Descubra o que é monitoramento de rede e quais são as melhores ferramentas

monitoramento de rede

A transformação digital abriu portas para que as empresas se adequassem cada vez mais às novas tecnologias. Com isso, o fluxo de dados aumentou e houve a necessidade de se falar em monitoramento de rede corporativa e segurança.

Alguns dados da Forrester fundamentam essa necessidade. De acordo com eles, 34% das organizações comprometem seus serviços devido a inatividades diárias, além de 42% demorarem para identificar a causa do incidente.

Esses problemas envolvem um número alto de pessoas na hora de gerir as ocorrências, o que acaba por atrapalhar a execução das atividades principais da empresa. Por isso, existe a necessidade de uma atuação estratégica de TI através do monitoramento de rede.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, neste post você encontra qual a importância de ter um monitoramento de infraestrutura de TI, além de mostrar o que é, quais são as vantagens e as melhores ferramentas. Ficou interessado? Então continue lendo!

Este artigo contém:

O que é monitoramento de rede? 

O monitoramento de rede é composto por um conjunto de processos responsáveis por controlar o desempenho da rede de uma empresa. Através disso, é possível analisar, bem como garantir, a qualidade dos serviços e suas aplicações.

Essa rede corporativa é formada por servidores ou dispositivos de rede, monitorados 24h por dia. Além de trabalhar em conjunto com outros serviços de TI como o outsourcing de impressão, por exemplo.

Confira quais dispositivos é possível encontrar em uma rede corporativa:

  • Roteadores;
  • Impressoras e digitalizadores;
  • Computadores e notebooks;
  • Dispositivos móveis;
  • Ferramentas de gerenciamento.

O envolvimento de diversos dispositivos em uma empresa, torna imprescindível que exista o monitoramento de rede. Isso porque, se você já sabe o que é MSP, deve entender também, a necessidade de prezar pela vitalidade e entrega eficiente dos serviços no negócio.

Através de uma ferramenta de monitoramento de rede eficaz, é possível centralizar as informações desses dispositivos citados anteriormente, bem como, permite analisar o desempenho e identificar as falhas.

Ainda está difícil de entender? Então, imagine como se o monitoramento de rede fosse o marcapasso dos servidores e dispositivos da empresa. Você pode se perguntar: “nossa, mas o que isso tem a ver?”

É simples, ele acompanha os “batimentos” ou o funcionamento da rede de TI, além de regular as falhas e estimular o ritmo correto de desempenho dos serviços. 

Por que fazer monitoramento das redes corporativas? 

Agora que você entendeu o que é monitoramento de rede, está na hora de entender por qual motivo realizar esse serviço na empresa. 

Partindo desse princípio, é evidente que o intuito de realizar o monitoramento, é manter a infraestrutura em pleno funcionamento. Mas, além disso, é importante estar ciente que os problemas de rede, geralmente, acarretam diminuição de produtividade na empresa.

Assim, como foi mostrado no início desse artigo, muitas das empresas que enfrentam problemas com inatividade da rede, ficam até uma semana para entender as causas do incidente. 

Além de ocupar de 4 a 10 funcionários para resolver o problema, um número bastante relevante, não é mesmo?

Através do Monitoramento de Rede é possível garantir que o sistema esteja disponível e estável para seus usuários, pois, ele é responsável por:

  • Acompanhar o desempenho de hardwares e softwares;
  • Identificar problemas de segurança dos dados;
  • Realizar o monitoramento de rede WiFi;
  • Controlar o acesso de rede dos funcionários;
  • Acompanhar o tráfego usado.

Perceba que as redes WiFi são exemplos de riscos que podem fugir do controle, uma vez que não partem de algo físico ou palpável, além de abrir margem para ciberataques. Um vazamento de dados pode acarretar danos irreversíveis, tanto para as empresas quanto para seus clientes.

Que tal aproveitar para complementar seu conhecimento sobre TI? Saiba tudo sobre como gerir os ativos da sua empresa através do inventário de TI.

Qual a importância do monitoramento de rede?

monitoramento de rede corporativa

O monitoramento de rede corporativa é importante para o cotidiano da empresa, seja para a segurança ou para evitar problemas de produtividade no ambiente de trabalho. Mas, não é só isso!

Confira agora os principais motivos para realizar o monitoramento:

  • Identificar falhas: quando a empresa realiza o monitoramento de rede, possibilita que a equipe de TI, seja notificada com as informações relacionadas às possíveis falhas. Desta forma, fica mais prático identificar e aplicar ações ágeis para solucionar o problema;

 

  • Aplicar correções: através desse monitoramento a aplicação de correções se torna mais rápida. Isso porque, é possível identificar qual o dispositivo que causou falhas, como, por exemplo, um hardware. Assim, aplica-se a solução necessária para reduzir danos;

 

  • Perceber tendências: mediante ao acompanhamento constante, fica mais fácil identificar qualquer atividade questionável na área de TI da empresa. Desta maneira, é possível fazer o acompanhamento dos registros e apontar as principais predisposições de rede e desempenho; 

 

  • Planejar manutenção: quando um aparelho apresenta problemas reincidentes, significa que a empresa postergou a troca ou manutenção do equipamento. Isso pode acarretar atraso nas atividades do negócio. Através do monitoramento de rede, é mais fácil saber quando substituir ou realizar a manutenção desses utensílios;

 

  • Evitar ruídos de comunicação: explicar questões técnicas para quem não é da área de TI, pode gerar ruídos de comunicação. Então, realizar o monitoramento de rede permite visualizar onde há problema de desempenho e facilita a tomada de decisão da empresa.

Vantagens de um bom monitoramento de rede

vantagens do monitoramento de redes Qual empresa não deseja uma rede de TI otimizada e confiável? Isso é totalmente possível graças ao monitoramento de rede. Contudo, essa solução oferece muitas outras vantagens. 

Confira agora os principais benefícios de um monitoramento de rede: 

Reduz custos

Através desse tipo de serviço, é possível ter uma rede que funciona de forma otimizada. Além disso, fica mais fácil monitorar se é necessário haver: substituição, manutenção ou novas aquisições de equipamentos, por exemplo.

Desta forma, os investimentos são otimizados e evita-se a necessidade de gastos urgentes, o que pode ajudar bastante no orçamento da empresa.    

Melhora performance

O monitoramento de rede possibilita melhora no desempenho dos equipamentos, além de proteger os dados e localizar informações de forma ágil, o que auxilia bastante a equipe na hora de atingir as metas e atender prazos.

Aumenta produtividade

Assim como na melhora da performance, o monitoramento de rede fornece um aumento na produtividade dos processos empresariais. Desta forma, evita-se que aconteçam interrupções ou grandes períodos de inatividade devido a incidentes.

Atua preventivamente

Ao ter um acompanhamento das tarefas, se torna mais fácil identificar as falhas e quais são os possíveis problemas antes que eles ocorram. 

Sendo assim, fica claro que o monitoramento de rede proporciona para a empresa uma manutenção preventiva e consequentemente redução dos custos.

5 melhores  Ferramentas de monitoramento de rede?

Agora chegou a melhor parte deste guia, as dicas com as melhores ferramentas de monitoramento de rede open source. Aqui estão 5 soluções eficazes para aplicar na sua empresa, confira!

Cacti

1. Cacti

O Cacti é uma ferramenta bem abrangente e sua maior característica é a flexibilidade, pois permite a adaptação para as variadas necessidades do usuário. Ele pode ser utilizado para analisar quase todas as métricas e exibe as informações por meio de visualizações gráficas.

Sua interface é intuitiva, monitora rede, programas e até mesmo a quantidade de dados usados na conexão, tudo de forma bastante ágil.

2. Nagios

Nagios é uma solução antiga para o monitoramento de rede. É bastante rápido e customizável, além de oferecer um sistema confiável e seguro. Sua usabilidade não é tão simples como outras soluções, mas vale a pena por se adaptar a várias atividades do monitoramento.

3. Zabbix

O Zabbix realiza o monitoramento de rede e servidores. Permite inferir qual a disponibilidade e a performance dos itens da infraestrutura, além de disponibilizar indicadores importantes para analisar e tomar as decisões importantes para a empresa.

Além disso, ele possibilita a visualização dos dados através de informações gráficas, mapas personalizados e diagramas.

4. Munin

Munin é um software de fácil utilização. Ajuda na hora da empresa identificar tendências, além de apresentar um bom custo benefício. Seu sistema é dividido, possui diversidade de plugins e uma interface web com sistema de aviso bastante detalhado.

5. PRTG Network Monitor

O PRTG é um software de monitoramento de rede open source bastante usado pelas empresas. Sua disponibilidade é de 24h por dia em um dispositivo da rede, registrando suas tendências de uso.

É uma ferramenta paga, no entanto, isso se justifica pelo fato de poder ser usado em todos os setores de TI.

Conclusão

Este artigo proporcionou para você uma melhor compreensão a respeito do monitoramento de rede e seu impacto dentro de uma empresa. 

Além disso, foi possível perceber que uma organização pode ter seus serviços comprometidos devido às inatividades diárias. O monitoramento aparece como uma solução responsável por garantir o bom desempenho, bem como a disponibilidade da rede corporativa de uma empresa.

Em conjunto com esse serviço, é importante aliar outras soluções de TI. Através de um suporte técnico de TI gerenciado, é possível aumentar a eficiência e produtividade do usuário.

Pensando nisso, que tal conhecer a solução tecnológica ideal para seu negócio? Entre em contato com nosso time de especialistas e garanta monitoramento 24 horas para sua empresa!

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?