Veja os prós e contras das Tecnologias Emergentes e como elas mudarão sua vida!

Veja-os-prós-e-contras-das-Tecnologias-Emergentes-e-como-elas-mudarão-sua-vida

Você já imaginou como será o mundo daqui a alguns anos? Como as novas descobertas e inovações afetarão como vivemos, trabalhamos, nos comunicamos e nos divertimos? As Tecnologias Emergentes são aquelas que estão em desenvolvimento ou que ainda não foram amplamente adotadas, mas que têm um grande potencial de transformar diversos setores e aspectos da sociedade.

Neste artigo, você vai conhecer algumas dessas tecnologias e como elas podem mudar sua vida para melhor! Veja em detalhes o que são Tecnologias Emergentes, o impacto delas na sociedade e quais são as principais tecnologias em ascensão. Veja também os prós e contras da IA, IoT, RV, RA, Blockchain, além de outras. Acompanhe o conteúdo até o final e deixe seu comentário no final dizendo o que acha das Tecnologias Emergentes e como elas são importantes em sua vida atualmente!

Este artigo contém:

O que são Tecnologias Emergentes?

Tecnologias Emergentes são aquelas que estão em estágio inicial de criação ou difusão, mas que apresentam um alto grau de inovação e impacto. Elas podem surgir a partir de avanços científicos, demandas sociais, oportunidades de mercado ou combinações desses fatores. Podemos entender Tecnologias Emergentes como sementes, pois são pequenas e aparentemente simples, mas contêm um grande potencial de crescimento e transformação.

As sementes podem gerar plantas de diferentes tipos, tamanhos, cores e formas, que podem produzir frutos, produzem flores, geram madeira, além de mais. As plantas podem beneficiar ou prejudicar o ambiente e as pessoas que as cultivam ou as consomem, tudo depende de como elas são cultivadas e utilizadas. Da mesma forma, as Tecnologias Emergentes são pequenas e aparentemente simples, mas contêm um grande potencial de inovação e impacto em médio e longo prazo.

TIC: o que é Tecnologia da Informação e Comunicação e para que serve?

Como são classificadas?

Veja como as Tecnologias Emergentes são classificadas em diferentes categorias:

Tecnologias Digitais

Tecnologias que envolvem o uso de computadores, internet, software, inteligência artificial, dentre outras da mesma categoria;

Tecnologias Biomédicas

Envolvem o uso de biologia, medicina, genética, nanotecnologia, são fundamentais na área da saúde, nas pesquisas médicas e no atendimento médico em geral;

Tecnologias Energéticas

Fazem uso de fontes renováveis de energia, são focadas na eficiência energética, no armazenamento de energia, na gestão de recursos energéticos, além de outros fatores relacionados;

Tecnologias Ambientais

São aquelas que envolvem o uso de recursos naturais, reciclagem, sustentabilidade, gestão de recursos de forma inteligente, além de outras neste sentido;

Tecnologias Sociais

Utilizam o poder da comunicação, da educação, cultura, da participação cidadã, da presença humana, da preocupação com as pessoas, sempre neste sentido.

Tecnologia Assistiva: conheça as ferramentas para pessoas com deficiência

Impacto das Tecnologias Emergentes na Sociedade

Veja como as Tecnologias Emergentes ajudam na educação das crianças!

Veja como as Tecnologias Emergentes ajudam na educação das crianças!

As Tecnologias Emergentes podem ter um impacto profundo na sociedade em vários níveis. No nível individual, por exemplo, elas podem afetar como as pessoas se informam, se comunicam, como as pessoas se educam, a forma como todos se divertem, se cuidam e se expressam. Elas podem ampliar as capacidades humanas e melhorar a qualidade de vida de todo um grupo. O potencial elevado dessas tecnologias podem gerar novas demandas e expectativas das pessoas em relação aos produtos e serviços que consomem.

Já no nível organizacional, essas tecnologias tem o poder de afetar a forma como as empresas e instituições operam, competem entre si e se relacionam com seus clientes e parceiros. Podem aumentar consideravelmente a produtividade e a eficiência dos processos e reduzir os custos e os desperdícios. Conseguem também gerar novos modelos de negócios e formas de colaboração entre diferentes setores.

No que tange o nível social, conseguem afetar como os grupos e as comunidades se organizam, se mobilizam e se influenciam. Elas podem promover a inclusão social e a participação cidadã e estimular a educação das crianças de forma didática e recreativa. Também podem gerar novos desafios para a governança democrática e a segurança pública.

Principais Tecnologias Emergentes

Entre as diversas Tecnologias Emergentes que existem atualmente ou que estão sendo desenvolvidas para o futuro próximo, podemos destacar algumas das mais relevantes e promissoras. Saiba que algumas delas estão altamente em voga e outras já nem tanto. Mas, todas elas são sementinhas prontas para virarem árvores gigantescas:

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial é a capacidade de máquinas e sistemas de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como reconhecer padrões, aprender coisas que os humanos aprendem, raciocinar melhor que um humano, tomar decisões e interagir com as pessoas. A IA pode ser aplicada em diversas áreas, como na área da saúde, na educação, transporte, na segurança, no entretenimento, além de outras áreas. Também pode trazer benefícios para todos, sendo eles:

  • Melhorar o diagnóstico e o tratamento de doenças ainda não solucionadas;
  • Personalizar o ensino e o aprendizado em diversas áreas;
  • Consegue otimizar o tráfego e a mobilidade urbana se aplicada na engenharia de tráfego;
  • Pode prevenir e combater crimes e fraudes se explorada para isso;
  • Consegue criar novas formas de arte e entretenimento para todos.

Já no que diz respeito aos riscos dessa Tecnologia Emergente, a IA oferece as seguintes desvantagens:

  • Pode vir a substituir ou desqualificar os trabalhadores humanos em diversos setores;
  • Tem potencial de violar a privacidade e os direitos das pessoas quando utilizada para isso;
  • Consegue manipular as informações e as opiniões das pessoas se for ordenada a fazer isso;
  • Pode causar acidentes ou danos se for controlada por malfeitores;
  • Um dia, ela pode desenvolver uma autonomia ou uma consciência própria e colocar a humanidade em risco.

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas é a conexão de objetos físicos à internet, permitindo que eles se comuniquem entre si e com outros dispositivos e sistemas. A IoT pode ser aplicada em diversas áreas, como indústria, na agricultura, no comércio, como na área da saúde, no lazer, além de outros, veja uma lista detalhada:

  • Pode monitorar e controlar remotamente os objetos e os ambientes;
  • Tem o poder de coletar e analisar dados em tempo real;
  • Há potencial de automatizar e integrar processos e operações em larga escala;
  • Consegue economizar recursos e energia;
  • É apta a melhorar o conforto e a convivência entre pessoas e seres vivos.

Já os pontos negativos da IoT são os seguintes:

  • Tem brechas que podem aumentar a vulnerabilidade aos ataques cibernéticos;
  • As pessoas podem se ver em um estado de dependência excessiva da tecnologia;
  • Podem comprometer a segurança e a privacidade dos dados em situações de negligência;
  • Se negligenciada ou usada de forma errada, tende a causar interferências ou falhas nos sistemas de outras tecnologias agregadas;

Também possui a capacidade de gerar uma poluição eletrônica.

Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA)

Veja como a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são promissoras em nossas vidas!

A Realidade Virtual é a tecnologia que permite criar e imergir em ambientes simulados por computador, usando dispositivos como óculos, capacetes e luvas. Já a Realidade Aumentada é a tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais aos ambientes reais, usando dispositivos como smartphones, tablets ou óculos. Tanto a RV quanto a RA podem ser aplicadas em diversas áreas, como na educação, podem ser aplicadas no turismo, na saúde, entretenimento, além de outras, veja mais:

  • Elas podem ampliar as possibilidades de aprendizado e diversão;
  • Vão proporcionar experiências únicas e memoráveis para todos;
  • Facilitam o acesso à informação e à orientação;
  • Auxiliam no treinamento e na reabilitação de pessoas;
  • Estimulam a criatividade e a inovação em diversas áreas, segmentos e setores.

No entanto, a RV e a RA também podem ser ruins de certa forma, como:

  • Podem causar desconforto ou enjoos;
  • Conseguem distrair ou confundir os usuários;
  • Podem induzir ao isolamento ou à alienação social;
  • Pessoas serão vítimas do vício ou da dependência psicológica ao usar essas tecnologias;
  • Assim como IAs, elas podem infringir direitos autorais ou de imagem.

Blockchain

O Blockchain permite criar e gerenciar registros digitais distribuídos e imutáveis de transações ou eventos. Essa Tecnologia Emergente funciona como um livro contábil público, compartilhado por uma rede de computadores que validam as informações sem a necessidade de uma autoridade central. O Blockchain pode ser aplicado em diversas áreas, como nas finanças, na área do comércio, no governo, na saúde, em muitas áreas, trazendo benefícios como:

  • Segurança e a transparência dos dados;
  • Redução dos custos e os intermediários;
  • Agiliza os processos e as operações;
  • Facilita a inclusão financeira e social;
  • Promove a colaboração e a confiança entre pessoas e empresas.

Já seu lado ruim pode oferecer o seguinte:

  • Alto consumo de energia e recursos computacionais;
  • Pode ser alvo de ataques ou fraudes cibernéticas;
  • Gerar conflitos ou incompatibilidades regulatórias;
  • Dificultar o controle ou a correção de erros;
  • Excluir ou marginalizar os usuários menos capacitados, ou seja, pode gerar exclusão.

Impressão 3D

A Impressão 3D tem o poder de criar objetos físicos tridimensionais a partir de modelos digitais, usando máquinas que depositam camadas sucessivas de materiais como plástico, metal, cerâmica, podendo ser outros. Aplicada em diversas áreas, como na indústria, na arquitetura, arte, saúde, além de outras, é uma ferramenta poderosas para muitas soluções, veja mais:

  • Personaliza e customiza diversos produtos;
  • Reduz o tempo e o desperdício de produção;
  • Aumenta a flexibilidade e a variedade de design;
  • Melhora o desempenho e a qualidade dos objetos;
  • Pode ser usada para criar próteses e implantes médicos.

No entanto, como nenhuma das Tecnologias Emergentes citadas até aqui são somente flores, a Impressão 3D também pode trazer riscos, como:

  • Violar patentes ou direitos autorais;
  • Gerar poluição ou contaminação ambiental;
  • Afetar a saúde ou a segurança dos usuários;
  • Pode desestabilizar os mercados ou as cadeias produtivas;
  • Também pode facilitar a fabricação de armas ou drogas.

Energias Renováveis

Energias Renováveis provêm de fontes naturais que se regeneram continuamente ou que são inesgotáveis, como o sol, o vento, a água, a biomassa, além de outras neste sentido. As Energias Renováveis podem ser usadas para gerar eletricidade, calor ou combustível. Também podem ser aplicadas em diversas áreas, como no transporte, nas indústrias, no uso residencial, além de muitas outras formas de exploração, com muitas vantagens como:

  • Reduzir as emissões de gases de efeito estufa;
  • Conseguem diminuir a dependência de combustíveis fósseis;
  • Podem diversificar as fontes e os fornecedores de energia;
  • Conseguem aproveitar os recursos locais e regionais;
  • Para muitos, gera empregos e renda.

As desvantagens são:

  • Demandar altos investimentos e subsídios;
  • Apresentar baixa eficiência ou disponibilidade para o mundo todo;
  • Causar impactos ambientais ou sociais negativos;
  • Competir pelo uso da terra ou da água;
  • Resistências políticas ou econômicas.

Benefícios e Desafios das Tecnologias Emergentes

Veja os desafios da implantação e difusão de novas tecnologias e tecnologias já promissoras!

Como foi possível observar até aqui, as Tecnologias Emergentes oferecem diversos benefícios para a sociedade, pois podem resolver problemas complexos e urgentes, consegue melhorar a qualidade de vida das pessoas, criar novas oportunidades de desenvolvimento, ajuda a estimular a criatividade e a inovação e promover a inclusão social e a participação cidadã.

Mas, também vimos que elas podem ser ruins em certos pontos, como gerar riscos éticos, legais e sociais, exigir novas competências e habilidades das pessoas, criar novas desigualdades ou exclusões, podem provocar mudanças culturais ou comportamentais e demandar novas formas de governança e regulação.

Futuro das Tecnologias Emergentes

O futuro depende do agora e vimos que o potencial de exploração das Tecnologias Emergentes é amplo e está a todo vapor. Só podemos esperar que o futuro dessas tecnologias seja assíduo e que estaremos mais e mais envolvidos com elas em médio e longo prazo.

Em vista disso, a UPGrade TI oferece a oportunidade de um upgrade no patamar tecnológico de sua empresa. Com expertise na área da Tecnologia da Informação, a UPGrade é uma das maiores fornecedoras de tecnologia e suporte técnico presencial e a distância, dentro e fora do país. Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e veja como expandir seus negócios aprimorando o patamar tecnológico de sua empresa!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?