Cabeamento estruturado: Saiba sua importância e quais são os tipos!

rede de cabeamento

O cabeamento estruturado, também conhecido como cabeamento de rede, é um sistema utilizado no setor de infraestrutura de TI em uma empresa e até mesmo em condomínios e edifícios. Trata-se do sistema que garante a durabilidade e segurança de todos os equipamentos conectados, facilitando o suporte técnico.

Embora esse sistema tenha uma grande importância, há muitas empresas que desconhecem as vantagens de utilizar o cabeamento estruturado em suas instalações. Neste artigo, daremos todas as orientações sobre esse tipo de sistema, assim como a importância de implementá-lo em sua empresa.

O que é cabeamento estruturado?

O cabeamento estruturado (SCE) é um sistema utilizado em um edifício para conectar cabos, condutas, conectores e dispositivos em uma rede de telecomunicações. Trata-se de uma estrutura muito importante para que a conexão com internet e telefone seja facilitada em um prédio.

Esse sistema também é chamado de rede estruturada. A sua principal função é padronizar o cabeamento de uma rede onde há inúmeras instalações semelhantes, como é o caso de um edifício ou condomínio, onde é preciso diversas instalações de internet e telefone para empresas ou moradores.

Essa estruturação, que deve ser feita apenas por empresas especializadas como a UPGRADE TI, é feita de acordo com as normas de segurança, respeitando a topologia, elementos, cabos, tipos de tomadas, distâncias e os testes de certificação. Tudo isso tem como finalidade garantir uma conexão segura, organizada e facilitada para todos.

A utilização de sistema de cabeamento estruturado é mais comum em empresas que utilizam data center. No entanto, pode ser utilizada em qualquer edifício que precise de diferentes caminhos para uma mesma estrutura de cabos. Dessa forma, é possível estabelecer uma comunicação entre esses cabos de forma organizada.

Você provavelmente já deve ter visto uma imagem onde um profissional de TI trabalha em um emaranhado de cabos. Imagine o quanto deve ser difícil encontrar o cabo correto quando todos os cabos estão bagunçados. Essa é uma das principais razões para implementar esse sistema.

Qual a importância do cabeamento estruturado?

Há várias razões que levam empresas a utilizarem o cabeamento estruturado para organização de cabos, mas a principal razão está na importância de ter conexões seguras, fáceis de serem encontradas e organizadas.

O cabeamento estruturado é muito importante porque ele permite integrar serviços de voz e dados, cada um em um caminho diferente. Quando a instalação não segue uma padronização adequada, ou seja, é feita de forma improvisada, há muita interferência nas conexões, além de diversos problemas que podem comprometer as conexões com internet ou rede de telefonia.

Um cabeamento bem feito é importante para manter conexões flexíveis, seguras e que podem ser acessadas facilmente. Por isso, a sua importância está na qualidade das conexões e nas soluções que isso oferece para a segurança da informação.

Quais as vantagens de um sistema de cabeamento estruturado?

Esse sistema oferece muitas vantagens, principalmente para empresas que prezam por segurança, eficiência nas conexões, organização e economia de tempo com suporte técnico. Afinal, essa estrutura possibilita uma maior durabilidade para todo o sistema de cabos, conectores e dispositivos integrados. Portanto, veja a seguir as principais vantagens desse sistema:

  • Facilidade para mudar de ramal a qualquer momento;
  • Manutenção muito mais ágil e segura para o técnico de informática;
  • Redução de custos para novas instalações após implementação do sistema;
  • Facilidade em gerenciar todo o sistema de cabeamento;
  • Prevenção assertiva de indisponibilidades e panes no sistema;
  • Liberdade total da circulação de dados internos;
  • Transferência de dados em vários formatos diferentes.

Há ainda outras vantagens que são percebidas a longo prazo, como uma redução nos custos com manutenção, devida a alta durabilidade desse sistema, a agilidade em restaurar o sistema, caso a rede fique indisponível por algum tempo, entre outras.

Por que sua empresa deve implementar esse sistema?

De acordo com uma pesquisa feita pelo Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação  (Cetic.br), 70% das empresas no Brasil fizeram compras utilizando o comércio eletrônico em 2019. Outro dado impressionante é que 4% das empresas já usavam Big Data em 2019, sendo que o esperado é que esse número aumente ainda mais com o passar do tempo.

Portanto, o uso de internet é cada vez mais comum entre as empresas, sendo até mesmo necessário para diversos modelos de negócio. No entanto, um dos principais causadores de problemas com conexões de internet em empresas é justamente a má instalação de cabos. Segundo o Real Decisions Institute, 70% dos problemas com a rede  ocorrem por causa de cabeamento.

Isso significa que uma empresa que utiliza a internet e precisa de uma boa distribuição de cabos, precisa necessariamente do cabeamento estruturado para ter maior eficiência, produtividade e preservação de suas conexões.

O que é importante considerar na implementação desse sistema?

Um cabeamento estruturado é muito mais do que uma organização de cabos utilizados para internet e telefone em um edifício. Esse sistema vai além, pois envolve toda a estrutura tecnológica dentro de uma empresa ou condomínio. Veja a seguir como funciona esse sistema considerando as seis principais áreas em uma empresa:

  • Ponto de entrada – é a porta por onde todo o cabeamento externo entra no edifício, como é o caso do cabo de fibra óptica da internet, entre outros cabos. O ponto de entrada pode ser aéreo ou subterrâneo;
  • Cabos de Backbone – são os cabos responsáveis por integrar os pontos de entrada a sala de equipamentos e sala de comunicações;
  • Sala de equipamentos – é o local onde todos os equipamentos ativos da rede estão armazenados, como servidores, roteadores, PABX, entre outros;
  • Sala de telecomunicações – é o local onde os cabeamentos e equipamentos estão locados, sendo o principal ponto de conexão entre o cabeamento horizontal e o backbone;
  • Cabos horizontais – são os cabos responsáveis por conectar a área de trabalho à sala de telecomunicações;
  • Área de trabalho – é a estação de trabalho, onde os equipamentos de comunicação são conectados à rede, o que inclui telefones, desktops, notebooks, entre outros.

Além das estruturas básicas de um cabeamento estruturado, é muito importante considerar que esse sistema precisa ser implementado por uma empresa especializada, que tenha registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), como é o caso da UPGRADE TI. Nós fazemos cabeamento estruturado no Rio de Janeiro – RJ.

Só uma empresa especializada poderá planejar o cabeamento estruturado considerando a rede elétrica, questões sobre o aterramento, a qualidade dos produtos utilizados, como cabos e conectores, e a adequação às normas técnicas que garantem a segurança de todo o sistema.

Também é importante lembrar que o cabeamento estruturado é feito de forma única para cada empresa, edifício ou condomínio, pois cada sistema é organizado e elaborado pela empresa de consultoria de TI de acordo com as necessidades identificadas.

Quais são as principais normas sobre cabeamento?

Todo tipo de instalação dentro da tecnologia da informação segue normas técnicas que são determinadas por importantes órgãos. No caso do cabeamento estruturado, as normas são dadas por três órgãos, sendo eles: Telecommunications Industry Association (TIA), Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e Electronics Industry Association (EIA).

Essas normas dão diretrizes sobre os cabos que devem ser utilizados, os conectores, como deve ser feita cada conexão, o que precisa ser considerado no sistema, e muitas outras informações. Veja a seguir as principais normas utilizadas no cabeamento estruturado:

  • ANSI/TIA-606-A – diretrizes do padrão de administração para telecomunicações comerciais;
  • ANSI/TIA-607-B – diretrizes sobre aterramento de telecomunicações em ligações para instalações de cliente;
  • ANSI/TIA-758-A – diretrizes do padrão de infraestrutura de telecomunicações em planta externa da propriedade;
  • ANSI/TIA-862 – diretrizes sobre padrão de cabeamento e sistemas de automação em edifícios comerciais;
  • ANSI/TIA/EIA-1005 – diretrizes sobre padrão de infraestrutura de telecomunicações em instalações industriais;
  • TIA-942 – diretrizes sobre padrão de infraestrutura de telecomunicações em Data Center;
  • TIA/EIA-568-C.3 – diretrizes sobre componentes de cabeamento de fibra óptica;
  • TIA/EIA-568-C.0 – diretrizes para cabeamento de telecomunicações em instalações de cliente;
  • TIA 569-B – diretrizes para padrão de construção comercial em espaços de telecomunicações;
  • IEEE-100BASE-TX – diretrizes para Ethernet rápida.

São muitas as normas técnicas utilizadas, mas essas são as principais e que dão as diretrizes mais importantes para a implementação de um sistema de cabeamento estruturado.

Quais são os tipos de cabo que podem ser utilizados?

Os cabos mais utilizados em um sistema de cabeamento estruturado são os de fibra óptica e os cabos trançados. No entanto, cada um desses cabos deve ser usado de acordo com o tipo de rede que será estruturada.

O cabo trançado, por exemplo, é o cabo mais antigo e mais utilizado nas implementações de redes. A principal vantagem deste cabo está no baixo custo e na facilidade de encontrá-lo pronto ou adquiri-lo sob medida.

Já o cabo de fibra óptica é projetado para atender a uma tecnologia moderna, que conta com inúmeros benefícios como uma conexão sem interferência eletromagnética, alta capacidade para transferência de dados, entre outros. É um dos cabos mais procurados por quem deseja mais qualidade nas conexões.

É válido mencionar que a migração do cabo trançado para fibra óptica é uma tendência muito significativa, inclusive em empresas que já possuem um sistema de cabeamento estruturado. Diferente do cabo trançado, esse cabo mais moderno apresenta custos mais elevados e necessita de uma mão de obra mais especializada.

Portanto, para empresas que podem investir um pouco mais, vale muito a pena implementar esse sistema já com o cabo de fibra óptica, pois o sistema já contará com uma qualidade muito maior na transferência de dados, sem a necessidade de trocar o cabeamento depois.

Como escolher uma empresa para implementar esse sistema?

Esse é um serviço muito especializado que precisa ser feito por ótimos profissionais, por uma empresa credenciada e que possui know how para implementar um bom sistema de cabeamento estruturado.

O sistema de cabeamento estruturado é algo que pode trazer vários benefícios para a empresa, como já vimos nesse artigo. Se algo não é planejado adequadamente ou as conexões não são feitas corretamente, os problemas podem ser enormes para quem precisa de conexões seguras, organizadas e fáceis de serem acessadas.

Portanto, escolher uma empresa especializada para realizar esse serviço é essencial. Mas é preciso saber escolher a empresa certa para a implementação desse sistema na sua empresa. Por isso, trouxemos algumas dicas de como escolhê-la. Confira a seguir o que você precisa considerar em sua escolha:

  • Experiência no mercado de cabeamento estruturado;
  • Portfólio de serviços realizados para outras empresas;
  • Cases de sucesso da empresa ao implementar esse sistema em outras empresas;
  • Expertise dos profissionais que fazem a instalação;
  • Opiniões dadas por outros clientes e até recomendações;
  • Reclamações dadas por outros clientes sobre a organização.

Saiba que uma empresa séria, confiável e responsável trabalha apenas com os melhores profissionais, com conhecimento especializado e alto padrão de qualidade na implementação de sistemas de cabeamento estruturado.

Esse é o caso da UPGRADE TI, uma empresa especializada em serviços de tecnologia da informação e que realiza a implementação do cabeamento estruturado com alta qualidade.

Cabeamento estruturado no Rio de Janeiro – RJ

Está convencido de que sua empresa precisa de cabeamento estruturado para ter todos os benefícios que destacamos neste artigo? Para quem é do Rio de Janeiro, RJ, nós realizamos o serviço de cabeamento estruturado ou rede estruturada, considerando todas as normas técnicas e padrões de excelência para uma alta qualidade de rede.

Oferecemos a melhor solução na implementação de cabeamento estruturado, priorizando a segurança dos dados da sua empresa. Nosso serviço é sob medida para cada empresa e conta com as seguintes vantagens:

  • Projetos de instalações de rede;
  • Instalação e manutenção de redes (dados e voz);
  • Manutenção proativa de todo o sistema;
  • Gerenciamento e monitoramento de redes 24 horas.

A UPGRADE TI já realizou quase 6000 atendimentos a empresas de diversos setores e porte, dentre os atendimentos muitos são relacionados a melhoria e reparo na rede de cabeamento estruturado. Monitoramos aproximadamente 1.500 dispositivos 24 horas por 7 dias da semana. São 130 clientes satisfeitos que recomendam a nossa empresa para o serviço de rede estruturada. Então o que você está esperando para trazer essa grande melhoria na sua empresa com a ajuda da UPGRADE TI?

Entre em contato agora mesmo e conheça outros serviços que realizamos, como suporte técnico em informática, Wireless Corporativo, gerenciamento de servidores, segurança da informação e backup em nuvem.

Ficou alguma dúvida sobre o que é e como funciona o cabeamento estruturado? Se sim, deixe seu comentário.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

A Upgrade TI precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre os conteúdos grátis. Você poderá deixar de receber essas notificações a qualquer momento.

Posts Recentes

Utilizamos Cookies em nosso site para você ter uma melhor experiência ao voltar a nos visitar. Clicando em “Aceito”, você concorda em salvar os Cookies no seu navegador.