Saiba o que é Scanner de Rede e sua importância!

Importância de ter um programa de Scanner de Rede

A infraestrutura tecnológica de comunicação é amplamente complexa. Muitos recursos estão disponíveis no mercado atualmente e decidir por qual optar é assunto de especialista. Neste ínterim, existem as possibilidades de conexão de rede e recursos de proteção contra a vulnerabilidade no tráfego. Em vista disso, vamos falar neste conteúdo sobre o que é Scanner de Rede e o quanto essa ferramenta é importante em sua empresa.

Veja em detalhes o que é Scanner de Rede, para que serve e quais são os riscos de não usar essa ferramenta. Entenda mais sobre esse assunto e veja como se proteger de falhas e de ciberataques recorrendo a este recurso.

Este artigo contém:

O que é Scanner de Rede?

O Scanner de Rede é um software desenvolvido para auxiliar no monitoramento de rede entre computadores e oferecer toda a segurança contra falhas e ataques. Ou seja, se existe mais de um computador em sua empresa usando a mesma rede, já se torna viável recorrer ao uso de um Scanner de Rede. Além disso, dá para monitorar o acesso à rede e evitar que um colaborador acesse páginas impróprias.

Com o Scanner de Rede instalado dá para identificar quais são todos os dispositivos conectados à rede. Mas, é fundamental que cada dispositivo tenha o seu número IP revelado. Essa forma de manter o controle permite que as informações que entram e saem de sua empresa via rede sejam melhor controladas. Há diversos softwares disponíveis para fazer esse controle. Neste conteúdo vamos mostrar algumas opções confiáveis!

Para que serve o Scanner de Rede?

Veja como o Scanner de Rede consegue identificar todos os dispositivos, falhas, senhas e tudo na rede!

O Scanner de Rede tem como principal objetivo localizar todos os dispositivos atrelados à rede, seja da sua empresa ou uma rede doméstica. Dessa forma, é possível atingir um grau de segurança quanto aos dispositivos autorizados conectados. Se um IP não identificado acessar sua rede, o Scanner de Rede vai acusar tal invasão. Isso permite que medidas de contenção sejam tomadas de forma automática e/ou por monitoramento da equipe de TI.

Importância de ter um programa de Scanner de Rede

É muito importante ter um software de Scanner de Rede instalado em sua empresa. Com o Scanner de Rede é possível gerenciar dispositivos, ver o que está sendo acessado e se precisar, é possível bloquear o acesso de um dispositivo conectado à rede. As possibilidades de monitoramento e de gerenciamento elevam o padrão de qualidade quanto a segurança. Mas não é só isso, com o gerenciamento, que pode ser realizado remotamente ou de dentro da empresa, a produtividade da empresa também eleva.

Quando se exerce um monitoramento constante sobre o que é acessado e o que flui em uma rede interna de computadores, os profissionais conectados a essa rede são mais regrados e mantêm o foco no trabalho. Quando todas as portas estão sendo monitoradas, todo o fluxo de trabalho e vulnerabilidades são acompanhados de perto. O termo “scanner de portas” também é usual quando se trata deste assunto. Isso porque o gerenciamento se dá a partir das portas. Mas, para entender melhor este assunto, é fundamental também entender o que são portas de rede.

Portas de Rede

Saiba que as portas de rede são os locais por onde os programas e todo o sistema se conecta com a rede. É uma porta propriamente dito! A troca de informações que flui do computador e para ele precisa de uma porta de acesso para funcionar. Sem uma porta, não seria possível fazer a troca de dados. Assim, para não ficar dúvidas, saiba que esse canal por onde ocorre essa troca de informações é denominado de porta.

Há uma grande quantidade de portas realizando funções específicas. Já outras dão conta de realizar mais de uma função simultaneamente. As portas dedicadas a tarefas exclusivas podem ser vistas como, por exemplo, a caixa de correio da sua casa, que tem como função receber cartas, envelopes, e dependendo do tamanho, também revistas.

Então, possuir um software de Scanner de Rede que estabeleça um monitoramento específico em portas específicas, eleva ainda mais o grau de confiança quanto à segurança da rede, uma solução perfeita para empresas de todos os portes! O Scanner de Rede consegue gerar um mapeamento completo de todas as portas em uma rede, seja em uma rede interna, mas também em computadores conectados à internet.

É fundamental possuir um Scanner de Rede e profissionais preparados para identificar falhas, ataques e acesso indevido e saber agir! Sua empresa também pode contar com a UPGrade TI, que possui especialistas prontos para atender as necessidades de monitoramento remoto ou de instalação de equipamentos.

Ferramentas de Scanner de Rede populares no mercado

Conheça algumas das ferramentas de rede mais populares do mercado!

Existem ótimas ferramentas de Scanner de Rede disponíveis no mercado, muitas delas são populares e algumas possuem código aberto. Veja a seguir alguns dos melhores softwares de Scanner de Rede e saiba um pouco mais sobre cada um deles:

Tripwire IP360

Sem dúvidas essa é uma das ferramentas de gerenciamento de portas mais completas do mercado. Com o Tripwire IP360 é possível identificar tudo que está ocorrendo em sua rede, incluindo nos dispositivos locais ou conectados na nuvem. Essa ferramenta oferece melhores condições de monitoramento aos profissionais de TI, pois reduz o número de profissionais designados para essa função e a quantidade de verificações realizadas.

OpenVAS

O Scanner de Rede OpenVAS oferece aos profissionais de TI a possibilidade de gerenciar dispositivos de servidores em rede. Esse software oferece um monitoramento completo e abrangente. O scanner vai fazer uma varredura nos endereços IP, vai verificar portas e serviços abertos. Todas as configurações incorretas, falhas e ameaças serão relatadas por meio de relatório.

Nessus Professional

O Nessus Professional é a solução para uma verificação que redobra os cuidados com ameaças como malware, falhas de seguranças em outros softwares, problemas de configuração, remoção de adware, além de uma grande gama de aplicativos operacionais.

Nexpose Community

O Nexpose Community foi desenvolvido pela Rapid7 e também é considerado uma das melhores opções de Scanner de Rede. Trata-se de uma ferramenta de código aberto que consegue fazer uma ampla cobertura de monitoramento em rede.

Nikto

Assim como o Nexpose, esse também é um scanner de porta gratuito. Seu código é aberto para usuários domésticos e profissionais de TI poderem trabalhar. O Nikto oferece a função de monitoramento de servidor, e realiza testes com relatórios importantes sobre protocolos de HTTP, httpd, https, além de outros.

Leia também – Tudo sobre o servidor de backup – backup server!

Tipos de varreduras de rede usadas

Veja como a varredura de rede protege os terminais e os servidores da sua empresa

A varredura de rede acontece por meio de protocolos específicos de varredura. Os dados são analisados e o status de cada porta relatado. Portas específicas e as mais comumente usadas são verificadas. Para isso, há diferentes tipos de varreduras. A seguir, veja os tipos de varreduras de rede usadas:

Ping scans

A varredura com ICMP consegue analisar de forma completa todos os endereços IP. Também dá para verificar um IP de destino específico, que pode ser o servidor. Por meio de solicitação de eco e resposta ICMP, é possível observar se o destino está ativo.

UDP scan

A UDP scan é um tipo de varredura focada em verificar portas que se encontram abertas em uma rede de computadores. Esse protocolo faz o envio de pacotes de dados ao destino, não usando conexão de rede. Trata-se de um pacote de dados que não carrega alguma carga importante, mas é possível configurá-lo para serem carregadas cargas importantes.

TCP scan

Esse tipo de varredura se baseia na verificação por meio de handshake. Ou seja, o scanner de portas vai fazer o envio de informações ao destino com uma solicitação SYN. Quando o destinatário recebe essa informação, será enviado um SYN-ACK em resposta. O pacote de dados ACK informa que a resposta SYN-ACK atingiu o alvo. Será com base na resposta recebida que o status de rede será relatado.

Riscos de não usar uma ferramenta de Scanner de Rede

Conheça os riscos de não usar uma ferramenta de Scanner de Rede

O Scanner de Rede é uma forma de proteger sua empresa e seus negócios contra diversos tipos de ataques e falhas. Toda uma análise de vulnerabilidade, como senhas erradas inseridas, codificações inseguras, falhas de autenticação, além de muitas outras fragilidades, são problemas possíveis de observar com o Scanner de Rede. Sem dúvidas é uma ferramenta importantíssima para a cibersegurança da sua empresa.

Desta forma, sem essa ferramenta em mãos, a equipe de TI fica sem uma importante arma contra as ações maliciosas que ameaçam constantemente empresários de todos os segmentos. Não permita que o nível de risco seja elevado por não utilizar um Scanner de Rede em sua empresa. Todas as brechas que competem a esse tipo de ferramenta evitar, serão evitadas.

A princípio, é fundamental fazer uma análise sobre o melhor tipo de scanner para as atividades em rede da sua empresa. Existem diversos tipos de scanner no mercado e toda uma gama de opções que podem ser exploradas para ampliar o status de proteção da sua rede. Para uma análise das necessidades de Scanner de Rede em sua empresa, conte com a equipe de especialista da UPGrade TI para uma consultoria completa!

Conclusão

É melhor estar prevenido e se antecipar aos problemas em sua rede do que amargar ser vítima de ataques ou falhas. Para saber como colocar o scanner em rede da forma mais correta e otimizada, entre em contato com um especialista da UPGrade TI pronto para te atender.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?