Blockchain: o que é, como funciona e quais os benefícios

Blockchain

Será que você sabe o que é Blockchain? Esse é um termo pouco conhecido, mas está longe de ser um conceito recente, é um termo que surgiu por volta de 2009 ao lado das criptomoedas, mas que ainda gera muitas dúvidas.

Por isso, se você tem vontade de entender a importância do Blockchain para o mundo do sistema financeiro e o universo da tecnologia, segue aqui com a gente, que vamos te contar tudo sobre o que é Blockchain e muito mais.

Boa leitura!

Este artigo contém:

O que é Blockchain?

Primeiramente, o Blockchain é um recurso usado para registrar e armazenar transações dos Bitcoins. No entanto, ele apresenta muito mais funções do que apenas auxiliar nas transações dos Bitcoins.

Aliás, existe uma dificuldade de muitas pessoas em diferenciar o que é Blockchain e o que é Bitcoin. Isso ocorre porque o Bitcoin foi a criptomoeda que começou as transações de moedas digitais, e é o uso mais famoso dessa tecnologia.

A título de curiosidade, a primeira vez que a palavra Blockchain apareceu foi no texto Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System, de Satoshi Nakamoto (pseudônimo do criador).

Dito isto, essa tecnologia além de ser um meio para ocorrer transações dos Bitcoins, tem uma definição mais completa: é uma estrutura compartilhada e imutável que faz o armazenamento de transações e localização de ativos em uma rede.

O Blockchain também pode ser chamado em alguns casos de “ledger”, esse termo seria algo como “livro-caixa”, então podemos dizer que nada mais é do que um “livro de registros digitais” que permite registrar milhares de operações financeiras.

Vale dizer que quase tudo no mundo que tenha um valor pode ser negociado e rastreado em uma rede desse modelo de tecnologia.

Outro ponto que merece ser destacado, o nome Blockchain surge da combinação de palavras em inglês: block (se refere aos blocos de dados) e chain (diz respeito a ligação entre os blocos de dados).

Leia também: Saiba o que é Stalking Virtual e como se proteger

Como funciona a Blockchain?

Pense em uma cadeia de blocos, blocos esses que possuem dados. Agora imagine que essa cadeia se conecta a outras várias cadeias de blocos, com isso uma estrutura de rede de dados é formada: Blockchain.

Conforme a quantidade de operações financeiras aumenta, a cadeia de blocos se expande e os registros e a aprovação de cada um dos blocos, por exemplo, ocorrem a cada 60 minutos.

Além disso, cada um desses blocos é um hash, ou seja, possui uma espécie de identidade digital. E quando se junta, permite que cada hash se torne mais sólido para enfrentar qualquer tentativa de mudanças.

Em outras palavras, o hash de um bloco do Blockchain é um recurso interessante que garante que cada informação presente nestes blocos não seja mudada, ou melhor dizendo, que o valor em cada bloco do Blockchain não será alterado ou roubado.

veja como funciona o blockchain

Como é formada a rede?

Assim como você pôde entender anteriormente, a rede de Blockchain é estruturada por uma cadeia de blocos. Quando elas registram informações, é aí que ocorrem operações financeiras seguras dos Bitcoins ou outras criptomoedas.

No entanto, para que as cadeias de blocos da rede de Blockchain se locomovam é preciso energia fornecida por um poder computacional gerado pelos mineradores, executado por alguns códigos.

Os mineradores fornecem um poder computacional para a rede de Blockchain em troca das moedas digitais como os Bitcoins.

Leia também: O que é NOC, como funciona, desafios + principais benefícios para empresas

Como a transação é validada?

Uma operação financeira se torna autêntica e ativa quando a rede de Blockchain aceitar essa transação, isso ocorre caso a maior parcela de mineradores da rede (50%+1%) apoie a realização dessa operação financeira.

Essa ação recebe o termo de consenso da rede de Blockchain. No Bitcoin, o tipo de consenso da rede é determinado por meio da capacidade computacional. Isso quer dizer o seguinte:

A transação só pode ser solucionada na hora em que a rede de Blockchain de Bitcoin, tiver de optar por uma das cadeias de Blockchain. Desse modo, a transação só será validada quando uma das cadeias de blocos tiver com mais números de poder computacional.

Benefícios da Blockchain

veja Benefícios da Blockchain

Transparência e autonomia para todos

A tecnologia Blockchain tem o potencial de transformar a forma como o dinheiro é transacionado. Em teoria, essa tecnologia pode ajudar em qualquer negociação, processo ou até mesmo na cadeia de suprimentos de um bem, ou serviço.

Essa tecnologia simboliza principalmente uma mudança na maneira como os dados são compartilhados. Como resultado, ao discutir os seus benefícios, os conceitos de transparência e segurança nas negociações são frequentemente revisitados.

Ao mesmo tempo, os dados que usam esta tecnologia estariam livres de erros e impossíveis de serem modificados.

Isso gera maior transparência e pode ter um efeito imediato no desempenho financeiro de uma empresa. Além disso, uma maior autonomia para todas as partes envolvidas em negociação ou transação financeira pode resultar dessa transparência.

Mais segurança e governança corporativa

A implementação desta nova tecnologia, sem dúvida, possibilita maior segurança e governança corporativa, dado o crescente volume de dados processados atualmente.

Uma vez que já demonstrou seus benefícios ao facilitar a transferência rápida, segura e acessível de recursos financeiros globalmente.

Além disso, o Blockchain tem impacto também no setor de saúde, pois a tecnologia baseada em Blockchain está sendo usada para gerenciar com segurança os dados de saúde de pacientes.

Para você ter uma ideia, existe um programa fundamentado em blockchain para registros médicos, que consegue se conectar ao software de anotações médicas eletrônicas e trabalhar como um monitor externo do histórico de um paciente.

Enfim, o uso desta tecnologia atual pelas empresas pode apresentar uma série de vantagens, pois pode armazenar qualquer tipo de dados e permitir o acesso e alteração dos mesmos apenas de acordo com critérios pré-determinados.

Leia também: Saiba o que são cidades inteligentes e onde estão!

Rastrear e gerenciar cadeias de suprimentos

O movimento de mercadorias, sua origem, quantidade e outros detalhes podem ser rastreados usando Blockchain. Isso aumenta a transparência e agiliza procedimentos como transferências de propriedade, garantias de produção e pagamentos.

Um sistema de cadeia de blocos também pode determinar o ponto de origem se uma irregularidade for encontrada em qualquer área da cadeia de suprimentos.

Por fim, com o uso de um sistema Blockchain é mais simples para conduzir investigações e tomar as medidas adequadas caso haja mudanças inesperadas nas cadeias de suprimentos.

Auditorias e integridade de dados

Usar a Blockchain para registrar transações praticamente elimina o erro humano e protege contra a manipulação de dados. Além da precisão dos registros, esse processo também deixará rastros que sempre podem ser investigados.

Ao fazer isso, uma fraude ou erros são evitados, e a integridade dos dados financeiros de uma empresa é preservada.

Contratos inteligentes

A execução automatizada é um recurso dos contratos inteligentes baseados em Blockchain. Devido à sua codificação completa, eles só permitem que as conexões contratuais indicadas sejam realizadas quando todos os requisitos forem atendidos.

Os termos, deveres e penalidades de um determinado contrato serão implementados automaticamente no sistema. Inclusive, é importante observar que esse tipo de automação elimina o erro humano e fornece às partes do contrato novos níveis de confiabilidade.

Tipos de rede de Blockchain

Como você provavelmente notou, o Blockchain foi criado para fazer funcionar as criptomoedas e, logo, qualquer pessoa pode participar. Mas alguns termos aparecem quando aplicados a estruturas organizacionais.

Confira quais são elas para compreender melhor o que é Blockchain:

  • Blockchain pública;
  • Blockchain privada;
  • Blockchain de consórcio;
  • Blockchain semiprivada.

No entanto, você notará que, na verdade, existem duas categorias distintas de tipos de Blockchain, uma pública e outra para as outras três. Vamos falar brevemente sobre cada uma dessas redes e saber diferenciá-las:

Blockchain pública

Vamos agora entender melhor o que é Blockchain diferenciando os tipos de rede, por exemplo, os Bitcoins são uma representação muito forte da rede Blockchain pública.

Como resultado, não há requisitos de entrada, é descentralizado e todos os participantes têm a mesma oportunidade de participar. Por isso, como esses membros não se conhecem, há muito pouca confiança entre eles.

Naturalmente, isso diminui a velocidade com que as transações podem ser aprovadas; afinal, o processo de revisão e aceitação demora um pouco mais.

Naturalmente, também essa rede pública é considerada o formato de blockchain mais transparente, pois a segurança e o monitoramento são feitos pelos próprios membros, sem distinção entre os mais e menos qualificados.

Esse tipo de Blockchain oferece aos usuários mais segurança e confiabilidade ao realizar transações envolvendo criptomoedas. Por outro ângulo, não é fortemente sugerido para empresas que desejam implementar a tecnologia Blockchain internamente.

Leia também: O que é Firewall: tudo o que você precisa saber para a sua empresa

Blockchain privada

Ao entender o que é Blockchain pública, basta saber que a rede Blockchain privada é mais centralizada, para diferenciá-las.

Isso pelo menos em termos de como as pessoas podem acessar a rede, informações e procedimentos. Afinal, a aprovação de uma única pessoa ou organização é necessária para a adesão de novos membros.

As transações dessa rede também são secretas e limita o acesso delas aos membros autorizados. Portanto, esse tipo de Blockchain é mais adequado para empresas que desejam se beneficiar, mantendo a natureza pública de seus dados.

Como resultado, os “nós de rede” ainda podem realizar negociações e operações de dados, e todos têm a oportunidade de participar sem rodeios, mas esses procedimentos não são divulgados ao público.

É uma abordagem fantástica para implementar controle e governança de entrada, preservando a estrutura da tecnologia Blockchain. E, claro, tornar as transações mais ágeis.

Blockchain de consórcio (federado)

A Blockchain de consórcio, que também é conhecida como Blockchain federado, é o terceiro tipo dessas redes e ajuda a compreender com mais precisão o que é Blockchain.

Esse modelo surgiu com o propósito de preservar algum grau de controle, mantendo a abertura, descentralização e simplicidade do modelo de Blockchain pública.

Afinal, o acesso e a privacidade das transações são controlados por diversas entidades ou organizações no formato de Blockchain de consórcio.

O grupo que o compõe, tem autoridade para decidir se a exibição e o envio estarão disponíveis ao público ou apenas membros. Aliás, devido à sua maleabilidade em relação à centralização, a Blockchain de consórcio é uma das mais populares entre as empresas.

Blockchain semiprivada

Nossa última categoria de Blockchain é a semiprivada, que adota a visão do consórcio de afrouxar as permissões. Neste caso, ao contrário da anterior, a adesão é controlada por uma única entidade (uma empresa).

Ao contrário do modelo privado, esse conjunto de regras já está estabelecido e, se cumprido, dá sempre boas-vindas aos novos membros. Portanto, é justo argumentar que é menos controlado do que a Blockchain privada, mas não para torná-la pública.

Aliás, entre os governos e as transações B2B, a rede Blockchain semiprivada está entre os modelos de Blockchain mais usados.

Gostou do conteúdo sobre o que é Blockchain? Então fique de olho no Blog da UPGRADE TI para ficar por dentro das novidades e tendências da área de Tecnologia da Informação!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?