Saiba o que é Phishing e se proteja de fraudes cibernéticas

phishing - golpe cibernético

Atualmente é preciso ficar atento aos diversos crimes e fraudes na internet. Cada vez mais pessoas sofrem manipulação de hackers e de indivíduos mal intencionados. É preciso ficar atento para não cair em um golpe cibernético. Saiba o que é phishing e como se proteger de ameaças virtuais.

As informações de pessoas, empresas e outras instituições são valorizadas no mercado. Existem pessoas que vendem estes dados a terceiros. Elas utilizam a tecnologia para enganar e ludibriar obtendo inclusive senhas de cartão de crédito, número da identidade e CPF, informações confidenciais de uma empresa, entre outros.

Segundo um estudo realizado pela empresa de cibersegurança Avast, os ataques por phishing no Brasil cresceram 41% em 2021, em relação a 2020. Dentre as mil pessoas que participaram da pesquisa, cerca de 55% afirmaram que sofreram investidas de pessoas mal intencionadas.

Este artigo contém:

O que é Phishing?

O phishing é uma alusão à palavra inglesa fishing, que significa pescar. É um anzol que os cibercriminosos jogam no intuito de adquirir informações pessoais, empresariais ou institucionais. As vítimas deste tipo de golpe podem sofrer diversos tipos de prejuízos. Informações de uma pessoa, senhas, dados financeiros, bancários, números de cartão de crédito, ficam à mercê desses bandidos e podem ser utilizados para todo tipo de fraude.

São crimes virtuais onde fraudadores utilizam a tecnologia para enganar. Eles buscam se aproveitar de pessoas, aplicando golpes, através do roubo de informações necessárias à realização de fraudes.  Eles procuram principalmente por pessoas menos antenadas ao mundo virtual. Mesmo assim, qualquer um pode cair em um golpe de phishing.

Os fraudadores utilizam o e-mail, aplicativos, sites e mensagens de texto (SMS), no intuito de roubar os dados da pessoa. Eles se passam muitas vezes por uma instituição famosa, como um banco, por exemplo, buscando atraí-lo para uma armadilha.

Entenda o que é vazamento de dados e o que fazer diante disto

Como o Phishing funciona?

Vejamos, você está trabalhando em seu escritório, em uma manhã de segunda feira. Você decide dar uma olhada em seu e-mail, buscando receber uma mensagem importante. Na caixa de entrada há uma mensagem dizendo que contém informações que irão ajudá-lo a gerir melhor o seu negócio.

Então você decide abrir o e-mail. Nele estão várias informações sobre finanças. Em um dado momento a mensagem solicita que você abra um arquivo. Você clica nele, esperando que terá em mãos um software que poderá ajudá-lo a gerir seu negócio.

No entanto, ao clicar no arquivo, você não recebe o programa de gestão. O que aconteceu? Bem, foi instalado um malware no seu computador que deu acesso a todas as informações da empresa à pessoa que lhe mandou o e-mail. Este é um tipo de phishing utilizado em todo o mundo e que traz incontáveis prejuízos.

Quais são os tipos de golpes de Phishing

tipos de Phishing

Existem vários tipos de phishing. No entanto, todos eles possuem em comum o fato de prejudicar o receptor da mensagem e utilizar o meio digital para conseguir enganar o usuário. Entre os ataques mais comuns se destacam:

  • Spear phishing – o alvo dos fraudadores é mais específico. É focado em uma pessoa influente em uma empresa, organização ou instituição, tem como objetivo roubar as suas informações profissionais.
  • Clone phishing – um e-mail clonado de uma instituição famosa é enviado para a pessoa e pede a ela que clique em um link. Ela então é direcionada a um site malicioso que busca adquirir importantes dados do usuário.
  • Phishing por Ransomware – a pessoa também recebe um e-mail. No entanto, ela não é direcionada a um site. Ao clicar em um link ou arquivo, um malware é instalado no seu computador, permitindo que o criminoso tenha acesso a ele remotamente.
  • Phishing nos sites – páginas de empresas famosas como instituições bancárias, por exemplo, são clonadas. O usuário é levado a fazer um cadastro nestas plataformas, dando acesso aos criminosos a informações importantes como número da conta e senha.
  • Whaling – é o mesmo que o spear phishing, porém, busca profissionais de alto calão e rouba dados importantíssimos das grandes empresas.

Existem ainda vários outros tipos de phishing espalhados pela internet. É uma praga virtual longe ainda de ser vencida. Desta maneira, é preciso ficar atento para não cair no golpe e ter as suas informações vazadas.

Análise de vulnerabilidade – Tudo o que você precisa saber!

A diferença entre Phishing e spam

Phishing e spam são diferentes. Spam é uma estratégia utilizada para mandar e-mails para milhares de pessoas de uma só vez. Estas mensagens atrapalham a caixa de entrada da página do e-mail, mas não causam danos reais ao usuário.

Já o phishing prejudica o usuário. Ele pode utilizar o spam para alcançar muito mais vítimas. Desta forma o phishing rouba os dados e informações através do e-mail tendo acesso a eles e vendendo-os no mercado negro da web.

Ele engana o usuário buscando roubar as informações através de links e arquivos falsos. O spam é muito utilizado na web, ele não prejudica a pessoa que utiliza o e-mail, apenas gera lixo eletrônico.

Phishing e vishing: como funcionam?

cibercrimes - Phishing

O vishing é um tipo de phishing. Ele utiliza a voz em mensagens. É uma tática que procura enganar os usuários tentando passar confiança a eles. Os cibercriminosos fingem que são pessoas importantes, diretores de empresas, e manipulam as pessoas em busca de informações.

Pode ser feito através de ligações telefônicas e procura convencer as suas vítimas a passar os seus dados. Desta maneira, eles podem roubar as suas identidades e as utilizar para fins específicos, normalmente fraudes.

Quais são os exemplos de ataques de Phishing?

Netflix

Durante a pandemia, aconteceu um ataque de phishing mundial. Cibercriminosos se passaram pela Netflix oferecendo o serviço de streaming gratuito através do WhatsApp em todo o planeta.

O serviço foi oferecido para pessoas que estavam em isolamento social, em quarentena. Eles tinham como característica a urgência, o que fez com que muitos usuários da plataforma caíssem no golpe e passassem as suas informações.

Amazon

A gigante do e-commerce mundial também foi usada em vários ataques de phishing ao redor do globo. Os criminosos passaram por empresas de frete e de comércio eletrônico. Eles fingiam que havia problemas no trânsito dos produtos até a casa dos clientes.

Ao pedir informações sobre a compra dos produtos, as pessoas que foram enganadas entregavam seus dados, acreditando que estavam resolvendo problemas relacionados ao frete.

Microsoft

Segundo dados da Check Point, cerca de 19% de todas as tentativas de phishing no ano de 2020 envolveram a empresa de software. Criminosos utilizaram as credenciais do Office 365, oferecendo ferramentas corporativas, emulando e-mails, entre outros. As falsas atualizações do aplicativo infectaram milhares de computadores.

Apple

Em 2014 cibercriminosos fizeram um spear phishing através de e-mails para coletar informações de identificação da Apple de diversos funcionários da Sony Pictures. Os hackers conseguiram utilizar as informações de login e acessaram os e-mails de trabalho das vítimas.

Os criminosos tiveram sucesso na sua empreitada. Hollywood ficou desnorteada, milhares de e-mails foram vazados, além de muitos dados confidenciais das pessoas que trabalhavam na Sony.

Como melhorar a segurança da informação da sua empresa

Como reconhecer um ataque de Phishing

ataque de Phishing

Não é muito difícil reconhecer um ataque de phishing. É preciso que se tenha mais atenção ao abrir qualquer arquivo no seu computador ou celular. Deve-se também buscar fazer compras pela internet, por exemplo, em sites conhecidos.

Primeiramente, preste atenção ao receber em seu e-mail ou ao entrar em um site, se aquela oferta sensacional com descontos fantásticos, é verdadeira ou não. Normalmente, este tipo de anúncio serve para iludir o usuário. Desconfie sempre de ofertas mirabolantes.

Alguns ataques de phishing aparecem na forma de loteria. A mensagem diz que você ganhou um prêmio e pede para acessar um link ou fazer o download de um arquivo. Possivelmente é uma armadilha para pegar as suas informações.

Preste atenção nas mensagens de urgência. eles utilizam esta tática para forçar o usuário a agir rápido, que se não o fizer, perderá uma grande oportunidade. Desta maneira os criminosos conseguem enganar muitas pessoas.

A ameaça é uma outra tática utilizada no phishing. Ela diz que se você não clicar no link, o serviço de sua internet será suspenso, por exemplo. Normalmente as empresas responsáveis não dão um ultimato através de mensagens.

Fique de olho nos e-mails que possuem links externos. Não clique neles. Observe ao colocar o cursor em cima deles se o endereço é idôneo. Se você não tem confiança no e-mail recebido, não clique em nenhum link.

Alguns e-mails apresentam arquivos para serem baixados. Como no exemplo do link, se você não tem certeza de quem está enviando a mensagem, não clique no arquivo, pois pode ser um malware.

Não confie em e-mails com destinatários desconhecidos. Pode ser uma tentativa de phishing. Tenha cuidado, pode ser uma armadilha, um golpe para pegar seus dados e informações.

Clique e conheça os dez tipos de phishing mais comuns

Dicas para se proteger do Phishing

protegendo do Phishing

Embora ninguém esteja protegido 100% do tempo, existem maneiras de se defender de ataques. Veremos a seguir estratégias que funcionam:

  • Busque conhecer mais sobre o assunto. Faça pesquisas na internet e leia bastante sobre o tema para conhecer as estratégias atuais.
  • Desconfie, não acredite em ofertas mirabolantes e tome cuidado com e-mails de desconhecidos.
  • Antes de responder seus e-mails e de clicar em algum link, procure saber se aquela mensagem é respaldada pelo site oficial da empresa.
  • Os sites confiáveis possuem certificados de segurança e começam pelas siglas HTTPS. Eles possuem também um ícone de cadeado ao lado do endereço informando que é um site seguro.
  • Alterar a senha com regularidade também é uma forma de se proteger, pois os hackers não conseguirão acesso com a sua senha antiga.
  • Seu sistema operacional deve estar sempre atualizado.
  • Faça o download e contrate serviços de antivírus e outros programas de segurança.
  • Instale um programa de firewall. Ele barra o acesso a sites e checa a procedência do mesmo.

Antivírus: Para que serve e qual o melhor?

Como solucionar problemas

phishing - solucionando problemas

No caso de você ter sofrido um ataque de phishing existem algumas ações que podem minimizar o golpe e te proteger. As suas informações estarão nas mãos dos cibercriminosos, mas algumas atitudes podem ajudar.

No caso de informações de sua conta bancária e de seu cartão de crédito vazar, entre em contato com a polícia e faça um boletim de ocorrência. Informe o banco e a operadora do cartão de crédito. Cancele os cartões e troque as senhas. As fraudes devem ser rastreadas e caso seja necessário, deve-se tomar providências administrativas e judiciais.

Se o phishing contaminar seu computador ou celular, é preciso que se utilize um antivírus para apagar o malware instalado. Se houver necessidade, vá a uma assistência técnica para formatar e instalar novamente os programas e aplicativos.

Conclusão

Atualmente cada vez mais pessoas estão utilizando a internet, seja pelo computador ou pelo celular. Estas pessoas tem a intenção de fazer compras em sites de e-commerce, utilizar o aplicativo do banco, ver seus e-mails e manter contato com colegas e amigos através de aplicativos como o WhatsApp.

Desta maneira, os ataques de phishing também aumentaram. Os hackers utilizam alta tecnologia para ludibriar o maior número de pessoas possível. Há de se ficar atento e proteger as suas informações, evitando assim seu vazamento e eventuais fraudes.

Nenhum sistema estará protegido se não houver uma mudança no modo de se receber mensagens através da rede mundial de computadores. Os dados pessoais, de empresas e instituições, podem se tornar um grande problema nas mãos de pessoas inescrupulosas.

A informação é um elemento de maior importância neste mundo globalizado. Seus dados são valiosos e é necessário que os trate como tal. É preciso que se tome a iniciativa de torná-los confidenciais.

Fique de olho, conheça as técnicas utilizadas pelos hackers para roubar os dados de seu computador e dispositivos móveis. No caso de uma entidade, as informações mais importantes disponibilizadas na rede devem ser protegidas, por isso, é importante contratar uma empresa de TI para proteger seu sistema de eventuais ataques virtuais.

Entre em contato com a UPGradeTI e proteja a sua empresa de ataques de phishing

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?