Saiba porque o Body Shop de TI pode ser vantajoso!

o que 'e Body Shop de TI

Existem opções práticas e seguras de tecnologias para a maioria dos negócios existentes. Uma dessas possibilidades é o Body Shop de TI, uma solução de terceirização que pode ser a solução definitiva. Imagine que sua empresa necessite de uma solução in-house, mas a equipe da casa não tem as competências necessárias. Ou imagine que há a necessidade urgente de um suporte que pode ser online.

Nos dois casos, a terceirização de soluções importantes neste âmbito se torna algo muito vantajoso. Uma das principais vantagens é poder ampliar as margens de operação ou chegar à resolução de um problema impactante em curto prazo. Em médio e longo prazo, recorrer ao body shop de TI é econômico e oferece mais segurança operacional ao setor.

Mas essas são algumas das vantagens de optar por um body shop de TI. Neste conteúdo vamos abordar este assunto em detalhes e você vai ver na íntegra o que é body shop de TI, conhecer as características deste modelo operacional de TI, vai saber sobre as vantagens e desvantagens, entender a diferença entre outsourcing de TI e body shop TI e conhecerá uma empresa parceira pronta para te ajudar a expandir o setor de tecnologia de sua empresa!

Este artigo contém:

O que é body shop de TI?

O body shop de TI é uma forma de terceirização dos serviços de TI que oferece profissionais externos qualificados a empresas de diversos modelos de negócios. Essa opção de especialistas passa a agregar a equipe de colaboradores do setor de TI imediatamente. Um contrato de gestão backlog garante o respaldo necessário entre os especialistas externos e a empresa contratante. Mas, neste modelo de suporte não existe vínculo trabalhista entre contratante e especialista de TI.

Você pode enxergar esse modelo de suporte como um “aluguel da mão de obra” de TI. Essa é uma vantagem sem igual, pois, contar com um time de especialistas pronto para oferecer suporte em momentos de crise ou de expansão, é excelente. Imagina ter que contratar profissional por profissional, arcar com todos os trâmites legais da legislação trabalhista, aguardar a adaptação destes profissionais junto a equipe veterana e só assim poder contar com seu suporte de especialista.

Com a equipe de profissionais disponíveis no modelo body shop de TI, você recorre ao suporte em instantes, encontra a solução para problemas vigentes, recebe insights importantes, pode ampliar as margens de operação da empresa, tudo em curto prazo.

Leia também: Entenda o que é Governança de TI e porquê ter uma!

Características do body shop

Um body shop de TI segue as mesmas características deste modelo aplicado em outras áreas e negócios. Ou seja, funciona com um pool de horas junto aos prazos pré-estabelecidos em um contrato detalhado. Esse é um modelo de prestação de serviço diferente do outsourcing e dedicamos um tópico para abordar essa diferença ainda neste artigo.

Já as principais características do body shop TI são:

  • Um contrato vigente;
  • Prazos e horas definidos;
  • Esse contrato tende a ser mais longo quando comparado com o modelo outsourcing;
  • Abrange toda uma área de atividade;
  • Ideal para atividades pontuais e resolução de problemas que superam a capacidade de resolução do setor in-house.

A importância de um suporte de TI para sua empresa

Entenda a importância de receber um suporte especializado em TI externo quando necessário!

O suporte de TI para uma empresa é importante para garantir todo o conjunto de atividades e soluções tecnológicas que requer trabalhadores especializados. Esse suporte é responsável pelo banco de dados da empresa, de cuidar dos softwares, hardwares, redes, backup in-house, backup em nuvem, e sistema operacional da empresa.

Para que todos os colaboradores de outros setores na empresa consigam acessar, produzir, reproduzir e transmitir dados, é fundamental o suporte de uma equipe de TI, seja ela interna e/ou externa. A mescla de uma equipe in-house com um suporte externo, como no modelo body shop, garante que todas as demandas sejam supridas e o negócio possa fluir rumo à expansão.

Quais as principais vantagens do body shop de TI?

vantagens de um body shop de TI

Dos diversos modelos de terceirização permitidos pela legislação brasileira, o body shop se apresentou como um dos mais baratos para o empresário. Isso ocorre, pois, a contratação é mediante mão de obra qualificada. No entanto, cabe à empresa contratante gerenciar a mão de obra dos especialistas terceirizados.

A seguir, veja de forma listada as vantagens de recorrer ao body shop de TI para sua empresa:

  • A manutenção dos especialistas contratados no modelo body shop é por conta da empresa original que oferece essa mão de obra. Ou seja, pagamento de salários, alimentação, treinamento, bônus, dentre outros, são de responsabilidade da empresa que oferece o serviço;
  • Esse é o modelo de serviço terceirizado perfeito para quem necessita suprir demandas pontuais;
  • O suporte pode ocorrer com a presença dos especialistas externos nas instalações da empresa ou como trabalho remoto, conforme a necessidade;
  • O contratante não terá que se preocupar com gastos trabalhistas;
  • A empresa contratante conta com toda a expertise de profissionais pronto para atender demandas específicas e pontuais;
  • Possibilita gestão direta destes profissionais, todos sobre o comando da empresa contratante;
  • Possibilita know how para suprir soluções de curto e longo prazo;
  • O suporte pode ser oferecido à distância ou presencial, mas também pode ser híbrido.

Quais são as desvantagens do body shop de TI?

Tenha sempre a disposição especialistas em Tecnologia da Informação pronto para lhe atender!

Por mais que esse modelo seja ótimo e só tem a agregar, é fundamental a imparcialidade dos fatos. Neste caso, há uma desvantagem que deve ser mencionada sobre o body shop de TI, sendo elas:

A gestão direta sobre os especialistas externos pode gerar conflitos de interesse no setor. Se não houver um gestor competente para direcionar a mão de obra externa, é possível que a resolução de tarefas de suma importância em TI não seja atendida como deveria. Então, o resultado fica sempre por conta da empresa contratante, responsabilidade de quem contrata esse serviço.

Qual é a diferença entre o outsourcing de TI e o body shop TI?

Entenda a diferença sutil entre a modalidade outsourcing de TI e body shop de TI.

Um outsourcing de TI é outro modelo de terceirização de serviços de Tecnologia da Informação possível para o setor. Essa é a principal diferença em comparação com o body shop de TI, pois o outsourcing se concentra em um contrato que tende a se adaptar ao projeto final. O contrato no modelo outsourcing considera o projeto como um escopo aberto e requer a necessidade de uma grande alocação de especialistas.

Leia também: Veja o que é Data Center e sua importância para uma empresa

Qual tipo de terceirização escolher para minha empresa?

Para você chegar a uma conclusão sobre qual modelo de terceirização escolher para o setor de TI, é fundamental entender as necessidades do setor. Suprir demandas pontuais, elevar a capacidade de mão de obra especializada e expandir o suporte visando o resultado nos negócios, são três porquês diferentes.

Para você conseguir optar por um serviço terceirizado ideal, é muito importante uma análise sobre as necessidades do setor de TI em curto e longo prazo. Pode ser mais vantajoso contratar um serviço no modelo outsourcing de TI se existe a necessidade de uma gestão também externa para conduzir o projeto e os profissionais terceirizados.

No entanto, sabendo que sua empresa possui um ótimo gestor de TI, capacitado para conduzir de forma bem alocada cada especialista, se torna vantajoso recorrer ao body shop TI. Você também pode contratar uma empresa parceira para te indicar qual é a melhor solução. A UPGrade TI é uma empresa de tecnologia com expertise em análise e mão de obra especializada na Tecnologia da Informação, pronta para te ajudar!

Body shop de TI e o impacto nas empresas

De acordo com dados levantados em uma pesquisa da Harvey Nash, empresa especializada no recrutamento e terceirização de profissionais em TI, 42% dos CIOs envolvidos na pesquisa acreditam na escassez de mão de obra especializada em tecnologias de suporte para as organizações. A pesquisa também revelou que 73% dos CIOs estão muito preocupados com a capacidade de inovação do setor por conta da escassez que se observa. Ao todo, a pesquisa ouviu 2 mil CIOs de grandes empresas.

Dessa forma, o impacto surtido atualmente para as empresas com escassez de profissionais é positivo. Ainda que o mercado esteja escasso de profissionais capacitados para atender cada vez mais as demandas específicas e sofisticadas do setor, é extremamente positivo contar com o body shop de TI ou outsourcing de TI para suprir tais demandas.

Como escolher uma empresa de body shop de TI?

Para fazer uma boa escolha de um body shop de TI, é fundamental seguir os seguintes critérios:

  • Pesquise por empresas que possuam boas referências no mercado;
  • Opte por parcerias com empresas que se mantenham com os objetivos alinhados;
  • Consulte sempre um representante do serviço antes de assinar um contrato, pois é fundamental saber detalhes sobre o engajamento dos profissionais disponíveis;
  • Recorra aos serviços de consultoria para o setor para uma avaliação ampla das necessidades e uma body shop em TI que pode solucionar o problema da sua empresa, como no caso da UPGrade TI.

Conheça as soluções da UPGrade TI

soluções em TI

UPGrade TI é a solução de recursos tecnológicos e especialistas que você realmente pode contar!

A UPGrade TI tem como proposta uma parceria pronta para assumir a transformação das tecnologias da sua empresa. Com a missão de garantir produtividade e segurança, todas as soluções são personalizadas para cada cliente. Nesta parceria firmada, sua empresa irá contar com Suporte Técnico de TI, Gerenciamento de Servidores, Segurança da Informação, Rede Estruturada, Wireless Corporativo e Backup na Nuvem.

Para saber mais como ter acesso a uma consultoria completa sobre body shop de TI para sua empresa, entre em contato com um especialista da UPGrade TI e agende uma visita.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?