Compreenda a suma importância da Segurança Cibernética

Segurança Cibernética

A segurança cibernética é um assunto em voga há tempos, nunca sai de linha ou tem sua importância reduzida. Pelo contrário, é um tipo de informação que tende a ser sempre veiculada para informar mais e mais usuários comuns e empresários sobre os riscos oferecidos pelas ameaças cibernéticas. A forma e a capacidade de um ataque malicioso nunca foram tão reais para as empresas de todos os nichos como é hoje.

Existem vários níveis de segurança cibernética e neste conteúdo vamos abordá-los com detalhes. Saiba em detalhes o que é segurança cibernética, quais são os perigos dos ataques virtuais, como funciona a Lei de Segurança Cibernética e entenda a diferença entre segurança da informação e segurança cibernética. Veja também quais são as principais ameaças da segurança cibernética e como prevenir ataques cibernéticos em sua empresa.

Este artigo contém:

Segurança Cibernética: o que é?

Segurança Cibernética

Conheça mais sobre segurança cibernética e como se aplica!

A segurança cibernética é uma soma de ações que envolve pessoas, tecnologias e processos, tudo focado em evitar ataques cibernéticos aos usuários comuns e empresários de todos os patamares. Também pode ser chamada de “segurança de TI” ou “segurança digital” e possui várias ramificações e níveis diante da segurança da informação.

O foco da segurança da informação é processar e proteger a integridade de dados digitais e físicos. Seja você um usuário comum, que navega pela internet buscando conhecimento e entretenimento ou um empresário fazendo negócios, a segurança da informação possui profissionais e tecnologias trabalhando ininterruptamente para te proteger de pessoas maliciosas.

Ela é dividida em diferentes etapas e formas de procedimentos a serem seguidos. Para proteger uma rede com sucesso, é fundamental que a vigilância seja constante e estratégias com diferentes níveis e protocolos sejam implantados. Para um sistema completo que envolve toda a operação de uma empresa, esse nível deve ser elevado.

A Segurança Corporativa, na rede SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition), Segurança de Rede (SSL dentre outras), Segurança do Dispositivo e a Segurança Física, são todas etapas da segurança das informações em uma empresa. Por exemplo, se um colaborador é feito de vítima por um especialista malicioso que rouba seus dados a fim de saber mais sobre a segurança da empresa em que trabalha, temos uma construção arquitetada de um ataque cibernético focado na empresa.

No exemplo acima, o acesso se deu por meio das informações roubadas deste colaborador, seja ele um executivo importante na empresa ou um fornecedor corriqueiro. Para um cibercriminoso, todas as informações são úteis.

Qual a importância da Segurança Cibernética?

importância da Segurança Cibernética

Conheça a importância da segurança cibernética e de estar protegido contra diversos tipos de ameaças!

Esse é sem dúvida um dos temas mais importantes ligados ao mundo das comunicações em rede. Com o crescente número de ataques envolvendo empresas de todos os portes, muitas pessoas têm se interessado mais em técnicas e simples atitudes para se protegerem de ataques. Em plena era da Indústria 4.0, saber lidar com a cibersegurança e se proteger é algo fundamental.

Mas, para realmente um usuário ou empresa estar protegido é preciso recorrer a estratégias baseadas em cadeias de valores, onde a prevenção e o monitoramento são etapas fundamentais desta proteção. Quando se trata da proteção corporativa, a cibersegurança precisa ser planejada e focada na vulnerabilidade dos processos mediante ao ramo de atividade realizada.

Por exemplo, uma empresa do setor financeiro deve possuir um grau de segurança elevado. Esse mesmo grau de segurança também deve ser dimensionado para um empreendedor que atua com serviços de elevadores, por exemplo. Isso porque os dois empresários dos exemplos citados podem ser extorquidos após terem as informações das empresas roubadas.

Essa prática do sequestro de informações tem sido cada vez mais divulgada atualmente. Então, entender a importância da cibersegurança, de uma máquina virtual, saber como funciona um servidor de backup protegido e tomar todas as medidas de segurança cabíveis, é algo fundamental.

Quais os perigos dos ataques virtuais?

perigos dos ataques virtuais

Fique ciente dos perigos de um ataque virtual que acomete usuários comuns e empresários de todos os tipos!

Existem muitos riscos para a integridade física e moral de uma pessoa comum ou empresário feito vítima de um cibercriminoso. Informações pessoais e corporativas podem ser utilizadas de várias formas. Veja a seguir quais os perigos dos ataques virtuais para usuários comuns e empresários de todos os nichos:

  • Há um enorme risco de extorsão de dinheiro para que informações não sejam divulgadas. Por exemplo, imagens pornográficas de uma pessoa obtida a partir de uma webcam hackeada, pode ser o produto utilizado para extorsão. Um empresário, por exemplo, pode ter dados importantíssimos sequestrados e para que seu negócio volte ao normal, ele precisa pagar o resgate desses dados em dinheiro, geralmente em criptomoedas;
  • Ainda falando de extorsão, um cibercriminoso pode usar informações roubadas para extorquir mais informações e assim seguir com um projeto de escalada do crime;
  • Um ataque virtual pode interromper a produção de um negócio que está dando muito certo e arruinar com a reputação de uma empresa;
  • Dados intrínsecos para o andamento de seu negócio podem ser perdidos ou danificados ao longo do processo de roubo e resgate;
  • Dados de clientes e colaboradores podem ser comprometidos e o prejuízo passa a se estender a muitas outras pessoas após um ciberataque a uma empresa.

Como funciona a lei na Segurança Cibernética?

As leis de cibersegurança são todas as legislações voltadas para internet e tecnologias de redes relacionadas. O foco dessas legislações existentes em diversos países é proteger os usuários e inibir a ação de criminosos. Muitos dos crimes cibernéticos que já foram relatados, foi um dos motivos para a criação do ITA-2000 (Lei da Tecnologia da Informação de 2000), que inclui muitos crimes. Veja alguns deles a seguir:

  • Adulteração de documentos extraídos de um computador;
  • Adulteração de sistemas de computador ou de dados armazenados digitalmente;
  • Publicações de informações obscenas de terceiros;
  • Invadir um sistema ou acessá-lo de forma não autorizada;
  • Violar a privacidade ou a confidencialidade de uma pessoa, invadindo um computador pessoal ou sistema corporativo;
  • Publicação de falsos certificados e assinaturas digitais.

As leis sobre proteção de dados de usuários estão cada vez mais sendo vistas como algo fundamental em dias em que a maioria das pessoas estão conectadas com a internet. Hoje, serviços e produtos são oferecidos em larga escala. A internet é acessada a todo instante por pessoas do mundo todo para negócios, entretenimento e aprendizado.

No vínculo empresário/cliente, há hoje a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), também conhecida como LGPDP. Trata-se da Lei nº 13.709/2018, responsável por regular as atividades e todo o relacionamento dos dados digitais das pessoas. Essa lei altera trechos importantes dos artigos 7º e 16º contidos no Marco Civil da Internet.

Hoje, podemos considerar a LGPD uma das principais legislações criadas para proteger e respaldar usuários da internet no Brasil.

Qual a diferença entre segurança da informação e segurança cibernética?

diferença entre segurança da informação e segurança cibernética

Sequestros de dados são geralmente extorquidos com o uso de criptomoedas, como o Bitcoin e outras!

É importante saber a diferença entre segurança da informação e segurança cibernética. Entenda que a cibersegurança é uma parte fundamental da segurança da informação. O foco da segurança cibernética é na proteção de dados digitais, enquanto a segurança da informação abrange aspectos mais amplos, responsáveis por cuidar de todos os dados armazenados ou transportados por quaisquer que sejam os meios, digital ou não.

Principais ameaças da segurança cibernética?

Existem diversas ameaças cibernéticas e esse é o ponto onde todos devem estar atentos. Seja você um usuário comum ou um empresário, saber quais ameaças da segurança cibernética podem te colocar em risco é importantíssimo. Em vista disso, veja a seguir algumas das principais ameaças da segurança cibernéticas existentes:

  • Phishing – Essa é uma forma de envolver e manipular um usuário para que ele acesse ambientes onlines de baixa segurança. A partir da prática do phishing, dados importantes, como informações bancárias, senhas importantes e números de documentos são roubados;
  • Spam – Mensagens que chegam em sua caixa de recebimento de e-mails são uma das formas mais comuns e ainda eficientes de propagar um spam. Hoje, a tecnologia já envia vários desses e-mails para uma caixa de spam. Entenda que nem todos os e-mails enviados para essa caixa de spam são maliciosos ou algum tipo de ameaça;
  • Malware – É muito provável que você já tenha ouvido esse termo, pois se trata de uma das ameaças à segurança da informação que mais se destacam. Quando um computador é infectado por um Malware, a máquina pode ser controlada a distância e dados importantíssimos armazenados podem ser acessados pelo cibercriminoso;
  • Worm – Um Worm é uma forma de vírus que consegue se espalhar por toda uma rede de forma descontrolada. O próprio vírus desta natureza consegue se espalhar sozinho devido à construção de seu código. Como todos os outros tipos de ataques, esse ataque também compromete a integridade do sistema e dos dados do usuário.

Levantamento revela crescimento de 94% de ataques cibernéticos no Brasil direcionado às empresas

Somente nos primeiros seis meses do ano, foram registrados 31,5 bilhões de ataques cibernéticos direcionados a empresas de todos os setores no Brasil. O levantamento realizado pela empresa de cyber security Fortinet em parceria com a FortiGuard Labs, revela algo preocupante.

De acordo com especialistas no assunto, esse é um número exorbitante e preocupante, uma vez que empresários de todos os nichos estão na mira dos cibercriminosos. Vale a pena lembrar que os números do segundo semestre ainda não foram revelados, mas a estimativa é que sejam também elevados.

Como prevenir ataques cibernéticos em sua empresa?

Existem muitas atitudes importantes que podem ser colocadas em prática no dia a dia corporativo para prevenir a ação de cibercriminosos. Veja a seguir uma lista de coisas que podem ser feitas para sua empresa não se tornar mais uma vítima dos criminosos virtuais:

  • Treine toda sua equipe de profissionais;
  • Sempre mantenha os softwares e todo o sistema operacional atualizado;
  • Utilize um bom antivírus;
  • Faça a instalação de um firewall de qualidade comprovada em sua empresa;
  • Conte com uma equipe de profissionais especializados (profissionais de TI capacitados);
  • Sua empresa deve possuir políticas bem definidas de gerenciamento ao acesso de colaboradores ao sistema;
  • Uma gestão personalizada de senhas também é muito útil;
  • O uso de detecção de intrusão em diferentes níveis é fundamental;
  • Possuir um sistema de backup robusto é uma solução contra dados sequestrados ou falhas mediante a um ataque.

Outra solução muito poderosa e robusta para proteger sua empresa de cibercriminosos é contar com todo o apoio e expertise da UPGrade TI no fornecimento de tecnologia e profissionais especializados em segurança cibernética, além de outras soluções de informática. Converse agora mesmo com um especialista de plantão e saiba mais.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?