Saiba o que é TI Bimodal e torne a sua empresa mais competitiva

TI-Bimodal

Uma TI tradicional possui algumas limitações. Para continuar a promover o desenvolvimento empresarial, ela precisa ser adaptada aos novos tempos. Atualmente, é necessário que se mantenha os sistemas operacionais funcionando, que se crie novas aplicações, além de produtos digitais. A TI Bimodal, procura adequar o negócio a uma nova mentalidade, em que é necessário inovar.

É um novo meio de pensar, que busca aumentar a produtividade e gerar novos negócios. A TI é incorporada ao setor empresarial. Ela não é mais apenas um coadjuvante. Incorporar este novo modelo é um grande desafio, pois, além de assegurar a estabilidade em seus sistemas, a TI deverá resolver questões urgentes, atendendo a seus clientes de forma ágil, prática e qualificada.

Este novo modelo procura utilizar a TI tradicional, que se ocupa em dar segurança e estabilidade aos sistemas corporativos, administrando-os de modo assertivo, garantindo as suas metas e a eficiência, de modo que a estrutura organizacional seja produtiva, permitindo o desenvolvimento da empresa.

Por outro lado, a TI Bimodal também procura ampliar os negócios, através da inovação, buscando conquistar novos mercados. Ela é dinâmica e pretende resolver os problemas de forma ágil, com objetividade. É estratégica, e essencial para aquelas empresas que desejam conduzir seus negócios para o ambiente digital. 

Este artigo contém:

O que é o modelo de TI bimodal

Com o surgimento de novas tecnologias no mercado, tornou-se necessário realizar uma busca por novas soluções que permitissem à empresa, manter as lucrativas operações habituais e, ao mesmo tempo, procurar por inovações que pudessem propiciar novas possibilidades de negócios.

É um modelo de gerenciamento que une a TI tradicional a uma TI empírica, inovadora. Com essa mentalidade, o setor de tecnologia investe em experimentação, em busca de solucionar problemas com mais agilidade e eficiência.

A TI Bimodal é um novo modo de se coordenar os trabalhos relacionados à tecnologia da informação nas organizações. Ela é dividida em dois modos: o modelo tradicional e o inovador e procuram aumentar a produtividade do setor.

Os novos gestores de TI devem assegurar a qualidade de seus serviços e buscar dar uma resposta ágil às várias demandas. Dessa maneira, é preciso que se faça uma reestruturação dos processos e realizar a integração das áreas de negócio e de TI.

Essa nova reestruturação gera um impacto positivo na empresa que pode aproveitar melhor as oportunidades que irão surgir e diminuir o tempo de entrega de seus serviços e soluções. É importante investir no modelo Bimodal, pois garante à empresa diversas vantagens.

Através de uma TI mais ágil, que integra os dois modelos específicos, é possível atuar nas duas frentes de forma distinta. Ela se adequa à realidade do momento e procura oferecer soluções sem deixar de lado as operações tradicionais.

A aplicação da TI Bimodal torna a empresa, em um curto prazo, muito mais competitiva. Os clientes irão procurar instituições que consigam apresentar soluções em um tempo menor, além de oferecer produtos e serviços mais qualificados.

De onde veio esta ideia e o que ela representa para o mercado?

A ideia da TI Bimodal veio do Gartner Group no ano de 2013, que procurou uma nova forma de se trabalhar os serviços de TI nas empresas. Essa nova mentalidade serviria como uma solução para as limitações do setor tradicional e buscava um meio de vencer os desafios tecnológicos apresentados.

As organizações deveriam colocar em prática esta nova cultura, aprimorando e desenvolvendo o setor de TI. A era digital fez com que as empresas procurassem se adequar aos novos tempos, indo em direção a estratégias de desenvolvimento e eficiência em seus negócios.

Por essa razão, o setor de TI precisou ser revisto. A estrutura tecnológica das empresas deveria se tornar mais eficiente e investir em inovação. A TI Bimodal tornou possível à empresa atender de uma forma mais ágil o mercado, sem precisar se desvincular dos processos de gerenciamento tradicionais.

Uma empresa com profissionais qualificados, antenados com as novas inovações mercadológicas, capacita a empresa a se inserir neste mercado novo, onde o cliente procura resolver seus problemas de maneira rápida e prática.

A TI Bimodal transforma o ambiente tecnológico. A equipe passa a ser importante pois se integra aos negócios da empresa e apresenta a inovação como peça chave para o desenvolvimento de novas formas de se produzir.

Como dito anteriormente, a inovação é peça chave para que a empresa se destaque no mercado. As grandes instituições estão selecionando cada vez mais equipes capacitadas e dispostas a entrar em um modelo mais ágil, onde todos os colaboradores são importantes no desenvolvimento empresarial.

Como funciona a TI Bimodal

A TI Bimodal se propõe a utilizar duas formas de gerenciamento de forma a aumentar o desenvolvimento das empresas. A TI Tradicional ou modo 1 e a TI não tradicional, ou modo 2.

  • Modo 1 – Gerência de softwares e aplicações que possibilitam o seu total exercício através da estrutura do ambiente corporativo. Ele permite que o setor possa se desenvolver e se focar na estabilidade, segurança, precisão e performance e são essenciais para que os colaboradores realizem a sua função com produtividade.
  • Modo 2 – De olho na rotina das empresas, procura por soluções ágeis e por resolver eventuais problemas em diferentes situações. É um modelo que se destina a inovar, apresentando novos produtos e tecnologias para que sejam utilizados em busca do aprimoramento dos negócios.

O modo 1 busca coordenar os sistemas pré-existentes, gerenciando as informações, dados e estrutura da TI. O modo 2 procura a inovação e a conquista de novos mercados. Enquanto na TI tradicional o foco é na performance, na TI não tradicional, o foco é na receita.

Infográfico TI Bimodal
Foto do acervo do site MJV Innovation

Quais as principais aplicações?

O modelo Bimodal promove a inovação no ambiente corporativo. O modo 2 possui uma estrutura que permite a realização de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Além disso, aumenta a agilidade na resolução de problemas.

O setor de TI deixa de ser considerado um solucionador de problemas e passa a fazer parte do próprio negócio. Isto é, os departamentos da empresa estão integrados ao setor de TI e com esta nova mentalidade, o setor passa também a influenciar nas decisões corporativas.

O modo 1 e o modo 2 devem ser interligados. As tecnologias empregadas devem auxiliar a cada um dos modos a desempenhar as suas tarefas de modo produtivo. O departamento de TI deve realizar uma interação com os outros setores da empresa de forma eficaz, em busca de uma maior colaboração, tornando a empresa mais competitiva no mercado em que atua.

A empresa que aplica a mentalidade Bimodal se torna mais atraente e conquista novos clientes, através de sua busca por inovação. Ela procura desenvolver novos produtos e serviços. Seus departamentos e equipes são atualizados, utilizando tecnologia de ponta ao interagir com seus clientes.

Saiba a Importância da TI nas Empresas

Como implantar a TI Bimodal em minha empresa

Não há um modelo correto a ser seguido. As empresas são diferentes, cada uma com uma realidade e visão de negócios. É possível adotar algumas ações que devem ser praticadas pelas instituições que desejam efetuar a mudança e adotar a mentalidade Bimodal.

Algumas empresas estão adotando essa nova visão de negócios há algum tempo. Equipes de TI já trabalhavam procurando tornar o trabalho mais fácil e ágil. Se sua empresa tiver essa cultura, será mais fácil adotar a TI Bimodal.

Não é necessário que a equipe de TI seja dividida em dois grupos. No entanto, elas devem ser treinadas. Dessa forma elas irão trabalhar dando o suporte necessário ao andamento tradicional do setor e, ao mesmo tempo, ficar mais ativa, participando do direcionamento do negócio como um todo.

É preciso ficar atento, pois os dois modos devem interagir. Um lado não pode ficar mais fraco que o outro. Ambas as partes são importantes e o setor de TI precisa de profissionais capacitados para atender nas duas frentes.

Se a empresa achar que deve haver uma separação de setores, é preciso agir com cuidado, é necessário que a mudança seja progressiva. O suporte e a manutenção do sistema devem ser ativos. Os serviços operacionais devem ser levados a sério assim como a procura por uma inovação tecnológica.

Gestão de TI: Entenda tudo que você precisa saber!

Quais as vantagens ao implementar a TI bimodal

Há um aumento da produtividade da equipe de TI. A empresa pode diminuir seus gastos e prazos, além de oferecer uma nova gama de produtos e serviços se tornando mais competitiva no mercado.

O setor de TI precisa se comunicar de forma assertiva para que as mudanças surtam algum efeito. Desta maneira há uma diminuição nos riscos e a mudança pode ser assimilada de uma maneira mais eficiente.

A empresa que implementa a TI Bimodal passa a ser uma instituição inovadora. Ela cria uma estrutura versátil que possibilita o investimento no desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados, adaptados ao novo olhar contemporâneo.

Os negócios são regidos de forma que o setor de TI possa realizar uma interação com outros setores da empresa fazendo com que todos os colaboradores atuem em conjunto, em prol do aumento da competitividade da instituição e pelo seu desenvolvimento.

O modelo Bimodal é mais ágil e eficiente que o tradicional. Há um maior ajustamento entre os setores de TI e de negócios. Os novos produtos e serviços chegam ao mercado de forma mais rápida. Há uma redução nos custos operacionais, os gestores da empresa procuram mais por inovações.

Com uma equipe de TI executando suas operações normalmente, de forma assertiva e eficiente, há espaço para garantir uma busca por inovação, apresentando novas aplicações e soluções adequadas à realidade da empresa.

A TI Bimodal deve integrar os mais diversos setores das companhias, em busca de uma maior produtividade e desenvolvimento dos negócios, antenados aos novos tempos. O setor de tecnologia da informação tem um papel fundamental na reestruturação da empresa como um todo.

Qual a diferença de TI bimodal para o outsourcing

Outsourcing é a terceirização de determinados setores dentro de uma instituição. Os serviços ou recursos são outorgados a uma equipe de fora da empresa. Tem como meta aumentar o lucro e a competitividade do negócio.

Um dos objetivos é baratear os custos com profissionais. Há também a vantagem da empresa de contar com especialistas que podem trabalhar da melhor forma possível aumentando a sua produtividade.

A área de TI pode ser um setor terceirizado em uma empresa. Esses negócios contam com o outsourcing para obter estratégias de crescimento e desenvolvimento. Algumas tarefas e processos são realizados por essa equipe que normalmente são especialistas no assunto.

Para a TI Bimodal ser aplicada não há a necessidade de se eliminar o outsourcing de TI. É possível que os dois convivam em um ambiente profissional. O modo outsourcing pode garantir a automação de tarefas através de instrumentos próprios, otimizando processos, utilizando ferramentas que tornam a rotina de trabalho mais fácil.

Conclusão

Através da TI Bimodal é possível preparar a empresa para o futuro. É necessário uma maior capacidade de inovação e um maior envolvimento do setor no desenvolvimento do negócio. Eles devem andar de mãos dadas em busca de um aumento da competitividade empresarial.

A TI Bimodal não se restringe apenas ao desenvolvimento de sistemas e softwares. Ela muda a forma como os negócios são realizados, procurando aumentar a receita da empresa, além de reduzir os custos operacionais.

A mudança de paradigma em uma empresa também pode ser vantajosa na forma com que os colaboradores realizam as suas atividades. Através de cursos que capacitam os profissionais a responder por demandas com grande agilidade, a instituição se torna mais competitiva e atende seus clientes da melhor maneira possível.

Com um pessoal capacitado, antenado à mentalidade Bimodal, o setor de TI passa a ser uma parte estratégica e importante do negócio. Dessa forma, a empresa consegue resultados promissores, alinhando a equipe com setores como o financeiro, jurídico e comercial, todos em busca de um aumento na produtividade.

O modelo Bimodal está consolidado no mercado exterior. No Brasil, aos poucos as empresas vêm tomando conhecimento do novo modelo de gestão e estão se preparando para tornar seu negócio mais antenado às tecnologias e inovações, procurando se inserir em um mercado ávido por novas soluções, produtos e serviços.

A TI Bimodal pode aumentar a competitividade de seu negócio. Entre em contato com a UPGrade TI, estamos à disposição para oferecer o melhor serviço para a sua empresa.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?