Score de Cibersegurança: o que é e como funciona?

Score de cibersegurança

Recentemente, um ciberataque bem orquestrado por hackers colocou a Americanas S.A nas estatísticas das empresas vítimas de cibercriminosos. Os especialistas acreditam que o grupo que atacou a empresa seja o mesmo que atacou o Ministério da Saúde brasileiro em 2021. Dessa forma, o score de cibersegurança já é uma realidade como critério de segurança digital.

Neste conteúdo vamos mostrar o que é score de cibersegurança e como funciona. Entenda a importância de analisar o score de cibersegurança de sua empresa, como essa análise é realizada, como fazer o teste de risco gratuito e quais são as práticas que tornam o score de cibersegurança elevado.

Este artigo contém:

O que é score de cibersegurança?

O score de cibersegurança é uma pontuação que destaca o nível de segurança digital atribuído a sua empresa. Por meio de uma análise fidedigna que considera boas práticas de segurança digital e fatores técnicos, é possível chegar em um dado confiável. Com essa análise é possível observar onde as mudanças devem ocorrer para elevar o nível de cibersegurança de uma empresa.

Utilizando um assessments criterioso, é atribuída uma nota entre 0 a 100 pontos, considerando as ferramentas utilizadas, organização, automatização, pontos de vulnerabilidade da rede, servidores atualizados, requisitos de compliance e evidências. Um mapa completo é traçado para indicar tal pontuação. Dessa forma uma pontuação alta indica um percentual pequeno ou nulo de um vazamento de dados de sua empresa.

Por que o score de cibersegurança da sua empresa é importante?

importância do score de cibersegurança

O score de cibersegurança de sua empresa é o resultado da segurança da informação depositada nela. É fundamental que a segurança digital de sua empresa esteja pautada logo no plano de negócio. A segurança dos dados de seus clientes, colaboradores, produtos e de toda a empresa é muito importante.

Se destacar no mercado e manter boas parcerias B2B, tem como um dos fatores a empresa ter boa pontuação no security score. Esse critério está cada vez mais sendo considerado, pois os crimes virtuais que fazem grandes empresas como alvo e seus fornecedores estão cada vez mais em voga. Dessa forma, manter negócios com fornecedores que possuem um score de segurança digital alta é algo relevante para muitas multinacionais atualmente.

Como essa análise é realizada?

As empresas interessadas podem recorrer a uma avaliação do score de cibersegurança se equiparando com parâmetros de segurança digital em voga no mercado. É possível obter acesso a dados públicos de empresas concorrentes e observar como elas se portam.

Com o objetivo de atribuir uma pontuação que gira entre 0 e 100 pontos no quesito cibersegurança, a análise que determina essa pontuação ocorre da seguinte forma:

  • Um monitoramento dos domínios da empresa é realizado de forma constante, e os concorrentes, parceiros e outras empresas envolvidas também terão os domínios avaliados;
  • Uma análise fidedigna irá observar se existem campanhas de malware voltadas para o domínio da empresa;
  • Essa análise também observa se todos os requisitos de compliance estão sendo aplicados na prática;
  • Uma análise em relação aos certificados digitais será realizada;
  • A vulnerabilidade do sistema também será avaliada;
  • Além disso, a atualização dos servidores é considerada nesta avaliação;
  • Os protocolos de segurança colocados em prática serão testados;
  • A política de cibersegurança da empresa envolvendo colaboradores de todos os setores também será observada.

Motivos que tornam o score de cibersegurança da empresa algo importante

proteção para empresas - score de cibersegurança

É fundamental manter sua empresa em segurança contra o crime virtual. Os cibercriminosos vão em busca de uma pequena brecha e podem colocar sua empresa de refém do crime organizado cibernético. O prejuízo pode ser estrondoso e se recuperar pode ser difícil, até porque a reputação da empresa mediante ao mercado será de uma empresa vulnerável.

Além disso, se tornar refém de criminosos ocultos, que utilizam a internet e a vulnerabilidade de sua empresa para obter tudo que desejam, é o mesmo que permitir que seu negócio venha à ruína diante de seus olhos. Não permita que brechas, postura negligente e falta de conhecimento sobre o assunto acabem tornando sua empresa vítima da engenharia social.

Estar atento a todas as formas de ataques digitais que sua empresa possa enfrentar é uma forma de se proteger. Se basear em um mecanismo confiável que irá mensurar o nível de vulnerabilidade que sua companhia esteja apresentando é fundamental. Os motivos são vários para obter proteção de ponta e atualizada periodicamente.

Dessa forma, veja alguns motivos para enfatizar agora mesmo a cibersegurança de sua empresa:

  • Eleva a segurança das informações que trafegam na empresa;
  • Oferece alinhamento com o compliance e todas as exigências de parceiros no que diz respeito a cibersegurança;
  • Permite operar de forma alinhada com a relação de privacidade exigida pela LGPD;
  • Mais dados são observados e analisados, o que permite pavimentar uma estrutura cada vez mais robusta na segurança dos dados de sua companhia;
  • O setor de TI terá parâmetros e dados confiáveis para apontar investimentos necessários e identificar onde estão os gargalos;
  • Melhores insights de segurança digital poderão ser passados pela TI interna ou parceiros especializados em cibersegurança, como a UPGrade TI;
  • A pontuação elevada no score de cibersegurança permite à sua empresa se destacar entre as concorrentes.

Práticas das empresas com score de cibersegurança elevado

práticas - score de cibersegurança

É fundamental que a cibersegurança faça parte do DNA da empresa. Para todas as empresas que sabem dessa importância, esse mecanismo de pontuação se torna um grande aliado. Mas, para alcançar uma pontuação elevada, é necessário se enquadrar nos critérios e colocar em uso algumas práticas diárias. Veja a seguir algumas práticas para elevar o score da empresa:

  • Recorrer a métodos multifatoriais de autenticação fornecerá acesso ao sistema somente após duas ou mais etapas de identificação do colaborador, sejam etapas físicas ou lógicas;
  • Utilizar criptografia de ponta para a proteção de dados é fundamental para obter um score de cibersegurança elevado. A criptografia é a forma eficaz de tornar dados importantes ilegíveis;
  • Rotatividade das senhas é uma prática bem aconselhada por especialistas há anos. Usar uma plataforma gerenciadora de senhas também é uma solução viável;
  • Designar um ou mais profissionais para monitorar o ambiente digital da empresa em tempo real. Essa tarefa pode ser realizada pela equipe de TI da empresa ou por uma empresa parceira, com know how para oferecer Serviços Gerenciados de Cibersegurança, como a UPGrade TI também oferece;
  • Acesso controlado ao sistema da empresa, que deve ser praticado mediante a um mecanismo de identificação robusto. Além do acesso multifatorial, controlar o tráfego dos usuários de baixo, médio e grande risco deve ser feito na borda da aplicação, sempre destacando o valor dos dados acessados e pondo em prática um monitoramento dedicado ao acesso de dados de suma importância, principalmente para os colaboradores no trabalho híbrido.

Além dessas e de outras práticas indicadas por especialistas do setor, é fundamental que a empresa sempre esteja acompanhando o score de segurança. Assim, é possível corrigir pontos de vulnerabilidade e outras correções necessárias para o que realmente importa: ter a sua empresa protegida de verdade!

Teste de risco de cibersegurança gratuito

Após muitas ocorrências de vazamento de dados de empresas de grande porte ao redor do mundo, algo que se tornou rotineiro nos últimos anos, a GAT InfoSec, empresa especializada na Gestão de Segurança da Informação, passou a oferecer um teste gratuito para medir o nível de vulnerabilidade das companhias.

De acordo com um estudo realizado pela GTA InfoSec, houve um crescimento de 300% nas ocorrências de megavazamento de dados em multinacionais ao redor do mundo. Esse é um dado preocupante, e revela o tamanho da vulnerabilidade das empresas e da rotina de ataques consolidados ao longo do período.

O teste gratuito permite verificar o risco potencial de vazamento de dados, risco de espionagem industrial e corporativa, vulnerabilidade do site e ainda oferece uma análise dos riscos sobre a imagem da marca. De modo geral, o teste funciona de forma semelhante à avaliação que as agências de crédito lançam sobre os clientes.

Como funciona o teste gratuito?

O teste gratuito da GAT Digital funciona com o acesso autorizado ao sistema da empresa. A partir daí será realizado um mapeamento completo do site, dos emails, endereços IPs, dentre outros. Serão verificadas as atualizações de servidores, a força das senhas e outras informações relevantes.

No entanto, o teste gratuito oferecido pela GTA InfoSec é limitado aos serviços oferecidos pela empresa. De qualquer forma é necessário dispor de um serviço da empresa para obter uma análise gratuita.

Conclusão

Em vista do quão este assunto é importante e pode afetar o seu negócio, a sua empresa diretamente, não deixe de se informar mais sobre a importância do score de cibersegurança e como incluir sua empresa entre as que mais se protegem. Não seja uma vítima dos cibercriminosos e fique de braços cruzados esperando sua empresa se tornar refém de bandidos online.

Venha agora para a UPGrade TI e receba toda a orientação e suporte necessário para manter sua empresa em alta performance no score de cibersegurança. A UPGrade TI também oferece soluções de armazenamento seguro, infraestrutura digital, segurança de dados e suporte técnico para empresas em todo o país.

Entre em contato com um especialista da UPGrade TI e saiba mais sobre serviços e condições. Agende uma visita técnica em sua empresa e receba todo o suporte de uma parceira realmente preocupada em oferecer o melhor da tecnologia digital para sua empresa.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?