O que é MSP e como funciona esse modelo de negócio?

Modelo de Negocio MSP

Você sabe o que é MSP e como ele funciona? Esse modelo de negócio, conhecido como Serviços Gerenciados de TI, está cada vez ganhando mais espaço, tanto nas pequenas, quanto grandes empresas, uma vez que oferece maior produtividade em funções específicas.

A prova disso é que o mercado mundial de MSP pode atingir cerca de US $354,8 bilhões até 2026. No Brasil, as coisas ainda estão lentas, no entanto, esse modelo vem ganhando uma grande adesão de negócios que precisam de uma melhor gestão dos serviços de TI.

Até porque, hoje em dia, existe uma maior preocupação com a segurança de dados, sistemas operacionais, dispositivos móveis e outros tipos de tecnologia que armazenam informações importantes dentro de uma organização.

Mas será que esse método é adequado para sua empresa? Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para você saber o que é MSP, como ele funciona, quais suas vantagens e por que você deve contratá-lo. Boa leitura!

Este artigo contém:

O que é MSP (Managed Service Provider)?

MSP é a sigla em inglês para Provedores de Serviços Gerenciados. Basicamente, é um modelo de negócio terceirizado, que visa a prestação de serviços de TI de forma contínua para outras empresas.

Esse serviço surgiu como uma solução para o tradicional Break-fix — conceito que atua apenas quando há reclamação ou solicitação do cliente, não atendendo a longo prazo, as necessidades das empresas modernas.

Ao contrário do modelo anterior, o MSP tem como principal objetivo a prevenção. Ele identifica, monitora e aponta soluções eficientes para possíveis vulnerabilidades e erros de infraestrutura, evitando que uma situação simples se torne um agravante para o negócio.

A maior sacada dessa prática, é o monitoramento exclusivo dos clientes e a disponibilidade de um serviço de TI proativo, sinalizando e antecipando os problemas com possíveis soluções.

Como funciona o modelo de negócio MSP?

Como funciona o modelo de negocio MSP

Agora que você sabe o que é MSP, deve estar interessado em entender de que forma ele funciona, correto?

Os Provedores de Serviços Gerenciados (MSP) são indicados para pequenas e médias empresas que não dispõem de um time de TI ou profissionais especialistas na área.

Nesse momento, entra em cena a empresa que oferece os serviços gerenciados, visto que o cliente precisa de um apoio tecnológico externo e imediato. Podendo optar por um pacote ou por cada atividade, sendo o pagamento mensal e de valor fixo.

Os valores dos serviços ofertados são de acordo com cada tipo de empresa e tudo vai depender da necessidade do seu negócio. No entanto, é importante identificar a demanda vigente, para assim, poder fechar um pacote adequado para você.

Por fim, não podemos deixar de falar que a maior parte desses serviços são feitos de forma remota, onde é realizado um monitoramento proativo da rede e dispositivos do empreendimento de forma diária: 24/7.

Principais tipos de serviços gerenciados

Ao saber o que é MSP e como ele funciona, fica mais fácil entender quais são as funções que esse modelo cumpre dentro de uma pequena/média empresa.

Podemos dizer que em virtude das muitas evoluções tecnológicas ao longo dos anos, os serviços gerenciados atendem várias necessidades do mercado.

Além de funcionar como uma solução para organização dos serviços de TI, ele monitora a infraestrutura e identifica possíveis problemas de forma proativa. Mas não pense que é apenas isso!

Confira abaixo mais algumas outras funções ofertadas:

  • Foco em processos de desenvolvimento do negócio;
  • Emissão de relatórios gerenciais de TI;
  • Mapeamento e otimização processos;
  • Monitoramento de rede e dispositivos por 24h;
  • Automação de atividades de rotina;
  • Suporte técnico.

Perceba que através desse modelo de gerenciamento, é possível adquirir os melhores serviços da área de TI, além de evitar o surgimento de falhas que comprometam a segurança e desempenho da sua empresa.

Por que contratar o MSP?

Na hora de contratar um serviço, é normal ficar em dúvida se realmente vale a pena. Sabendo disso, vamos te mostrar quais pontos analisar para descobrir se realmente vale a pena contratar gerenciadores de serviços de TI para sua empresa.

Antes de tudo, é importante que você observe seu negócio, avalie se os procedimentos tecnológicos estão funcionando de acordo com sua necessidade. Feito isso, se faça os seguintes questionamentos:

  • Os clientes estão insatisfeitos com a tecnologia da empresa?
  • O setor de TI da empresa está sendo eficiente?
  • O faturamento é limitado e o modelo break-fix está sendo dispendioso?

Caso você tenha respondido sim para alguma dessas perguntas, talvez o modelo MSP seja o mais adequado para as atividades da sua empresa.

Por isso, contratar um provedor de serviços gerenciados pode auxiliar nos seguintes quesitos:

  • Segurança de dados;
  • Redução de custos;
  • Maior eficácia nos processos;
  • Prestação de serviços a longo prazo;
  • Apoio tecnológico para todos os tipos de negócio.

Por fim, lembre-se da importância de ter um serviço de TI bem gerenciado para auxiliar no funcionamento do negócio. Assim, evita-se gastos desnecessários com problemas tecnológicos e a equipe corporativa aprende a trabalhar de maneira preventiva.

Qual é a diferença da MSP para as MSSP?

Siglas com terminologias similares podem causar uma certa confusão, não é mesmo? Por isso, para você não confundir mais, vamos te explicar a diferença entre os dois sistemas e não haver mais confusão.

Basicamente, os métodos MSP e MSSP se complementam e prestam serviços terceirizados na área de TI (Outsourcing de TI). No entanto, sua maior diferença, se dá pelo fato do segundo ser mais especializado.

Em português, MSSP significa Provedores de serviços gerenciados de segurança e sua principal função é garantir a segurança da informação.

Sabendo disso, é possível diferenciá-los da seguinte forma: MSPs trabalham para um bom funcionamento da infraestrutura de TI e MSSP trabalha para garantir um alto nível de segurança e proteção com base na necessidade da rede do cliente.

Os dois modelos podem trabalhar em conjunto, agindo de forma proativa, antecipando falhas, ataques ao sistema e apresentando mudanças importantes para a empresa em relação a políticas e procedimentos.

A importância da MSP

MSP - porque contratar para sua empresa

Os serviços gerenciados de TI (MSP) tem se tornado cada vez mais importantes para empresas, que, muitas vezes, não focam em tecnologia.

Isso ocorre por existir uma certa urgência na adaptação tecnológica. Diante a atual modernização digital, as empresas estão buscando, cada vez mais, profissionais de TI para suprir sua demanda.

Nesse contexto, existem as pequenas e médias corporações, que precisam de proteção cibernética, mas não dispõem de um grande orçamento. Então, os provedores de serviços gerenciados surgem como uma solução para elas.

Assim como foi ressaltado anteriormente, esse tipo de metodologia é importante por focar na disponibilidade contínua dos serviços de TI. Desta forma, é possível evitar futuros problemas e reforçar processos cada vez mais seguros para o cliente.

Quais são as principais vantagens das MSP?

Depois de saber de toda a importância dos Provedores de Serviços Gerenciados, chegou a hora de descobrir quais são os benefícios reais desse método. Por isso, algumas vantagens abaixo:

  • Otimização dos serviços: uma das principais vantagens dos serviços gerenciados é a garantia de otimização das atividades da empresa, principalmente nos quesitos de segurança e proteção contra ataques cibernéticos e o desenvolvimento de ferramentas;
  • Custo-benefício: existe um grande número de despesas que são necessárias dentro de uma empresa. Ao contratar o serviço MSP, é possível economizar e controlar os custos, pois se paga um valor fixo mensal para o monitoramento da infraestrutura TI e uma taxa variável por serviços excepcionais;
  • Segurança: esse modelo de serviço utiliza diversos recursos para manter a segurança da rede e dados dos clientes, reduzindo os possíveis riscos através de ferramentas de suporte;
  • Manutenção contínua: os serviços gerenciados de TI, implementam as melhores soluções tecnológicas com maior eficiência e monitoramento por 7 dias da semana e 24h por dia.

vantagens do MSP

Perceba que as vantagens dos serviços gerenciados de TI são grandes. Sendo a segurança, uma das principais vantagens, para qualquer negócio, na hora de escolher um parceiro gerenciador de serviços.

Como ele pode ajudar minha empresa?

O serviço de Provedores de Serviços Gerenciados pode funcionar muito bem para todo tipo de empresa, sejam elas de grande, médio ou de pequeno porte.

Isso porque esse tipo de serviço engloba administração e gerenciamento de ativos da área de TI. Além de apoiar as metas da empresa e monitorar o desempenho de todos os serviços oferecidos.

E como foi citado anteriormente, no quesito segurança para a empresa, esse modelo de negócio é muito recomendado. Até porque, nenhum empresário deseja sofrer uma invasão no sistema ou ter dados vazados.

Por isso, fica difícil não querer contratar uma empresa provedora de serviços gerenciados para o seu negócio, não é mesmo? Além dos problemas serem resolvidos de forma ágil, ainda tem as soluções tecnológicas que visam otimizar os objetivos do cliente.

Conclusão

Ao decorrer do artigo, fica muito claro o que é MSP e como ele surgiu. Seu maior objetivo é prevenir e vem suprindo o antigo break-fix. Principalmente, porque esse modelo tradicional, não atende mais às necessidades de um negócio a longo prazo.

O mais adequado, atualmente, é monitorar e realizar os devidos planejamentos para solucionar problemas que podem causar dor de cabeça no futuro, antes mesmo que eles apareçam.

Pensando nisso, a UPGrade TI oferece as melhores opções de Segurança da Informação para você, entre em contato com a gente e descubra qual o melhor modelo para o seu negócio!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.