Tudo sobre o Windows 11: A nova atualização da Microsoft!

Windows 11

O Windows 11 é a nova atualização da Microsoft para seu sistema operacional. Ele foi oficialmente anunciado pela Microsoft no dia 24 de junho de 2021, através de um evento marcado pela própria empresa de tecnologia.

Com o anúncio dessa nova atualização, o que todos só querem saber é: quando a nova versão estará disponível e quais são os novos recursos disponíveis no Windows 11. Por isso, trouxemos neste artigo tudo que você precisa saber sobre o Windows 11. Confira!

Quais são as novidades do Windows 11?

Como todo update de um sistema operacional, o Windows 11 traz diversos elementos de seu antecessor, o Windows 10, mas com atualizações bem interessantes e significativas.

De acordo com o anúncio feito pela Microsoft, houve mudanças no design, temas, widgets, inicialização, performance, utilização de monitores externos, integrações, melhorias de consumo e segurança, entre outras atualizações.

Para que você fique por dentro de todas essas novidades, trouxemos os 18 principais updates anunciados para o Windows 11 para você conferir.

Resumo das principais atualizações:

  • Design inovador e integrativo do Windows 11
  • Menu Iniciar centralizado
  • Recomendações no Menu Iniciar
  • Novos temas, texturas e transições
  • Modos claro e noturno atualizados
  • Snap Layouts
  • Snap Groups
  • Personal Desktops
  • Mudanças em monitores externos e docks
  • Funções novas para o Windows Widgets
  • Inicialização do Windows mais rápida
  • Atualizações mais leves
  • Menor consumo de energia
  • Mais segurança
  • Microsoft Teams
  • Novo modo tablet
  • Otimização para games
  • Nova loja de aplicativos

1. Design inovador e integrativo do Windows 11

A primeira coisa que o usuário notará sobre a atualização da Microsoft é que o Windows 11 está “de cara nova”. O design foi todo pensado para ser mais integrativo e colocar todas as tarefas e funções no centro.

De acordo com Panos Panay, que é o chefe de produto da Microsoft, o Windows 11 centralizou tarefas e widgets, para colocar o usuário no centro – tornando-o uma prioridade – desse sistema operacional.

windows-11

2. Menu Iniciar centralizado

Ainda sobre design, mas com foco especial para essa funcionalidade, o Menu Iniciar é uma das maiores mudanças estéticas e funcionais do Windows 11. O Menu Iniciar, que dá acesso a diversos atalhos, widgets e aplicativos, foi centralizado na barra de tarefas.

Além disso, a diretora de experiência do usuário da empresa, Carmen Zlateff, destacou que o Menu Iniciar se tornou muito mais visível – com ícones grandes – e intuitivo – houve melhorias na busca. Outro destaque dessa funcionalidade é a integração com diversos arquivos, indo além dos arquivos que estão no HD ou SSD do computador e integrando ao OneDrive ou outros armazenamentos de backup em nuvem.

Por fim, uma mudança que não será muito notada pelos usuários é a ausência da Cortana no Menu Iniciar, já que a ferramenta era pouco usada pela maioria dos usuários do Windows. Portando, olha só quantas mudanças no Menu Iniciar:

  • Centralização dos ícones na barra de tarefas
  • Busca intuitiva
  • Personalização do menu
  • Mais integração
  • Ausência da Cortana

3. Recomendações no Menu Iniciar

Uma função que estará no Menu Iniciar do Windows 11 que merece destaque são as recomendações. Essa função será apresentada em uma barra no Menu Iniciar, integrando arquivos e aplicativos acessados recentemente pelo usuário, tanto no desktop, notebook, tablet ou celular. Isso tornará o acesso a esses itens muito mais fácil, sem a necessidade de pesquisar na barra de pesquisa.

A integração ocorrerá com diversos serviços em nuvem, principalmente com os recursos do Microsoft 365. Essa é uma mudança significativa para diversas pessoas, principalmente aquelas que desejam aumentar a produtividade e colaboração no Home Office, por exemplo.

4. Novos temas, texturas e transições

Outros destaques do design do novo Windows 11 são os novos temas, texturas e transições que os usuários poderão utilizar para personalizar o sistema operacional. O objetivo dessas mudanças foi proporcionar mais suavidade e realidade, trazendo melhorias consideráveis para a experiência do usuário.

O Windows 11 terá aplicativos e pastas com transparência semelhante a um vidro esfumaçado. Dessa forma, é possível visualizar a sobreposição de janelas. Os cantos das janelas e apps do Windows também foram arredondados para dar mais suavidade ao tema.

As transições entre ícones, janelas e aplicativos ganharam novos movimentos e iluminações, para trazer uma experiência totalmente nova ao usuário. Tudo isso é integrado aos novos temas do Windows 11, que farão com que todos os elementos se encaixem perfeitamente às cores do sistema, conforme o usuário muda de tema.

5. Modos claro e noturno atualizados

Os modos claro e noturno são comuns em quase todos os sistemas operacionais. Mas nessa nova versão do Windows a Microsoft atualizou o destaque dos ícones, aplicativos e notificações, para que o usuário consiga ver com clareza todas essas informações nos dois modos. Para isso, foram utilizadas diversas configurações de contraste para melhorar o design no modo claro e escuro.

6. Snap Layouts

Os Snap Layouts são atualizações bem-vindas ao novo Windows 11. Com essa atualização, o usuário não precisa ficar redimensionando cada aplicativo ou janela para dividir a tela simultaneamente.

Essa nova função do Windows 11 faz isso para o usuário de forma automática através de modelos pré-definidos. Tudo que o usuário precisa fazer é escolher um modelo pré-definido para incluir diversas janelas em uma divisão de tela simultânea.

O Windows 10 possui uma divisão de tela, mas sua funcionalidade é muito mais simples e limitada. Por isso, a atualização dessa ferramenta trará mais otimização, produtividade e personalização para o usuário.

7. Snap Groups

As atualizações não param por aí. A Microsoft também pensou na ideia de “salvar” os grupos de aplicativos utilizados pelo usuário de acordo com os Snap Layouts. Ou seja, o usuário poderá usar o modelo que preferir, inserir os aplicativos e acessar esse layout personalizado sempre que quiser com o Snap Groups.

Snap Groups - windows 11
Janelas poderão ficar em formatos horizontais e verticais

8. Personal Desktops

Outra funcionalidade inovadora que o Windows 11 trará para os usuários é o Personal Desktops. Essa função permitirá que o usuário crie diferentes áreas de trabalho. Sim, essa função já existe no Windows 10, mas com a atualização o usuário poderá personalizar cada uma dessas áreas de trabalho utilizando temas específicos e papéis de parede.

O mais interessante é que o usuário poderá alternar facilmente entre uma área de trabalho e outra. Dessa forma, é possível criar uma área de trabalho apenas para negócios, estudos ou tarefas e outra para games e diversão, por exemplo.

9. Mudanças em monitores externos e docks

Utilizar diversos monitores em um único notebook ou desktop é algo possível com o Windows 10. A grande novidade que a próxima atualização trará para essa funcionalidade é a possibilidade de minimizar a área de trabalho transmitida em um monitor no Menu Iniciar, após desconectar o monitor.

Dessa forma, quando o monitor for conectado novamente a área de trabalho será maximizada novamente, sem ter a necessidade de abrir todas as telas de novo.

10. Funções novas para o Windows Widgets

Essa nova versão do Windows também trará updates para o Windows Widgets. Com um novo design – fundo transparente esfumaçado – a janela de Widgets do Windows terá um visual muito mais clean, com a possibilidade de personalizar como o usuário preferir.

Os Widgets poderão incluir notícias, eventos no calendário do usuário, clima, entre outros conteúdos listados pela inteligência artificial do Windows, considerando as preferências do usuário.

11. Inicialização do Windows mais rápida

Agora entraremos nas atualizações relacionadas à performance do Windows. Não é apenas o design do Windows 11 que teve mudanças significativas, essa nova versão trará melhorias muito importantes, como uma inicialização do Windows mais rápida.

De acordo com Panay, o novo sistema operacional será mais rápido em vários sentidos, incluindo: inicialização do sistema, acordar do modo descanso (ou Sleep), navegação online e inicialização do Windows Hello. Tudo isso ficará muito mais ágil com o Windows 11.

12. Atualizações mais leves

Dentre as melhorias anunciadas, Panay informou que o Windows 11 terá atualizações 40% menores do que as atuais disponíveis para o Windows 10. Além disso, as atualizações acontecerão no background, enquanto o usuário utiliza o PC para suas tarefas do dia a dia.

13. Menor consumo de energia

Com uma melhor performance do sistema, Panay também informou em seu anúncio que um computador com Windows 11 consumirá menos energia, se comparado ao sistema operacional anterior. Durante o anúncio, Panay até citou que o Windows 11 possibilitará um consumo mais “responsável”, considerando o ponto de vista ecológico.

windows
A promessa é que o Windows 11 será bastante fluído em todas as tarefas.

14. Mais segurança

Outra declaração dada por Panos Panay é que o Windows 11 será mais seguro do que o atual Windows 10. Mas não há muitos detalhes sobre o quanto esse sistema operacional será eficiente em termos de segurança. Sabemos que o Windows não é um exemplo de sistema operacional seguro, mas é esperado que a atualização também ofereça mais segurança para o usuário durante a utilização.

É importante lembrar que a segurança da informação é algo muito importante para quem trabalha com um desktop ou notebook. Por isso, mesmo com essa declaração é preciso ter certos cuidados para proteger seus dados como usuário ou empresa.

15. Microsoft Teams

O app de comunicação principal da Microsoft também mudou. A empresa reformulou o Microsoft Teams completamente, para que ele seja o principal aplicativo de comunicação utilizado em seu sistema operacional. Enquanto que no Windows 10 o Skype era o app principal para comunicação, agora no novo Windows terá o Microsoft Teams, que inclusive é gratuito.

windows-11-Microsoft Teams integrado
O programa fará parte do sistema operacional e a empresa deve abandonar o Skype

O diferencial desse aplicativo é que ele já conta com atalho no Menu Iniciar, para facilitar o acesso, e ainda possibilita uma comunicação entre diferentes dispositivos.

16. Novo modo tablet

Os computadores com tela touchscreen contarão com melhorias significativas no novo modo tablet do Windows 11. As melhorias começam pela possibilidade de utilizar aplicativos em Snap Layout na posição vertical. Tudo é ajustado conforme a orientação da tela, variando entre paisagem e retrato.

Outra mudança interessante é que os gestos são os mesmos utilizados no trackpad, por isso, o usuário não precisará aprender a mexer com o touch para se adaptar às mudanças.

Houve também aprimoramento do teclado touchscreen, que agora conta com uma posição mais ergonômica e possibilita enviar emojis com facilidade. Outras funções como destacar trechos, editar o texto ou selecionar, por exemplo, também contam com sons para uma melhor intuitividade.

Por fim, ainda sobre as melhorias do modo tablet é preciso destacar a escrita por voz do Windows 11, que recebeu aprimoramentos muito interessantes. O novo update contará com reconhecimento de voz aprimorado e pontuação automática. Haverá ainda reconhecimento de comandos simples, como “apague isto”, “destaque essa palavra”, entre outros.

17. Otimização para games

Uma novidade muito legal para os gamers é a otimização para games. O Windows 11 contará com recursos que melhorarão o os níveis de contraste de determinados jogos automaticamente – em computadores que suportam a ferramenta HDR.

otimizaçao para games - windows 11
O Xbox Game Pass rodará nativamente no Windows 11.

Além disso, o Windows 11 contará com o Direct Storage, que é uma tecnologia dos consoles da Microsoft. Isso significa que o tempo de carregamento de dados armazenados em disco diminuirá muito, possibilitando que o sistema tenha uma performance muito melhor.

18. Nova loja de aplicativos

A Microsoft Store foi completamente refeita pela Microsoft para tornar a navegação muito mais fácil e intuitiva. Além disso, a loja permitirá que os desenvolvedores disponibilizem seus apps na plataforma em formatos EWP, Win32 e PWA, podendo lucrar 100% com o app.

Ainda sobre a loja, outra coisa bem legal é que a Microsoft Store terá aplicativos Android para que os usuários do Windows possam baixar com facilidade. A tecnologia utilizada pelo Windows 11 para integrar os apps Android ao sistema operacional é a Intel Bridge.

Confira todas essas novidades no vídeo a seguir:

Viu só quantas novidades? Agora veja algumas dúvidas comuns sobre o novo sistema operacional!

Principais dúvidas e perguntas sobre o Windows 11

Apesar de muitos conteúdos na internet falarem sobre o Windows 11, os usuários ainda possuem muitas dúvidas sobre essa nova versão do sistema, sendo elas:

  • O Windows 11 será uma atualização gratuita?
  • Quando o upgrade para o Windows 11 estará disponível?
  • Quais são os requisitos mínimos para instalar a nova versão do Windows?

O Windows 11 será uma atualização gratuita?

Algo bastante comentado sobre o Windows 11 é se ele será um update gratuito ou não. A verdade é que sim, o Windows 11 será gratuito para os usuários que já possuem o Windows 10. Contudo, aqueles que não possui esse sistema operacional terão que comprá-lo para utilizar.

Quando o upgrade para o Windows 11 estará disponível?

A previsão para que a atualização esteja disponível é para o dia 25 de novembro. Contudo, a Microsoft informou em seu anúncio que até o início de 2022 é esperado que todos os PCs elegíveis para a atualização já estejam com o Windows 11. O upgrade será notificado para todos os computadores ao mesmo tempo.

No entanto, alguns usuários já estão experimentando o novo Windows 11 através de uma versão beta disponibilizada desde 26 de junho.

Quais são os requisitos mínimos para instalar a nova versão do Windows?

Se você ficou interessado em ter esse novo update em seu PC saiba que os requisitos mínimos para instalação são:

  • Processador de 1 GHz com no mínimo 2 núcleos em um processador de 64 bits compatível ou SoC (System on a Chip);
  • Armazenamento de no mínimo 64GB;
  • Memória RAM de no mínimo 4GB;
  • TPM (Trusted Platform Module) versão 2.0;
  • Firmware do sistema compatível com Inicialização Segura;
  • Placa de vídeo compatível com DirectX12 ou superior;
  • Tela com alta definição (720p) com no mínimo 9 polegadas diagonalmente e 8 bits por canal de cor.

Outro requisito importante é uma conexão com internet e uma conta da Microsoft para poder acessar e baixar o novo Windows 11.

Gostou das novidades do Windows 11? Então deixe seu comentário. Continue acompanhando os posts aqui na UPGrade TI sobre Tecnologia da Informação, como Wireless Corporativo, Suporte Técnico de TI, entre outros.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?