CIO Virtual (vCio): o que é essa profissão e como sua empresa pode se beneficiar?

virtual CIO

Será que você já ouviu falar em CIO virtual? É possível dizer que em virtude transformações digitais, cargos como Chief Information Officer (CIO) estão se adaptando a funções virtuais, visto que as empresas no mundo precisam se adaptar as novas demandas.

O CIO é conhecido como Diretor de TI. Possui função executiva dentro da empresa, mas em casos de negócios com pouca estrutura, surge a opção desse ofício de forma virtual.

Esse profissional oferece o serviço de consultor externo e sua função é similar ao CIO. Ele fornece conhecimento através de habilidades necessárias para guiar o planejamento tecnológico de uma empresa.

O bom disso, é que essa função vem se expandindo cada vez mais no meio corporativo. Por isso, nesse artigo vamos explicar um pouco sobre o que é CIO virtual, seus benefícios, funções e sua importância para empresas. Confira!

Este artigo contém:

O que é um CIO Virtual ou vCIO?

O CIO Virtual (vCIO) é um Diretor de TI que exerce sua função de forma online e remota em uma empresa. Podendo funcionar como solução para organizações que não possuem uma grande estrutura e demanda para contratar um CIO integral.

Esse profissional trabalha como um especialista na área de TI, sendo uma espécie de consultor externo da empresa. Possui as habilidades necessárias na hora de oferecer orientações para reestruturar a estratégia do negócio, caso seja necessário.

De acordo com dados da pesquisa CIO Study 2021, a atuação dos CIOs está se tornando cada vez mais importante devido ao avanço tecnológico.

Só no Brasil, cerca de 90% desses profissionais conseguiram implementar uma estratégia de trabalho remota. Além disso, conforme o estudo, 40% dos Chefes de Tecnologia da Informação perceberam que poderiam executar seu trabalho de forma virtual.

Então, é possível dizer que no mundo da Tecnologia da informação, esse ofício está conquistando espaço e já é uma realidade cada vez mais comum.

Quais os benefícios em contratar um CIO Virtual?

O custo benefício na contratação de um vCIO é um dos maiores benefícios para uma pequena empresa, que não pode ter muitos gastos.

Apesar de a redução de custos com esse profissional ser o que faz o olho do cliente brilhar, contratar esse profissional pode apresentar algumas outras vantagens.

Por isso, confira quais os benefícios de um Chefe de Tecnologia da Informação Virtual:

  • Disponibilidade: trabalhar com um vCIO conta com a disponibilidade de um suporte 24h durante os 7 dias da semana e, geralmente, são disponibilizados vários consultores para esse suporte;
  • Otimização: proporciona um trabalho de TI otimizado, organizando objetivos a serem alcançados para um melhor desempenho;
  • Produtividade: propõe melhorias na área de TI com foco nas metas estabelecidas, oferecendo melhor produtividade para a empresa;
  • Estratégico: o CIO virtual viabiliza um gerenciamento estratégico da empresa;
  • Custo benefício: o ótimo custo-benefício é o que mais chama atenção na hora de contratar um CIO virtual, o que ajuda bastante no orçamento da empresa.

É comum que o vCIO trabalhe por hora e com atendimento sob demanda, tornando o custo variável. A empresa solicita esse profissional conforme necessário para consultas e resoluções de problemas na área de tecnologia.

O que faz um CIO Virtual?

Apesar de o virtual CIO trabalhar de forma similar a um CIO integral, ele tem um caráter mais consultivo dentro de uma organização.

Sua função é exercida de forma remota, oferecendo assistência online para o funcionamento de toda infraestrutura de TI da empresa.

Podemos definir que o vCIO desempenha tais funções:

  • Pode atuar como diretor de informações em empresas;
  • Consultorias relacionadas a infraestrutura, gerenciamento e produtividade do setor de Tecnologia da Informação;
  • Sólidas soluções de segurança cibernética;
  • Estabelecer estratégias para identificar o ROI na área de TI;
  • Fazer o alinhamento e avaliação das habilidades da equipe;
  • Apoiar estrategicamente no relacionamento com fornecedores.

Por fim, esse profissional pode auxiliar na estratégia de TI, trabalhando para compreender as necessidades tecnológicas da empresa, mas suas funções podem variar de acordo com o que o negócio precisa.

CIO vs. vCIO: Qual é a diferença?

O Chief Information Officer (CIO) é o profissional responsável pelo setor de TI em uma empresa. No entanto, como já foi falado antes, não é toda corporação que possui condições de bancar tal funcionário, por isso, é possível optar pelo vCIO. 

Em contrapartida, podemos citar diversas diferenças entre as operações de um CIO e vCIO, confira as principais:

Forma de contratação

 A principal diferença entre os dois profissionais é a forma de contratação. O Chefe de Tecnologia da Informação Virtual não possui contrato fixo com a empresa, inclusive, dependendo do acordo podem trabalhar para vários clientes em simultâneo.

O CIO interno, geralmente, é selecionado por canais de contratação, como LinkedIn e outros métodos, por exemplo. Em contrapartida, o vCIO é terceirizado, contratado por uma empresa de consultoria de TI.

Funções exercidas

No quesito funções, é possível dizer que os vCIOs trabalham de forma semelhante, possuindo as mesmas responsabilidades e tarefas dos CIOs internos, porém, suas atuações podem ser um pouco diferentes.

Por exemplo, um CIO que trabalha de forma interna na empresa, tem um entendimento mais amplo da estrutura interna do negócio. Além de seu funcionamento, dinâmicas internas e tomadas de decisão.

No caso das funções do vCIO, é possível que ele não tenha o mesmo nível de entendimento do funcionamento interno, mas pode agregar uma nova visão e outras experiências para a empresa.

Custo-benefício

Na hora de observar as diferenças entre as duas funções, os valores podem ser algo que chamam bastante atenção. O CIO integral é um cargo CLT com benefícios, enquanto o vCIO é contratado de forma terceirizada e os custos são negociáveis.

Geralmente, os gastos com um Diretor de TI Virtual tem um custo benefício maior, mas é importante ressaltar, que os valores vão depender muito de cada profissional e acordo feito.

O formato de trabalho remoto pode ser mais interessante para o empresário de uma pequena ou média empresa, visto que sai mais em conta do que pagar o salário e benefícios de um CIO integral.

Qual a importância de um CIO Virtual para as empresas?

virtual - CIO

O vCIO oferece para empresas um apoio importante na área de TI. Eles atuam como consultores, auxiliando em problemas tecnológicos específicos, além de oferecer o apoio necessário para lidar com estratégias tecnológicas no negócio.

Se você tem uma empresa, é muito provável que utiliza tecnologia para mantê-la e executá-la. Ainda que você não saiba, essa tecnologia é o que estrutura o seu negócio, e, provavelmente, sem ela sua empresa não conseguiria se manter!

Em uma organização, muitas vezes os sistemas são tão complexos, que é preciso chamar profissionais da área de TI para administrar e resolver problemas da empresa.

Portanto, o mais adequado é recorrer a serviços gerenciados de TI que ofereçam CIO virtual para auxiliar sua empresa e a participação desse profissional pode variar conforme a demanda da sua empresa.

Geralmente, ele fornecerá serviços, como:

  • Avaliar software, hardware e requisitos de TI;
  • Formulação de estratégias otimizadas;
  • Conhecimento técnico para os negócios da empresa.

Assim, sua função pode ser de apoio único ou algumas horas combinadas para prestar a consultoria necessária e manter sua empresa caminhando na direção correta, no que diz respeito a área de tecnologia da informação.

Vale a pena contratar um VCIO?

O Chief Information Officer virtual é um profissional que vale a pena ser contratado, principalmente se sua empresa for de pequeno ou médio porte, pois ele irá auxiliar a manter a infraestrutura de TI do seu negócio!

Conforme já foi dito ao longo desse artigo, ter esse tipo de profissional na sua empresa pode ser uma escolha bastante assertiva, visando futuro e metas estratégicas a serem alcançadas com apoio do setor de TI.

Por isso, vamos listar alguns motivos para contratar um vCIO:

  • Fornecem conhecimento tecnológico para ajudar a empresa a atingir os objetivos;
  • Possuem conhecimento a respeito das tendências tecnológicas;
  • Oferecem consultoria para entender as novas demandas da empresa;
  • Orientam a empresa no planejamento e otimização da área de TI;
  • Disponibilidade para trabalhar com a equipe da empresa.

Conclusão

Ao longo desse artigo, você pôde perceber e conhecer o vCIO como uma das funções virtuais em expansão no Brasil.

Essa profissão está se difundindo cada vez mais no mundo. No Brasil, os próprios Diretores de Tecnologia da Informação perceberam que conseguiam executar sua função de forma remota.

Além disso, vimos que pode ser vantajoso para pequenas e médias empresas adicionar esse profissional na equipe.

Alguns dos motivos são o custo-beneficio, disponibilidade, otimização de TI na empresa, produtividade e fornecimento de consultorias estratégicas.

Nesse sentido, ficou claro que essa função é importante para apoiar a área de TI nas empresas.

Suas funções como consultores auxiliam com conhecimento em estratégia de TI nos negócios para ajudar a corporação a alcançar seus objetivos.

Assim, é possível dizer que contratar esse especialista é uma escolha bastante assertiva, especialmente, quando a empresa é de pequeno/médio porte e precisa de um profissional com experiência e conhecimento técnico.

Agora que você entendeu como um CIO virtual pode ajudar no progresso da sua empresa, entre em contato com a UPGrade TI e adquira o melhor serviço para o seu negócio!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?