Antivírus: Para que serve e qual o melhor?

antivírus

É comum certas situações fugirem do nosso controle, quando falamos de computadores ou celulares essa questão não é muito diferente. Isso porque, a qualquer momento, máquinas podem apresentar lentidão e sofrer diversos tipos de problemas, então é necessário melhorar o desempenho do computador. Para evitar dor de cabeça, golpes, roubo de dados, entre outras atividades suspeitas, muitos usuários utilizam o antivírus com o objetivo de garantir a  segurança do sistema e do equipamento.

Com técnicas inovadoras, os antivírus se tornaram ao longo do tempo super valorizados tanto no uso doméstico quanto no uso empresarial. Pensando nisso, esse artigo além de reunir os melhores softwares de segurança, explica também o porquê de se livrar de ameaças digitais.

O que é um antivírus?

O antivírus ou o antimalware, como também pode ser chamado, protege o computador e outros aparelhos contra diversos tipos de programas maliciosos. Sua função não é apenas procurar vírus, mas sim prevenir e detectar ameaças, como ransomware, spyware, worms, keyloggers, cavalo de tróia, entre outras infecções.

O antivírus é um software que analisa automaticamente todas as ações de um usuário, pois sua finalidade é identificar possíveis ameaças. Portanto, o monitoramento é um fator positivo para qualquer pessoa, inclusive para as empresas. Isso porque, o programa verifica links, downloads, arquivos, entradas USB e até mesmo e-mails maliciosos.

antivirus

Desta forma, riscos e exposições são evitados. A segurança do usuário tornou-se prioridade e hoje existem diversos antivírus que colaboram com uma melhor experiência de navegação. Com tantas opções disponíveis, o computador não é apenas o único aparelho que recebe esse auxílio, celulares e  tablets também podem ser protegidos com o programa.

Agora que já entendemos que o antivírus é a primeira barreira contra diferentes infecções no sistema, vamos conhecer mais sobre a sua importância no dia a dia.  Avalie também o porquê de fazer uso deste programa em organizações.

Por que empresas precisam de antivírus?

Quando falamos em máquinas corporativas devemos lembrar que durante décadas milhões de companhias foram vítimas de ataques cibernéticos. Por falta de segurança no sistema,  grandes instituições tiveram seus dados roubados, perderam dinheiro e enfrentaram da pior maneira possível as consequências dos códigos maliciosos.

No entanto, com o passar do tempo, criminosos se especializaram e intensificaram as ameaças. Hoje, apesar de existirem inúmeros programas de antivírus no mercado, algumas organizações ainda não priorizam um sistema de segurança robusto. A falta deste investimento pode comprometer todo o trabalho da firma, pois hackers procuram por ambiente de trabalho propenso a falhas e erros.

Percebe-se que, durante um longo período, as ameaças foram consideradas um dos maiores pesadelos das organizações. Para combatê-las, os empreendimentos passaram a contratar empresas de TI com o intuito de proteger seus valiosos dados.

Com isso, os profissionais de tecnologia passaram a utilizar o antivírus como uma ferramenta altamente necessária para assegurar o excelente funcionamento da empresa. Além de combater ataques mais sofisticados, esta solução tem como objetivo promover melhorias na privacidade e segurança do sistema.

Por que usuários comuns precisam de antivírus?

Antes de falarmos sobre os motivos de ter um antivírus, devemos destacar que o usuário precisa ter o mínimo de entendimento ao navegar na internet. Aqueles que querem manter seus computadores protegidos devem procurar acessar somente sites seguros, isto é, não baixar filmes gratuitos, evitar abrir e-mails maliciosos e não clicar em nenhum link que promete dar algo bastante vantajoso.

Agora, caso o usuário tenha um antivírus instalado no computador e entre em um site suspeito, o programa no mesmo instante emite um alerta de segurança. Além de denunciar a ameaça, boa parte dos antivírus, incluindo os gratuitos, conseguem identificar links fraudulentos (phishing) e evitar que dados sejam roubados.

Outros benefícios que devem ser levados em consideração são: o escaneamento rápido, proteção contínua, pouco consumo de memória e análise no sistema. Com base nesse aspecto, esta solução é muito eficaz no dia a dia, pois todos esses pontos positivos são realizados sem deixar a máquina lenta.

Diferenças entre antivírus pago e gratuito

A princípio gostaríamos de esclarecer que ambos os antivírus – pagos ou gratuitos – são de grande valia para o usuário. O que muda são os recursos extras oferecidos, logo se a pessoa não puder assinar um plano específico e utilizar apenas a versão Free, tudo bem. Mas ao executar suas ações devem ter cautela, pois a proteção gratuita é limitada.

A maioria dos antivírus pagos trabalham de forma completa, isto é, sem risco de vazamento de dados, VPN, firewall, serviço em nuvem e também protege o usuário contra todos os malwares e vírus possíveis. Já a versão grátis, exibe anúncios e tem um desempenho limitado, porém são eficazes ao realizar varreduras e excluir arquivos infectados.

antivírus

Apesar do antivírus pago trabalhar com bons componentes e uma alta camada de proteção, os programas gratuitos também se preocupam com a privacidade e segurança da informação. Por isso, independente de qual ferramenta escolher, busque manter seu dispositivo seguro, mas não instale dois ou mais antivírus, caso faça isso poderá gerar conflitos e comprometer o desempenho de sua máquina.

Para empresas, recomendamos o uso do antivírus pago, porque além de evitar o acesso de hackers também protege a identidade e os dados confidenciais da companhia. Os usuários comuns também podem assinar algum plano, mas antes de tomar alguma decisão, veja abaixo diferentes softwares gratuitos que também são seguros e eficazes.

Melhores antivírus para notebook e computador grátis

grátis

1. Kaspersky

Este antivírus tem se destacado cada vez mais por ser totalmente baseado em nuvem. Sem deixar a desejar, o Kaspersky Security Cloud Free aprimorou seu serviço e estabeleceu a segurança digital em todos os dispositivos de forma gratuita, incluindo em smartphones. Na web, alguns usuários relatam uma boa experiência com o software, identificando agilidade ao detectar, excluir e limpar infecções do sistema operacional.

2. Bitdefender

Outro que podemos destacar neste ranking é o Bitdefender, pois além de manter o Windows seguro, este software viabiliza uma alta proteção contra fraudes, phishing e ameaças da internet.

Em caso de verificações pesadas, o antivírus não prejudica o desempenho do computador, porque as ações são realizadas em nuvem para não alterar a velocidade do PC. Também podemos levar em consideração que esse programa não abre anúncios repentinos.

3. Avira

Extremamente rápido e leve, o Avira possui uma alta qualidade ao executar seus recursos. Presente no mercado desde 1986, o antivírus apresenta hoje uma das melhores tecnologias da área, além de realizar um escaneamento completo, o programa bloqueia sites, repara arquivos e oferece ao usuário uma navegação segura impedindo ataques de phishing.

4. Panda

Em tempo real, o antivírus Panda protege sua máquina em 100% do tempo. O programa, que apresenta uma interface diferenciada, é uma boa opção para aqueles que procuram proteger o sistema contra malware e spyware, incluindo análise nos dispositivos externos. Ou seja, faz uma verificação completa em todo o sistema até mesmo nas entradas USB.

Por ser simples, o Panda oferece facilidade ao executar suas ações. Os usuários não costumam ter dificuldades em utilizar seus recursos, que podem ser desde restaurar o sistema até consumir os 150MB diários do VPN.

5. Microsoft Defender

Nativo do Windows, o Microsoft Defender não precisa ser instalado, pois os usuários que possuem o Windows 10 podem utilizá-lo automaticamente para eliminar diferentes tipos de ameaças e verificar o disco rígido. Na prática, seu desempenho tem alta performance e chega a ser aprovado com nota máxima em testes que avaliam diversos antivírus.

Diferente de outros que possuem recursos extras, o Microsoft Defender, apesar de ser simples, executa uma proteção básica e promove o bom funcionamento do sistema operacional. Com o passar do tempo, este antivírus tornou-se uma boa alternativa para aqueles que não querem ocupar a memória do HD com mais um programa.

6. Avast

Há mais de trinta anos trabalhando com cibersegurança, o antivírus Avast é reconhecido amplamente pela indústria de tecnologia. Seu desempenho é leve e eficaz para identificar possíveis ameaças. Além de sua experiência no mercado de TI, escolhemos o Avast nesta lista por já ter sido premiado em diferentes ocasiões como o melhor antivírus da área.

Presente em milhões de computadores no mundo, o Avast possui inúmeras funcionalidades, que tem como intuito priorizar a segurança de sua privacidade, ataques de hackers e o combate de ransomware. Apesar de apresentar uma boa performance, o aplicativo não está entre os primeiros, pois o usuário, muitas vezes, sofre com os alertas de scareware e também por precisar desativar o pop-ups para evitar o excesso de notificações.

7. AVG

Encerramos a lista dos melhores antivírus gratuitos com o AVG, que também tem uma grande experiência no combate de infecções digitais. Sua capacidade é boa no quesito de atualização, pois frequentemente o programa ativa componentes para proteger o sistema.

O AVG, que pertence ao mesmo grupo da Avast, tem uma boa popularidade com o público por ser eficiente ao identificar malwares ocultos Mas também por verificar problemas de desempenho no computador e prevenir ataques na web.

Ranking dos melhores antivírus pagos

antivírus pago1

 1. Kaspersky Total Security

Em primeiro lugar, escolhemos o Kaspersky Total Security que é totalmente ágil na segurança digital. Por apresentar um desempenho forte, este antivírus se destaca por unir o melhor de todos os seus produtos nesta versão. Na prática, o sistema possui recursos relacionados a criptografia, prevenção de rede, rastreamento por GPS, proteção para crianças, bloqueador de sites adultos, entre outros benefícios.

2. Norton 360

Em segundo lugar temos o Norton 360, que por oferecer uma ótima camada de proteção, os usuários se sentem seguros ao realizar atividades na internet e utilizar seus dados pessoais de forma geral. Isso acontece, pois este antivírus é completo em vários parâmetros e garante um firewall inteligente, controle de sites e senhas, além de disponibilizar até 75 GB em backup na nuvem.

3. Avira Internet Security

 Com uma atualização contínua, o Avira Internet Security surge com a proposta de ser um antivírus robusto no quesito de eliminar ransomware e outras ameaças. Além de não exibir anúncios, o programa executa uma varredura completa no sistema desde dispositivos externos até anexos de e-mail. Seu diferencial está em detectar bloatware ocultos em arquivos, o que prejudica a velocidade do computador.

4. Bitdefender Total Security

Projetado para ser uma versão completa, este antivírus otimiza até cinco dispositivos baseado na proteção, privacidade e desempenho do usuário. Para tanto, a ferramenta disponibiliza recursos avançados para garantir o seu bom funcionamento. Outro ponto positivo é que o software está presente nos sistemas operativos do Windows, macOS, Android e iOS.

5. McAfee Total Protection

Além de proteger mais de 80% dos bancos no mundo, o McAfee é reconhecido amplamente pela indústria de TI e conquistou vários prêmios relacionados à segurança e privacidade do usuário. Esta versão não é diferente, pois oferece proteção para o Wi-Fi, bloqueio de ameaças digitais, navegação segura, otimização do desempenho, entre outros benefícios.

 6. Panda Dome

Não poderia faltar nesta lista o Panda Dome, que possui uma proteção muito eficaz no modo offline e online. Compatível com Windows, Android e Mac, o antivírus disponibiliza quatro planos que podem ser escolhidos de acordo com a necessidade do cliente. Contudo, a rede Wi-Fi, o VPN, a proteção do sistema e da navegação estão potencialmente seguros em todas as versões oferecidas.  

7. Northguard

Por último, indicamos o Northguard por ter conquistado a nota máxima em todos os pilares da avaliação do AV-Test na última edição realizada em junho de 2021. Segundo a pesquisa, o programa possui um ótimo desempenho, performance e usabilidade. Com isso, o usuário e as empresas podem se sentir seguros ao executar todas as suas ações no computador.

Conclusão

Como apresentado nesse artigo é muito importante que você conte com um antivírus de boa qualidade para proteger seu computador e evitar incidentes de segurança da informação.

Se você quer saber como proteger-se mais a fundo, temos um artigo completo sobre o assunto onde você pode melhorar a segurança da informação da sua empresa, porém exige algum conhecimento técnico para adotar as soluções.

Caso queira um parceiro de TI que possa fazer toda a gestão de segurança da informação conte com a UPGrade TI. Entre em contato e acabe de uma vez por todas com as brechas de segurança da sua empresa.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.