O que é indústria 4.0? Conheça todas as caraterísticas da quarta revolução industrial

O que é indústria 4.0? Conheça todas as caraterísticas da quarta revolução industrial

Se você não está por dentro das novidades e ainda não sabe o que é indústria 4.0, então com certeza chegou ao lugar certo. A quarta revolução industrial, como também é conhecida, promete fundir a tecnologia da informação e inteligência artificial.

Essa combinação pode tornar os processos ainda mais automatizados e mudar os modelos de negócios que conhecemos atualmente. Quer saber mais sobre isso?

Neste post, você encontra tudo sobre o que é indústria 4.0, como surgiu, qual sua importância, principais tecnologias e muito mais. Vem conferir! 

Este artigo contém:

O que é Indústria 4.0?

Indústria 4.0 é o nome dado para processos de automação industrial, que contam com inovações tecnológicas, como: inteligência artificial, internet das coisas, big data, entre outras.

Essa digitalização de processos industriais, não beneficiou apenas o campo fabril, mas também, o próprio mercado em suas diversas vertentes. Desta forma, dispõe de mais eficiência produtiva por meio de equipamentos físicos e sistemas digitais.

Contudo, para compreender melhor o que é indústria 4.0, é preciso saber que esse novo processo faz parte das já conhecidas revoluções industriais. Lembra que aprendemos sobre elas na escola? Portanto, a “4.0” é conhecida como a quarta revolução industrial.

Como esse conceito surgiu?

Agora que você entendeu o que é indústria 4.0, precisamos voltar no tempo para entender de que forma surgiu esse conceito. Seguindo uma linha cronológica, temos:

  1. Primeira revolução industrial: ocorrida em meados do século XVIII, a indústria 1.0 foi o início do processo de industrialização, por meio da introdução de equipamentos, saindo do modelo agrícola para o uso de máquinas;
  2. Segunda revolução industrial: iniciada na metade do século XIX e começo do século XX, a indústria 2.0 ficou muito conhecida por causa do fordismo e suas linhas de montagem, além da descoberta de novas fontes de energia, como energia elétrica e petróleo;
  3. Terceira revolução industrial: surgida após a 2ª Guerra Mundial, a indústria 3.0 foi marcada por grandes transformações tecnológicas, marcando a modernização de todos os setores da economia;
  4. Quarta revolução industrial: iniciada em 2011 e dura até os dias atuais, a indústria 4.0 é marcada pela inovação na tecnologia e automação de processos operacionais em todos os setores econômicos.

Após traçar essa linha cronológica é possível perceber, que todas as revoluções trabalharam em cima da inovação e evolução tecnológica. Por isso, o conceito 4.0 é baseado na “produção inteligente”.

Ou seja, ela visa oferecer ao mercado e empresas um novo formato de produção, que relaciona, de forma inteligente e automatizada, máquinas e tecnologia. Seus principais lemas são: autonomia, eficácia e agilidade.

Qual é a importância da indústria 4.0?

Além de entender o que é indústria 4.0, é relevante entender a sua importância para todos os setores econômicos. Então, partindo desse princípio, o surgimento da quarta revolução conseguiu promover a digitalização de processos em diversos setores e atividades.

Além disso, ao monitorar e gerenciar as tomadas de decisões, a indústria 4.0 ajudou a reduzir o enorme consumo energético nas fábricas, que ocorriam nos modelos anteriores, ajudando muito na questão da sustentabilidade.

Outro aspecto importante, é a possibilidade de ter novas formas de trabalho. Isso porque a quarta revolução abre espaço para menos burocracia, mais ferramentas de gestão em TI e alinhamento de processos empresariais e industriais.

Quais as principais tecnologias da indústria 4.0?

Os processos da indústria 4.0 precisam contar com algumas tecnologias e inovações para garantir todas as etapas de produção, como, por exemplo, o gerenciamento e a venda de produtos. Por isso, confira as principais tecnologias usadas na quarta revolução industrial:

1.    Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial faz parte da indústria 4.0 e é um dos ramos daprogramação na informática. Entretanto, já estava em desenvolvimento desde a 3.0, e, atualmente, tem sido cada vez mais utilizada.

Caso você ainda não saiba, a IA é uma tecnologia programada para possibilitar que máquinas aprendam a pensar e tomar decisões com base nas tendências e comportamentos. Em outras palavras, ela funciona de forma autônoma e não precisa de interferência humana.

2.    Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas é conhecida como a habilidade dos objetos conseguirem fazer conexão via internet. Ou seja, todo e qualquer objeto que contar com uma infraestrutura que possibilite a coleta e transmissão de dados, pode se conectar à internet eficientemente.

Exemplos de IoT para você ter uma ideia:

  • Smart TV;
  • Geladeiras inteligentes;
  • Controles via comando de voz;
  • Carros inteligentes;
  • iluminação por comando de voz;
  • Assistentes virtuais.

3.    Big Data

Big Data é responsável pela coleta e armazenamento de grandes volumes de dados no mundo tecnológico. Através dele, é possível obter percepções para ajudar na otimização e na garantia de maior eficiência no funcionamento das máquinas.

4.    Computação em nuvem

A computação em nuvem (cloud computing) também é muito importante para a indústria 4.0. Ela possibilita que as empresas consigam acessar arquivos, armazenar dados, sistemas de informação, entre outras coisas, que qualquer pessoa com permissão pode acessar.

5.    Segurança cibernética

Se você compreendeu bem o que é indústria 4.0, provavelmente, percebeu que existe uma grande necessidade de obter protocolos de cibersegurança para esses novos tipos de tecnologia. Desta forma, é possível dispor de uma infraestrutura adequada para manter os ativos de informação e evitar vazamento de dados da empresa em segurança.

6.    Digitalização

A digitalização de processos é uma estratégia fundamental para o negócio, pois integra todos os sistemas de produção e melhora o fluxo de trabalho. Assim, conta-se com pouquíssima intervenção humana nos procedimentos da empresa.

Quais as principais características da indústria 4.0?

Abaixo, confira quais são as principais características que esse modelo oferece para todas as vertentes da indústria.

  • Descentralização das decisões: por meio das novas tecnologias foi possível unir máquinas, sistemas e ativos de informação em uma rede inteligente, que garante maior eficácia e controle das decisões nas organizações; 
  • Informações instantâneas: outra coisa que a nova revolução proporcionou para organizações e indústrias, foi o acompanhamento e análise de informações em tempo real. Assim, evitam-se problemas de grande proporção; 
  • Interoperabilidade: a quarta revolução também conta com uma característica chamada de interoperabilidade, responsável pela relação entre máquinas, tecnologias, dispositivos e humanos – o que dá autonomia para sistemas que contam com IA.

Consequências da Indústria 4.0 nas empresas

A quarta revolução industrial oferece muitas vantagens para diversas áreas do setor econômico, podemos citar como exemplo:

  • Melhor controle de resultados;
  • Novos sistemas de gestão;
  • Otimização dos serviços;
  • Melhor direcionamento das funções da empresa.

Quais os principais benefícios da indústria 4.0?

Saber o que é indústria 4.0 é muito importante, mas conhecer os seus benefícios para os negócios é muito mais, não é mesmo? Até porque, esse modelo agrega ainda mais valor para o negócio. Então, confira abaixo os principais:

  • Maior produtividade operacional devido à otimização e automação;
  • Maiores possibilidades de manutenção preventiva;
  • Informações em tempo real;
  • Agilidade no atendimento de clientes;
  • Possibilidade de monitoramento;
  • Maior sustentabilidade nos processos e recursos.

Percebe como a quarta revolução industrial não é apenas uma ideia? Ela é real e está acontecendo enquanto você lê esse artigo. Por isso, o indicado é que sua empresa comece a se preparar desde já.

Como as empresas podem se preparar para a indústria 4.0?

Como foi dito anteriormente, é importante que sua empresa esteja preparada para essa revolução. Para isso, é relevante uma cultura empresarial flexível e de fácil adaptação para abraçar as novidades. Portanto, confira abaixo o que você precisa fazer para se preparar:

1.    Elabore o projeto de estruturação

Antes de começar a implementação dos processos da indústria 4.0, é importante estruturar um projeto-piloto. Assim, você consegue medir os riscos e efeitos que essas mudanças podem ocasionar na empresa.

Para isso, é válido elencar alguns questionamentos para essa estruturação, como, por exemplo:

  • Quanto custa a implementação?
  • O que preciso mudar para esses processos?
  • Os colaboradores serão impactados?
  • Qual a média de tempo para encerrar essa adaptação?

2.    Capacite os colaboradores

Se sua empresa for investir em inovações tecnológicas, então é necessário capacitar os colaboradores da empresa para lidar com esse tipo de novidade. Além deles, é importante que tanto os líderes quanto os gestores da empresa também participem e se preparem.

3.    Comece o processo de automação

Como você percebeu, as mudanças são baseadas em tecnologia, inovação e automação. Ou seja, uma vez que sua empresa já elaborou um projeto e capacitou a equipe, já pode começar a investir em ferramentas e tecnologias inteligentes para iniciar a transição.

4.    Seja receptivo com as novidades

Para que tudo funcione adequadamente nessas mudanças, é preciso que a equipe esteja aberta e receptiva para as novidades. Por isso, é importante investir em conhecimento para toda empresa se adaptar em tempo recorde.

Qual a importância e os benefícios da implantação da indústria 4.0 no controle da qualidade para as organizações?

A nova revolução industrial tem mostrado para o mundo os impactos positivos que ela pode ocasionar na eficiência e produtividade das indústrias e empresas. Oferecendo um avanço na gestão empresarial e ampliando a competitividade no mercado.

gestão de qualidade

Por meio dela, é possível gerir melhor os prazos, as finanças, elaborar estratégias de marketing e descentralizar as tomadas de decisões – que agora podem ser realizadas sem a intervenção humana – de forma mais autônoma.

Impactos da Indústria 4.0 no Brasil

As estimativas são positivas com os impactos da nova revolução industrial no mercado brasileiro. Segundo a Accenture, o Brasil pode atingir um valor bruto de US$432 bilhões em 2035, tudo isso por causa da inteligência artificial.

Outro ponto relevante dos dados trazidos por essa pesquisa, é que a IA pode ajudar em serviços públicos nos mais variados setores, que contam com descontentamento popular. Como, por exemplo, transporte público e monitoramento de doenças.

Além disso, outro impacto positivo é a possível redução do consumo de energia. Podendo chegar a uma diminuição de até 20%, por meio da nova revolução industrial. Inclusive, isso aproxima as empresas de atitudes ainda mais sustentáveis. 

Desafios para implementação da Indústria 4.0 no Brasil

Os desafios para implementar a digitalização em empresas brasileiras parte muito da dificuldade em investir em soluções que incorporem tecnologias. Todas essas mudanças e adaptações, requerem novas formas de gerenciamento da cadeia produtiva.

Algumas empresas vão precisar de tempo para se adaptar a todas inovações. Contudo, as que estão aptas a iniciar a sua inserção nas novas tecnologias, podem servir como paradigma para que as demais se inspirem. Assim, gera-se ainda mais valor competitivo.

Gostou de saber um pouco mais sobre o que é indústria 4.0 e como ela pode inovar o mercado mundial? Aproveite para acompanhar nosso blog e encontre todas as novidades importantes sobre tecnologia da informação!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?