Tudo que você precisa saber sobre o ChatGPT

ChatGPT

O ChatGPT é uma ferramenta de pesquisa baseada em Inteligência Artificial da OpenAI. O lançamento desta ferramenta é de longa data e mostra o potencial dessa tecnologia que marcou a todos! Apesar de ser de longa data, o ápice do destaque do ChatGPT na mídia é recente, pois eclodiu de forma significativa no início de 2023. Muitos entusiastas da tecnologia aprovam e consideram o ChatGPT como o primeiro chatbot que funciona de fato, enquanto grandes nomes da mídia recriminam a ferramenta. 

Em meio a muitas informações, polêmicas e curiosidades sobre essa ferramenta “nova”, veja mais sobre isso aqui neste conteúdo completo sobre o ChatGPT! Veja o que é ChatGPT e como funciona, quando surgiu, como a ferramenta vem sendo usada na vida real e quais as limitações desta tecnologia. Veja também qual será o futuro da IA no mercado, entenda se é ou não ético usar o ChatGPT e quais seriam as alternativas ao uso desta IA. Compreenda tudo isso e muito mais a seguir e deixe suas dúvidas e sugestões no final deste conteúdo.

Este artigo contém:

O que é ChatGPT e como funciona?

O ChatGPT é uma ferramenta sofisticada baseada em Inteligência Artificial, desenvolvida pela OpenAI. Geralmente, quem experimenta fica realmente impressionado com a capacidade de pesquisa e resolução de problemas que a ferramenta oferece. O ChatGPT vem chamando a atenção de todo mundo e já está há semanas em destaque entre as principais notícias do mundo da tecnologia.

Entenda que, basicamente, o ChatGPT é um chatbot que utiliza a tecnologia GPT (Generative Pre-trained Transformer). Essa tecnologia permite ao ChatGPT entender e responder às perguntas e solicitações dos usuários de forma mais natural e coerente do que os chatbots tradicionais. Isso acontece porque ele foi treinado em um monte de textos e informações, ajudando a IA a entender melhor o contexto e a intenção por trás das mensagens.

Agora, para você entender como funciona, imagine que o ChatGPT é baseado na neurologia de um ser humano ao processar informações. Na verdade, muito muda, mas basicamente, a ferramenta processa dados de forma similar à nossa, porém mais eficiente. O ChatGPT é alimentado por um modelo de linguagem avançado. Esse modelo analisa o texto de entrada do usuário e gera uma resposta com base no que aprendeu durante o treinamento. O interessante é que ele consegue gerar respostas criativas e úteis, às vezes até surpreendendo os próprios usuários.

Mas é claro, quando falamos de inteligência, a humana ainda supera a da IA. O que nos leva a afirmar isso é a necessidade da IA de ter um moderador humano corrigindo os códigos, além de um pesquisador e uma equipe de TI importante cuidando dos servidores e da API do site! Como toda tecnologia, o ChatGPT tem suas limitações, pois ele pode, às vezes, gerar respostas um pouco estranhas ou imprecisas, mas vamos falar mais sobre isso em detalhes ainda neste artigo. Saiba que essa ferramenta pode ser sensível a informações tendenciosas presentes nos dados de treinamento, portanto, fique atento ao uso dela em sua empresa.

Tudo sobre Machine Learning e sua importância para as empresas!

Quando surgiu o ChatGPT?

surgimento do ChatGPT

Veja as datas de lançamentos das versões do ChatGPT ao longo dos anos!

O lançamento do ChatGPT foi em 2018 e seguido pelo GPT-2 em 2019. A versão GPT-3, lançada em 2020, trouxe melhorias significativas em termos de escala e desempenho, permitindo uma ampla variedade de aplicações práticas. Já nessa versão 3, a ferramenta passou a ser mais explorada de forma assídua por usuários da internet.

O ChatGPT é uma evolução direta do GPT-3, que foi treinado em um conjunto massivo de textos e informações disponíveis na internet, considerando o uso assíduo da ferramenta desde então. A OpenAI aprimorou o modelo de linguagem e desenvolveu o ChatGPT como um chatbot mais interativo, melhorou o código e o PLN (Processamento de Linguagem Natural), área da programação que deu origem ao Chtat.

Ao longo do tempo, a OpenAI lançou várias versões experimentais e programas piloto do ChatGPT, permitindo que desenvolvedores e usuários finais testassem e dessem feedback sobre a ferramenta. Essa interação com a comunidade ajudou a OpenAI a refinar o ChatGPT, tornando a ferramenta mais útil e adaptável a uma ampla gama de aplicações e cenários.

Em 30 de novembro de 2022 foi lançado a versão 3.5 da ferramenta, que já passou a ganhar destaque na comunidade tecnológica e de entusiastas de diversas áreas. O passo mais recente dado pela empresa é o lançamento do ChatGPT-4, lançado em 14 de março deste ano

Perceba que a diferença entre as versões vai ficando cada vez mais curta e a expectativa é de que a versão sucessora chegue em breve! Vamos falar mais sobre o futuro desta ferramenta ao longo do conteúdo!

Arquitetura de TI em sua empresa: saiba mais sobre isso!

Como o ChatGPT está sendo usado na vida real?

O ChatGPT vem sendo explorado por profissionais de diversas áreas, principalmente por quem trabalha com o mundo digital. Muitas empresas estão usando o ChatGPT para uma de suas funções específicas: atendimento ao consumidor por meio de chatbot. Além dessas empresas, programadores, pesquisadores, escritores, roteiristas, tradutores, além de outros, utilizam a ferramenta massivamente no dia a dia.

Neste ínterim, o ChatGPT também pode ser usado na área da saúde para identificar potenciais participantes de ensaios clínicos e fornecer serviços de tradução em tempo real para facilitar a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde. Essas aplicações podem ser exploradas em diversas áreas e setores.

Quais as limitações do ChatGPT?

limitações do ChatGPT

Veja quais são as limitações em relação ao uso do ChatGPT!

O ChatGPT é um modelo de geração de texto baseado em redes neurais que pode produzir respostas coerentes e fluentes para conversas. No entanto, ele também tem algumas limitações que devem ser consideradas por todos os usuários. Algumas dessas limitações são relevantes e pode afetar o resultado desejado, como:

  • O ChatGPT não tem conhecimento factual ou contextual sobre o mundo real. Ele se baseia apenas nos dados de treinamento e nas mensagens anteriores para gerar respostas. Isso pode levar a erros, inconsistências ou irrelevâncias nas respostas;
  • O ChatGPT não tem uma personalidade ou objetivos definidos. Ele pode mudar de tom, estilo ou opinião dependendo das mensagens que recebe do usuário. Ele também pode não ter uma intenção clara ou um propósito para a conversa, o que pode tornar a ferramenta sem sentido ou superficial para criar em diversos momentos.
  • O ChatGPT não tem controle de qualidade ou segurança sobre as respostas que oferece ao usuário. Ele pode gerar respostas ofensivas, impróprias ou prejudiciais para os usuários ou para si mesmo. No entanto, cada resposta gerada pelo IA tende a ser lapidada pelo usuário até que uma resposta satisfatória seja oferecida. Isso garante que as perguntas relacionadas feitas por um outros usuários terão probabilidades de uma resposta mais satisfatória.

Saiba o que é Inteligência Artificial na íntegra

O futuro do ChatGPT

Saiba sobre as expectativas quanto ao futuro do ChatGPT!

Apontar o futuro de uma tecnologia pode ser arriscado, especialmente quando se trata de uma tecnologia “tão atual” como o ChatGPT em suas melhores versões. Com diversos entusiastas da ferramenta ao redor do mundo, é seguro dizer que o uso da IA será cada vez mais aceito. No entanto, há governos e especialistas que criticam o uso do ChatGPT e até o proíbem.

No dia 31 de março, o ChatGPT foi banido na Itália porque a ferramenta vaza dados dos usuários, segundo alega o governo italiano. O que levou as autoridades do país a essa conclusão é que, ao realizar uma pergunta ao Chat, o banco de dados da OpenAI tem acesso aos dados da pesquisa. Ou seja, se uma pergunta sigilosa for feita, os dados da pergunta e da resposta passam a fazer parte do banco de dados da IA.

Neste caso, qualquer usuário que fizer a mesma pergunta pode ter acesso a informações sigilosas, de certa forma. Para exemplificar bem isso, veja o que ocorreu com a Samsung recentemente: um grupo de programadores da empresa resolveu pedir ao ChatGPT que resolvesse alguns problemas de código fonte.

O ChatGPT resolveu os problemas, mas segredos industriais da marca agora estão no banco de dados da OpenAI. Isso mostra o quão importante é não realizar pesquisas no ChatGPT a respeito de assuntos sigilosos. Essa também pode ser uma das limitações da ferramenta, que pode colocar em risco certas informações sigilosas de produtos, serviços, colaboradores e clientes de uma empresa.

É ético usar ChatGPT?

Entenda sobre as questões éticas que envolvem o uso da ferramenta!

Sim, é ético utilizar o ChatGPT e toda tecnologia de ponta que venha a nosso favor! Porém, há limites que não devem ser ultrapassados e, como as pessoas ainda estão se adaptando a esses limites em relação ao uso de IA para aplicações do dia a dia, é complicado defini-los com precisão. Tomando como exemplo o caso da Samsung, não houve uma postura antiética dos programadores da empresa, pois tecnologias acessórias são utilizadas a todo instante por programadores, e o GPT foi apenas mais uma delas.

No caso da Itália proibir a ferramenta, podemos argumentar que foi uma decisão equivocada, uma vez que os dados não são vazados, mas sim compartilhados de boa fé pelos usuários durante as pesquisas realizadas. Portanto, determinar se é ético ou não, é uma linha tênue, onde podem ocorrer equívocos e a margem de erro para apontar o que é e o que não é ainda é pequena.

Entenda a importância do BYOD para sua empresa!

Alternativas ao ChatGPT

Outras opções de ChatGPT

Veja algumas alternativas viáveis para o uso do ChatGPT!

Há várias alternativas ao ChatGPT para muitas de suas funcionalidades. Por exemplo, para pesquisar, você pode usar outra IA bem consagrada: o Google. Para quem não sabia, o Google é baseado em IA, oferece pesquisas focadas na necessidade do usuário, mas ainda é limitado em diversos pontos em comparação com o ChatGPT.

Neste caso, uma alternativa ao uso do ChatGPT seria utilizar outra IA que oferece a mesma qualidade de resposta. Ainda não há outra tecnologia tão avançada quanto o ChatGPT, mas existem IAs que são emergentes, como o Alpaca, que pode ser instalado diretamente no computador do usuário. O Bard do Google (em fase de teste) ainda é uma novidade e promete competir com a ferramenta queridinha do momento. Porém, o que já existe e pode ser acessado com mais facilidade, por exemplo, são as seguintes ferramentas:

  • ChatSonic
  • Jasper Chat
  • CharacterAI
  • YouChat
  • Perplexity AI
  • Replika

Essas opções podem servir como alternativas ao ChatGPT, dependendo das necessidades específicas de cada usuário. Cada uma delas possui suas próprias características e funcionalidades, então vale a pena pesquisar e experimentar para encontrar a que melhor atenda às suas expectativas.

Se você precisa de mais orientações sobre o uso de ferramentas de IA, permita que a UPGrade TI te ajude a dimensionar a ferramenta ideal para suas necessidades. Agende uma conversa e saiba mais!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.

Falar com Especialista
UPGrade TI - Suporte Técnico de TI
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?