SaaS: conheça o Software as a Service e seus benefícios

O que é SaaS

Você sabe o que é SaaS? São chamadas de empresas SaaS aquelas que oferecem aos clientes a facilidade de usar aplicativos pela internet e é um dos modelos mais utilizados hoje em dia.

É muito provável que em algum momento você já tenha utilizado o Google Drive ou escutado música no Spotify, não é mesmo? Essas plataformas são SaaS!

Por isso, para que você conheça tudo sobre o modelo de negócio SaaS, elaboramos este  conteúdo completinho. Vem com a gente e boa leitura!

Este artigo contém:

O que é SaaS?

SaaS é uma sigla que vem do inglês Software as a Service ou software como serviço, em tradução para português. É um modelo de negócio vinculado à nuvem de um computador onde um software é entregue como um serviço de web.

O Software como Serviço é oferecido pela internet e realizado por computador ou dispositivos móveis através de uma forma remota de trabalho. Por isso, é considerado um modelo prático e que garante diversas facilidades para o usuário.

Nesse sentido, esse tipo de serviço oferece praticidade, uma vez que a empresa não precisa fazer instalação ou atualização de software, além de ser utilizada de forma totalmente remota, utilizando conexão com a internet.

Um dos pontos positivos do SaaS, é que ele possui uma presença marcante no mundo empresarial e seu forte é a redução dos custos se for comparado aos modelos mais tradicionais.

Com ele não é preciso se preocupar com questões técnicas de estrutura e locais físicos, a única coisa necessária é ter acesso à internet. Além do cliente poder contratar ou cancelar o serviço a qualquer momento, facilidade garantida pelo SaaS.

Exemplos de SaaS

 Entre os principais exemplos de SaaS disponíveis e mais populares, podemos citar o Dropbox que é um mecanismo onde pode ser armazenado e compartilhado alguns arquivos, além de poder colaborar em alguns projetos dando “vida” às ideias.

Outro exemplo é o Google Drive que foi uma ferramenta muito utilizada durante a pandemia para as aulas online e possibilita fazer armazenamento em nuvens oferecendo uma gama de aplicativos como planilhas, agendas, documentos.

Além disso, o Salesforce também pode ser citado como um exemplo de SaaS, uma vez que é uma empresa de softwares que foca na solução de gerenciamento tentando aproximar pessoas e empresas.

Mas também existem outros exemplos, como, por exemplo:

  • Google Analytics: uma ferramenta de  monitoramento e que também analisa os sites mais utilizados do mundo;
  • Netflix: essa talvez seja um dos SaaS mais utilizados atualmente, pois é um serviço de streaming por assinatura onde é possível a pessoa assistir a filmes e séries, também conhecido como uma tecnologia disruptiva;
  • Zendesk: aplicativo disponibilizado pela empresa dinamarquesa que garante melhorar o atendimento ao cliente;
  • Rock Content: considerada a maior plataforma de conteúdo da América Latina, é outro exemplo de SaaS. 

Como funciona o SaaS?

Como funciona o SaaS?

O Saas é um software que pode funcionar em formato multicloud, de forma totalmente online e a gestão desse serviço é feita de forma centralizada. Ou seja, o sistema fica salvo e armazenado e pode ser acessado via internet.

As aplicações SaaS são as mesmas oferecidas para diversos clientes e empresas diferentes, e esse tipo de serviço é conhecido como “um para muitos”. Como é uma solução como serviço, ele funciona apenas mediante pagamento.

O produto pode ser pago mensalmente, trimestral ou até semestral, isso varia de acordo com a empresa. Para entender melhor, é só lembrar dos serviços prestados pela Netflix e Spotify, por exemplo.

Duas empresas que atuam como um serviço SaaS e que oferecem confiança e eficiência para seus clientes, tudo isso de forma remota. Por isso, para ter um bom resultado, esse serviço precisa ser bem executado e conduzir uma boa pesquisa de mercado!

Afinal de contas, para que ele funcione e dê certo, é preciso mirar no público-alvo certo. Portanto,  ele envolve também precificar corretamente e definir um método específico de cobrança.

É seguro usar SaaS?

O SaaS é seguro quando a empresa sabe como será a implementação, por isso a cautela e a compreensão sobre essa solução podem ser suas amigas. Além disso, a concorrência pode fazer com que sua empresa perca lugar no mercado

Isso ocorre pelo fato dela ser bastante competitiva e estar sempre preparada, visando soluções para reduzir os custos, ousando e deixando sua empresa para trás.

Inclusive, estudos comprovam que o SaaS elimina rapidamente as falhas de segurança, então ao entender e confiar nessa solução, sua empresa pode garantir ainda mais segurança para se manter no mercado.

Além disso, para garantir maior segurança dos serviços SaaS, é importante que a empresa conte com uma cultura de seguridade. Isso pode ser feito ao orientar e treinar os colaboradores a como lidar com esse tipo de tecnologia.

Quais são os desafios desse modelo de negócio?

Que o modelo Saas traz muitos benefícios, isso você já deve ter entendido. Mas, e os desafios? Quais são eles? O primeiro deles, possivelmente, é convencer o cliente de que o Software como Serviço é um modelo seguro.

É comum vermos empresas de pequeno e médio porte contratarem esse tipo de serviço, até mesmo pelo seu custo-benefício. Entretanto, as organizações de grande porte apresentam maior temor em acreditar na integridade de dados na nuvem.

Outros desafios encontrados com esse modelo, são:

  • Confiança: o armazenamento de dados da empresa exigem um certo nível de confiança, pois precisam assegurar o máximo possível de segurança para seus clientes;
  • Nível de satisfação do cliente: as empresas SaaS precisam valorizar ainda mais a sua clientela e conhecer melhor os interesses deles, a fim de criar uma rede de clientes satisfeitos a procura do negócio;
  • Lifetime Value: o aumento do tempo médio que o cliente permanece fiel à empresa, é um outro desafio para o modelo SaaS;
  • Conectividade: contar com uma rede realmente eficiente para manter o funcionamento dos serviços SaaS, é com certeza, um grande desafio para as empresas.

Por fim, todo plano de negócios necessita de estratégia e objetivos. Os resultados são fruto de um trabalho árduo e de muito esforço. Todo empreendimento precisa ser muito bem estudado, detalhado e planejado para se tornar um plano de sucesso.

Como é o cenário das empresas SaaS no Brasil?

Se existe uma afirmação a ser feita, é que o mercado SaaS está se expandindo no Brasil. Só no país, atualmente, existem cerca de 13.000 startups e as companhias SaaS compõem uma boa parte desse número.

Inclusive, recente pesquisa mostra que o mercado SaaS está crescendo 18% a cada ano que se passa. O ritmo crescente desse modelo, se dá principalmente pela sua escalabilidade e rapidez na hora de atender as necessidades do negócio.

Prova disso, é que, conforme a Gartner, o mercado de Software como serviço pode chegar a USD $ 143 bilhões ainda em 2022. Esse valor mostra o grande potencial que esse modelo oferece.

Por fim, é possível dizer que esse modelo de serviço tem ganhado cada vez mais maturidade e pode alcançar US $716.52 bilhões até o ano de 2028, conforme informações disponibilizadas pela Fortune Business Insights.

Qual a diferença entre o SaaS, IaaS, PaaS e HaaS?

Existem diferentes nomenclaturas referentes ao modelo solução em nuvem, elas são: SaaS, IaaS ou PaaS. Para entendê-las, é preciso, primeiramente, saber o conceito de nuvem.

Sendo assim, a cloud computing (computação em nuvem) é uma junção de computadores que compartilham algumas ferramentas de processamento. Ou seja, é uma rede de servidores online.

O armazenamento em nuvem se constitui como uma tecnologia que possibilita empresas a armazenar com segurança, os dados e informações. Algumas das suas funções são: criar aplicativos, serviços, armazenar, fazer backup e etc.

Mas, voltando para as diferenças entre SaaS, IaaS, PaaS e Haas podemos definir da seguinte forma abaixo:

SaaS

Como você pôde entender, SaaS significa Software como Serviço e seu objetivo é atender de fato a necessidade do usuário que usará seu serviço.

Diferentemente do IaaS e do Paas, este é um serviço mais prático e acessível, pois necessita de menos conhecimento técnico.

O Trello, por exemplo, é um serviço SaaS que oferece gestão de tarefas e maior produtividade para o usuário.

IaaS

A Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço é um modelo que também funciona em nuvem e disponibiliza recursos de infraestrutura para empresas.

Por meio dele é possível conduzir servidores, redes e empresas de acordo com a demanda. Ele permite maior autonomia para o usuário, uma vez que possibilita fazer configurações na rede, barreira de segurança ou infraestrutura.

Um exemplo de IaaS bastante conhecido é o Google Cloud, que oferece um pacote de serviços em nuvem para o usuário.

PaaS

A Plataforma como Serviço é responsável por gerenciar a infraestrutura que possibilita desenvolvedores a criarem seus aplicativos. Em outras palavras, é uma plataforma que permite o desenvolvimento de soluções tecnológicas em nuvem.

O melhor exemplo de PaaS é o Cloud Run, que é uma plataforma de computação gerenciada e sem servidor.

HaaS

O Hardware como Serviço funciona como um complemento da IaaS e pode ser utilizado de duas formas, como: 

  • Gerenciador de serviços;
  • Aluguel de equipamentos.

Um bom exemplo de HaaS é o  , que democratiza o aluguel de equipamentos de impressão e cópias.

7 vantagens em adotar SaaS para sua empresa

Diante tudo que falamos anteriormente, confiras as principais vantagens de contar com o modelo SaaS na sua empresa:

  1. Redução de gastos em infraestruturas e manutenções;
  2. Maior foco no core business (foco no seu negócio);
  3. Mais segurança de dados;
  4. Garante mais praticidade e agilidade;
  5. Ainda mais acessibilidade;
  6. Muito mais disponibilidade para atender seu negócio.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog da UPGrade TI e fique por dentro de todas as informações sobre o setor tecnológico!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?