Cloud Computing: O que é, como funciona e suas vantagens.

computação em nuvem

Imagine você poder utilizar um aplicativo ou programa de edição de texto através da internet sem ter que fazer o download e armazená-lo em seu computador. Ou ainda, disponibilizar aquela planilha para todos os colaboradores e parceiros de sua empresa poderem acessá-la através da rede mundial de computadores.

Estes são exemplos de Cloud Computing, que possibilita a utilização dos mais variados tipos de recursos computacionais via internet. Esta tecnologia está sendo cada vez mais utilizada, principalmente nestes tempos de trabalho remoto.

Com o Cloud Computing é possível realizar diversos tipos de trabalhos sem que haja a necessidade de softwares, dados empresariais, aplicativos e programas, estarem armazenados nos computadores da empresa. Todos estes dados ficam salvos em diversos provedores que podem até mesmo estar em outro país.

Veremos a seguir em nosso artigo o que é Cloud Computing e como a sua empresa pode aumentar a produtividade de seu negócio utilizando esta tecnologia tão em voga nos dias atuais.

Este artigo contém:

O que é Cloud Computing?

Cloud Computing, ou em português, computação em nuvem, é uma ideia de serviços variados de informática que utiliza a internet, a rede mundial de computadores, como suporte, como base, para que o usuário possa acessar a programas, dados e informações de uma maneira remota.

O colaborador de sua empresa, por exemplo, pode acessar através de seu computador, celular ou tablet, serviços online, sem que haja a necessidade de tê-los instalados. Não é necessário fazer o download, arquivá-los. Eles estão armazenados em nuvem.

computação em nuvem

Nuvem é o local onde os dados podem ser armazenados e processados, normalmente em servidores espalhados pelo globo. São grandes data centers. A nuvem vem da ideia de que estes dados e informações podem ser acessados de qualquer lugar, bastando para isso, ter um acesso à internet.

Vejamos alguns exemplos de Cloud Computing que já são utilizados por inúmeros usuários, sem que eles se deem conta disso: a Netflix com seus serviços de streaming, o Google Docs, o Spotify, todos são armazenados em nuvem. São serviços oferecidos que só necessitam de um bom navegador e um acesso à internet para serem acessados.

Para que serve?

O Cloud Computing serve para que se tenha uma conexão remota a softwares, arquivos armazenados e documentos importantes. Ele permite realizar os processos destas informações sem que haja a necessidade de elas estarem instaladas em seu computador. Tudo é realizado via internet.

Pode-se ter acesso a informações em qualquer lugar e a qualquer hora. Não é preciso que a empresa crie, opere e construa uma infraestrutura de TI por conta própria. Desta maneira ela gera uma grande economia de dinheiro e de tempo.

Saiba a Importância da TI nas Empresas

Ademais, há um abatimento no custo com infraestrutura, redução no espaço dedicado aos servidores, as informações são centralizadas e há a opção de se realizar um trabalho remotamente, acabando com gastos relacionados aos colaboradores da empresa.

A utilização do Cloud Computing traz ainda uma maior segurança nos dados, possibilita uma atualização dos servidores sem haver a necessidade de um profissional ir à empresa para realizar o serviço.

Quais são os tipos de cloud computing?

São três os tipos de cloud computing: o público, o privado e o híbrido. Eles se diferem em relação ao custo, desempenho, expectativas e disponibilidade. Todos os três tipos podem ser acessados através da internet.

TIPOS-DE-computação em nuvem

Nuvem Pública

São soluções de informática, como o uso de servidores, ou locais de armazenamento de dados, por exemplo, que são providos por terceiros. Eles estão à disposição de qualquer empresa ou pessoa que desejem contratá-los.

O usuário pode utilizar a nuvem para fazer um backup de dados, utilizar um aplicativo, armazenar arquivos, sem se preocupar com a manutenção dos servidores, com a segurança das informações e com a administração dos recursos. Este trabalho ficará a cargo da empresa contratada.

Há uma padronização dos recursos e eles poderão ser utilizados por qualquer pessoa, como por exemplo, os colaboradores de sua empresa, que compartilharão a nuvem. Eles poderão utilizar os serviços de cloud computing simultaneamente, mesmo em computadores diferentes.

Como o nome diz, a nuvem é pública. É um serviço mais barato que tem um custo menor. Não é preciso se preocupar com questões relativas ao TI. Pode ser indicado para vários tipos de empresas que desejam digitalizar seus processos.

Nuvem privada

Neste caso, a nuvem é organizada excepcionalmente para a empresa em questão. Os recursos são dirigidos para a realidade do negócio. O acesso à nuvem pode ser restrito a apenas alguns funcionários e colaboradores.

Os aplicativos, programas e soluções tecnológicas podem ser personalizados de acordo com a conveniência da organização. A nuvem privada é indicada para empresas que necessitem de dispositivos específicos relacionados à segurança e privacidade do negócio. Alguns exemplos de instituições que utilizam a tecnologia  são as governamentais e financeiras.

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida faz a união entre os dois tipos de nuvens anteriores. É uma tecnologia que permite o compartilhamento de informações, programas, arquivos e aplicativos utilizando tanto a nuvem privada, quanto a pública.

Qual a importância da nuvem para manter seus dados seguros?

Serviços de cloud computing

Serviços de computação em nuvem

As empresas que contratam um serviço de cloud computing podem ter inúmeros benefícios, como a utilização de ferramentas estratégicas, inúmeras funcionalidades, que buscam assistir as necessidades do negócio. São três os serviços que se destacam:

Software como serviço (SaaS)

Através do SaaS é possível utilizar softwares e aplicativos sem ter a necessidade de se comprar a licença. É possível utilizá-los em nuvem. No entanto, alguns recursos tecnológicos são restritos. Normalmente é um serviço gratuito.

O software é acessado pela rede mundial de computadores. Não é preciso se atentar com a instalação, manutenção, configuração e o custo com as licenças do software. Há alguns serviços que são pagos, mediante uma taxa que deve ser cobrada de tempos em tempos.

Plataforma como serviço (PaaS)

Neste caso, a administração, manutenção, configuração e atualização da infraestrutura devem ser realizadas pela empresa contratada, a partir de seus servidores. A contratante pode utilizar um espaço completo de elaboração de softwares e aplicativos, sendo possível criá-los e modificá-los.

É possível utilizar banco de dados, e-mails, tecnologias de fluxo de trabalho, entre outros. A empresa que contratou a plataforma como serviço pode criar seus próprios programas, de acordo com as necessidades de seu negócio.

Infraestrutura como serviço (IaaS)

Contando com o apoio dos profissionais terceirizados, a empresa contratante pode utilizar toda a infraestrutura da empresa contratada. É possível alugar servidores, data centers, equipamentos de hardware, entre outros.

A contratante é cobrada de acordo com o uso que ela faz dos equipamentos, como por exemplo, dos servidores, além dos arquivos armazenados na nuvem. A empresa paga somente o que utiliza, sendo um serviço bastante econômico.

É um serviço bastante versátil. Se a empresa utilizou pouco dos servidores em um determinado mês, ela paga menos do que pagou no mês anterior.

Gerenciamento de Servidores: O que é e qual a importância para as empresas

Como funciona a cloud computing?

A cloud computing funciona através de uma nuvem. Esta é formada por diversos servidores, que são utilizados para o armazenamento e o processamento de dados e informações. A empresa pode utilizar estes recursos de diversas maneiras, como banco de dados, aplicativos dos mais diversos, realização de backup, entre outros.

Os servidores em nuvem são todos conectados entre si. Eles podem ser configurados de acordo com a demanda, capacidade de processamento, espaço de armazenagem, sem haver a necessidade de instalação de softwares e dispositivos.

A contratante utiliza estes servidores em sua rede privada, possibilitando a todos os seus colaboradores utilizar as soluções de informática necessárias para o andamento dos negócios. É uma forma prática, ágil e fácil de digitalizar os processos relacionados à empresa.

computação em nuvem

Por que usar a cloud computing?

Através da cloud computing a empresa não precisa investir em downloads, hardwares, sistemas operacionais, softwares e aplicativos. Há uma economia de recursos ligados à infraestrutura, pois elimina os gastos relacionados a compras de ativos de informática.

Os dados e informações que antes eram armazenados em servidores e computadores próprios da empresa, são mantidos online, economizando o espaço onde essas máquinas seriam instaladas.

As informações e dados da empresa são centralizados, permitindo a todos os colaboradores a ter acesso, necessitando apenas de uma conexão com a internet. Desta forma, todos os funcionários poderão utilizar os mesmos softwares e acessar os mesmos banco de dados.

Conforme o tipo de cloud computing utilizado, é possível economizar os custos operacionais utilizando menos os serviços como armazenagem de arquivos, utilização de softwares, entre outros.

O cloud computing permite ainda o trabalho remoto dos funcionários da empresa que poderão utilizar os serviços em nuvem de suas residências. Desta maneira há economia também na necessidade de se gastar com transporte e com a alimentação.

Quais as vantagens e desvantagens

As vantagens do cloud computing são inúmeras e podemos destacar:

  • Economia de custos relacionadas ao departamento de TI.
  • Os hardwares da empresa podem ser capazes de aumentar ou diminuir a sua capacidade de armazenamento com apenas um clique de um botão.
  • É mais confiável que um serviço de TI interno.
  • Pode-se armazenar dados, informações e arquivos de uma maneira quase ilimitada.
  • É possível fazer backups de arquivos e recuperá-los se houver necessidade.
  • Qualquer colaborador e funcionário da empresa pode acessar de qualquer lugar e a qualquer hora as informações que estiverem na nuvem.

As desvantagens do cloud computing são:

  • Se não houver acesso à internet é impossível acessar a nuvem.
  • O servidor da empresa terceirizada pode apresentar problemas atrapalhando o andar dos negócios.
  • Ausência do controle direto sobre os dados armazenados em nuvem.
  • Se os dados transferidos não forem criptografados, corre o risco de as informações vazarem.

Entenda o que é vazamento de dados e o que fazer diante disto

Como escolher o tipo ideal de cloud computing?

Para você contratar o serviço ideal, que atenda às necessidades de sua empresa, é preciso tomar algumas precauções. Todo o cuidado é pouco, visto que você irá confiar a terceiros, dados e informações de seu negócio.

Tome conhecimento de como funciona o suporte oferecido, como será atendido em caso de haver algum problema relacionado ao cloud computing. Em caso de precisar de ajuda, você deve ser bem atendido.

Busque saber a qualidade dos servidores que serão utilizados para armazenar seus dados e informações. Veja se eles estão instalados no Brasil ou no exterior. Pesquise, conheça a empresa que será contratada.

Veja quais são as necessidades de sua empresa, se você necessita de uma nuvem pública, privada ou híbrida. Procure entender o que é Software como serviço (SaaS), Plataforma como serviço (PaaS) e Infraestrutura como serviço (IaaS) e como cada um pode ser aplicado em sua empresa.

Faça uma avaliação das condições de segurança oferecidas pela empresa que irá ser contratada. Não há nada pior do que ver informações importantes do seu negócio cair nas mãos de terceiros. Veja qual modelo de backup é trabalhado.

Exemplos de cloud computing

São vários os exemplos de cloud computing. Desde o Google docs até a Netflix, todos utilizam esta tecnologia que vem se desenvolvendo cada vez mais, principalmente nestes tempos de trabalho remoto.

O G Suite é um grupo de ferramentas da Google que utiliza a nuvem para oferecer serviços como proteção anti-spam, Hangout como reunião de vídeos, Docs, formulários, Cloud Search, entre outros.

G-SUITE - SERVIÇOS

Para o gerenciamento de dados, a Oracle Cloud é uma solução que atende a várias demandas, como plataforma de gerenciamento de banco de dados de alto desempenho, big data e serviços de streaming. Ela ainda pode ser utilizada para marketplace, estratégia de marketing e no desenvolvimento de aplicativos.ORACLE - LOGO

O Spotfy fez uma migração de seus dados para nuvem em 2016. Ele estava com altos custos com a hospedagem de seus arquivos e distribuiu seus dados em vários data centers espalhados pelo mundo.

A Uber também vem trabalhando com cloud computing. A empresa teve um crescimento acelerado em um pequeno espaço de tempo e viu a necessidade de migrar seus dados para a nuvem e assim atender seu público de forma diferenciada.

Esperamos que com este artigo pudemos lhe mostrar o que é o cloud computing e como a sua empresa pode se beneficiar deste tipo de tecnologia. Nossa equipe da UPGrade TI está à disposição para sanar qualquer dúvida e contribuir para o aumento da produtividade e economia de seu negócio.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?