O que é NOC, como funciona, desafios + principais benefícios para empresas

Você sabe o que é NOC

Você sabe o que é NOC? O Centro de Operações de Rede promete impactar positivamente empresas que apresentam altos custos com inatividade, pois oferece monitoramento da estrutura de TI 24 horas por dia. Incrível, não é mesmo?

De acordo com pesquisa realizada pelo ITIC, estima-se que os custos com inatividade de uma empresa chegam a cerca de US$ 1 a 5 milhões de dólares na receita. Valor altíssimo e que para os usuários indica má qualidade do serviço.

Por isso, neste artigo, falaremos sobre o que é NOC, seus desafios, benefícios e se vale a pena escolher esse modelo para sua empresa. Portanto, fique com a gente até o final. Boa leitura!

Este artigo contém:

NOC: O que é um Centro de Operações de Rede?

Se você chegou até aqui querendo entender o que é NOC, saiba que essa sigla em inglês deriva de “Network Operation Center”. Em português, significa Centro de Operação de Rede, local onde se monitora e gerencia eventos de TI.

Os profissionais de TI que trabalham no NOC, fazem o monitoramento e o gerenciamento dos ativos de TI da companhia. Ou seja, nesse setor, utilizam-se softwares para monitorar computadores, sistemas e tudo que compõe a área de Tecnologia da Informação da empresa.

Por fim, o Centro de Operação de Rede é responsável por evitar erros ou até mesmo problemas que possam causar indisponibilidades no setor.

Quais as principais atividades de um NOC?

Quais as principais atividades de um NOC

As atividades de um NOC são basicamente o monitoramento de redes de computadores e o fornecimento de suporte para problemas na infraestrutura de TI. Os profissionais desse setor são responsáveis pelas seguintes tarefas:

  • Realizar o monitoramento de rede;
  • Analisar e estar pronto para garantir resposta aos incidentes;
  • Administração dos meios de comunicação público e privado;
  • Manutenção de firmware;
  • Gerenciar ativos, problemas e propor soluções;
  • Gerenciamento dos roteadores, entre outros.

É responsabilidade do analista de NOC, reconhecer as falhas de configuração nas redes e mantê-las seguras. Além  disso, deve monitorar e documentar periodicamente todas as alterações relacionadas à infraestrutura de rede do setor.

Como funciona o serviço de NOC?

Agora que você entendeu o que é NOC e suas principais atividades, fica mais fácil de compreender como ele funciona. Como foi visto anteriormente, o analista NOC gerencia e monitora os sistemas e as redes da organização, certo?

Entretanto, o Centro de Operação de Rede é um serviço mais complexo do que aparenta ser. Ele se responsabiliza por executar um conjunto de códigos com intenção de estabilizar incidentes de forma imediata.

Está no escopo desse serviço, a análise por camadas. Ou seja, o direcionamento de cada situação para o técnico responsável. Isso garante que tanto problemas de baixa ou alta complexidade, sejam resolvidos pelos profissionais mais capacitados para a situação.

Essa metodologia de atuação em camadas garante uma resolução ainda mais ágil para os problemas de rede da empresa, além de alocar os técnicos para aqueles serviços que mais se adequam às suas habilidades.

Qual a diferença entre NOC , SOC e BOC?

A diferença entre NOC, SOC e BOC se dá principalmente por suas funções que diferem, mas que se complementam. Por isso vamos explicar melhor o que cada um significa, tá certo?

Como você já sabe o que é NOC, precisa entender que, diferentemente dele, o Centro de Operações de Segurança – SOC é voltado exclusivamente para problemas de segurança da informação, tanto em relação com pessoas como tecnologia.

Já no caso do Centro de Operações Empresariais – BOC, é uma solução de TI, voltada exclusivamente para otimizar desempenhos de transações da organização.

Sabendo disso, as principais diferenças de cada um são:

  • NOC: gerencia tanto as redes de comunicação pública, quanto as privadas e possibilita um melhor desempenho e atuação da segurança da informação;
  • SOC: monitora continuamente os dados e informações de uma empresa, por exemplo. Assim, auxilia na prevenção de imprevistos e problemas cibernéticos para evitar possíveis ameaças digitais;
  • BOC: centraliza de forma automatizada a gestão de TI de uma empresa, integrando atribuições burocráticas, operacionais e de monitoramento da tecnologia da informação.

Perceba que o NOC, SOC e BOC fazem parte de um conjunto de atividades que auxiliam na garantia de segurança e disponibilidade de toda a TI de uma organização.

Quais são os desafios de um Centro de Operações de Rede (NOC)?

Após compreender o que é NOC, como funciona e suas principais atividades, chegou a hora de conhecer quais são os seus desafios de implementação. Um deles é a necessidade de contar com uma equipe com amplo conhecimento tecnológico, antenados nas tendências.

Isso porque com a transformação digital, os serviços de TI passam a contar com infraestruturas em nuvem, multicloud e aplicativos SaaS, por exemplo. Para isso, é importante que a equipe tenha uma infraestrutura preparada para garantir a segurança.

Além disso, outros desafios de contar com um Centro de Operações de Rede (NOC), são:

  • Falta de cooperação e trabalho em conjunto entre as equipes;
  • As alterações na nuvem podem fazer com que a documentação fique desatualizada na hora de resolver os problemas;
  • A solução de problemas é para ser ágil, mas pode levar certo tempo, pois envolve dados que fazem parte de diversos dispositivos e isso requer um processo manual para análises sólidas;
  • A necessidade de contar com uma equipe de maior nível de experiência para identificar o que ocasionou alguns determinados problemas.

Quais são os benefícios da implementação do NOC em sua empresa?

Provavelmente, você já enfrentou problemas de indisponibilidade de rede na sua empresa, não foi? Ou de repente algum serviço ficou indisponível por problemas com sistemas, ou softwares?

É exatamente para evitar esse tipo de problema, que o NOC existe. Ele fica responsável por resolver e administrar esse tipo de problema. Que tal conhecer os seus principais benefícios? Então, confira abaixo alguns:

1. Reduz o tempo de inatividade

Se você entendeu o que é NOC, percebeu que ele fornece um monitoramento constante dos sistemas. Através disso, é possível que a equipe de TI, identifique possíveis problemas com maior agilidade.

Ou seja, o ambiente de TI será monitorado 24h por dia ao longo de todo o ano. Isso garante que os sistemas de rede da empresa funcionem adequadamente. Além de evitar inatividade e manter os sistemas funcionando.

2. Agilidade nas respostas a incidentes

Através de uma rede monitorada é possível diminuir tempo de reparo e agilidade nas respostas a incidentes. Uma pesquisa realizada pelo Network Barometer Report 2016, mostra que com o monitoramento, as respostas a incidentes aumentam para 69%.

Esse dado é muito relevante, uma vez que empresas têm altos custos apenas com reparos e inatividade. E hoje em dia, todo mundo sabe que sistemas inativos, significa perda de dinheiro.

Portanto, com o Centro de Operação de Rede, a empresa tem respostas rápidas, menos inatividade e diminuição de custos. Incrível, né?

3. Maior segurança

Por meio do monitoramento realizado pelo Centro de Operação de Rede é possível implementar facilmente políticas de segurança no setor de TI. Isso garante que servidores, roteadores e barreiras de segurança, por exemplo, mantenham integridade dos dados.

Tudo isso viabiliza a detecção de problemas no setor com mais facilidade e, como resultado, a atuação da equipe será mais ágil e efetiva, garantindo maior segurança cibernética.

4. Monitoramento constante

Um dos maiores benefícios do NOC é que o setor de TI estará sempre em constante monitoramento, mesmo que a equipe responsável atue remotamente. Ou seja, toda a infraestrutura estará sendo administrada 24×7 por dia.

Caso aconteça qualquer situação irregular ou problema, um alerta será imediatamente gerado para a equipe. Desta forma, a equipe atua com uma manutenção preventiva ao neutralizar ameaças e corrigir danos, assim que eles acontecerem.

5. Redução dos custos

Toda empresa sabe que contar com uma equipe de TI interna, pode ser um investimento alto. Em recente pesquisa da FGVcia, identificou-se que cerca de 8,2% da receita de uma organização é com custos de TI.

Entretanto, ao optar por um Centro de Operação de Rede, investe-se em um departamento de TI menor, com atuação preventiva, redução de custos com reparos e consertos e serviços personalizados conforme as necessidades do negócio.

NOC interno ou terceirizado? Qual a melhor opção?

O NOC pode ser tanto interno quanto terceirizado. No caso do modelo terceirizado, ele apresenta um custo-benefício mais atrativo, uma vez que é mais barato do que o interno. Entretanto, para escolher é importante entender as demandas do seu negócio.

Para quem deseja uma equipe de TI que participe dos processos internos e estratégicos do negócio, o modelo de NOC interno é mais viável, pois ficam alocados na própria organização.

No caso do NOC terceirizado, é como ter uma equipe focada exclusivamente em manter os processos da empresa em perfeito funcionamento, sem precisar se envolver na parte interna do negócio

Provavelmente, o melhor benefício dessa estrutura é o fato de ser uma solução de baixo custo, ao contrário do investimento que seria implantar uma estrutura de monitoramento interna na empresa.

Por fim, o monitoramento terceirizado conta com especialistas e estratégias consolidadas e  pode ser mais viável a depender da necessidade do negócio. Isso facilita na hora de implementar esse modelo na sua empresa.

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