode quebrar se o equipamento cair no chão, se for transportado sem a devida proteção e até mesmo com o tempo de uso, caso o notebook seja muito frágil.

6. Superaquecimento

Por fim, o superaquecimento é outro problema muito comum em empresas de manutenção de notebook. Esse problema pode acontecer por diversos motivos, mas o principal deles é a obstrução da ventilação, que é causada por resíduos no cooler. Como a ventilação está comprometida, o equipamento tende a esquentar.

O superaquecimento causa diversos problemas no notebook, como a diminuição do desempenho do equipamento. Em alguns casos, o notebook pode desligar sozinho devido à alta temperatura.

Além do conserto, para casos em que o cooler já está obstruído, é possível realizar limpezas preventivas todos os anos para evitar esse problema.

Quando o conserto de notebook é necessário?

Existem dois tipos de manutenção, a preventiva e a corretiva. O mais comum é que o proprietário do notebook ou empresa procure por suporte técnico apenas quando o equipamento apresenta problemas, sendo necessário a manutenção corretiva.

No entanto, a manutenção preventiva é tão ou até mais importante do que a corretiva, pois permite prevenir os principais problemas que aparecem nesse equipamento. Sendo assim, o ideal é realizar manutenções periodicamente para garantir o bom funcionamento do equipamento.

Dentro de empresas, a melhor opção é contratar uma empresa especializada em TI, como é o caso da UPGrade TI. Dessa forma, a empresa passa a ter um controle maior do funcionamento de seus equipamentos, garantindo a prevenção de problemas e a rápida solução de defeitos.

No caso dos trabalhadores em home office, o ideal é levar o equipamento para uma empresa de assistência técnica periodicamente para realizar a limpeza do cooler, atualizar o sistema e fazer uma verificação profunda de vírus.

Os casos acima são sobre a manutenção preventiva. Mas é importante lembrar que ao sinal de qualquer problema relacionado ao desempenho ou funcionalidade do equipamento, é fundamental realizar a manutenção corretiva para que outros problemas não surjam em decorrência.

Quanto custa o conserto de um notebook?

O custo do conserto de um notebook varia muito, pois cada problema, marca, peça e sistema operacional, possui suas características. Logo, o custo não pode ser tabelado, pois cada situação é única.

É por isso que o notebook passa por uma avaliação. Nesta avaliação, o técnico de informática irá identificar o problema, a necessidade de trocar peças, as possíveis soluções e orçar o custo do conserto, considerando também seu tempo para consertar o equipamento.

Quando há a necessidade de trocar peças, o custo costuma ser maior porque nem sempre é fácil encontrar a peça original e os preços dessas peças podem subir inesperadamente. Além disso, equipamentos de marcas como a Apple, por exemplo, podem ter uma manutenção mais cara se comparado a notebooks de outras marcas.

Quanto tempo demora o conserto de um notebook?

O tempo do conserto também varia de acordo com o problema do equipamento. O conserto pode ser feito em um dia, se for uma atualização de sistema ou formatação, ou até vários dias, no caso da troca da placa-mãe, por exemplo. Mas tudo isso é informado pelo profissional de TI, que dará todas as informações necessárias sobre o conserto do equipamento, incluindo o custo e o tempo do conserto.

No caso de empresas de TI, contratadas para prestar Consultoria de TI e gerenciamento de todo esse setor, a manutenção costuma ser muito mais rápida, pois os profissionais dessas empresas já estão preparados para lidar com os problemas mais comuns de notebooks em ambiente corporativo. Portanto, a manutenção é feita com agilidade para que a empresa possa realizar suas atividades normalmente.

Como funciona a garantia de um notebook?

O preço dos notebooks disparou desde que o isolamento social foi decretado no país. Isso ocorre por diversos motivos, sendo alguns deles a maior procura por esse equipamento para o trabalho em home office, diminuição das importações e diminuição da fabricação durante a pandemia.

Além da elevação causada pela pandemia, sabemos que notebooks são equipamentos caros e que são investimentos necessários em diversas situações. Por isso, a garantia de funcionamento do equipamento é algo exigido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e oferecido pelos fabricantes.

No mínimo, a garantia de um notebook deve ser de 90 dias, de acordo com a Garantia Legal presente no inciso II do artigo 26 do CDC. Contudo, o mais comum é que os fabricantes ofereçam até 12 meses de garantia.

A garantia ainda pode ser estendida no momento da compra do equipamento em diversas lojas, podendo ser de 2, 3, 4 anos ou mais.

Em todo caso, a garantia é um período em que o equipamento possui respaldo legal para que seja reparado, sem nenhum custo ao proprietário, pela empresa que fornece a garantia. No caso da garantia de 12 meses do fabricante, se o equipamento apresentar defeito nesse período, geralmente a empresa realiza o conserto.

Já no caso de garantia estendida, a empresa que oferece esse serviço costuma oferecer algumas opções para o proprietário, como o conserto, troca do equipamento por outro modelo novo ou até mesmo o dinheiro de volta.

Mas quando o notebook apresenta problemas após a expiração da garantia, é o proprietário que arca com as despesas do conserto. Nesse caso, há a opção de consertar o notebook na assistência técnica da marca ou realizar o reparo com uma empresa de TI.

Onde consertar notebook no Rio de Janeiro?

Quem procura por conserto de notebook RJ ou conserto de notebook no Rio de Janeiro, pode realizar essa manutenção na UPGrade TI. Além do conserto de notebook e computadores, nós realizamos vários serviços de consultoria, gerenciamento e segurança na área de tecnologia da informação.

Somos uma empresa especializada em TI, o que inclui o gerenciamento e o monitoramento de vários serviços de TI. Fazemos manutenções preventivas, corretivas e proativas, para garantir que sua empresa tenha todo o desempenho necessário e segurança para realizar atividades do dia a dia.

Entre os principais serviços que realizamos para empresas estão o suporte técnico em informática, wireless corporativo, cabeamento de rede estruturada, gerenciamento de servidores, backup em nuvem e segurança da informação.

Conclusão

O conserto de notebooks é um serviço muito procurado e necessário, tanto para problemas que precisam de correção quanto para manutenção preventiva. Mesmo com zelo e cuidado, esses equipamentos podem apresentar diversos defeitos que são comuns devido às suas características, como a fragilidade da estrutura e até dos componentes.

Além disso, a garantia dada pelos fabricantes quase sempre não é suficiente para auxiliar nos problemas que costumam surgir após alguns anos de uso do equipamento. Sem mencionar a importância das manutenções preventivas para evitar problemas nesses equipamentos que são grandes investimentos para uma empresa.

Por isso, a nossa orientação é que ao identificar problemas em notebooks na sua empresa ou de profissionais que trabalham em home office, o conserto seja feito rapidamente por uma empresa especializada e confiável.

É importante destacar que não é qualquer empresa que realiza esse tipo de manutenção e que empresas não confiáveis podem trazer ainda mais prejuízos ao equipamento. Portanto, escolha quem realmente entende de suporte técnico de informática para empresas, escolha a UPGrade TI para solucionar problemas de notebooks, desktops e outros equipamentos de TI em sua empresa.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?