Saiba o que é gêmeo digital!

entenda o que é gêmeo digital

A evolução tecnológica alcançada hoje, nos permite explorar os limites da ciência e informática de forma muito ampla. O gêmeo digital é uma dessas investidas que oferecem um feedback expressivo sobre processos, objetos e sistemas quando utilizado. Trata-se de uma cópia digital de algo real, que ajuda na observação de diversos pontos intrínsecos a serem observados.

Em vista disso, preparamos um conteúdo completo sobre gêmeo digital. Veja o que é um gêmeo digital, como funciona, para que serve um gêmeo digital e exemplos desta aplicação tecnológica. Veja também quais são os benefícios dos gêmeos digitais para as empresas, quais são as desvantagens da tecnologia, quais setores usam essa tecnologia, que tipo de gêmeos digitais existem e quais são as diferenças entre gêmeos digitais e simulações.

Este artigo contém:

O que é um gêmeo digital?

O gêmeo digital é uma importante representação virtual de um processo, objeto ou sistema em tempo real. Trata-se de uma forma de visualizar como algo reage a certos estímulos e mudanças, mas em um ambiente virtual. Importantes dados e projeções acontecem a partir de um gêmeo digital. Essa aplicação tecnológica é utilizada como uma ponte entre o mundo físico e digital.

Há muitos exemplos sobre o uso desta tecnologia que iremos mostrar neste conteúdo. Mas, podemos citar um para ficar mais claro o que é gêmeo digital. Por exemplo, podemos ter um gêmeo digital dos processos logísticos em uma fábrica, que utiliza uma grande rede de comunicação e assim precisa avaliar em detalhes onde é possível aprimorar e modificar determinados processos.

Os dados levantados com os gêmeos digitais oferecem um patamar de visualização composta intrínseco, podendo ser apresentados em entidades reais. Ou seja, é possível atingir um grau de percepção de uma entidade composta e complexa do mundo real, como uma cidade, por exemplo, mas observando tudo através do espelho criado pelo gêmeo digital.

Veja também – TIC: o que é Tecnologia da Informação e Comunicação e para que serve?

Como funciona e para que serve um gêmeo digital?

Como funciona na prática gêmeo digital

Veja como funciona o gêmeo digital e como são obtidos importantes insights em tempo real!

O gêmeo digital funciona como uma forma de tecnologia que permite espelhar a realidade no mundo digital. Essa é uma ponte entre os dois mundos, onde são inseridos parâmetros e detalhes do que acontece aqui no mundo real em relação a um objeto, processo e/ou sistema, no mundo virtual. Essa tecnologia funciona como um modelo virtual fidedigno de tal aplicação a ser observada.

O uso de engenharia de ponta e da inteligência artificial também são responsáveis por permitir que gêmeos digitais possam ser criados. A análise por meio de Big Data, é um dos pontos que favorece a obtenção de parâmetros para que um quadro consistente e fiel possa ser criado a respeito de algo no mundo digital.

Uma ótima definição sobre o funcionamento desta tecnologia é pensar em um protótipo virtual de algo observado em ambiente simulado. Mas, um grande salto das simulações com os gêmeos digitais é a observação dinâmica, baseada em uma estrutura da realidade extremamente bem elaborada. O Dr. Michael Grieves já teve esse insight em 2002, mas na ocasião essa tecnologia ainda não era possível de ser colocada em prática.

Já em 2010, com o uso de IoT, da Computação em Nuvem e da Inteligência Artificial, a tecnologia do gêmeo digital saiu do conceito teórico e se consolidou na prática.

Como funciona na prática?

Na prática, essa tecnologia robusta recorre a sensores que fazem a coleta de dados intrínsecos a respeito das condições de trabalho, das ações físicas sobre tal objeto e de como ele reage a certos estímulos. Muitos dados são coletados para que os parâmetros do gêmeo virtual a ser criado sejam fidedignos à realidade de tal objeto.

O componente é conectado a um sistema baseado em Cloud Computing e os dados gerados são monitorados por sensores a todo instante. Dados contextuais e feedbacks importantes são transmitidos aos observadores de plantão. Muito é descoberto sobre um processo, objeto ou sistema quando o gêmeo digital é analisado por uma frente ampla que conta com especialistas e tecnologia de ponta agindo em simultâneo.

Exemplos de gêmeos digitais

Muitas organizações ao redor do mundo já estão se apoiando na tecnologia de ponta para alcançar o sucesso em seus negócios. O gêmeo digital é uma dessas tecnologias exploradas. Assim, veja exemplos da aplicação do gêmeo digital por grandes organizações e como essa tecnologia ajudou a melhorar os negócios:

  • Gêmeo digital do motor Rolls-Royce – A empresa Rolls-Royce recorreu à criação de um gêmeo digital para observar o funcionamento de seu monitor sobre diversas condições. Assim, muito foi observado e a partir disso, planos específicos de serviços puderam ser criados pela organização.
  • Cadeia de suprimento da Mars – A Mars, uma das maiores empresas do mundo no ramo de alimentos, aplicou o gêmeo digital para observar sua cadeia de manufatura e oferecer importantes feedbacks ao seu negócio. Com isso a empresa conseguiu melhorar o controle de importantes processos, reduzir custos, aprimorar o processo de produção, recorrer a outro tipo de maquinário e alavancar mais os negócios.
  • Fábricas de processamento de milho da Bayer – A Bayer Crop Science recorreu ao uso do gêmeo digital e criou um espelho digital de suas nove fábricas concentradas na América do Norte e responsáveis por processar sementes de milho. As representações dinâmicas e fidedignas dos processos ocorridos nas fábricas da empresa passaram a fornecer uma visão ampla e detalhada do que ocorre em tempo real e novas estratégias puderam ser colocadas em prática.
  • Siemens se abre para a revolução digital – Com o uso de gêmeos digitais, a Siemens, fundada em 1847 e com seus 175 anos, tem na evolução tecnológica em voga o futuro da empresa. A empresa comemora todo o seu sucesso centenário e aposta no Digital Twins (gêmeo digital) para se manter rumo ao sucesso.

Leia também – Entenda o que é Big Data e como funciona!

Aplicações de gêmeos digitais

Veja as aplicações de gêmeos digitais

Veja como os gêmeos digitais incorporam a indústria de forma ampla!

Os gêmeos digitais podem ser aplicados em muitos segmentos e setores da indústria. As principais aplicações dos gêmeos digitais são para analisar, aprimorar e monitorar os protótipos. Nos exemplos do tópico anterior é possível notar que as organizações recorrem a essa tecnologia para explorar novos cenários e como eles podem ser positivos no ambiente virtual.

Desta forma, a tecnologia pode ser aplicada em diferentes escalas, setores, momentos e explorar uma gama de situações que afetariam sem mobilizar o mundo real antes de importantes insights e feedbacks serem explorados.

Os benefícios dos gêmeos digitais para as empresas

Essa forma de tecnologia de exploração virtual para observações de diferentes cenários reais, permite diversos benefícios para as empresas. Dá para realizar manutenção preventiva e obter as mais variadas visões sobre as aplicações do gêmeo digital analisado, sendo que hoje essa tecnologia já é vista como um padrão de sucesso a ser adotado por todos. As principais vantagens do uso de gêmeo digital pelas empresas são:

  • Avaliar riscos sobre um produto, processo ou sistema em tempo real com análise constante de especialistas;
  • A manutenção preditiva permite priorizar os equipamentos, sistemas e processos que precisam ser alterados antes que eles apresentem problemas;
  • Análise constante de especialistas também podem oferecer insights valiosíssimos aos empresários;
  • Redução de custos em processos, sistemas e na fabricação de produtos;
  • Tomadas de decisão financeira com mais confiança, uma vez que uma análise confiável é realizada antes de um investimento ser realizado.

Desvantagens da tecnologia de gêmeos digitais

Nem tudo são flores na vida do empresário de sucesso e no uso de tecnologias promissoras. Sempre há algo que deve ser destacado para que os empresários estejam sempre em alerta. No uso do gêmeo digital, a desvantagem é que a realidade ainda supera os modelos digitais e nem todos os parâmetros podem ser copiados, pelo menos ainda.

Quais setores usam a tecnologia de gêmeos digitais?

setores usam a tecnologia de gêmeos digitais

Saiba quais setores usam a tecnologia de gêmeos digitais e como o mercado está em alta!

Diversos setores da indústria utilizam o gêmeo digital para ampliar a visão sobre algo em ambiente digital. Além das indústrias, principalmente as fornecedoras de tecnologia, o setor financeiro e comércio global já se apoiam no poder de simulação fidedigna e em tempo real que o gêmeo digital oferece.

O mercado de gêmeos digitais está em crescimento acelerado e movimentou US$ 3,1 bi em 2020. As expectativas são de que esse mercado atinja a cifra de US$ 63,1 bi em 2027 e esteja integrado às tecnologias de manufatura das organizações ao redor do mundo até o final desta década. A Indústria 4.0 ao redor do mundo já abraça essa tecnologia como certa.

Que tipos de gêmeos digitais existem?

tipos de gêmeos digitais

Veja os três tipos de gêmeos digitais utilizados até o momento!

Há três tipos de gêmeos digitais, sendo eles focados em:

  • Produtos – É possível atingir um modelo de exploração de um produto totalmente separado da realidade. No entanto, os parâmetros de construção deste produto servem como protótipo para observações. Ver como tal produto reage em determinado cenário dá a oportunidade de ajustes após a consolidação do que precisa ser modificado.
  • Processos – A virtualização de importantes processos em fábrica revela quais situações precisam ser consolidadas ou aprimoradas. Assim, é possível e viável que uma empresa explore diferentes cenários de produção, logística, comercialização, e aprimore e desenvolva uma metodologia capaz de impulsionar mais e mais seus negócios.
  • Sistemas – Em todos os sistemas, há uma quantidade gigantesca de dados a serem coletados e observados. Sistemas operacionais também estão sujeitos ao uso de gêmeos digitais e isso permite que importantes insights sejam revelados aos especialistas.

Diferenças entre gêmeos digitais e simulações

Neste artigo você deve ter observado por diversas vezes a comparação entre simulação e gêmeo digital. É possível comparar as simulações realizadas por softwares de ponta com a tecnologia de gêmeos digitais. No entanto, o diferencial no uso de gêmeos digitais em relação aos simuladores mais robustos existentes hoje, é o fato de poder monitorar em tempo real as principais atualizações fornecidas pelo gêmeo digital.

Enquanto as simulações são estáticas, o gêmeo digital é dinâmico, com feedbacks em tempo real e observações inesperadas reveladas aos engenheiros e empresários constantemente. Se você é um empresário e deseja implementar o melhor da tecnologia em sua empresa, permita que a UPGrade TI participe deste processo. Trata-se de uma das maiores fornecedoras de tecnologias e insights para as empresas no Brasil e ao redor do mundo.

Converse com um de nossos especialistas e veja como obter soluções e ampliar as estratégias de mercado do seu negócio com o apoio da UPGrade TI.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?