Desafios do Trabalho Remoto: como o suporte técnico em TI se adaptou à pandemia

Trabalho Remoto

A pandemia da COVID-19 transformou a maneira como as empresas funcionam e, com isso, novos desafios surgiram no horizonte da TI. O trabalho remoto, que era uma alternativa pouco explorada por muitas empresas, tornou-se a norma em muitos setores. 

Mas com essa transição surgiram desafios, especialmente no que diz respeito ao suporte técnico. Neste artigo, abordaremos os principais desafios do trabalho remoto e como o suporte técnico em TI se adaptou à pandemia.

1. Ambientação ao novo modelo de trabalho

Durante a pandemia, a transição abrupta para o trabalho remoto revelou uma falta de familiaridade com esse novo ambiente. 

Tanto gestores quanto colaboradores tiveram que se adaptar rapidamente, lidando com questões como a qualidade da conexão à internet, atualizações de segurança e diferentes sistemas operacionais presentes nos equipamentos pessoais.

A surpresa causada pela pandemia não deu às empresas tempo suficiente para equipar todos os funcionários adequadamente. Muitos passaram a utilizar seus dispositivos pessoais para as atividades profissionais, o que levantou preocupações sobre a segurança e o acesso a sistemas corporativos. 

Trabalho Remoto

Além disso, em muitos lares, houve a necessidade de compartilhar os dispositivos com outros membros da família, complicando ainda mais a situação.

2. Formação da equipe para lidar com questões de TI

Tradicionalmente, nas empresas, quando os colaboradores enfrentavam problemas operacionais, a solução comum era acionar o help desk interno. Se o problema fosse específico de TI, um técnico era designado para ir ao local e resolver o imprevisto.

Contudo, o cenário de home office trouxe novas dinâmicas. A equipe de TI teve que guiar os usuários na resolução de desafios técnicos à distância. As questões mais frequentes envolveram e ainda envolvem impressão, acesso à rede da empresa, instalação de software e redefinição de senhas.

Através de capacitação, os colaboradores puderam ser habilitados a lidar com problemas mais básicos, reduzindo a necessidade de intervenção direta de um profissional de TI.

3. Transmissão de Informações

Um dos obstáculos enfrentados pela TI no contexto do trabalho remoto é a transmissão eficaz de dados. Sem uma conexão de internet adequada, o home office se torna inviável, visto que muitas tarefas e operações administrativas dependem dela.

Dentro das organizações, a infraestrutura de TI geralmente é mais robusta. Os sistemas e aplicativos tendem a operar com mais agilidade e a conexão é otimizada para suportar o elevado fluxo de informações.

Todavia, em ambientes domésticos, muitos não possuem pacotes de internet capazes de atender às demandas corporativas. Esse cenário impõe desafios significativos para todos. 

Trabalho Remoto

Dessa forma, tornou-se imperativo que os gestores adotassem soluções imediatas para garantir que os colaboradores pudessem trabalhar de forma eficiente, sem enfrentar constantes atrasos ou interrupções.

4. Proteção de Informações

A segurança da informação é não só um desafio, mas também motivo de grande preocupação no contexto atual. No trabalho remoto, informações críticas como dados bancários, projetos, registros de clientes e outros dados sensíveis estão sendo frequentemente acessados por dispositivos pessoais.

Enquanto a infraestrutura da empresa geralmente conta com medidas avançadas de proteção contra ameaças como ataques de hackers, ransomwares, vírus e outros tipos de malwares, no home office, a supervisão e controle dos acessos se tornaram mais complexos, especialmente quando um dispositivo é compartilhado entre vários usuários.

Por essa razão, foi fundamental intensificar as medidas de proteção de dados. Entre as ações propostas, estão o monitoramento na atualização de senhas, evitando a não instalação de softwares não licenciados ou de origem duvidosa.

Se a transição para o home office tem sido um desafio para a sua organização, não hesite em buscar soluções: tais problemas podem afetar o crescimento do seu negócio.

Contate a UPGrade TI e fale com nossos especialistas. Analisaremos cada situação individualmente e propomos soluções alinhadas às suas necessidades.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?