Microsoft Azure: tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta

Microsoft Azure

O avanço da tecnologia de computação em nuvem tem progredido tão rapidamente quanto sua própria evolução ao longo dos anos. O que antes era inicialmente concebido somente como uma maneira de armazenar arquivos remotamente, agora se consolidou como o elemento central da produtividade empresarial, abrangendo a área de Business Intelligence e sendo um auxílio crescente no mercado digital.

No cerne de todas essas mudanças, destacam-se serviços significativos que facilitam a incorporação de estratégias de nuvem nas empresas, exemplificado pelo Microsoft Azure.

Com a chegada da pandemia do coronavírus, inúmeras organizações se viram compelidas a buscar alternativas para manter a produtividade, automatizar processos e, especialmente, adotar ferramentas como o Microsoft Azure para enfrentar desafios relacionados à escalabilidade, controle de infraestrutura e custos.

Com base nessa realidade, elaboramos um guia completo sobre o Microsoft Azure, visando esclarecer suas funcionalidades, aplicações práticas e orientações para implementá-lo eficientemente em sua organização.

O que é o Microsoft Azure?

O objetivo principal do Microsoft Azure é possibilitar o alcance de objetivos, sendo capaz de criar, gerir e implementar aplicativos de qualquer local, utilizando diversas linguagens, frameworks e infraestruturas. 

Neste caso, inclui a possibilidade de operar tanto a partir do data center próprio da empresa quanto de outras nuvens, facilitando a superação de desafios, sejam eles pequenos ou grandes.

Microsoft Azure

Lançado originalmente como Windows Azure em 2008 e disponibilizado ao público em 2010, o serviço foi renomeado para Microsoft Azure em 2014.

A implementação do acesso remoto é realizada pela equipe de TI, permitindo que todo o ecossistema do Azure seja aproveitado de acordo com as exigências específicas do negócio e sua estratégia para crescimento futuro.

Desse modo, sua amplitude abarca integralmente o espectro da plataforma em nuvem da Microsoft, englobando desde a infraestrutura de computação em nuvem necessária para sustentar as operações empresariais até as ferramentas e recursos que impulsionam a eficiência operacional em diversas esferas de atuação.

Qual é a finalidade do Microsoft Azure?

O Microsoft Azure desempenha um papel fundamental como base tecnológica para as organizações. Ele não apenas provê a infraestrutura essencial para o funcionamento de sistemas corporativos, englobando áreas como computação, armazenamento, lógica e gestão financeira, mas também oferece as ferramentas indispensáveis para elevar a produtividade a níveis superiores.

Em uma organização, o Azure apresenta inúmeras aplicações. Pode ser empregado no desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas, tanto para otimizar processos internos quanto para aprimorar o atendimento ao cliente final.

Mesmo que a natureza do seu empreendimento não esteja diretamente relacionada a produtos ou serviços digitais, a infraestrutura oferecida pelo Microsoft Azure para a coleta e administração de dados pode se revelar um ativo valioso na busca por insights e na elaboração de estratégias inovadoras.

A capacidade do Microsoft Azure em lidar de maneira eficiente com grandes volumes de dados, conduzir análises de dados e gerenciar repositórios de informações, como data lakes, abre oportunidades para a implementação de soluções de Business Intelligence em diversas áreas. Isso inclui o aprimoramento do relacionamento com os clientes, a otimização de custos e a gestão financeira da empresa.

Assim, o sistema respaldado pelo Azure possui o potencial de impulsionar a eficiência em todas as áreas, centralizando a gestão de recursos humanos, as ferramentas de controle de acesso e colaboração, bem como a integração com outros recursos, tais como: Dropbox, Google Apps e Salesforce.

Qual é a operacionalidade do Microsoft Azure?

O Microsoft Azure opera principalmente através de dois modelos de assinatura altamente adaptáveis: o modelo pré-pago e o modelo pós-pago.

Esse sistema oferece a versatilidade de adquirir serviços de acordo com as necessidades atuais e a disponibilidade financeira do momento, eliminando as limitações frequentes dos modelos de pagamento antecipado. Algumas dessas alternativas, como capacidade de computação e espaço de armazenamento, podem ser ajustadas em tempo real.

Essa flexibilidade permite que a empresa amplie seus recursos sem encarar despesas adicionais ou se veja restringida em suas operações. À medida que as demandas surgem, é possível requisitar recursos adicionais para garantir a satisfação dos clientes e impulsionar o desempenho do negócio.

Neste contexto, o Microsoft Azure apresenta dois modelos de serviço principais:

PaaS (Platform as a Service)

No modelo PaaS, o Azure fornece um recurso necessário para executar programas e sistemas na nuvem, adaptando-se à infraestrutura interna da empresa, muitas vezes em um formato de nuvem híbrida. 

Nesse cenário, os servidores principais podem estar localizados fisicamente nas instalações da empresa ou ser alugados exclusivamente, mas o sistema é virtualizado através dos serviços da Microsoft. 

Esse modelo proporciona vantagens para o negócio em termos de aumento da produtividade e simplificação da gestão, ao mesmo tempo que reduz os custos operacionais e otimiza a coleta de dados.

IaaS (Infrastructure as a Service)

O modelo de Infraestrutura como Serviço (IaaS) oferece recursos ainda mais abrangentes em comparação com o Plataforma como Serviço (PaaS). Além das ferramentas de gestão e produtividade, o IaaS também disponibiliza os recursos necessários para as aplicações do dia a dia.

Ao optar por uma solução com esse modelo, é possível reduzir significativamente ou até mesmo eliminar a necessidade de manter uma infraestrutura interna de data centers, transferindo todas as operações de computação e armazenamento para o ambiente de nuvem. Isso resulta em maior mobilidade, flexibilidade e eficiência econômica para as operações diárias de uma organização.

Principais soluções fornecidas pelo Microsoft Azure

Prosseguindo com nosso guia sobre o Microsoft Azure, essa plataforma disponibiliza uma ampla variedade de soluções fundamentais para qualquer tipo de empreendimento e incluem:

Microsoft Azure

  1. Computação em nuvem (Azure Virtual Machines): Oferece máquinas virtuais na nuvem para executar aplicações e serviços, permitindo escalabilidade, flexibilidade e controle sobre as configurações do servidor.
  2. Armazenamento de dados (Azure Blob Storage): Fornece soluções de armazenamento seguro e escalável para grandes quantidades de dados não estruturados, como imagens, vídeos e outros arquivos.
  3. Banco de dados (Azure SQL Database): Um serviço de banco de dados relacional baseado em nuvem que permite gerenciar e armazenar dados de forma eficiente, compatível com SQL Server.
  4. Rede (Azure Virtual Network): Permite criar redes privadas na nuvem, possibilitando o controle de IPs, sub-redes, políticas de acesso e conexões seguras via VPN.
  5. Analytics (Azure Synapse Analytics): Integra análise de big data e data warehouse, oferecendo insights rápidos e análises complexas de grandes volumes de dados.
  6. Inteligência Artificial e aprendizado de máquina (Azure AI & Machine Learning Services): Conjunto de serviços e ferramentas para desenvolver soluções de IA e aprendizado de máquina, incluindo visão computacional, reconhecimento de fala e serviços de previsão.
  7. IoT (Azure IoT Hub): Permite a conexão, monitoramento e gestão de bilhões de dispositivos IoT, facilitando a coleta e análise de dados desses dispositivos.
  8. Desenvolvimento e integração de aplicativos (Azure App Services e Logic Apps): Fornece plataformas para hospedar e desenvolver aplicativos web e móveis, além de integrar diferentes serviços e APIs.
  9. Segurança (Azure Security Center): Oferece recursos avançados de segurança para proteger dados e aplicações na nuvem, incluindo detecção de ameaças e análise de segurança.
  10. Identidade e acesso (Azure Active Directory): Gerencia identidades e acessos dos usuários, proporcionando autenticação segura e controle de acesso a aplicativos e dados.

Estes são apenas alguns dos muitos serviços disponíveis no Microsoft Azure, cada um desenhado para atender a diferentes necessidades de negócios e tecnologia nas organizações.

Quanto custa adquirir o Microsoft Azure?

Ao avaliar a incorporação de um novo serviço, um dos fatores primordiais a serem levados em conta é o aspecto financeiro, sobretudo no que diz respeito à elaboração do orçamento para o próximo ano. Cada organização apresenta suas próprias singularidades e requisitos tecnológicos particulares.

Uma das principais vantagens desse serviço é a sua flexibilidade de custo — o pagamento é baseado apenas no que é efetivamente utilizado. Assim, o valor da assinatura varia conforme os recursos e ferramentas escolhidos.

Para auxiliar os responsáveis pelas decisões financeiras, a Microsoft disponibiliza uma calculadora de preços em seu site. Por meio dela, é possível selecionar os serviços desejados e obter uma estimativa de quanto custará a estrutura escolhida.

Adicionalmente, no mesmo site, há uma calculadora de TCO (Custo Total de Propriedade). Essa ferramenta permite calcular o custo da infraestrutura local atual e compará-lo com o custo da infraestrutura na nuvem, proporcionando uma visão inicial e clara das possíveis economias ao optar pela solução da nuvem.

Portanto, essa análise financeira deve ser realizada em colaboração entre os setores financeiro e de TI, para encontrar o equilíbrio ideal entre recursos disponíveis e economia.

Caso seja factível, é aconselhável considerar a assistência de um parceiro tecnológico especializado da Microsoft, como a UPGrade TI. Nossa equipe proporciona consultoria e suporte na seleção do plano mais apropriado para a sua empresa, trazendo a expertise necessária para auxiliar nessa decisão.

Principais vantagens na utilização do Microsoft Azure

As principais vantagens de usar o Microsoft Azure incluem:

Flexibilidade e escalabilidade

O Azure permite ajustar recursos rapidamente conforme a demanda, oferecendo a flexibilidade para escalar para cima ou para baixo, o que é ideal para empresas com necessidades variáveis.

Custo-eficiência

Com o modelo de pagamento conforme o uso, as empresas pagam apenas pelos recursos que utilizam, o que pode resultar em uma redução significativa de custos operacionais e de capital.

Confiabilidade e continuidade

O Azure possui uma infraestrutura robusta com redundância e backups, garantindo alta disponibilidade e continuidade dos negócios mesmo em casos de falhas.

Segurança e conformidade

A plataforma oferece recursos avançados de segurança, cumprindo rigorosos padrões de conformidade e regulamentações internacionais, o que é crucial para negócios que lidam com dados sensíveis.

Suporte global

Como parte da Microsoft, o Azure oferece suporte global, com uma vasta rede de data centers ao redor do mundo, garantindo que os serviços estejam sempre disponíveis e próximos aos usuários finais.

Desenvolvimento ágil e DevOps

Facilita a implementação de práticas de desenvolvimento ágil e DevOps, com ferramentas integradas para CI/CD, monitoramento e gestão de aplicativos.

Essas vantagens tornam o Microsoft Azure uma escolha atraente para empresas de todos os tamanhos que buscam uma solução de computação em nuvem eficiente e confiável.

O que o Microsoft Azure pode impactar em meu negócio?

O impacto do Microsoft Azure nos desempenhos de uma empresa, como mencionamos previamente, está intrinsecamente relacionado às metas estabelecidas e à disponibilidade de recursos financeiros da organização. Em linhas gerais, ao optar por essa solução tecnológica, a sua empresa pode experimentar uma série de vantagens, tais como:

  • Aperfeiçoamento e refinamento dos processos de operação e administração;
  • Diminuição de gastos relacionados à infraestrutura física;
  • Ganho de tempo através da automação de tarefas rotineiras;
  • Reforço da segurança de dados e sistemas;
  • Garantia de disponibilidade em TI, contribuindo para uma melhor performance do sistema;
  • Melhoria na captação e análise de informações;
  • Incorporação de Inteligência de Negócios nas operações corporativas;
  • Estabelecimento de uma base sólida para o desenvolvimento de novas estratégias empresariais;
  • Monitoramento simplificado de métricas de desempenho;
  • Aperfeiçoamento do controle nas áreas financeira, administrativa e operacional.

Investir no plano do Azure que melhor se adequa às necessidades da sua empresa significa reunir todas essas vantagens em uma única solução integrada e um contrato único. Assim, essa tecnologia não apenas suporta as operações atuais, mas também abre caminhos para novas oportunidades de mercado.

Conclusão

Aumento de desempenho, disponibilidade de recursos avançados, segurança reforçada, otimização de processos, automação e elevação da produtividade são apenas algumas das inúmeras vantagens que o Microsoft Azure oferece às empresas.

Além disso, o serviço de nuvem do Azure se destaca por sua flexibilidade de custos, facilidade de contratação e implementação, e ainda conta com suporte gratuito durante esta fase crucial.

Com as informações e dicas apresentadas neste guia completo e acessível, a decisão agora é sua! É a oportunidade perfeita para levar essa discussão para a sua próxima reunião. A UPGrade TI, com sua vasta experiência, está pronta para ser sua parceira nesta jornada, oferecendo um diálogo detalhado e adaptado às necessidades da sua equipe.

Adotar uma abordagem estratégica e um planejamento criterioso pode fazer do Microsoft Azure um fator determinante para o sucesso de sua empresa no mercado digital em constante mudança.

Sinta-se à vontade para contatar a equipe de profissionais da UPGrade TI e agendar uma consulta gratuita para discutir a implementação do Azure em sua organização. Estamos à disposição para auxiliá-lo a alcançar seus objetivos de forma personalizada.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.