Gerenciamento de Servidores: O que é e qual a importância para as empresas

gerenciamento de servidor

À medida que as empresas estão aderindo às novas tecnologias e a transformação digital já se tornou uma realidade, atividades como o gerenciamento de servidores se tornam indispensáveis dentro do ambiente corporativo. Afinal de contas, não é mais nenhuma novidade que investir em TI é uma ótima forma de conseguir um diferencial de mercado e que também possibilita aumentar o faturamento da empresa.

Dentre as diversas tecnologias utilizadas pela TI em uma empresa não podemos deixar de falar dos servidores, que são simplesmente o coração de um sistema de computação. Quando não há o gerenciamento desses servidores, pode haver grandes prejuízos devido a indisponibilidade do sistema, a perda de dados importantes, entre outras situações.

Portanto, se os servidores possuem uma grande importância para o funcionamento das atividades de trabalho de uma empresa, é fundamental que eles sejam gerenciados por equipes especializadas para que não ocorra nenhum problema. É sobre isso que falaremos neste artigo! Veja a seguir a importância do gerenciamento de servidores.

O que é gerenciamento de servidor?

O gerenciamento de servidores é um conjunto de atividades administrativas de um sistema. As principais atividades realizadas neste gerenciamento são a configuração do servidor, monitoramento de serviço, otimização da segurança da informação e manutenção do sistema.

Esse gerenciamento é realizado por uma equipe de TI, que pode atuar na área de TI da própria empresa, ou por uma equipe terceirizada por uma empresa específica de TI, como a UPGrade TI, por exemplo.

Com o gerenciamento, é possível otimizar o sistema de acordo com as necessidades de cada empresa, garantir uma maior segurança da informação, evitar possíveis falhas e problemas de funcionamento, reduzir os momentos de indisponibilidade de sistema e assim aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.

gerenciamento de servidor - 01

Quais são as melhores práticas de gerenciamento de servidor?

Para que o gerenciamento seja realizado com o máximo de eficiência, é importante que os gestores levem em consideração algumas práticas. Veja a seguir um resumo das melhores práticas dentro do gerenciamento de servidores:

Manter a organização dos sistemas

A primeira coisa que um bom gerenciamento precisa é de organização. Ter servidores funcionando adequadamente e com um ótimo desempenho exige a organização dos gestores e de toda a equipe de trabalho.

Isso inclui organizar todos os dados originados dos servidores da empresa. Essa organização permite saber o desempenho atual dos servidores, assim como as possibilidades de intervenção, necessidades de manutenção e até mesmo as curvas de aumento de demanda em diferentes momentos.

Contar com profissionais capacitados

Pode parecer algo simples, mas gerenciar servidores requer um conhecimento técnico. Portanto, se a sua empresa não possui um profissional de TI atuando internamente, é fundamental considerar a possibilidade de terceirizar esse serviço.

Com a terceirização é muito mais fácil contar com profissionais capacitados para realizar esse gerenciamento para você. A terceirização desse serviço ocorre por meio do Outsourcing de TI. Aqui na UPGrade TI você pode contratar esse serviço, fale conosco!

Contratar serviços de provedores confiáveis

A escolha do provedor de serviços para a sua empresa é de grande importância, já que os servidores poderão apresentar diversos problemas apenas porque você não fez uma boa escolha de provedor.

Isso se aplica às empresas que utilizam servidores em nuvem. Sabemos das diversas vantagens desses servidores, mas é importante procurar por um provedor confiável para não ter nenhum problema de funcionamento. Para escolher um provedor confiável veja essas cinco dicas:

  1. Procure por reclamações sobre o provedor;
  2. Consulte parceiros e colegas;
  3. Opte por provedores com grandes parcerias no mercado;
  4. Avalie o suporte oferecido;
  5. Procure por provedores com especialistas na equipe.

Investir no gerenciamento de servidor

Outra prática muito importante é investir no gerenciamento de servidor. Não adianta nada ter uma equipe para cuidar desse gerenciamento se a empresa não está disposta a manter os investimentos como a renovação de equipamentos, manutenções preventivas, reparos necessários, entre outros investimentos importantes.

gerenciamento de servidor - importancia

É fundamental que os gestores avaliem esses custos como investimentos, pois do contrário, poderá haver a necessidade de manutenções corretivas que costumam implicar em mais gastos e na perda da produtividade do trabalho.

Por que o gerenciamento de servidor é importante?

Todas as empresas que possuem servidores precisam de um bom gerenciamento para garantir que esses sistemas funcionem adequadamente. A seguir vamos explicar em detalhes porque o gerenciamento de servidor é tão importante e os motivos para você aderir a esse serviço agora mesmo na sua empresa!

Aumenta a segurança da informação

Você provavelmente já sabe que a segurança da informação é de grande importância. Nenhuma empresa espera ter suas informações comerciais vazadas, principalmente se forem dados sobre clientes e até funcionários, não é mesmo? Ainda mais depois da implementação da Lei Nº 13.709, que é a LGPD!

Portanto, aumentar a segurança da informação dentro da empresa é sempre um grande benefício é motivo para aderir ao serviço de gerenciamento de servidores. Por meio desse serviço de informática, é possível administrar todo o sistema, realizar a análise de vulnerabilidade e identificar todos os potenciais prejuízos para a empresa que têm relação com os servidores.

Acompanha o crescimento da empresa

A escalabilidade é uma consequência do gerenciamento de servidores. Conforme a empresa cresce e suas necessidades aumentam, a equipe de TI responsável pelo gerenciamento consegue identificar a necessidade de aumentar os servidores para que todo o sistema funcione adequadamente.

Saber exatamente o momento de aumentar os servidores só é possível através de um acompanhamento especializado. Portanto, se você deseja que os servidores da sua empresa cresçam à medida que seu negócio se expande, é fundamental realizar o gerenciamento de servidor.

É usado em estratégias de negócios

Hoje em dia o gerenciamento de servidores vai muito além da área de TI na empresa. Esse é um gerenciamento que considera todo o funcionamento tecnológico da empresa para garantir que os sistemas funcionem adequadamente.

Portanto, esse gerenciamento pode e é utilizado por muitas empresas em estratégias de negócios, sendo que a principal finalidade nesse caso é utilizar essa gestão para tomada de decisões importantes.

Afinal, se a empresa deseja expandir e não há um gerenciamento adequado de seus servidores, ela pode cometer o erro de não pensar nas necessidades dos sistemas de informática, resultando assim em um mau funcionamento, instabilidades do sistema e até na indisponibilidade.

Garante a disponibilidade

O foco de um gerenciamento de servidor é o aumento da disponibilidade para que haja uma correta manutenção da produtividade no ambiente corporativo. Considerando que a disponibilidade dos sistemas é crucial para a produtividade no trabalho, tendo esse foco o gerenciamento de servidor permite garantir a disponibilidade.

Por exemplo, se a empresa realizar uma mega promoção durante a Black Friday em seu e-commerce, é fundamental garantir que os servidores não apresentem instabilidades. O serviço de gerenciamento faz exatamente isso, investiga as necessidades para que os sistemas funcionem com base em cada necessidade.

Quais os principais tipos de servidores?

O servidor é responsável por centralizar todos os dados da empresa em um só lugar. Portanto, escolher o servidor corporativo ideal para seu negócio exige uma comparação entre os diferentes tipos que existem. É por isso que reunimos os principais tipos de servidores para que você conheça as características de cada um deles.

De antemão, os principais tipos de servidores atuam com os mesmos objetivos, que é garantir a operacionalidade dos sistemas. Contudo, cada ferramenta possui particularidades diferentes, o que inclui funcionalidades, recursos e serviços de hospedagem. Veja a seguir todas essas informações!

servidores compartilhados, dedicados e em nuvem
Diferença entre servidores compartilhados, dedicados e em nuvem

Comparativo entre servidores: Compartilhado x Dedicado x VPS x Nuvem

Há basicamente 4 tipos de servidores que são mais utilizados nas empresas, sendo eles: compartilhado, dedicado, VPS e nuvem. Suas características, vantagens e funcionalidades são as seguintes:

Compartilhado

Essa é a opção de servidor mais econômica e popular entre os 4 principais tipos. No servidor compartilhado os recursos são divididos entre centenas a milhares de usuários.

Basicamente, os sites e aplicações de todas as empresas que o utilizam ficam hospedados no mesmo local. Contudo, cada organização é responsável por seguir as determinações do provedor de hospedagem.

O servidor compartilhado é indicado para empresas que possuem um site pequeno ou de médio porte, considerando o número de visitas mensais. Lembrando que é sempre importante contar com o certificado de segurança SSL.

Dedicado

Como o próprio nome sugere, esse é um servidor exclusivo para a empresa. Ele pode ser alugado pela organização ou até mesmo adquirido. Nesse caso, a utilização do servidor é realizada de acordo com as necessidades da empresa.

Embora isso seja bastante vantajoso, é fundamental destacar que a empresa também se torna responsável pelas configurações de hardware e software. Mesmo assim, esse modelo é indicado para empresas que possuem site, blog ou loja virtual com muitas visitas mensais.

VPS

VPS é a sigla para Virtual Private Server, ou seja, um servidor privado virtual que atua como intermediário entre os servidores compartilhados e dedicados. Neste modelo de servidor, os dados da empresa ficam armazenados em um ambiente exclusivo e outro compartilhado. É uma opção mais econômica para sites, e-commerces e blogs de médio porte.

Nuvem

Por fim, não poderíamos deixar de falar do servidor em nuvem, também conhecido como Cloud. Esse tipo de servidor tem sido bastante procurado pelas empresas devido a sua facilidade. Nesse modelo as informações e dados da empresa ficam armazenados em vários computadores distribuídos em uma rede.

Isso reduz a carga dos equipamentos, melhora o desempenho do servidor e traz outros benefícios. É uma opção oferecida por diversos fornecedores que pode atender, inclusive, a uma grande necessidade de armazenamento de dados.

Qual é o melhor tipo de servidor?

É importante dizer que cada servidor é diferente e atende a uma realidade corporativa específica. Portanto, não há como definir uma única opção que seja a melhor para todas as empresas.

A melhor opção será sempre aquela que está dentro do orçamento da empresa e que oferece os recursos, funcionalidades e características que um negócio precisa. Por isso, se você está em dúvida entre essas opções de servidores, faça uma Consultoria de TI para tirar essa dúvida conosco. Nós podemos te ajudar a identificar o melhor servidor para sua empresa.

O que é um servidor dedicado?

Dentre as opções de servidores mais comuns, o servidor dedicado costuma ser a opção escolhida por muitas empresas. Embora os custos sejam mais elevados, pois é preciso alugar ou comprar um servidor, a empresa conta com um local de armazenamento exclusivo e compatível com um grande número de visitas em sites, blogs ou e-commerces.

Como funciona um servidor dedicado?

O servidor dedicado tem um funcionamento parecido com um data center exclusivo da empresa. Por ser dedicado à organização contratante, esse servidor é utilizado apenas pela empresa e isso garante um desempenho muito melhor se comparado a opção de servidor compartilhado ou VPS, por exemplo.

Quais são os principais benefícios do servidor dedicado?

Como já mencionamos, o servidor dedicado oferece algumas vantagens em comparação com outras modalidades de servidores. Entre as principais vantagens podemos destacar:

Maior desempenho – o servidor é exclusivo de uso da empresa, então ele possui a capacidade de atender às necessidades da organização com grande desempenho. Isso diminui os riscos de falhas, possibilita trabalhar com projetos mais robustos e aumenta a disponibilidade dos sistemas.

Maior controle – outra vantagem que o servidor dedicado oferece é o controle das configurações e personalização do servidor para atender a organização de forma específica. Isso significa que a empresa pode ajustar as configurações da forma que preferir.

Quais são as principais diferenças entre o servidor não dedicado e dedicado?

Basicamente, a principal diferença entre um servidor não dedicado e dedicado está no desempenho. Um servidor dedicado apresenta um desempenho muito maior, pois esse local de armazenamento de dados é exclusivo da empresa. Já no caso do servidor não dedicado, como é o caso do servidor compartilhado, o desempenho é menor devido ao grande número de usuários que compartilham o mesmo servidor. Portanto, podemos mencionar como diferenças importantes:

  • Desempenho;
  • Configurações de hardware e software;
  • Vulnerabilidade dos dados armazenados.

A importância do gerenciamento de servidores na empresa

O sucesso na área de TI de uma empresa depende de vários fatores, sendo um deles a funcionalidade dos servidores. Sendo assim, contar com o gerenciamento de servidores é o mesmo que garantir que os servidores funcionem adequadamente e isso faz com que a TI de uma empresa traga mais vantagens para o negócio.

Veja a seguir um resumo da importância do gerenciamento de servidores na empresa:

  • Suporte e monitoramento de servidores realizado por um time experiente;
  • Possibilidade de criar estratégias de negócios com base em dados de servidores;
  • Gerenciamento preventivo e sob demanda dos servidores corporativos.

Agora que você já sabe o que é e a importância de realizar o gerenciamento de servidores, conte com ótimos profissionais de TI para te ajudar nessa missão. Conte com a UPGrade TI para te ajudar a gerenciar seus servidores e garantir uma maior disponibilidade para sua empresa. 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.