Conheça a diferença entre Wi-Fi 2.4 e 5

Conheça a diferença entre Wi-Fi 2.4GHz e 5GHz

É muito comum abrirmos as opções de roteadores para encontrarmos o nosso e ver que existem duas opções de nossa rede. Uma opção é 2.4GHz enquanto a outra é 5GHz. Mas por que isso acontece? Qual a diferença entre uma e outra? Neste conteúdo completo sobre o assunto você vai aprender a diferença entre Wi-Fi 2.4 GHz, 5GHz e 6GHz

Veja como funciona o Wi-fi, como o sinal de rádio se propaga e qual é a diferença entre Wi-Fi 2.4GHz e 5GHz. Entenda quais são as vantagens e desvantagens de cada frequência, saiba mais sobre a geração Wi-Fi 6GHz e faça o teste de velocidade de conexão para saber qual é sua rede. Veja também qual frequência de rede você utiliza e entenda o que é Wi-Fi 7: quais as mudanças da próxima geração de Wi-Fi.

Este artigo contém:

Como funciona o Wi-Fi?

O Wi-Fi é a sigla para Wireless Fidelity, um termo que surgiu para distinguir a tecnologia de conexão sem fio. O aparelho que envia o sinal Wi-Fi é um dos melhores e mais utilizados entre os equipamentos domésticos. Uma casa que possui internet fixa, possui um roteador que distribui esse sinal por entre os cômodos da residência. 

Esse equipamento é fundamental para a distribuição do sinal sem o uso de cabeamentos para diversos pontos. Além disso, os smartphones possuem a tecnologia de conexão com internet de banda larga sem fio, algo que revolucionou a experiência dos usuários na internet. Por meio da conexão Wi-Fi, é possível navegar e se conectar à internet com dispositivos móveis de forma rápida e simples.

De onde surgiu o Wi-Fi?

O termo Wi-Fi foi inspirado pelo termo Hi-Fi (High Fidelity), uma tecnologia de transmissão sem fio utilizada para transmitir sinal de áudio. Esse sistema de transmissão começou a ser explorado pela indústria fonográfica em 1950. Atualmente, independentemente do que é transmitido, todas as tecnologias de transmissão de dados sem fio recebem o nome WLAN (Wireless Local Area Network).

Saiba o que é Máquina Virtual e como funciona!

Como o sinal de rádio se propaga?

Entenda como um sinal rápido se propaga e permite diferentes tipos de conexão Wi-Fi!

O sinal de rádio do Wi-Fi se propaga por entre os aparelhos conectados por um hotspot. Ou seja, o roteador vai captar o sinal que chega ao aparelho direto da empresa de internet contratada, vai decodificar esse sinal e transmiti-lo por meio de rádio criptografado. O envio das ondas eletromagnéticas com potência de conexão com a internet pode ser acessado por usuários com login e senha.

É tudo muito simples, pois o roteador nada mais é que um aparelho que transmite sinal de rádio. O diferencial é que esse sinal carrega uma frequência especial, capaz de manter um aparelho conectado à internet sem cabeamentos quando sintonizado nesta frequência. Se for um roteador com várias antenas bem dispostas, o sinal possui um maior alcance por entre as instalações onde ele se encontra.

Qual é a diferença entre Wi-Fi de 2.4 e 5?

Bom, agora que você já entende como a internet se propaga pelo Wi-Fi, é hora de entender o porquê de ter duas opções de conexão para cada aparelho. Entenda a diferença entre Wi-Fi 2.4GHz e 5GHz:

A principal diferença entre as duas formas de conexão está na capacidade de envio de ondas eletromagnéticas por segundo. O Wi-Fi 2.4GHz consegue enviar 2,4 bilhões de ondas eletromagnéticas por segundo. Já o Wi-Fi 5GHz faz o envio de 5,8 bilhões de ondas por segundo, um volume maior de ondas enviadas. Na prática, isso resulta em mais dados sendo transmitidos por segundo, mais velocidade e qualidade de upload e download.

Além desta diferença, também há diferenças práticas entre as duas opções de conexão. A conexão 2.4GHz possui maior alcance por entre as instalações residenciais ou comerciais. Já a conexão 5G necessita de mais pontos de apoio (repetidores de sinal) para fornecer uma cobertura ampla deste sinal. Veja isso em detalhes no próximo tópico.

Conheça as vantagens do Wi-Fi Corporativo

Vantagens e desvantagens de cada frequência

Veja as vantagens e desvantagens de cada frequência Wi-Fi disponível em seu roteador!

Há vantagens e desvantagens entre as redes 5GHz e 2.4GHz, veja quais são elas a seguir e entenda os pontos onde uma é melhor que a outra:

Vantagens e desvantagens da rede 5GHz

A principal vantagem de utilizar a rede 5GHz é usufruir de uma conexão mais rápida de upload e download. Neste caso, mais rapidez também resulta em uma qualidade melhor de sinais de streaming e um ping menor. A desvantagem é que o alcance deste sinal é limitado e sofre mais com barreiras naturais por entre a instalação.

Vantagens e desvantagens da rede 2.4GHz

A principal vantagem de utilizar a rede 2.4GHz é usufruir de mais alcance de conexão em uma instalação com bastante barreiras naturais. Esse é um sinal que consegue ir mais distante, penetrar com mais facilidade diversos tipos de materiais. No entanto, a capacidade de transmissão de dados é limitada. 

Veja a seguir mais vantagens e desvantagens entre as duas formas de conexão:

Velocidade de Conexão

A conexão Wi-Fi 2.4GHz transmite um sinal de rádio de 150 Mbps (megabit por segundo), enquanto a conexão 5GHz transmite 1 Gbps (gigabit por segundo). Desta forma, é transmitido muitos mais dados por segundo com a conexão 5GHz do que com a 2.4GHz. Isso resulta em uma velocidade também superior, o que leva a uma qualidade melhor de dados recebidos.

No entanto, sempre devemos ressaltar que nem todos os aparelhos receptores (dispositivos móveis, notebooks, TVs…) conseguem se conectar a uma rede 5G. Hoje, a maioria dos aparelhos já são fabricados com o receptor 5G, mas isso é algo bem recente e aparelhos de poucos anos atrás já estão ultrapassados neste quesito.

Disponibilidade de Alcance

O alcance do sinal 5GHz em relação ao 2.4GHz é bem menor e a tecnologia mais avançada perde neste ponto. Isso acontece, pois, quanto menor a frequência de onda a ser transmitida, mais distante e melhor é o seu poder de penetração por entre as barreiras naturais (paredes, móveis, eletrodomésticos…) enfrentadas pelo sinal.

Para se ter uma ideia exata, a conexão 2.4GHz pode ultrapassar 20 metros com barreiras, enquanto a conexão 5GHz mal atinge 15 metros sem barreiras. Em grandes instalações, o uso da rede 5G vai depender de mais pontos de acesso roteando o sinal para cobrir a área total.

Rádio Interferência

A rede 2.4GHz é mais suscetível a interferências do que a conexão 5G. Essa interferência é causada por sinais aleatórios que tornam a frequência instável e sujeita a perda de qualidade. Isso afeta diretamente a velocidade de upload e download da rede. 

A geração Wi-Fi 6

O Wi-Fi 6GHz é um padrão de conexão com mais capacidade de transmissão de dados do que suas versões anteriores. Em uma escala crescente, quanto maior o número do Wi-Fi, maior sua capacidade de transmitir dados. No Wi-Fi 6GHz, o usuário possui três tipos distintos de conexão em seu aparelho roteador, podendo optar entre as três.

Saiba o que são cidades inteligentes e onde estão!

Teste a velocidade de conexão

Veja como fazer o teste de velocidade de conexão de forma simples e rápida!

Um teste de velocidade de conexão é uma das melhores formas de você testar a quantidade de sinal e a velocidade da conexão em um determinado aparelho. Esse teste deve ser feito e repetido em diferentes ambientes da instalação. Para fazer o teste, é recomendado instalar o aplicativo Speed Test em seu smartphone.

Com o Speed Test aberto, clique em “Start” e veja o resultado da capacidade de download e upload revelado. Lembrando que se o smartphone não possuir conexão com rede 5G, o teste é limitado, mesmo que a quantidade de internet contratada seja superior. Então, para testar o sinal 5G, é necessário que o smartphone utilizado possua conexão 5G.

Esse teste é fundamental para dimensionar a rede que irá utilizar em um aparelho conforme as variações que ocorrem por conta de interferências. Barreiras naturais por entre as instalações e sinais de rádio diversos, implicam em interferência. 

Qual frequência de rede eu devo escolher?

Sabendo a diferença entre as frequências de Wi-Fi e as vantagens e desvantagens que revelamos até aqui, você deve optar pela frequência que mais lhe atende. Por exemplo, se for utilizar uma conexão onde o sinal 2.4GHz dá conta de uma transmissão limpa e de qualidade, é viável recorrer a essa banda em locais mais distantes do aparelho. 

No entanto, se o seu aparelho é 5G e está próximo ao roteador, usufruir de um sinal com muito mais velocidade e qualidade é a opção mais viável. Sempre opte pela melhor conexão, variando por entre as opções oferecidas pelo seu roteador e considerando a distância entre o aparelho receptor e o roteador.

Wi-Fi 7: Quais as mudanças da próxima geração?

Wi-Fi 7: veja o que tem de novo neste roteador!

O Wi-Fi 7GHz é a evolução da capacidade de transmissão de dados por segundo que segue uma maior amplitude conforme o número da nomenclatura. Como explicamos anteriormente, quanto maior for esse número, maior é a capacidade do roteador de transmitir pacotes de dados por segundo. Basta saber se o aparelho receptor consegue se conectar a essa frequência e usufruir dela. 

Em detalhes, o Wi-Fi 7GHz traz um aumento de 2 vezes na capacidade de largura de banda. Isso resulta em streams espaciais de maior capacidade no aparelho conectado. O Wi-Fi 7 pode atingir 320 MHz e vem com aprimoramentos OFDMA e MLO (multi-link).

Para saber mais sobre o dimensionamento do Wi-Fi em sua empresa e contar com uma capacidade de transmissão de dados de alta qualidade, converse com um especialista da UPGrade TI e saiba mais sobre a solução de Wireless Corporativo em sua empresa.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?