Multicloud: saiba o que são as múltiplas nuvens, suas vantagens e por que adotá-las

Multicloud

Sua empresa já conhece o multicloud? Esse modelo de TI, está se fortalecendo cada vez mais em organizações do mundo todo, por meio do uso de uma ou mais nuvens que garantem maior produtividade e redução de custos.

Conforme a pesquisa realizada pela Enterprise Cloud Index (ECI), o Brasil está liderando com 54% na lista de 14 países que implementaram o modelo de múltiplas nuvens nas empresas.

Ficou interessado em saber mais sobre esse modelo? Neste artigo falaremos sobre o que o modelo multicloud, quais os tipos de serviço, vantagens, desvantagens e muito mais. Boa leitura!

Este artigo contém:

O que é multicloud?

Multicloud é um conjunto de duas ou mais estruturas de computação em nuvem usadas simultaneamente. Em outras palavras, é a combinação de várias plataformas que possibilitam uma melhor gestão da cloud computing.

Os maiores ganhos com essa tecnologia em empresas é a possibilidade de maior otimização dos serviços, diminuição dos custos e maior segurança. Mas não para por aí!

Só para você ter uma ideia, atualmente, cerca de 76% das empresas usam o modelo multicloud e 41% delas já visualizaram redução nos gastos da organização, de acordo com dados divulgados pela Fortinet.

Como se caracteriza o modelo Multicloud?

O modelo de gestão multicloud é caracterizado por nuvens públicas, privadas e híbridas e faz parte das tecnologias disruptivas. Como você viu anteriormente, acontece quando uma empresa opta por utilizar uma ou mais plataformas de nuvem em simultâneo.

Seu maior intuito é reduzir os problemas de vazamento de dados e tempo de inatividade que as antigas ocasionavam. Por isso, com as nuvens simultâneas, não existe a necessidade de uma interconexão entre as funcionalidades do sistema.

Além disso, deve ser vista como uma forma de implementação da computação em nuvem, e não como uma tecnologia somente, pois conta com diversos provedores e isso garante mais flexibilização dos serviços oferecidos pela empresa.

Quais são os tipos de serviços de multicloud?

serviços de cloud computing

Para melhor entender o método de nuvens múltiplas, separamos os tipos de serviços de cloud computing que podem ser utilizados na sua empresa. Confira abaixo quais são:

Infraestrutura como serviço (IaaS)

O serviço Infrastructure as a Service (IaaS) é composto por mecanismos de computação que disponibilizam servidores, sistemas operacionais, armazenamento, suporte de infraestrutura em nuvem e outros recursos.

Tudo isso possibilita uma grande redução de gastos com tecnologia da informação, uma vez que não é necessário gastar com equipamentos para manter esse modelo. Em outras palavras, o usuário pagará apenas por aquilo que ele utilizar.

Confira algumas funcionalidades desse tipo de serviço:

  • Garante redução de custos com TI;
  • Não é necessário gastar com novos equipamentos para manter esse sistema;
  • O funcionamento do IaaS é ininterrupto;
  • Possibilita comprar soluções sob demanda;
  • Disponibiliza sistema operacional, servidor e ótimo armazenamento.

Os principais exemplos de provedores em nuvem que disponibilizam infraestrutura como serviço (IaaS), são: Google Cloud, Amazon Web Services e Microsoft Azure.

Plataforma como serviço (PaaS)

No caso do Plataform as a Service (PaaS) é uma infraestrutura em nuvem que possibilita o usuário de criar, realizar hospedagem, gerenciar e otimizar o funcionamento de sistemas e programas.

Por meio dela, é possível ter acesso a uma infraestrutura completa com pouco investimento. Isso oferece para a equipe da corporação menos preocupação, uma vez que só será necessário tomar conta da programação do software.

Confira as principais funcionalidades deste serviço:

  • Maior agilidade na hora de implementar;
  • Vantagem competitiva para a empresa;
  • Otimização da análise de dados empresarial;
  • Oferece maior padronização nos processos da empresa.

Plataformas PaaS disponibilizam estruturas para a construção e utilização de programas personalizados na nuvem. Além disso, é uma plataforma liberada pela web e alguns exemplos são: Windows Azure e Google App Engine.

Software como Serviço (SaaS)

Já o Software as a Service (SaaS) é o serviço mais conhecido no que diz respeito a estrutura de computação em nuvem. Ele utiliza a internet como meio de disponibilização de programas e aplicativos, gerenciado por um provedor terceirizado.

A maioria dos programas SaaS são executados por meio de uma rede remota, acessada através do navegador ou Interface de Programação de Aplicação (API) e isenta o uso de downloads ou instalações.

Os seus serviços de organização de programas e aplicativos são disponibilizados por meio de uma assinatura. Confira abaixo as suas principais funções:

  • Baixo custo, pois não é necessário pagar licença;
  • Garante maior praticidade;
  • Possibilidade de fazer backup em nuvem dos dados da empresa;
  • Pode ser acessado via navegador web.

Esse é um modelo bastante utilizado por pequenas e médias empresas que desejam conter gastos. Os principais exemplos de serviço SaaS, são: Google Drive, Google Docs e OneDrive.

Quais são os benefícios de ser Multicloud?

Se você pensa em adotar o método “multinuvem” na sua empresa, conheça as principais vantagens antes de implementar um ambiente com computação em nuvem:

1. Otimização dos custos

Uma das principais vantagens das nuvens múltiplas é a redução dos custos, uma vez que ela possibilita escolher os serviços que mais condizem com as necessidades do negócio por um preço mais acessível.

Desta forma, ao optar por uma estratégia multicloud, a empresa consegue escolher os serviços mais competitivos com o melhor custo-benefício.

2. Integração dos serviços em nuvem

Quando se utiliza provedores de nuvens diferentes, é possível integrá-los por meio do método multicloud e gerenciá-los de forma que cumpra e atenda as demandas necessárias da empresa.

Isso proporciona maior autonomia para a organização, pois conta com uma grande diversidade de serviços pertencentes à infraestrutura da computação em nuvem. Assim, o setor de TI, consegue identificar qual recurso mais adequado para cada caso.

3. Maior confiabilidade

A confiabilidade é outra grande vantagem das nuvens múltiplas, o que garante mais segurança já que não depende apenas de uma única nuvem. Como é uma responsabilidade compartilhada na empresa, precisa-se garantir uma boa política de segurança da informação para seu bom funcionamento.

Por isso, ao utilizar uma ou mais nuvens, é possível garantir ainda mais integridade dos dados do seu negócio, uma vez que só será acessado por pessoas autorizadas e que entendam sobre seu funcionamento.

4. Melhor desempenho

Como a multicloud é o uso de uma ou mais nuvens, conta-se com diferentes serviços e equipes para um melhor desempenho em cada tipo de ocasião. Um exemplo disso é que caso uma plataforma não esteja funcionando, pode-se utilizar outra de mesma função.

Quais são as desvantagens da abordagem Multicloud?

Assim como existem muitas vantagens, a abordagem multicloud também conta com algumas desvantagens. Por isso, para você ficar por dentro de tudo, separamos as principais, confira:

  • Gerenciamento mais complexo: administrar múltiplas nuvens pode ser uma tarefa difícil, pois requer atenção dos profissionais para gerenciar os diferentes provedores em nuvem com funcionalidades diversas;
  • Maior custo com a rede:
  • Sobrecarga dos profissionais de TI: com múltiplas nuvens, a equipe de TI pode ficar um pouco sobrecarregada, uma vez que precisará estar atenta e se preocupar com as diferentes variáveis de cada plataforma;
  • Mais dificuldade de segurança: para tomar conta de tantas nuvens, a melhor opção é contar com uma empresa de TI especializada para garantir a segurança das informações e dados da organização.

Por fim, mesmo quando uma infraestrutura é excelente, é importante ficar atento às desvantagens apresentadas para saber se realmente vale a pena investir na implementação ou não na sua empresa.

Qual é a diferença entre a multicloud e a nuvem híbrida?

Qual é a diferença entre a multicloud e a nuvem híbrida

É comum haver uma certa confusão entre multicloud e nuvem híbrida, mas existem algumas diferenças. A principal delas é que a nuvem híbrida não conta com diversos fornecedores como as nuvens múltiplas.

Além disso, o método de nuvem híbrida pode utilizar uma nuvem pública, privada ou híbrida, como falamos anteriormente. Por isso, possibilita uma maior disponibilidade de tecnologias e fornecedores, visto que conta com diversas prestadoras de serviço.

Isso torna o multicloud mais complexo e completo do que a nuvem híbrida, uma vez que necessita mais atenção e preocupação na hora de gerenciar todas as plataformas.

Por que adotar várias nuvens?

Se você chegou até aqui, já compreendeu os diversos benefícios que as múltiplas nuvens podem proporcionar na sua empresa, não é mesmo?

Podemos citar que além de reduzir os custos, o modelo em várias nuvens garante diferencial competitivo e maior transformação digital para a empresa. Isso reduz o investimento com maquinários, infraestrutura e outros softwares para a empresa.

Além dos fatores econômicos também temos a questão da manutenção, visto que com múltiplos servidores em nuvem, as atualizações são feitas de forma automática e a empresa não precisa se preocupar com os dados compartilhados nesse tipo de serviço.

Qual o impacto da multicloud nos negócios?

A estratégia de multinuvens possibilita que a empresa disponibilize uma infinidade de recursos para sua equipe responsável pela estrutura corporativa e inovação tecnológica, garantindo diferenciação de mercado.

Entretanto, é importante que a equipe identifique qual é a estratégia que atende melhor às necessidades da empresa para efetivar uma infraestrutura adequada, além de contar com compliance e gerência de TI, já que a multicloud é uma tecnologia complexa.

Por fim, o impacto das nuvens múltiplas nos negócios é bastante positivo, pois minimiza riscos e estabelece uma maior independência entre os serviços e atividades da empresa.

Quer ficar ainda mais por dentro de todas as novidades do setor tecnológico? Acompanhe o blog da UPGrade TI para saber tudo sobre Tecnologia da informação!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?