COBIT: o que é? Veja sua importância para a gestão de TI!

COBIT: o que é? Importância para a gestão de TI!

COBIT, o que é? Bom, podemos entender o COBIT, ou melhor dizendo, a framework COBIT, como uma forma de Controle de Informações voltada para a gestão tecnológica. A sigla significa Control Objective for Information and Related Technology, que traduzido significa Objetivos de Controle para Informação e Tecnologia Relacionada. Trata-se de um conjunto de boas práticas que possibilita parametrizar a Governança de TI e elevar a qualidade e segurança do setor.

Ao colocar em prática esse conjunto de ações recomendadas, a empresa tem a garantia de que o setor estará fluindo com qualidade e segurança. O que garante isso é o COBIT, uma certificação para os profissionais de TI. Então, visto que você conta com um profissional do setor qualificado e certificado com COBIT, a execução de projetos e o status de segurança das informações sobe de patamar.

Além disso, essa certificação oferece mais oportunidades de inclusão dos profissionais de TI junto à gestão empresarial. Ou seja, uma vez que o setor participa mais a empresa em sua totalidade tem melhores retrospectos nos negócios. Por isso, a aplicação destas práticas benéficas para todos os empresários, deve ser incluída na gestão de TI. Veja mais sobre isso neste conteúdo e entenda os detalhes do COBIT ao longo do artigo!

Este artigo contém:

COBIT: o que é?

O COBIT e suas nuances, deve ser compreendido como uma forma de gestão em TI, baseada em framework, um método que tem alicerces firmados em fundamentos e princípios importantes. Essa base sólida em conceitos bem-sucedidos é o que proporciona ao COBIT ser eficiente. O método oferece uma visão holística que engloba as possibilidades de negócio da empresa. O resultado disso é uma visão eficiente de TI que contribui para a expansão da organização.

Com o modelo COBIT a gestão tecnológica da empresa se torna ampla, abrange todos os setores da organização e deixa de se limitar somente ao setor de TI. Com essa estrutura baseada em framework, a governança corporativa consegue oferecer ótimos serviços gerenciados de TI. Com certeza isso é algo que só tende a melhorar o core business do negócio.

Qual é o principal objetivo do COBIT?

O principal objetivo do COBIT é o de estabelecer um relacionamento da tecnologia com os negócios nos requisitos necessários. Ao todo, são realizados 35 processos e TI, todos organizadamente distribuídos em domínios. Além disso, o foco também se mantém na organização dos processos de gerenciamento, tudo estruturado para que os serviços possam fluir dentro de um ciclo de vida.

Para que serve o COBIT?

Para que serve o COBIT

Saiba mais sobre o COBIT, o que é, para que serve e como obter resultados positivos em sua empresa!

O COBIT serve para gerir riscos, gerenciar processos em TI e fazer com que todo o setor de tecnologia seja efetivo junto aos negócios da empresa. Essa metodologia permite que toda a tecnologia utilizada pela corporação possa integrar aos processos estruturados e implementar a governança de TI.

A versão mais recente, que é o COBIT 5, inclui o setor de TI de uma empresa ou corporação como parte interina do empreendimento. Assim, o setor de Tecnologia da Informação assume outras metodologias, como o ITIL e o ISO. São inúmeras técnicas utilizadas para que o controle das informações que fluem na empresa, possam fluir dentro de um planejamento e controle baseado em processos bem definidos.

Quais os benefícios do COBIT para a gestão de TI de uma empresa?

O COBIT fornece várias técnicas e parâmetros que permite o controle das informações com planejamento na corporação. Há 35 processos e 210 pontos de controle, e toda essa metodologia garante os seguintes benefícios:

  • Suporte de tecnologia;
  • Implementação e aquisição;
  • Monitoramento e avaliação das informações;
  • Atrair investimentos para a empresa;
  • Planejamento e organização (principal benefício).

Veja também – Saiba porque o Body Shop de TI pode ser vantajoso!

Quais as diferenças entre ITIL e COBIT?

A principal diferença entre o ITIL e o COBIT é que, o ITIL é uma metodologia de gerenciamento que permite que os serviços de TI sigam um ciclo de vida. Já o COBIT, que também se trata de uma metodologia de gerenciamento, oferece uma estratégia sólida que possibilita uma inclusão maior do setor de TI junto aos negócios e investimento da empresa.

Um dos principais pontos de diferenciação entre as duas metodologias são os frameworks de ambos. Podemos entender o ITIL com um “Como?”, enquanto o COBIT é com um “Por quê?”. Ainda que essa seja uma visão simplista, ela não está sendo colocada para conduzir o leitor a optar por um ou outra, não é esse o caso. As duas metodologias tendem a agregar em simultâneo e devem ser exploradas por empresas e corporações.

No final, as duas metodologias são semelhantes no objetivo de permitir que o profissional de TI consiga atender às necessidades dos serviços do setor e agregar aos negócios da empresa. Então, saber usufruir dos pontos fortes dos dois frameworks vai colocar sua empresa na rota de conquistas comerciais e resolução de problemas de alta complexidade. A UPGrade TI está pronta para te ajudar a incluir ITIL e COBIT em sua empresa com o COBIT 5.

As diferentes versões do COBIT

versoes de cobit

Conheça as diferentes versões do COBIT em uma linha cronológica desde sua criação!

O Control Objectives for Information and Related Technologies foi criado em 1996 pela Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação, sigla em inglês: ISACA. Essa é a versão do COBIT que se perpetuou ao longo das últimas décadas. Mas, em 2019, o framework foi atualizado, sendo a versão mais recente. Inicialmente, a primeira versão era chamada de “Control Objectives for IT” (CobiT).

Por meio de KPAs (Key process-activities), toda a estrutura de controle da primeira versão ofereceu um gerenciamento de TI com medidas de desempenho e um ótimo modelo de maturidade elementar. Assim, tornou-se possível alinhar o setor de TI com os negócios exercidos pela empresa. Bom, para um melhor entendimento, veja a seguir uma linha cronológica com a evolução do COBIT ao longo das últimas décadas:

  • O “CobiT” foi criado em 1996;
  • Versão 4.1 do COBIT passou a ser usada logo em seguida;
  • ISACA lançou a 2ª versão do COBIT em 1998;
  • A 3ª versão do COBIT foi lançada em 2000;
  • Em 2005, foi lançada a Australian Standard for Corporate Governance of Information and Communication Technology (AS 8015);
  • Em 2007 o COBIT ampliou seus padrões internacionais para a ISO/IEC DIS 29382. Logo em seguida este mesmo padrão se tornou o ISO/IEC 38500;
  • O COBIT 5 foi lançado em 2012, sendo essa a versão atual deste framework. Uma das principais mudanças em relação à versão 4.1 é a introdução dos padrões ITIl e ISO;
  • O COBIT 5 passou a incorporar o framework Val IT e Risk IT;
  • Em 2019, a versão atual do COBIT foi lançada, sendo as principais atualizações a possibilidade de uma governança de TI, diretrizes mais livres e o fato do COBIT se alinhar com as demandas de cada organização.

Os princípios do COBIT 5

princípios do COBIT 5

Saiba sobre o COBIT, o que é e seus 5 princípios aplicados em sua versão mais recente!

O COBIT 5 tem como princípio permitir a integração entre os conjuntos de práticas de governança de TI e a implementação do ITIL e ISO. São 20 anos de desenvolvimento que permitiram uma visão robusta dos processos de TI para se integrarem aos negócios de uma empresa. O termo “COBIT 5” é por conta dos 5 princípios fundamentais deste framework. Dessa forma, os princípios do COBIT 5 são:

  1. Garantir que as partes interessadas tenham suas necessidades atendidas;
  2. Conseguir cobrir toda a organização de ponta a ponta;
  3. Possibilitar um framework único, integrado e robusto;
  4. Oferecer uma visão holística e ampla;
  5. Permitir a separação do Gerenciamento da Governança.

Veja também – Saiba tudo sobre inventário de TI e como fazer na sua empresa

O que o COBIT 5 determina?

O COBIT 5 é uma versão atualizada do framework criado em 1996 e a sua principal determinação é o uso de uma linguagem comum entre a equipe responsável pela TI e a administração da empresa. Assim, metas comerciais são estabelecidas e todo o apoio que o setor tecnológico da empresa oferece, é planejado e colocado em prática mediante aos princípios e parâmetros do COBIT 5.

Por que o COBIT 5 é a versão mais utilizada?

Por ser focado em governança de TI, as tomadas de decisões importantes fazem esta versão do COBIT ser a mais explorada pelas empresas e corporações. O COBIT 5 já é a versão mais explorada, pois ela ressalta o papel da administração alinhada com a TI.

Para quem é destinada à certificação?

Saiba mais sobre a certificação COBIT e para quem ela é destinada!

Uma certificação COBIT 5 permite ao profissional de TI comprovar que é especialista e está habilitado a aplicar este framework. O profissional de TI é capacitado para usar este framework e conseguir otimizar a Tecnologia da Informação em toda a empresa. A partir disso, se torna possível elevar o alcance dos resultados obtidos nos negócios da empresa.

Então, a busca pela certificação é aconselhada ao profissional de TI que deseja fomentar ainda mais sua carreira com essa habilitação. Saiba que um profissional certificado em COBIT 5 é um especialista muito cobiçado por empresas de diversos setores.

Como conquistar a certificação COBIT?

O exame que permite um profissional de TI receber a certificação COBIT 5 é aplicado pela ISACA, a organizadora principal do framework. Mas, além da ISACA, a APMG International também aplica a prova que permite o especialista receber a certificação e aplicar o framework em empresas e organizações.

Quanto custa a certificação COBIT?

Essa certificação pode variar de preço conforme os custos do exame, que para a certificação COBIT 5 gira em torno de R$ 1.500. Geralmente, esse valor pode ser parcelado no cartão de crédito sem juros.

Para saber mais sobre COBIT, o que é, como encontrar os profissionais certificados e receber suporte de TI, entre em contato com um especialista da UPGrade TI hoje mesmo. A UPGrade TI é uma empresa especialista em Suporte Técnico de TI, Gerenciamento de Servidores, Segurança da Informação, Rede Estruturada, Wireless Corporativo e Backup na Nuvem. Converse com um de nossos especialistas e marque uma visita em sua empresa.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?