Conheça o Deep Learning e saiba sua importância

Deep Learning

Quando falamos de Inteligência Artificial e Machine Learning, isso abre um leque para mais assuntos relacionados de suma importância. O Deep Learning é parte interina do assunto, pois também está ligado ao aprendizado de máquina. Trata-se de um meio de ensinar a rede neural a aprender mais parâmetros com variações e permitir que a máquina expanda seus conhecimentos.

Essa metodologia aplicada na prática nos permite cada vez mais interatividade e facilidade de lidarmos com IA. Veja mais neste artigo o que é Deep Learning e como ele funciona. Saiba qual a importância do Deep Learning e quais as suas aplicações no dia a dia. Veja também a diferença entre Deep Learning e Machine Learning, qual é o mais indicado e como aplicar o Deep Learning na empresa.

Este artigo contém:

O que é Deep Learning?

Para ampliar seu conhecimento sobre Deep Learning, veja o artigo completo sobre Inteligência Artificial publicado neste site. Veja também o artigo sobre Machine Learning e perceba como os três temas estão relacionados. Agora, veja o que é Deep Learning e como ele consegue potencializar o aprendizado da IA.

Usando uma explicação bem simples sobre o que é Deep Learning, que em tradução direta significa “aprendizagem profunda”, podemos dizer que essa técnica é uma subcategoria de aprendizado de máquina que foca na ampliação das possibilidades nas redes neurais. Ou seja, é uma forma de ensinar a rede neural a expandir suas conexões e permitir que a IA se torne cada vez mais inteligente.

Neste ínterim, podemos comparar Deep Learning com o hábito de leitura das pessoas. Quando uma pessoa se entretém na leitura, como você está fazendo agora, o cérebro desenvolve mais conexões entre os neurônios, fortalece as que já existem e a pessoa fica mais inteligente do ponto de vista intelectual. Com a máquina o processo é o mesmo e Deep Learning é a forma como a máquina realiza seus estudos aprofundados sobre diversos temas importantes que irão expandir suas margens de possibilidades.

Veja também – Tecnologias disruptivas: o que são, quais os tipos, vantagens + 4 exemplos!

Como o Deep Learning funciona?

Deep Learning funciona

Saiba como o Deep Learning oferece uma análise profunda de objetos e imagens de forma avançada!

O Deep Learning funciona como uma forma de treinamento desenvolvido para a máquina. Essa é uma forma que os especialistas encontraram para fazer com que a máquina expanda seus parâmetros de linguagem natural. O modelo utilizado para isso relaciona muitas palavras comuns e termos que distinguem tais palavras e muitas informações são assimiladas pela IA. Lembrando que são termos e palavras em idiomas diferentes, considerando diferentes assimilações para as palavras utilizadas.

Mas, independentemente do Deep Learning, as máquinas que possuem IA são “ensinadas” ou “treinadas” constantemente. Isso é algo que já acontece diante da necessidade de fazer as IAs existentes avançarem cada vez mais e muitas outras formas de se fazer isso são exploradas atualmente. O diferencial do Deep Learning é oferecer à máquina uma bagagem maior de conhecimento em língua natural, revelando mais sobre o universo de forma profunda.

Qual a importância do Deep Learning?

O Deep Learning é extremamente importante para os avanços tecnológicos ocorridos ao longo dos últimos anos. Por mostrar a máquina mais sobre a profundidade das coisas, esse método de expansão permitiu que a IA tivesse compreensão sobre objetos, pesquisa de voz do usuário e traduções automáticas, considerando um grau elevado de ajustes que permite uma tradução além do pé da letra.

O Deep Learning é essencial para que os avanços ainda se mantenham e as IAs em operação atualmente possam ampliar a forma de interagir com o mundo percebido pelos humanos. Essa é a forma encontrada de fazer as máquinas compreenderem mais do mundo com base na percepção humana. Assim, é possível buscar igualdade no processo de aprendizado da máquina em comparação com os humanos e de certa forma, obter mais controle sobre isso.

Por exemplo, o Deep Learning é extremamente importante para o Google, tanto que a empresa disponibiliza um curso online gratuito para qualquer usuário interessado em aprender mais sobre o assunto. Para quem possui interesse em aprender mais, é possível com TensorFlow e Udacity, iniciativas do Google para você aprender mais sobre esse tema agora mesmo!

Quais as aplicações de Deep Learning no dia a dia?

aplicações de Deep Learning

Entenda como o Deep Learning está presente de forma assídua no dia a dia das pessoas!

O Deep Learning é essencial para os avanços tecnológicos a respeito de Inteligência Artificial e aplicações atuais. Sabendo disso, veja como esses avanços ocorrem no dia a dia e como o Deep Learning é utilizado no cotidiano:

  • O Deep Learning melhora os resultados em pesquisas realizadas pelo usuário na internet;
  • Permite que os anúncios sejam direcionados ao público-alvo e otimizar as campanhas em sites e plataformas online;
  • Por meio da análise contextual profunda, o Deep Learning consegue oferecer mais bagagem para a IA compreender os sentimentos do usuário com base nas palavras digitadas;
  • No dia a dia, os e-commerces utilizam Deep Learning constantemente;
  • O Deep Learning também é utilizado para evitar que equipamentos sofisticados sofram falhas;
  • Nas lojas virtuais, o Deep Learning permite que a IA possa precificar serviços e produtos com base no comportamento dos consumidores visitantes;
  • Também é utilizado na detecção de fraudes;
  • Detecta invasões em sistemas computadorizados e nas redes, ideal para identificar invasões que acontecem em massa;
  • Ajuda a IA a reconhecer imagens e padrões que permitem uma melhor interação entre humano e máquina na hora da pesquisa;
  • Trabalha na segurança da informação, pois consegue filtrar spams enviados para caixas de emails.

Deep Learning no cotidiano das empresas

Deep Learning no cotidiano

Como o Deep Learning é essencial para o cotidiano e sucesso de muitas empresas no mercado!

Para o empresário, o uso de tecnologia de ponta é essencial e pode potencializar seus negócios. Hoje, o setor de TI conta com inovações e formas de otimizar o setor dentro da empresa. Com ferramentas sofisticadas utilizadas pelos profissionais do setor, é possível analisar uma grande quantidade de dados e chegar a soluções importantes, até eliminar gargalos e otimizar ainda mais os processos de produção e toda a operação dentro da empresa. Neste ínterim, o Deep Learning é uma ferramenta essencial!

Por meio do Deep Learning, as empresas e os profissionais em TI, conseguem automatizar diversas rotinas no dia a dia. Por se tratar de rotinas que podem sufocar outros processos em médio e longo prazo, essa ferramenta veio para solucionar. Os processos rotineiros humanos são automatizados com Deep Learning e isso resulta em eficiência, precisão e muita agilidade dentro da empresa.

O resultado definitivo é de mais estabilidade e melhorias nos processos, mais produtividade com qualidade e maiores margens de lucro para empresa, além de satisfação para todos!

Diferença entre Deep Learning e Machine Learning

Existem muitas semelhanças, mas também diferenças na comparação entre Deep Learning e Machine Learning. Os dois estão ligados na essência de funcionamento da IA. Mas, é importante ressaltar que não são sinônimos e há importantes diferenças entre os dois. Além disso, um deriva do outro e você vai ver isso em detalhes a seguir:

  • Machine Learning, que em tradução direta significa “aprendizado de máquina”, é utilizado para fazer a máquina compreender padrões e assimilar inputs sem que tenha que existir uma pré-programação para isso. Ou seja, o Machine Learning permite a Inteligência Artificial ser algo real, que cresce e evolui constantemente sempre que novos padrões e mais conhecimento são armazenados, processados e analisados.
  • Já o Deep Learning, que trata da aprendizagem profunda, se enquadra no mesmo conceito, porém em um nível de complexidade além de Machine Learning. Esse tipo de aprendizado é voltado para a rede neural da máquina, que busca imitar a rede neural humana. Desta forma, é possível observar que os dados são assimilados em camadas cada vez mais profundas e isso gera um avanço em IA significativo, que permite à máquina reconhecer imagens, fala e linguagem natural.

O Machine Learning também oferece isso, mas em termos de quem é mais avançado e trabalha em áreas mais sensíveis, o Deep Learning é a ferramenta atual. Portanto, a diferença entre Deep Learning e Machine Learning está nas nuances que fazem do Deep Learning ser um avanço do Machine Learning. Para ficar mais compreensível, veja a seguir como cada tecnologia é subsequente da outra:

  1. Inteligência Artificial
  2. Machine Learning
  3. Deep Learning

Deep Learning vs Machine Learning: qual é o mais indicado?

Veja qual das duas ferramentas é a mais indicada para suprir as necessidades em seu negócio!

Bom, saber qual será a ferramenta mais indicada para o projeto é algo que deve ser definido na fase de planejamento. Diante das necessidades em oferecer mais conhecimento para a IA que será utilizada em um aplicativo, site ou sistema, por exemplo, é preciso saber se o uso de Deep Learning será necessário ou se recorrer somente ao Machine Learning já é o suficiente.

Neste caso, o uso de Machine Learning é indispensável, mas, conforme a necessidade de ampliar as margens de desenvolvimento da máquina em questão, o uso do Deep Learning vai suprir todas as necessidades. Ou seja, não há briga entre eles, pois os dois só tendem a somar para que um projeto de desenvolvimento de IA se concretize com grande sucesso!

Veja também – Hacking ético: o que é, o que faz e benefícios do hacker ético para empresas

Como aplicar o Deep Learning na empresa?

O primeiro passo sobre como aplicar Deep Learning na empresa é fazer uma análise da necessidade de se utilizar essa ferramenta. O uso do Machine Learning traz grandes benefícios para os empresários, assim como o uso de Deep Learning. Saber qual será a ferramenta ideal que irá otimizar os negócios é fundamental.

Para lhe ajudar com isso, a UPGrade TI oferece uma consultoria ampla que irá revelar as necessidades recorrentes de tecnologia em sua empresa. Há décadas no mercado, atuando dentro e fora do país, a UPGrade TI é uma das maiores especialistas e fornecedoras de tecnologia de ponta em geral e oferece suporte de TI para empresas. Converse com um especialista de plantão e saiba mais!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?