7 dúvidas sobre o Edge Computing respondidas!

computação de fronteira

O Edge Computing é um modelo de computação que permite o acesso mais rápido de usuários e profissionais aos dados processados. Também chamada de computação de fronteira, esse sistema oferece um poder de processamento local e autonomia no acesso de dados em determinado local. O fato do Edge Computing oferecer respostas mais rápidas, faz diminuir a latência na conexão e reduz significativamente o tráfego na rede.

Assim, os dados são processados próximo ao limite do sistema com mais rapidez obtida pelo usuário. Isso é possível porque o sistema Edge Computing trabalha diretamente no armazenamento e no processamento, uma parcela de dados além do data center principal. Ou seja, informações relevantes serão processadas fora do data center e isso permite uma resposta com mais rapidez para diversas demandas.

Em vista disso, dúvidas relevantes sobre como funciona o Edge Computing e quais são seus benefícios, são recorrentes. Neste conteúdo sobre Edge Computing, compreenda a importância deste sistema e como agregá-lo a sua empresa!

Este artigo contém:

1. O que é Edge Computing?

Indo além do conceito tradicional, o Edge Computing é um sistema que deve ser visto como a computação de fronteira. Ou seja, é um sistema ligado à internet das coisas, ou IoT (Internet of Things), algo que está se expandindo rapidamente. Por conta do aumento da demanda de equipamentos conectados à internet, como sensores, smartphones, câmeras e eletrodomésticos, a necessidade de processamento e acesso rápido a dados se tornou maior.

Devido a isso, a Edge Computing se tornou uma solução viável para oferecer mais processamento para essas demandas. O objetivo é otimizar o tempo de processamento entre um determinado dispositivo conectado à internet. Visto que há uma fonte de processamento mais próximo deste dispositivo na região, esse ganho de tempo se torna viável. Isso permite reduzir significativamente a latência e pode fazer com que a largura de banda de internet seja eficiente, mesmo com uma banda menor.

Edge Computing exemplos

Edge-Computing-exemplos

Veja como o Edge Computing é um recurso de transmissão de dados utilizado ao redor do mundo!

Existem diversos exemplos do uso do Edge Computing no dia a dia das pessoas ao redor do mundo. Seja em casa, na rua ou no trabalho, o Edge Computing está presente para agilizar processos. Veja alguns exemplos a seguir:

Carros inteligentes

Os veículos autônomos trabalham com a coleta de dados das fontes de informações mais próximas do veículo. Isso é fundamental para a redução da latência e da resposta oferecida ao sistema operacional do veículo. Então, para ocorrer uma resposta em tempo real diante do trânsito, pedestre, condições da via ou acidentes relatados no trajeto do veículo autônomo, há a necessidade de fontes de compartilhamento de informações próximas conforme o deslocamento do veículo.

Cidade inteligente

A Smart Cities é um conceito cada vez mais palpável de cidades com dispositivos conectados à internet. Esses dispositivos oferecem acesso a dados e esse fluxo intenso e crescente, pode evitar o colapso da rede. Esse colapso pode ocorrer se não houver alternativas de processamento de dados e armazenamento de informações próximas aos dispositivos. Na cidade inteligente a iluminação pública, veículos, sistema de monitoramento, transporte público, são alguns dos serviços operantes junto ao Edge Computing.

Streaming

Seja assistindo a um bom filme ou série, ou jogando um jogo de videogame, o conceito de Edge Computing está bem empregado. Hoje, um dos critérios de jogabilidade mais considerados por usuários assíduos é o menor tempo de latência nos serviços de streaming e jogos em nuvem.

Indústria

Hoje, há um conceito de Indústria 4.0 que bate na tecla de processamento de dados com mais rapidez e inteligência. Para uma melhor interação entre sistemas sofisticados e trabalhadores, o sistema Edge Computing tem a agregar. Se você é empresário e deseja otimizar processos, saiba que a interação do processamento rápido com as pessoas no ambiente de trabalho ajuda a evitar acidentes e ajuda a mitigar riscos, além de elevar a produtividade.

2. Como funciona o Edge Computing?

Como funciona o Edge Computing

O acesso aos dados por meio do Edge Computing reduz significativamente a latência e o tráfego gerado!

Saber como funciona o Edge Computing é uma das dúvidas mais recorrentes sobre esse assunto. Diante disso, saiba que esse sistema de processamento funciona dentro de uma determinada localidade. Da mesma forma que um aparelho conectado na internet acessa dados constantemente, ele também tem o potencial de oferecer dados à rede.

Os especialistas em TI tiram o foco do data center principal e ampliam a fronteira da infraestrutura de dados quando o ponto onde ocorre a geração de dados (servidor/cliente) é integrado. Ou seja, o processamento de dados são gerados pelos próprios dispositivos, reduzindo significativamente o tempo de latência.

Edge Computing características

A principal característica do Edge Computing, também conhecido como computação de borda, é o processamento de dados que ocorre na periferia de rede. Esse conceito de processamento é conhecido como Cloud Edge. É na própria fonte ou o mais próximo possível dela que o processamento de dados ocorre para determinada demanda. O acesso de outros usuários próximos de você aos dados produzidos por seu dispositivo reduz significativamente a latência da rede.

Além desta característica que é a redução da latência no acesso a dados e processamento, a redução de tráfego na internet e a diminuição de custos com infraestrutura de tráfego, são características marcantes do Edge Computing. Se você pretende reduzir custos em seu negócio, agregue o Edge Computing à sua empresa.

3. Quais são os benefícios do Edge Computing?

Há diversos benefícios de utilizar o Edge Computing, sendo eles:

  • Proteção de dados – Respeitando as leis vigentes sobre uso de dados, como a LGPD determina, os dados dos usuários são protegidos neste sistema de computação integrada com o dispositivo de cliente. Dados confidenciais são protegidos antes de irem para a nuvem ou para um data center regido por outra jurisdição. Dessa forma, esse compartilhamento de informações geradas por seus dispositivos é protegido, e todos os dados utilizados não infringem sua privacidade.
  • Autonomia – Em locais de difícil acesso à banda larga de internet, recorrer ao processamento local é uma vantagem. Por questões ambientais do acesso local a rede ser reduzida, Edge Computing tende a fornecer mais conectividade com menos uso e banda.
  • Segurança – Por prezar pela segurança dos usuários e estar condizente com a legislação, o Edge Computing oferece criptografia de ponta para evitar o ataque de hackers ou atitudes escusas diante deste sistema em funcionamento.

4. Quando usar Edge Computing?

Quando usar Edge Computing

Saiba quando recorrer ao Edge Computing e como obter uma avaliação profissional de uma empresa parceira!

Há inúmeros benefícios para as empresas que aderem ao Edge Computing, como o acesso a mais tecnologia e desempenho. O Edge Computing tende a agregar ao seu negócio e elevar os resultados positivos. Mas, saber quando usar o Edge Computing é uma dúvida recorrente. Então, veja agora porque você deve recorrer a esse recurso e quando recorrer:

  • Quando a largura de banda de internet utilizada na região onde seu negócio está instalado é baixa;
  • O Edge Computing deve ser utilizado para reduzir custos com energia elétrica;
  • Quando é necessário reduzir gastos com infraestrutura de rede;
  • Na necessidade de elevar significativamente o acesso a processamento de ponta;
  • Deve ser utilizada nas mais diversas categorias de negócios, serviços ou produtos oferecidos no mercado;
  • Quando o baixo custo para o acesso a dados é uma condição!

Mas, é preciso avaliar cada um desses pontos mediante a um projeto abrangente para que algo vantajoso realmente possa ser usufruído. Um dos pontos que deve ser avaliado é encontrar profissionais especializados para oferecer manutenção da Edge Computing ao seu negócio. Receba uma avaliação completa da UPGrade TI para que sua empresa tenha acesso ao Edge Computing e tecnologia de ponta!

5. Quais áreas podem se beneficiar do Edge Computing?

Um dos pontos fortes do Edge Computing é que esse sistema pode ser explorado por todas as categorias de negócios que precisam de conexão com a internet. Quando um negócio necessita de uma latência menor, o uso do Edge Computing é fundamental. Veja alguns setores da economia que recorrem muito a este recurso:

  • Empresas envolvidas com extração e produção de petróleo;
  • A indústria têxtil recorre bastante ao Edge Computing;
  • Farmacêuticas;
  • Hospitais;
  • Serviços de Informática;
  • Clínicas;
  • O mercado financeiro é um dos que mais utilizam. Esse recurso é muito útil em operações financeiras onde a tomada de decisão em milésimos de segundos é algo importantíssimo;
  • Empresas de marketing;
  • E-commerces, além de outras.

O que é Edge Computing e qual sua relação com 5G?

O que é Edge Computing e qual sua relação com 5G

Veja a relação do Edge Computing 5G com a qualidade da transmissão de dados atualmente!

O desempenho da transmissão de dados mediante a utilização de um feixe de faixa 5G proporciona mais eficiência na transmissão. A quantidade e qualidade dos dados transmitidos são maiores neste caso. Então, o vínculo entre Edge Computing 5G e o acesso de usuários a informações de qualidade e com mais rapidez possuem correlações diretas. O Edge Computing Brasil é algo que está em desenvolvimento baseado em tecnologia 5G.

6. Quais as diferenças entre Edge Computing, Cloud Computing e Fog Computing?

Existem muitas dúvidas quando os termos Edge Computing, Cloud e Fog são levantados. Grande parte das pessoas acredita que a tecnologia é o que distingue esses três recursos. Na verdade, não há grandes diferenças entre cada um dos sistemas computacionais, mas há muitas semelhanças. Podemos dizer que a principal diferença está na localidade da geração de dados, que varia de Nuvem para Borda, ou Edge Computing vs Cloud Computing.

Os três sistemas são sofisticados e complementares, mas cada um com um foco em problemas diferentes. Para entender qual dos três será o mais viável para a sua empresa, é fundamental avaliar as necessidades e considerar aquele que mais agrega diante do custo/benefício para o sucesso de seu negócio. A UPGrade TI te ajuda a decidir qual é o melhor sistema para sua empresa a partir de uma avaliação completa de suas necessidades!

7. O que fazer para implementar o Edge Computing?

Para implementar o Edge Computing hoje mesmo em sua empresa e usufruir de todas as vantagens citadas, entre em contato com um especialista da UPGrade TI e saiba como obter o melhor da tecnologia de rede para sua empresa!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?