Entenda a importância do BYOD para sua empresa!

importância do BYOD

Todo gestor ou coordenador em TI sabe dos altos custos gerados com licenças e equipamentos específicos utilizados no setor. Além disso, também há toda a rede de computadores dentro da empresa para cuidar. Assim, com o intuito de fazer esses custos reduzirem consideravelmente, foi desenvolvido o modelo BYOD, responsável por incentivar os especialistas em TI e de outros setores a utilizarem seus próprios equipamentos.

Se você ficou interessado em saber mais como esse modelo de negócios envolvendo a participação direta dos colaboradores pode agregar a sua empresa, veja este conteúdo completo sobre BYOD até o final. Saiba o que é BYOD, quais são as vantagens e desvantagens de se recorrer a esse modelo de gestão, os riscos e como criar uma política de segurança para dispositivos externos. Veja também os principais desafios e como implementar o BYOD em sua empresa!

Este artigo contém:

O que é BYOD?

O termo BYOD é derivado de uma sigla que corresponde a “Bring Your Own Device“, ou seja, “traga seu próprio dispositivo“. Trata-se de um conceito de infraestrutura inovador, que vem sendo explorado em TI. O colaborador de uma empresa, que trabalha formalizado e registrado, é incentivado a trazer o seu próprio equipamento para a empresa. Um dos pontos importantes desta forma de gestão de equipamentos na TI é que nenhum funcionário é obrigado ou pressionado a trazer seu equipamento.

No entanto, trata-se de um conceito que vem sendo bem aceito por todos, principalmente pelo fato de que muitos profissionais possuem equipamentos modernos, de ponta e isso pode agregar as atividades dentro da empresa e facilitar a vida do profissional. Então, de certa forma, o profissional em TI se sente mais à vontade ao utilizar seu equipamento pessoal para acessar os arquivos e todas as informações da empresa no cotidiano.

Veja também – O que é Maturidade Digital e qual sua importância?

Vantagens e Desvantagens

vantagens e desvantagens em optar por BYOD

Conheça as vantagens e desvantagens em optar por BYOD!

A principal avaliação quanto às vantagens e desvantagens de se recorrer ao BYOD em uma empresa deve partir do ponto de vista do custo/benefício. Uma vez que não há custos com a manutenção dos equipamentos e nem com conexão de internet fora da empresa, há uma redução considerável de gastos, sendo essa sem dúvidas a maior vantagem de se recorrer ao modelo BYOD.

Além disso, outra vantagem é a elevação do índice de aceitação dos colaboradores com esse modelo, pois acabam se sentindo mais confortáveis em exercer as atividades com seus próprios dispositivos pessoais em mãos. Trata-se de dispositivos atualizados, mais modernos e com mais upgrades realizados periodicamente. Então, a elevação do patamar tecnológico nas máquinas utilizadas na empresa eleva, uma vantagem que não pode deixar de ser mencionada.

Mas, nem tudo são flores e há desvantagens importantes sobre o modelo BYOD que devem ser mencionadas. Uma dessas desvantagens é manter o controle sobre esse modelo de gestão, que exige muito do gestor e coordenadores do setor. Se não houver uma política de segurança digital clara e preparada para esse modelo de gestão, a segurança de todo o departamento e da empresa na totalidade será colocada em risco.

Torna-se necessário utilizar backup em nuvem, utilizar VPNs e também as máquinas virtuais para que o departamento de TI consiga elevar o patamar de segurança digital na empresa. O BYOD é uma estratégia com muito mais vantagens do que desvantagens. No entanto, precisa de planejamento para ser implementada.

Quais as principais razões para a empresa adotar BYOD?

razões para a empresa adotar BYOD

Veja como a flexibilidade pode ser uma razão importante para adotar o BYOD em sua empresa!

Sem dúvidas, há muitas razões para uma empresa explorar o BYOD e a principal é permitir que a equipe consiga organizar-se com seus equipamentos personalizados. Isso permite uma maior participação do profissional e gera um efeito de satisfação elevado. Além disso, há um aumento na produção do setor, uma vez que o profissional pode cuidar de tarefas fora do expediente.

O aspecto de familiaridade é um dos maiores responsáveis pelo aumento da produtividade quando se fala em BYOD. Como já dissemos, a economia de custos também é um dos grandes motivos para o empresário implementar esse modelo de gestão na TI de sua empresa. A flexibilidade em oferecer a chance do profissional trabalhar de forma remota também é uma boa razão para se recorrer ao BYOD.

Quais os riscos de segurança do BYOD?

Há muitos riscos de segurança para o setor e para a empresa em sua totalidade se o BYOD não for implementado corretamente. Um dos principais riscos é a vulnerabilidade de segurança digital que pode ocorrer por conta do uso de máquinas pessoais no setor. Mas, assim como os riscos do trabalho home office, o BYOD também é um conceito que já vem sendo explorado e permite uma política de segurança aceitável.

Então, para suprir o risco da vulnerabilidade, basta implementar uma política de segurança voltada para esse novo modelo. Uma forma de implementar o BYOD com segurança é recorrer ao suporte em nuvem, oferecido amplamente por diversas empresas especializadas. Além de elevar a segurança e reduzir riscos para todos, há mais economia para o empresário, que deixa de investir em servidores e mais equipamentos dentro das instalações da empresa.

Como criar uma política de segurança para dispositivos externos?

política de segurança para dispositivos externos

Veja como elaborar uma política de segurança para dispositivos externos!

Não podemos negar que o BYOD é um modelo de implementação moderno, vantajoso e agradável. Mas, é fundamental que a política de gerenciamento seja bem implementada. Os dispositivos externos que serão agregados a carga de trabalho da empresa devem se adequar com os parâmetros de segurança estabelecidos em uma política de gerenciamento séria.

Assim como os equipamentos externos, os colaboradores também devem seguir os pontos estabelecidos neste código de segurança. Desta forma, veja a seguir como estabelecer uma política de segurança de dispositivos externos que vai permitir a segurança da informação na empresa:

Deveres e limitações

Por mais que seja flexível e vantajoso para o empresário recorrer ao uso de equipamentos pessoais de seus funcionários, é necessário estabelecer quais são os deveres e limitações de cada um quando as atividades da empresa forem executadas.

É fundamental que a TI realize monitoramento sobre a rede e o tráfego gerado por colaboradores dentro e fora da empresa. Se necessário, é preciso restringir o acesso do usuário a determinados sites e atividades que estejam ocorrendo simultaneamente as tarefas realizadas.

Treinamento

É fundamental investir em treinamento e fazer com que os funcionários sejam instruídos quanto à forma de trabalho no modelo BYOD. As boas práticas de segurança devem ser difundidas e estar bem arraigadas na mentalidade da equipe que estará envolvida com esse modelo de trabalho.

Consumo de dados

Devido ao fato de uma elevação do número de dispositivos acessando a rede da empresa, é essencial dimensionar a largura da banda para que todos tenham acesso de qualidade à rede.

Manutenção de equipamentos

Na teoria, o BYOD não se responsabiliza pela manutenção dos dispositivos dos colaboradores. No entanto, a empresa acaba fornecendo assistência técnica aos equipamentos que precisam se adequar aos padrões de segurança.

Cloud Computing

O conceito de computação em nuvem é essencial para que a política de segurança de equipamentos externos seja palpável. Com a computação e armazenamento em nuvem, a organização eleva o patamar de segurança, de produção e do acesso às informações dos colaboradores dentro e fora da empresa.

Quais os principais desafios do BYOD?

principais desafios do BYOD

Esteja ciente sobre os principais desafios do BYOD em sua empresa!

Um dos maiores desafios da BYOD é a segurança das informações da empresa. Uma vez que os colaboradores podem ter acesso a dados via dispositivos pessoais, isso gera um risco sobre o controle e o acesso a esses dados. Uma equipe de TI bem treinada estará preparada para lidar com esse importante desafio.

Outro desafio é o controle que deverá ser estabelecido sobre cada um dos dispositivos agregados ao negócio da empresa. O controle de hardware, software e acesso aos dados da empresa requer um amplo monitoramento e perícia do profissional ou equipe designada para essa função.

O que considerar antes de implementar?

Assim que o entendimento sobre BYOD estiver bem arraigado, é hora de implementar esse modelo de gestão em sua empresa. Mas, antes de optar por esse modelo de gestão, é necessário saber o que considerar antes de implementar. Veja a seguir as principais considerações que todo empresário deve ter ao implementar o BYOD na empresa:

Foque na política de implementação do BYOD

Esse é o primeiro passo para quem deseja optar por esse modelo de gestão, pois é necessário que todos os parâmetros de segurança estejam bem definidos em um plano de gerenciamento e gestão.

Instrua todos os colaboradores envolvidos com o modelo de gestão

É fundamental que todos os funcionários que farão parte do modelo BYOD estejam preparados para executar arquivos e trabalhar dentro e fora da empresa com seus dispositivos, respeitando as políticas de segurança estabelecidas.

Equilíbrio entre o pessoal e o profissional

É fundamental que a possibilidade de trabalhar em home office dentro do BYOD seja algo saudável para o colaborador. Estabelecer horários e estar preparado para atender a empresa ainda deve ser algo que não afete o período de descanso do colaborador.

Uma forma muito eficiente de implementar o BYOD em sua empresa é contar com a perícia da UPGrade TI para te ajudar! Especialista em tecnologia de implementação para as empresas, a UPGrade TI vai te ajudar a implementar as políticas e toda a estrutura gerencial do BYOD em sua empresa! Para saber mais, converse com um especialista agora mesmo!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?