Saiba o que são cidades inteligentes e onde estão!

Cidades Inteligentes: o que são e onde elas estão

Há vários conceitos tecnológicos inovadores em voga que podem ser o princípio de uma grande revolução. Um exemplo destes conceitos é o da tecnologia sustentável, existente nos veículos autônomos, por exemplo, que permite às pessoas usufruírem de mais suporte tecnológico no dia a dia. Também podemos tomar como exemplo as casas inteligentes, onde a conectividade faz a diferença. Tudo já existe e as tecnologias que estão chegando gradualmente englobam o conceito maior de cidades inteligentes.

As cidades inteligentes (smart cities) se baseiam em criatividade e sustentabilidade no uso de recursos e tecnologias inovadoras. De acordo com a União Europeia, uma cidade inteligente é definida quando as pessoas passam a interagir com tecnologia, energia, serviços e materiais, voltados para a melhoria da qualidade de vida para todos. A infraestrutura e organização estão presentes na essência de uma cidade inteligente, assim como os conceitos tecnológicos inovadores.

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre o que são cidades inteligentes, mostrar as principais características de uma cidade inteligente e quais suas principais vantagens. Veja exemplos de cidades inteligentes no mundo e no Brasil, o que é preciso para se tornar uma cidade inteligente e como sua empresa pode agregar para a existência de uma cidade inteligente.

Este artigo contém:

Cidades Inteligentes, o que são?

veja o que são cidades inteligentes

Cidades inteligentes são desenvolvidas e prontas para oferecer o melhor a todos!

O conceito de cidade inteligente ainda é um pouco confuso, uma vez que a expressão já é utilizada largamente. Uma cidade inteligente é aquela que consegue otimizar o uso dos recursos disponíveis a fim de melhorar a vida de todos os cidadãos. Isso inclui comunicação, mobilidade, energia, serviços e toda a infraestrutura da cidade.

Além disso, há a definição de cidade inteligente como aquela que utiliza a tecnologia da informação em grande escala, conectando serviços e usuários, locais de entretenimento e cidadãos comuns. Mas, essa já é uma definição ligada diretamente ao uso de dados. Em geral, uma cidade inteligente não precisa, necessariamente, desta característica para ser considerada uma cidade inteligente.

Também existe a definição de que a cidade inteligente precisa necessariamente possuir condições de mobilidade e acesso de forma limpa, recorrendo à tecnologia para essas implantações. Bom, diante de tantas definições, há algumas que se cruzam e podem ser consideradas realmente essenciais para definir o que é uma cidade inteligente:

  • Estão focadas em melhorar a vidas de todos os cidadãos;
  • Utilizam capital humano;
  • Possuem economia estável;
  • Coesão social;
  • Meio ambiente preservado;
  • Planejamento urbano;
  • Governança;
  • Mobilidade e transporte público de qualidade, acessíveis para todos;
  • Uso de tecnologia de ponta em algum grau;
  • O poder público e as parcerias privadas (incluindo as universidades) trabalham juntos para o desenvolvimento urbano e resolução de problemas;
  • Possuem planejamento em todas as etapas da implantação de infraestrutura;
  • Utilizam os recursos disponíveis com sustentabilidade.

Principais características de uma Cidade Inteligente

Por conta do crescimento acelerado e desgovernado de muitas cidades ao redor do mundo, é fundamental reverter isso tornando cada uma dessas cidades inteligentes. No entanto, é preciso avaliar bem o patamar de uma cidade e planejar as mudanças. Para que o patamar de cidade inteligente seja relacionado com um município ou centro urbano, é necessário que ela possua as seguintes características:

Inclusão de todos

inclusao a todos- cidades inteligentes

Todos devem ter condições de usufruir de locais públicos com qualidade e segurança nas cidades inteligentes.

Uma cidade inteligente oferece meios para que todos sejam incluídos e possam usufruir de serviços e entretenimento. Independentemente das condições socioeconômicas de cada cidadão, a cidade inteligente vai criar meios de oferecer acesso a todos. O bem-estar dos cidadãos é um dos fundamentos da inclusão, seja ele social, econômico, com prestação de serviço e com oportunidades em todas as áreas.

Eficiência

Uma cidade inteligente deve ser eficiente, oferecer serviços e pessoas especializadas na implantação de novos projetos e na resolução de problemas. O empreendedorismo responde por grande parte disso e o incentivo deve vir de todos os lados.

Sustentabilidade pura

A cidade inteligente deve ser sustentável, cuidar bem de seus recursos naturais e preservar o meio ambiente. Priorizar o consumo limpo de recursos naturais, como o uso de água e energia elétrica, sem poluir o meio ambiente, é uma característica importantíssima de uma cidade inteligente. Programas eficientes de coleta e descarte de materiais recicláveis, de materiais tóxicos e de reaproveitamento de tudo que for possível, é sim uma característica marcante de uma cidade muito inteligente!

Planejamento em todas as etapas

Uma cidade inteligente planeja com grande profissionalismo e perícia as etapas da implantação de seu crescimento. O objetivo das implantações e o sentido do crescimento é na direção da qualidade de vida e bem-estar de todos os cidadãos. Para que isso ocorra com eficiência, é necessária uma gestão de projetos que cuide dos novos projetos de implantação e da reformulação do que é necessário.

Uso de tecnologia

Usando na Tecnologia - Cidades inteligentes

A tecnologia precisa estar presente no avanço dos grandes centros urbanos e das cidades inteligentes!

Uma smart city recorre a tecnologias em todos os setores, como na mobilidade, saúde, educação, segurança pública e ao longo de toda a cidade. Por exemplo, na segurança pública, o uso de câmeras de monitoramento espalhadas por toda a cidade inibe a ação de pessoas maliciosas, ajuda a identificar agressores e a registrar ocorrências de todos os tipos.

Na educação, pode auxiliar as crianças, jovens e adultos no uso de recursos voltados para o aprendizado, como aulas interativas, uso de tablet (reduzindo o uso de papéis), computadores, laboratórios completos e conexão de banda larga com cobertura por toda a cidade. O uso de tecnologia implantada com uma boa gestão de recursos tecnológicos é uma característica marcante de uma smart cities.

Conectividade

Falando em internet banda larga, a conectividade para todos é uma característica importantíssima de cidade inteligente baseada em definições tecnológicas. Possuir pontos de acesso à internet em parques, escolas, faculdades, repartições públicas, em praças e locais de entretenimento, é uma característica deste desenvolvimento tecnológico.

Por mais simples que pareça levar internet de banda larga e wi-fi para todos e possibilitar acesso gratuito em locais públicos, isso acontece em passos de formiga em diversas cidades ao redor do Brasil. Os recursos públicos e a disposição da iniciativa privada estão lá, mas o que falta é gestão e preocupação da esfera pública e corporativa em muitas cidades ao redor do mundo.

Integração entre todos

A característica mais marcante, talvez a mais importante de uma cidade inteligente, é a integração entre os serviços público e privado. Seja por meio de tecnologia de fácil acesso, seja por meio de infraestrutura de ponta com acessibilidade e mobilidade, a integração entre as pessoas oferecida por essa junção de forças é fundamental. Os serviços públicos de saúde e de segurança, por exemplo, devem estar na vanguarda desta integração, sempre funcionando com eficácia.

As informações relevantes sobre um cidadão devem ser acessadas sem burocracia entre os órgãos, como, por exemplo, o histórico médico de um paciente inconsciente que acaba de dar entrada na emergência de um hospital público após ser socorrido. Neste exemplo, o paciente pode ser atendido com mais rapidez e eficiência, uma vez que dados intrínsecos de seu histórico e todos os problemas já relatados são acessados sem burocracias pela equipe de atendimento de emergência.

O que é Maturidade Digital e qual sua importância?

Quais as principais vantagens de uma cidade inteligente?

principais vantagens de uma cidade inteligente

Conheça as principais vantagens das cidades inteligentes!

A principal vantagem de uma cidade inteligente é oferecer qualidade de vida para todos, independentemente da área de atuação, classe social, idade, cor de pele, gênero e outras variáveis de seus cidadãos. Quando uma cidade consegue integrar aos seus cidadãos qualidade de vida, muitas outras vantagens podem ser extraídas deste feito.

Abaixo, conheça algumas das principais vantagens de uma smart cities:

  • Possibilita o acesso de jovens, adultos e dos idosos a serviços públicos de qualidade;
  • É inclusiva e conta com a participação de todos para seu crescimento;
  • Cuida e controla de forma sábia os recursos naturais, agindo sempre de forma sustentável;
  • Permite seus cidadãos gozar de uma vida plena, com grandes expectativas de vida e boas histórias para contar;
  • Os índices de criminalidade são reduzidos drasticamente;
  • São cidades mais limpas e bonitas em comparação com outras que não planejam sua expansão.

 O que é Sistema CFTV? Descubra tudo que você precisa saber!

Exemplos de Cidades Inteligentes no mundo

Ao redor do mundo há grandes referências de cidades inteligentes, veja a seguir alguns desses exemplos:

Copenhague

A capital da Dinamarca é um bom exemplo de cidades inteligentes espalhadas pelo mundo. As políticas urbanas e toda a governança em Copenhague, assim como a sustentabilidade, são destaques nesta smart city. Um bom exemplo de acessibilidade e qualidade de vida que pode ser feito de forma simples são os 400 km de ciclovias que a cidade oferece aos seus cidadãos.

Songdo

A cidade de Songdo, localizada na Coreia do Sul, é um ótimo exemplo de cidade inteligente. Desde o princípio, sua expansão ocorreu com planejamento sustentável e tecnologia. O sistema de coleta de resíduos é extremamente eficiente, assim como a segurança, acesso a serviços essenciais e beleza, pois se trata de uma bela cidade com arranha-céus elegantes.

Barcelona

Na Espanha, a cidade de Barcelona é uma das cidades inteligentes na Europa que mais investem com sabedoria e perícia na gestão de resíduos. Assim como em Songdo, há um sistema de coleta, tratamento e reuso de resíduos extremamente eficiente. Além disso, Barcelona é um berço cultural do mundo e oferece serviços públicos de qualidade aos visitantes e cidadãos.

Quais são as cidades inteligentes do Brasil?

No Brasil, temos as seguintes cidades inteligentes:

  • Curitiba, cidade inteligente no Paraná;
  • Florianópolis em Santa Catarina;
  • São Paulo em São Paulo;
  • A cidade de Brasília, no Distrito Federal;
  • Gramado, no Rio Grande do Sul;
  • Vitória, no Espírito Santo.

Cidades inteligentes: O que é preciso para se tornar?

O que é preciso para se tornar uma cidade inteligente

Veja o que é preciso para atingir o patamar das cidades inteligentes!

Todas as cidades inteligentes citadas até aqui possuem problemas e dificuldades observadas em outras cidades do Brasil e no mundo. Mas possuem muitas características de cidades inteligentes. É claro que uma avaliação fidedigna vai apontar outras cidades inteligentes no Brasil e no mundo. Algumas cidades possuem potencial de se tornarem smart cities, mas pecam em diversos pontos.

Para se tornar uma cidade inteligente é preciso da integração do serviço público e privado na implantação de novos projetos. Também para a reestruturação e solução de problemas, assim como para lidar com os desafios. Sua empresa pode ser uma participante direta do desenvolvimento da cidade inteligente.

Independentemente do que sua empresa oferece, agregar a população com sustentabilidade, produtos e serviços de qualidade, já é o princípio. Firmar parcerias com a esfera pública com o intuito de agregar a todos, também faz parte deste princípio. Além disso, o uso de novas tecnologias, como na indústria 4.0, faz sua empresa agregar ao crescimento da cidade inteligente consideravelmente.

Para contar com todo o apoio e tecnologia que vão mudar a cara da sua empresa e te colocar na rota das cidades inteligentes, conte com a UPGrade TI. Tenha acesso a um suporte tecnológico de qualidade, profissionais especializados e pessoas engajadas em oferecer o melhor, estando a sua empresa no Brasil, na Europa ou nos Estados Unidos. Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas de plantão e agende uma visita.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?