Tecnologia Assistiva: conheça as ferramentas para pessoas com deficiência

Tecnologia Assistiva

No Brasil existem um pouco mais de 45 milhões de pessoas que apresentam algum grau de deficiência, seja física, auditiva, visual ou intelectual. Além disso, são mais de 12,5 milhões de brasileiros com a constatação de um grande nível de deficiência e isso reflete a importância de existir tecnologias assistivas para essas pessoas.

Mas, você sabe o que são as chamadas “tecnologias assistivas”? De forma breve, é possível dizer, que por meio delas são oferecidas soluções para incluir pessoas com deficiência na sociedade e dispor de ainda mais qualidade de vida para elas.

Por isso, neste artigo, você encontra tudo sobre esse tipo de tecnologia, quando surgiram no Brasil, quais seus objetivos, campo de atuação, exemplos e muito mais. Boa leitura!

Este artigo contém:

O que é tecnologia assistiva?

A Tecnologia Assistiva, conforme o extinto Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), é composta por ferramentas, metodologias, estratégias e serviços que, quando usadas em conjunto, abrem portas tanto para a autonomia quanto para a independência de pessoas com deficiência.

Em outras palavras, não se trata apenas de um tipo de dispositivo tecnológico. É a fomentação de práticas inclusivas, bem como metodologias que quando instituídas em escolas, ambiente de trabalho ou no meio social, garantem experiências em sua plenitude.

Seja em atividades escolares, comunicação através dos meios sociais ou nas funções exercidas no mercado de trabalho. Em todas essas situações, a tecnologia assistiva atua como um provedor ao acesso à informação e comunicação para a população.

Mas, você sabe como a tecnologia assistiva surgiu?

Foi criada em 1988 nos Estados Unidos como uma ferramenta fundamental para o sistema jurídico da legislação do país. No que se trata do Brasil, foi instituída em 2015 por meio da Lei nº 13.146.

A publicação dessa Lei ocorreu no dia 6 de julho de 2015 e possui como nomenclatura: “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI”, ou como também é conhecida: “Estatuto da Pessoa com Deficiência”.

Ademais, no Decreto nº 10.645, ocorrido em 11 de março de 2021 da mesma Lei, fomenta-se a promoção da tecnologia assistiva como ferramenta para o trabalho, educação, cuidados e até proteção social.

Objetivos da Tecnologia Assistiva

Objetivos da Tecnologia Assistiva

O principal objetivo das tecnologias assistivas é garantir auxílio aos indivíduos com diferentes tipos de deficiência, seja motora ou cognitiva. É por meio dela que é possível oferecer maior autonomia e independência para essas pessoas.

Está além de apenas ofertar ferramentas tecnológicas. É garantir maior qualidade de vida e inclusão social, além de ampliar as formas de comunicação e mobilidade para pessoas com deficiência visual, auditiva, física ou motora.

Nesse sentido, é possível dizer que a tecnologia assistiva oferece ao indivíduo os instrumentos necessários para o desenvolvimento de novos aprendizados e habilidades, maiores possibilidades de trabalho, comunicação e integração em sociedade.

Além disso, quando entramos no âmbito infantil, esse conjunto de tecnologias proporcionam o desenvolvimento da autoconfiança, além da sensação de maior independência das crianças. Esses elementos são essenciais para elas, para os pais e os professores também.

Leia também sobre: TIC: o que é Tecnologia da Informação e Comunicação e para que serve?

Campos de aplicação da tecnologia assistiva

Diante do que você já compreendeu até aqui, com certeza percebeu que existem vários campos em que a TA pode ser inserida na prática. São tantas as nuances que os profissionais precisam estar atualizados sobre o tema e sua aplicação no cotidiano.

Por isso, conheça abaixo as principais aplicações da tecnologia assistiva:

Saúde

A TA consegue oferecer para pessoas com deficiência oportunidade de maior participação e inclusão social.

Para isso, é essencial a multidisciplinaridade na área da saúde, com diversos profissionais da área, como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais ou ortopedistas, por exemplo.

É importante ressaltar que a saúde é relevante para qualquer deficiência, desde os cuidados médicos às melhorias no bem-estar das pessoas por meio de estudos científicos, pesquisas e descobertas de novos métodos.

Psicologia

No caso da psicologia, a TA se dá por meio do suporte a indivíduos com algum tipo de transtorno ou condição de saúde como o autismo, por exemplo. Além disso, também atua para auxiliar a família e indivíduos que convivem com essas pessoas.

Em outras palavras, você pode perceber que as tecnologias assistivas trabalham em conjunto com diversas áreas. Até agora, citamos a saúde e a psicologia, mas existem outras também.

Tecnologia e informática

A tecnologia assistiva fornece muitas ferramentas que possibilitam a acessibilidade no dia a dia de muitas pessoas com deficiência. Um bom exemplo disso é a possibilidade de pais de crianças surdas poderem receber alerta no seu celular sobre seu filho estar chorando.

Isso é algo que graças a tecnologia assistiva para surdos é possível. Outro exemplo são os despertadores que não tocam sons altos, mas vibram para despertar a pessoa surda na hora agendada.

No caso das tecnologias assistivas para autismo temos aquelas que auxiliam na hora de uma comunicação mais funcional que expressa o que as pessoas autistas sentem ou querem, por exemplo.

As tecnologias disruptivas também têm um papel essencial nisso tudo, pois é através delas que se possibilita a acessibilidade, independência e maior qualidade de vida para diversas pessoas com algum tipo de deficiência.

Assistência social

No âmbito da assistência social, a atuação da TA é para oferecer o suporte necessário para que pessoas em condições desfavoráveis socialmente, tenham acesso a ferramentas que muitas vezes não são do seu conhecimento.

Muitas famílias têm crianças ou pessoas que necessitam de assistência, mas não sabem que por Lei elas possuem o direito de receber apoio do Governo. Como citamos anteriormente, o direito da pessoa com deficiência está disposto na legislação.

Ou seja, esse grupo deve receber assistência e recursos para cuidar e ter qualidade de vida, independente da sua condição de saúde.

Recursos Humanos

Atualmente, a área de recursos humanos de qualquer empresa, precisa ficar atenta às TA para incluir as melhores ferramentas de acessibilidade e adaptar os setores do negócio para receber os colaboradores com algum tipo de deficiência.

Esse é um setor muito relevante para as empresas, pois é exatamente ele que lidará com a contratação dos funcionários, bem como é responsável por identificar a necessidade de mudanças que atendam a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente.

Tecnologia assistiva na educação inclusiva

Educação inclusiva

Educação inclusiva

A tecnologia assistiva na educação inclusiva é fundamental para que cada aluno tenha uma abordagem personalizada e adaptada para as suas necessidades no que diz respeito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Esse tipo de material se torna essencial no que tange a acessibilidade de pessoas com algum tipo de deficiência física, motora, visual ou auditiva, pois torna tanto a comunicação quanto a alfabetização ainda mais efetivas.

Por isso que as instituições de ensino devem estar atentas e cada vez mais preparadas para agregar esses tipos de tecnologias assistivas, sempre buscando se adaptar às políticas de inclusão social existentes.

Quer saber um pouco sobre o que deu início às tecnologias assistivas? Conheça o que é indústria 4.0 e como aconteceu a revolução digital.

Exemplos de tecnologia assistiva

1. Ambientes adaptados

Os ambientes adaptados podem parecer básicos, mas são exemplos de TA. É essencial que existam espaços preparados para que pessoas com deficiência consigam ter acessibilidade. Então, corrimãos, rampas e banheiros adaptados são fundamentais.

Além disso, o ambiente precisa estar adaptado para cadeirantes, pessoas com pouca mobilidade, de baixa ou nenhuma visão, assim como pessoas com deficiência auditiva também. Portanto, os ambientes adaptados são tecnologias assistivas importantes.

2. Be My Eyes

Você conhece o Be My Eyes? Esse tipo de tecnologia funciona para ajudar pessoas com deficiência visual em situações do seu cotidiano. Isso ocorre por meio de uma videochamada em que algum voluntário auxilia a PCD na hora de identificar elementos, cores e outras coisas do dia-a-dia.

Em outras palavras, a pessoa voluntária “empresta” sua visão para ajudar a pessoa com deficiência através de conexão de vídeo ao vivo no celular. É possível encontrar esse aplicativo tanto no Google Play quanto no App Store.

3. TapTapSee

Esse é outro exemplo de tecnologia assistiva que é um aplicativo no dispositivo móvel, que abre através da câmera, do próprio tablet ou celular, a função VoiceOver. Ela é responsável por gravar qualquer elemento e realizar a identificação dele em voz alta.

Foi desenvolvido para pessoas com deficiência visual e é muito funcional para a leitura de rótulos e bulas, por exemplo.

Relação entre TI e tecnologia assistivas

A tecnologia da informação tem forte relação com as tecnologias assistivas, pois os setores de TI são a parte responsável por otimizar o funcionamento dos ativos de informática em empresas, escolas e em outros ambientes.

Portanto, aquelas tecnologias assistivas que demandam de instalação, controle e administração para o seu bom funcionamento, são os profissionais de TI que se responsabilizam por isso.

Por exemplo, se em uma empresa existem pessoas com deficiência que necessitam de TA em seus computadores e equipamentos para execução do trabalho, são esses profissionais de tecnologia da informação que indicam soluções, bem como instalam softwares que facilitem a acessibilidade.

Por fim, é importante estar ciente sobre a necessidade da acessibilidade para pessoas com deficiência, seja no meio social, no ambiente de trabalho ou nas escolas e as tecnologias assistivas estão aí para isso.

Ficou interessado neste conteúdo? Fique de olho no blog da Upgrade TI e confira todas as novidades sobre a área de tecnologia.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?