VPN – Saiba o que é e navegue com mais segurança na web

Entenda sobre VPN

VPN, ou Virtual Private Network é uma rede privada virtual. É indicada para empresas e pessoas que desejam ter uma navegação na internet mais segura, protegendo as suas informações através de alta tecnologia, principalmente para quem trabalha com um grande fluxo de dados.

Atualmente as informações de milhões de pessoas são distribuídas livremente pela internet. A VPN é a solução para quem busca navegar pela rede mundial de computadores de forma anônima, protegendo os seus dados de terceiros.

A VPN possibilita ao seu usuário entrar em sites e plataformas de compras online, acessar aplicativos para celular e outros dispositivos, com a segurança de que as suas informações pessoais não irão cair em mãos erradas. Através da VPN há uma conexão entre dois computadores através da internet que é feita de forma segura e anônima.

A Rede Privada Virtual é muito utilizada atualmente por empresas, principalmente nas que seus colaboradores e funcionários trabalham remotamente, seja em locais públicos ou em home office, conectando-os à rede da instituição. A VPN torna esta conexão mais segura, evitando que as informações e dados relacionados ao trabalho sejam vazados.

Entenda o que é vazamento de dados e o que fazer diante disto

Este artigo contém:

Para que serve uma VPN

A VPN possibilita ao usuário navegar pela internet em sigilo e com segurança. É uma rede que oferece serviços de criptografia dos dados e confere à pessoa uma navegação pela internet sem o risco de ter as suas informações vistas por outra pessoa.

A rede privada é muito utilizada em países onde seus governos controlam a internet,  negando o acesso de diversos sites a seus habitantes. É uma forma de driblar o controle do governo sobre o que os cidadãos do país podem ou não ter acesso.

É uma tecnologia que permite ao usuário esconder o seu número de IP, que é um número de identificação do seu computador, que torna possível revelar a sua posição geográfica. Desta maneira, com a VPN, ninguém poderá saber de onde você está navegando na web.

As empresas também podem utilizar o VPN para ligar as redes internas de suas filiais de forma segura, garantindo que ninguém poderá acessar as trocas de informações entre seus funcionários e colaboradores.

Esta tecnologia também pode ajudar as pessoas em seus momentos de diversão. Existem sites, como a Netflix, por exemplo, que separa o seu conteúdo por região. Brasileiros têm acesso a determinado material e americanos a outros. Com a VPN é possível acessar as séries da empresa, como se você estivesse em outro país, sendo necessário apenas escolher o provedor de acesso da região que você quiser.

Existem pessoas que costumam utilizar redes wi-fi públicas, como em um café ou em um shopping. É uma ação arriscada, visto que nestes lugares é muito fácil que terceiros tenham acesso às suas informações, neste sentido, a VPN protege a sua navegação na internet.

Quais os tipos de VPNs?

Existem diversos tipos de VPN, os mais importantes, que se destacam, são:

  • VPN de acesso remoto – através de um software o usuário se conecta a uma rede remota. É muito utilizado para trabalhos home office, longe das empresas, trazendo mais segurança na transferência de dados entre o seu computador e a rede da instituição.

acesso remoTo - VPN

  • VPN pessoal – semelhante à de acesso remoto, se difere no fato de que a conexão não é com a rede empresarial e sim com os servidores do provedor VPN, possibilitando uma navegação na web protegida e assegurando a sua privacidade.
  • VPN site a site – muito utilizada por empresas de grande porte, conecta todos os escritórios e filiais permitindo que seus funcionários compartilhem dados e informações de modo seguro.

site a site - tipo de vpn

Saiba a Importância da TI nas Empresas

Como funciona uma VPN?

A VPN filtra as informações criptografando os dados, tornando impossível que se tenha acesso a eles. Além disso, ela oculta o seu endereço de IP protegendo a identificação do seu computador.

É preciso fazer um download de um software de VPN, que permite, ao se logar, que se faça a autenticação do usuário. O servidor então criptografa todas as informações que você envia ou recebe através de um protocolo.

Um túnel de criptografia é criado, tornando os dados encaminhados pelo seu computador protegidos. Chegando ao destino sem vazar as informações para terceiros, como provedores, hackers, governos, etc…

Os dados são transformados em pacotes que são envolvidos por uma proteção externa, eles são criptografados através de um processo chamado encapsulamento. Desta maneira as informações são transferidas pela internet tornando impossível o seu acesso. No momento que os pacotes externos chegam ao servidor, eles são descriptografados voltando à sua forma original.

Quando e por que usar VPN?

Deve-se utilizar a VPN quando for preciso realizar uma transferência de dados segura e livre dos olhos de outras pessoas. Além disso, pode ser que seja necessário navegar na web de forma silenciosa, sem deixar rastros.

A VPN é também muito utilizada quando uma pessoa viaja para um outro país e quer acessar sites da sua terra natal. Com a rede privada virtual ela consegue ter acesso a provedores de sua região tornando possível entrar nos sites que deseja.

Empresas pequenas, médias ou de grande porte podem aproveitar as vantagens da VPN para ligar os computadores de seus escritórios e filiais de forma segura. Além disso, é também possível que seus funcionários trabalhem remotamente com toda a segurança exigida.

Muitas pessoas buscam realizar uma navegação pela internet sigilosa. Com a VPN é possível entrar em sites de e-commerce sem a utilização de cookies, que muitas vezes deixam o computador das pessoas cheio de anúncios e informações que talvez elas não desejam consumir.

Os dados são cada vez mais tidos como elementos valiosos. Empresas buscam conhecer os consumidores e criar estratégias de marketing utilizando estas informações. Muitas pessoas não gostariam de ter suas vidas investigadas e, portanto, a VPN pode solucionar este problema, aumentando a sua privacidade.

Análise de vulnerabilidade – Tudo o que você precisa saber!

A VPN e o celular

O aplicativo que garante a segurança digital dos usuários de celular pode ser instalado no aparelho sem menores problemas. Ele protege as informações de navegação e a privacidade do usuário.

Cada vez mais as pessoas fazem buscas e compras na internet através do celular e esta tecnologia propicia uma navegação sigilosa trazendo diversos benefícios aos usuários. A conexão, como nos computadores, fica criptografada, protegendo o anonimato.

VPN NO CELULAR

O aplicativo quando instalado no smartphone protege o usuário de aplicativos mal intencionados, hackers, sites e provedores de internet. A VPN traz as mesmas vantagens para o usuário do celular que os softwares criados para o uso de computadores.

Você pode deixar a VPN funcionando todo o tempo e assim ter segurança no momento que precisar utilizar o aparelho. Sua navegação pela internet estará mais segura, em qualquer lugar que você esteja.

Existem diversos aplicativos para celular disponíveis nas lojas especializadas e podem ser utilizados tanto para Android quanto para iOS. Com a VPN certa sua navegação pode ser de qualidade, rápida, segura e sigilosa, mantendo a sua privacidade ao navegar pela rede mundial de computadores.

O que são protocolos de VPN?

Os protocolos de VPN são os métodos utilizados para se criptografar os dados transferidos. É a maneira como o seu computador ou celular irão acessar o servidor de uma rede privada. Os padrões de criptografia diferenciam um protocolo de outro.

Os protocolos que são mais utilizados em VPN são o OpenVPN, Lightway, IKEv2, WireGuard, PPTP e o SSTP. Deve-se atentar às características de cada um, visto que eles podem afetar diretamente na velocidade de navegação.

Para uma navegação mais segura, existem protocolos que bloqueiam os chamados cookies, desta maneira protegem dados como informações pessoais, financeiras, entre outros. Os históricos de navegação e as pesquisas em sites também ficam protegidos.

Quais são os benefícios de uma conexão VPN?

Uma conexão VPN traz inúmeras vantagens ao usuário, entre elas se destacam:

  • Segurança na navegação na rede mundial de computadores.
  • Maior privacidade ao utilizar a internet.
  • Acessar sites e plataformas censuradas.
  • Mudar a localização de seu IP.
  • Ter acesso ao conteúdo de sites de outros países.
  • Proteger as transações de dados de escritórios e filiais da empresa.

Como uma boa VPN atua?

Uma boa VPN deve proteger o usuário e seus dados e informações. Deve ser uma rede robusta com a possibilidade de se utilizar provedores de diversas regiões do mundo. Ela deve ser rápida e ágil, podendo ser acessada nos mais diversos lugares.

Deve utilizar a criptografia visando a proteção dos dados do usuário. Uma boa VPN não deve nunca vender as informações do seu cliente, deve garantir a sua privacidade a todo custo e possibilitar a ele que navegue na web. Além disso, é preciso que tenha um bom custo-benefício.

Como melhorar a segurança da informação da sua empresa

VPN gratuita ou paga?

Existem diversas empresas que prometem uma VPN segura, protegendo os dados e informações de seus clientes. Há que se atentar e conhecer bem estas instituições, pois é um serviço importante que garante a privacidade e a segurança de seus usuários.

As VPNs gratuitas oferecem uma navegação protegida dos olhares de terceiros, o acesso a sites de outros países, a privacidade no uso de uma rede pública, porém, elas têm a necessidade de monetizar os seus serviços e acabam vendendo as suas informações para outras empresas.

É necessário que se tenha confiança nas empresas que oferecem o serviço. Isto porque elas estarão trabalhando com informações pessoais, transações de dados empresariais e com a privacidade de seus usuários. Nenhum cliente quer que seus dados sejam disponibilizados por toda a web, então, é preciso que se conheça a empresa de VPN antes de requisitar os seus serviços.

A VPN gratuita muitas vezes, logo no início do cadastro, trata desta questão falando abertamente aos usuários que seus dados poderão ser vendidos. Portanto, o barato às vezes sai caro. É melhor pagar por um serviço e garantir a sua privacidade.

Vantagens e desvantagens de usar VPN

É seguro usar VPN?

A VPN oferece uma grande proteção na navegação pela internet e pelo uso de redes compartilhadas, porém, existem ainda outras ameaças como as de hackers, malwares, vírus, entre outros.

É necessário, portanto, para se ter uma experiência segura na rede mundial de computadores, que se tenha um bom antivírus aliado a VPN. Desta forma você estará livre de qualquer ameaça às suas informações.

A criptografia é uma forma segura de transferência de dados. Ela é muito utilizada por exemplo pelo WhatsApp que possibilita a troca de mensagens respeitando a privacidade de seus usuários. O túnel de segurança criado pela VPN protege os seus dados de forma que eles trafegam pela rede tornando a visualização das informações impossível por outras pessoas.

A empresa de VPN deve ser confiável, pois ela será a única que terá acesso às suas informações. Portanto, antes de contratar um serviço, conheça bem a empresa para ter certeza de que a sua privacidade estará assegurada.

Antivírus: Para que serve e qual o melhor?

Conclusão

A utilização da VPN para navegar pela internet possui inúmeras vantagens. É uma forma de ter uma experiência virtual de forma segura garantindo a privacidade do usuário e permitindo que ele tenha acesso a conteúdos de todo o mundo.

Com uma criptografia segura, seus dados poderão ser transferidos sem que terceiros tenham acesso, além disso o seu endereço de IP será mantido em sigilo, garantindo o anonimato no tráfego da rede de computadores.

Atualmente, muitas pessoas têm passado a trabalhar em casa, em seu home office. Com a VPN é possível transferir informações de sua casa para a sua empresa de forma segura, prática e otimizada, trazendo mais eficiência no trabalho remoto.

A VPN é uma tecnologia que veio para ficar, transformando os ambientes corporativos e a vida pessoal dos usuários de internet. As informações e os dados das pessoas são muito valiosos e, portanto, devem ser protegidos a todo custo.

Tenha em mente que a VPN ideal é a que propicia a seus usuários uma navegação de qualidade. Antes de contratar uma empresa, é indicado que se conheça os serviços disponíveis e contratar o serviço que atenda às suas necessidades.

Uma boa empresa de VPN deve oferecer aos seus clientes um trabalho profícuo de segurança das suas informações, mantendo os dados da empresa ou pessoa no mais completo anonimato, garantindo ao usuário uma navegação rápida, prática, segura e sigilosa.

Que tal contratar uma empresa confiável que tem uma equipe especializada e que busca atender aos seus clientes da melhor forma possível?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.