O Caviar da Estratégia: trabalhe a missão, visão e valores de sua empresa

definir missão, visão e valores

Após analisar alguns fundamentos da gestão estratégica, busque refletir onde a sua empresa quer chegar. O primeiro passo é definir um caminho com base nos conceitos e práticas que a organização pretende seguir.  Aproveite esse momento para trabalhar a missão, visão e valores, já que sem o real entendimento de sua identidade, dificilmente haverá um progresso em seu empreendimento.

Evite desgaste, organize suas ideias para ter sucesso no mercado e assim competir com os demais negócios. Para não traçar um caminho mais lento, faça um planejamento estratégico e defina as três diretrizes principais: missão, visão e valores. Veja abaixo a definição de cada uma delas.

O que é missão, visão e valores de uma Empresa?

Missão: É a declaração dos objetivos organizacionais. É a razão de existir de um serviço ou produto. Segundo o professor Peter Drucker, a missão busca traduzir a essência da empresa de forma simples e clara. Além disso, deve ser específica, a ponto de expor o seu foco de atuação.

Visão: Traça os objetivos e métodos da empresa a médio e longo prazo, especialistas definem a visão como um “norte” para o negócio. Já que ao definir as expectativas e desejos organizacionais para o futuro, os líderes conseguem promover a inovação e inspirar todos de sua equipe.

Valores: Por último existem os valores, que está diretamente ligado a definição dos princípios organizacionais. Ou seja, é como a empresa quer se posicionar diante do mercado e da sociedade. Trabalha baseado nos conceitos éticos, isto é, tudo aquilo que é inegociável.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Características e benefícios

MISSÃO

Características:

  • É objetiva e concisa.
  • É a identidade da sua empresa.
  • Deve ser concretizada na prática.

Benefícios:

  • Apoia o aumento da produtividade.
  • Proporciona um rumo para a empresa.
  • Orienta a premissa dos projetos.

VISÃO

Características:

  • É o que se idealiza para o negócio.
  • É a inspiração que deve estar presente em todos os projetos.
  • Funciona como bússola, ao projetar no futuro quem a empresa quer ser.

Benefícios:

  •  Trabalha a motivação da equipe.
  • Apoia a parceria entre empresa e empregado.
  • Tira a instituição da zona de conforto ao promover a inovação.

VALORES

Características:

  • Trabalha baseado em crenças
  • Orienta a todos a seguirem os princípios cultivados pela empresa
  • Estabelece um ambiente produtivo

Benefícios:

  • Proporciona a empresa ações bem definidas
  • Promove a coerência ao criar ações baseadas em seus valores
  • Desenvolve uma performance esperada de seus colaboradores

Trabalhe o seu diferencial 

Essas três diretrizes bem definidas auxiliam a empresa a alcançar metas e desenvolver resultados. Entretanto, é fundamental cada organização ter as suas próprias estratégias, por isso, busque não fazer uso da missão, visão e valores de outras instituições. Desenvolva conceitos e práticas personalizadas, não almeje o sucesso buscando copiar os resultados de outros negócios renomados. Possivelmente o desempenho não será o mesmo.

É importante ressaltar que cada empresa possui uma cultura organizacional, portanto, as características e propósitos devem sempre agir de acordo com os seus princípios. Desse modo, não adianta a gestão priorizar apenas o lucro e não concretizar os seus fundamentos, pois o processo  deve ser sustentável. Uma vez que o sucesso de um produto ou serviço depende de um conjunto de ações.

CONCLUSÃO

A missão, visão e valores é um passo importante para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Além de direcionar um caminho para ser traçado na empresa, serve também como um guia buscando auxiliar os colaboradores a vestirem a camisa. O objetivo é fazer com que todos conheçam claramente os propósitos e as razões da organização, dessa forma, acredita-se no progresso.

Entende-se que a missão é o ponto de partida, a visão é onde a marca gostaria de chegar e os valores são a base. Ao definir esses aspectos, a empresa motiva e engaja todos os envolvidos. Além disso, os princípios afetam todos os âmbitos da empresa, inclusive está presente na conduta profissional dos colaboradores.

Logo, é essencial estabelecer um comportamento institucional baseado em crenças, estratégias e propósitos. Em suma, a missão, visão e valores devem ser comunicados a todos da empresa. A gestão deve saber fazer uso desses aspectos de forma correta, o ideal é constantemente reforçá-los durante reuniões, campanhas, eventos e projetos do negócio.

Se gostou desse artigo, curta e comente neste post. Então, além de informar, a UPGrade TI trabalha com Suporte Técnico de Informática oferecendo manutenção proativa nos equipamentos a distância e presencialmente. Possuímos um sistema de monitoramento 24 horas para diversos negócios. Entre em contato conosco e escolha o plano ideal para a sua empresa, clique aqui.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.