Gestão de TI: Entenda tudo que você precisa saber!

gestao de TI completa

A área de TI evoluiu muito ao longo dos anos e hoje em dia faz parte da gestão de muitas empresas. Afinal, sabemos que a Tecnologia da Informação vai muito além de checar spams, fazer backups e consertar sistemas, sendo responsável também por uma gestão de TI completa.

Diferente da contratação de serviços específicos, que ocorre quando é preciso consertar um sistema, por exemplo, a gestão de TI é uma demanda permanente na empresa. É ela que cuida de todos os sistemas, previne problemas de funcionamento, organiza a TI da empresa e direciona as tecnologias de acordo com as necessidades de cada negócio.

Essas características da gestão de TI oferecem uma gama enorme de benefícios para a empresa, indo desde a economia com manutenções corretivas na área de TI até a redução do tempo de inatividade gerado por paralisações no funcionamento de sistemas.

Portanto, para que você possa entender melhor o que significa gestão de TI, como funciona essa gestão na prática e os benefícios que ela proporciona para a empresa, reunimos as principais informações sobre esse assunto. Acompanhe esse artigo até o final.

O que é gestão de TI?

Gestão de TI é a gerência dos planejamentos, soluções e atividades realizadas a partir de hardware e software na área de TI. O principal objetivo dessa gestão é promover soluções e gerenciamento de TI para os outros departamentos da empresa, prevenindo problemas de funcionamento, eliminando vulnerabilidades e facilitando a utilização dos recursos computacionais.

A gestão de TI vai além do gerenciamento de computadores, é importante dizer que esse tipo de administração abrange todo tipo de sistema informatizado e tecnologia, por isso, é uma gestão que abrange a empresa como um todo. Portanto, esse gerenciamento só funciona quando toda a empresa está alinhada ao mesmo objetivo.

gestão de ti

Quais as características de gestão de TI?

Já deu para perceber que a gestão de TI não se limita a serviços de informática, não é mesmo? Mas há algumas características que definem muito bem o que é e como funciona uma gestão de TI. Essas características são:

  • Equipe formada por desenvolvedores, programadores, web designers e técnicos de suporte;
  • Desenvolvimento de tecnologias e soluções de TI para a empresa;
  • Envolvimento de todos os setores na implementação das soluções propostas pela gestão de TI;
  • Administração da rotina de TI na empresa;
  • Planejamento e execução de melhorias e soluções de problemas na área de tecnologia da informação;
  • Responsabilidades como checagem de planilhas, armazenamento de dados, backups, desenvolvimento de rede e checagem de acessos dos colaboradores.

Essas são algumas características importantes dessa gestão em uma empresa. O mais importante é desmistificar o conceito de que a gestão de TI é um serviço exclusivo de informática.

Na verdade, essa gestão é um gerenciamento completo de todas as tecnologias da empresa e isso inclui computadores, rede de internet, cabeamento, câmeras de segurança, armazenamento de dados, backup em nuvem, servidores, data centers e muito mais.

Qual a importância da gestão de TI nas empresas?

Não restam dúvidas sobre a importância da TI nas empresas. Afinal de contas, há muitas tecnologias que facilitam o dia a dia de qualquer empresa e possibilitam economizar dinheiro, reduzir o tempo com processos e até diminuir a mão de obra.

A gestão de TI é tão importante quanto, pois é ela que determina a melhor forma de administrar a área de TI na empresa. Não basta ter tecnologias de última geração se os colaboradores não estão preparados para utilizá-las e se não há um bom planejamento para prevenção de falhas, por exemplo.

Portanto, esse tipo de gestão é de grande importância para qualquer empresa, pois ela possibilita automatizar processos, ampliar a comunicação interna, auxiliar na tomada de decisão, aumentar a competitividade da empresa, reduzir custos operacionais e trazer inovações.

Gestão de TI como diferencial competitivo para o seu negócio

Como vimos, ter uma gestão para cuidar da área de TI na empresa é de grande importância para um negócio. Considerando todos os benefícios que essa gestão oferece, qualquer empresa pode utilizar a gestão de TI como diferencial competitivo no mercado.

Gestão de TI como diferencial competitivo

É fato que a transformação digital está acontecendo no mundo todo. Cada vez mais as empresas estão migrando para o mundo digital e os processos estão se tornando informatizados.

Um exemplo disso é o crescimento da indústria brasileira de tecnologia. Mesmo com todos os problemas gerados pela pandemia em 2020, a indústria de TI cresceu 22,9% no ano devido a grande procura das empresas que viram a necessidade de migrar para o mundo digital e abrir as portas para a inovação.

Os dados divulgados pela IDC e pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) ainda revelaram que o Brasil alcançou o 9º lugar no ranking mundial de crescimento da indústria de tecnologia.

E não é para menos, há diversos estudos que mostram que investir em tecnologias aumenta o faturamento da empresa. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas de 2015, ao investir 1% em TI há um aumento de 7% no lucro da empresa dentro de um intervalo de dois anos.

Portanto, se você deseja ter um bom diferencial competitivo para seu negócio que trará muitos benefícios para sua empresa e que terá um grande retorno no faturamento, aposte na gestão de TI.

Quais são os princípios da gestão de TI?

O gerenciamento em TI é realizado com base em alguns princípios que são fundamentais para o planejamento de ações, busca por soluções e implementação de tecnologias. Confira a seguir quais são os 8 princípios básicos em uma gestão de TI:

Liderança alinhada à gestão de TI

Para que a gestão na área de tecnologia seja realizada, é fundamental que a liderança esteja alinhada aos conceitos dessa gestão. Isso significa que os líderes devem criar e manter o ambiente necessário para que os gestores de TI possam executar suas tarefas com motivação e comprometimento com os objetivos da empresa.

Portanto, os líderes da organização precisam estar alinhados à equipe de gestão de TI para que essa gerência ofereça os resultados esperados.

liderança alinha com a gestão de ti

Foco nas necessidades dos clientes

A gestão de TI não é apenas um gerenciamento interno da empresa, mas também uma gestão que oferece benefícios para os clientes. Portanto, ter como foco os clientes é um dos princípios de uma boa gestão de tecnologia.

Isso inclui entender as necessidades dos clientes e buscar por soluções que a empresa pode oferecer. Independentemente se a empresa atua como indústria, comércio ou prestadora de serviços, a gestão de TI é capaz de organizar e otimizar processos para que as necessidades dos clientes sejam atendidas.

foco nas necessidades dos clientes

Todos devem se envolver nessa gestão

Esse gerenciamento necessita do envolvimento de todos, pois não há como implementar tecnologias se os colaboradores não estão envolvidos com as boas práticas de TI, por exemplo.

É preciso o envolvimento de todos para que as tecnologias implementadas sejam utilizadas corretamente para se ter o maior proveito dessas soluções. Além disso, o envolvimento dos colaboradores nessa gestão possibilita reduzir falhas e vulnerabilidades na segurança da informação.

envolvimento da equipe na gestao de TI

Busca pela melhoria contínua nos processos

Toda organização deseja manter o nível de qualidade ao prestar serviços ou oferecer produtos aos clientes. Mas para conseguir manter a qualidade, é fundamental buscar melhorias continuamente nos processos.

Esse é um dos princípios da gestão de TI, já que esse gerenciamento possibilita melhorar processos com base nas soluções tecnológicas que podem ser implementadas.

qualidade na gestão de TI

Qual a diferença entre gestão de TI e governança de TI?

Embora os termos sejam muito parecidos, gestão de TI e governança de TI são duas coisas diferentes. Ambos os termos estão ligados ao monitoramento e controle na área de TI, mas cada um tem objetivos e metodologias diferentes ao serem aplicados na empresa.

Enquanto que a gestão de TI é responsável por cuidar das ferramentas tecnológicas utilizadas no dia a dia dentro da empresa, a governança de TI é a definição do modus operandi na área de TI, sendo responsável por estabelecer regras e políticas.

Há mais detalhes que diferenciam cada um dos termos. Confira a seguir o que significa cada um desses termos em uma visão mais ampla:

Gestão

Como vimos ao longo deste artigo, a gestão tem como objetivo gerar valor para a empresa com a utilização de tecnologias como sistemas informatizados, hardwares e automações. Portanto, suas principais atribuições são:

  • Monitorar processos;
  • Gerenciar o time de TI;
  • Identificar e solucionar falhas de segurança;
  • Buscar pela transformação digital na empresa;
  • Monitorar o desempenho das soluções implementadas.

Governança

Por outro lado, o principal objetivo da governança de TI é alinhar os recursos tecnológicos às estratégias da empresa. Dessa forma, é possível verificar se todas as tecnologias estão sendo utilizadas com o máximo de eficiência e de acordo com as diretrizes da empresa. Portanto, suas atribuições incluem:

  • Direcionar os processos de TI;
  • Alinhar as estratégias às tecnologias;
  • Monitorar se as regras estão sendo cumpridas.

Benefícios de uma boa gestão de TI

Um dos motivos para implementar a gestão de TI na sua empresa é a quantidade de benefícios que essa gestão pode proporcionar para o seu negócio. Por isso, reunimos esses benefícios para que você entenda como eles podem ocorrer na prática com a gestão da tecnologia da informação.

1. Redução de custos desnecessários

Inicialmente a implementação da gestão de TI poderá resultar em mais custos para sua empresa. Mas esses custos são investimentos que resultarão na economia de custos desnecessários no longo prazo. Isso porque essa gestão é capaz de prevenir problemas como manutenções corretivas que geram altos custos para a empresa.

2. Aumento da produtividade no trabalho

Outro grande benefício que as empresas experimentam ao aderir à gestão de tecnologia na empresa é o aumento da produtividade no trabalho. Essa gestão tem como responsabilidade implementar tecnologias que tornam os processos mais eficientes e produtivos, como consequência, a equipe consegue realizar seu trabalho com muito mais facilidade.

3. Aumento da segurança

Sabemos que a segurança no ambiente virtual é muito importante para todas as empresas. Atualmente, os ataques de hackers têm ocorrido com maior frequência, então é essencial saber como se proteger. Nesse aspecto, a gestão de TI oferece mais segurança ao administrar, orientar e implementar soluções que garantem a segurança da informação.

4. Otimização de processos

Ninguém merece trabalhar com processos complexos, difíceis e cansativos. Esse é outro benefício da gestão de TI, que possibilita otimizar diversos processos para que a rotina de trabalho seja muito mais fácil e produtiva.

5. Identificação de oportunidades

Por fim, não poderíamos deixar de falar que a gestão na área de TI possibilita identificar oportunidades importantes. Isso porque essa gestão oferece uma forma eficaz de coletar e consultar dados em uma empresa. Logo, essas informações podem ser usadas para identificar oportunidades que não foram observadas antes pela empresa.

Vantagens de uma boa gestão de TI

No tópico anterior vimos que há vários benefícios em utilizar a gestão de TI. Agora trouxemos de forma resumida todas as vantagens que essa gestão pode oferecer para sua empresa. As vantagens são:

  • Identificação de falhas de segurança;
  • Eliminação de vulnerabilidades;
  • Melhoria contínua de processos;
  • Armazenamento de dados mais seguro;
  • Adequação à LGPD;
  • Melhorias no relacionamento com o cliente;
  • Melhorias no fluxo de projetos digitais;
  • Maior competitividade;
  • Prevenção de problemas de funcionamento;
  • Atualização de acordo com as novas tecnologias.

Quais são as práticas de gestão de TI?

A implementação da gestão de TI ocorre por meio de algumas práticas que possibilitam obter todos os benefícios e vantagens que mencionamos anteriormente. Essas práticas incluem:

  • Melhoria contínua;
  • Gerenciamento da segurança da informação;
  • Medição com dados e realização de relatórios;
  • Gerenciamento de riscos e falhas;
  • Gestão de relacionamento com o cliente;
  • Implementação de tecnologias;
  • Planejamento de atividades e soluções;
  • Orientação aos colaboradores.

Como manter a gestão de TI em evolução?

Uma boa gestão na área de tecnologia exige atualização constante. Afinal, a indústria tecnológica está sempre se reinventando e trazendo novidades que podem oferecer soluções mais interessantes para seu negócio. É por isso que manter uma gestão de tecnologia em evolução requer:

  • Avaliação constante;
  • Reflexão sobre as soluções utilizadas;
  • Atualização sobre o mercado;
  • Flexibilidade para mudar;
  • Atenção às mudanças no comportamento dos consumidores;
  • Feedback contínuo.

Agora que você já sabe o que é gestão de TI e quais são os benefícios em aderir a essa gestão, o que está esperando para implementá-la agora mesmo? Conte com a UPGrade TI para te ajudar nessa implementação. 

Se ficou alguma dúvida sobre o tema, deixe seu comentário aqui no post.

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